Uma estória de sabiá

 Desde o início de setembro, a inconfundível melodia destes bichinhos alados enche o nosso ar…    A música bela dos sabiás!  E ela pode ser escutada por aqui, já bem cedinho, enquanto a escuridão da madrugada ainda esconde estes verdadeiros “cantores” da natureza…  Sinal que mais um novo dia está para começar !

               Mas durante a jornada diurna,aparecem sempre alegres,e ao mesmo tempo, desconfiados, perambulando para lá e para cá, no nosso quintal. E entre vôos rasantes e admiráveis acrobacias aéreas, trazem genuína alegria à alma de quem os acompanha com os olhos… Pássaros esbeltos e de belo porte, com a barriga alaranjada (será daí o nome laranjeira?),costumam pousar tranquilos pela grama, passeiam com intimidade pela nossa varanda ,  e  ciscam uma comidinha aqui e ali, com direito à um “tira-gosto” na ração canina do nosso Samurai… (Rs…)

                  E já acostumados com suas visitas sempre tão assíduas, nem estranhamos mais a mania deles ficarem descansando sobre os galhos da nossa gigante amendoeira, onde aparentemente se divertem, pulando de galho em galho…

                   Mas na semana retrasada,  uma frequência maior de vôos em determinada direção,nos chamou mais a atenção…  E bastou um olhar mais atento,para descobrirmos,maravilhados, um lindo ninho de um casal de sabiás laranjeira! 

                E na curiosidade de saber se o ninho estava vazio ou não,nem mesmo a escada pequena deu para nos ajudar… Mas felizmente, a nossa máquina fotográfica conseguiu chegar até lá, sustentada pelos braços do meu marido… E qual não foi a nossa alegria em ver a imagem de 2 lindos ovinhos depositados no ninho!  Azuladinhos e pintadinhos por manchinhas marron… Uma verdadeira dádiva da natureza!

      E depois de uma semana chuvosa e mais alguns dias à espera de notícias, eis que encontramos a grande novidade tao esperada no ninho: Um dos ovinhos eclodiu, e dele nasceu um gracioso e delicado filhotinho  de sabiá laranjeira!   Ficamos todos emocionados,  com mais esse grande milagre da vida, bem ali aos nossos olhos… E ele parecia tão frágil e desprotegido! Será que a “mamãe sabiá” cuidaria bem dele? 

       E depois disso, temos acompanhado de pertinho, e com muita alegria e curiosidade, o crescimento deste nosso pequenino passarinho…  Com a zelosa “fiscalização” da “mamãe- sabiá”, é claro , que fica sempre num dos galhos próximos, bem  atenta aos nossos movimentos…  Afinal, cuidados igual à da mãe,não tem igual!  (Rs…)

          E outro dia desses, a nossa câmera registrou um momento muito engraçado…  Acho que o nosso filhotinho “pensou” que a câmera era a mãezinha passarinho chegando com o “almoço”, e foi logo abrindo a boquinha,quer dizer, o bico né?   E pelo jeitinho, ele deveria estar faminto! (Rs…)   Mas ele não é um gracinha?  (Rs…)

       Mas como vocês devem ter reparado, o outro ovinho ainda não eclodiu… E quanto mais os dias passam, as esperanças de ter um irmãozinho  estão se esgotando…  Uma pena para nós e o nosso casalzinho de sabiás! 

            Mas enquanto isso, o nosso filhotinho está crescendo rapidamente…E acredito que em apenas 1 semana, ele já dobrou o seu tamanho.  E nós aqui estamos animados com essa terna estória de passarinhos!  

          Verdade que esta não é a nossa primeira experiência do gênero… Mas com certeza, é a primeira vez em que estamos acompanhando o desenvolvimento de um filhote desde o ovinho, e em plena natureza… Um privilégio e uma benção,sem dúvida!   

        E em meio às estórias de nossos encantadores passarinhos,  o verão  agora avança com sol forte e calor intenso…  As plantinhas pedindo por cuidados especiais…  Pois a água não pode faltar!

        Mas os nossos hibiscos  parecem  contentes com a intensa luz solar… Esta semana mesmo, um deles, o nosso lindo hibisco dobrado,cuja coloração varia entre o vermelho e o laranja, resolveu florir novamente…Já tinha tempo que não dava uma flor… Um verdadeiro espetáculo de beleza! 

  E a natureza é assim mesmo, e em qualquer estação do ano, sempre  se renova e encanta a nossa existência… Seja na forma de uma singela flor ou na delicadeza de um pequeno filhote de passarinho!

                    Beijos para todos!!!!!!

                           Teresa

 

26 comentários em “Uma estória de sabiá

  1. Que maravilha de momentos conseguistes clicar…Isso é fantástico. Vou mostrar ao Neno pois nunca viu isso assim…
    ADOREI!!! beijos praianos ,tuuuuuuuuuudo de bom,chica

  2. Bom dia querida amiga ,a natureza é mesmo um encanto,por aqui também temos sinfonia de pássaros todos os dias ao amanhecer ,não precisamos nem de despertador,pois temos canções de todos os ritmos e gostos o coisa boa né ,tem filhotes despencando das árvores por todo lado é um ajunta filhotes todos os dias e as mamães nervosas todas querendo proteger seus miudos,é muito lindo ,passei pra te dar um beijo e um abraço e te desejar uma semana maravilhosa ,beijos

  3. Oi Teresa
    Eu aqui aqui te mandando um email pra perguntar o nome do teu blog desde o último comentário que vc deixou lá no meu blog falando de ninhos e de passarinhos… qdo vejo na minha caixa de email seu esse post e vi que era seu.
    Amei o filhotinho,parecia tão frágil que deu um aperto no coração.
    Mas mamãe sabiá sabe de tudo!
    bju

  4. Oi amiga querida!
    Passei pertinho da sua casa indo para o meu passeio de férias, né? Mas da próxima vez que for ao Rio quem sabe não podemos nos encontrar? Vou ficar muito feliz se conseguirmos concretizar a nossa amizade!!!
    Adoro seus posts falando da natureza que vocês têm no quintal de casa! Aqui em casa também gosto de estar integrada com tudo que podemos observar e nos encantar em nosso quintal! Inclusive com meus cachorros que são umas gracinhas, como o seu Samurai!
    Tomara que o sabiazinho cresça forte e continue a morar aí!
    Bjsss

  5. Um belo presente de Deus! Essas criaturinhas me encantam…
    Tenho um casalzinho morando entre as telhas da minha casa, fiz uma casinha para eles ou outro que se habilitar em morar nela. rsrs
    A vida é boa e sempre nos traz boas surpresas…bjossss

  6. Teresa, minha amiga!
    Estou somente agora retribuindo o carinho em meu blog.
    Dei um tempo, mas agora estava com muitas suadades de todos. E de você!!!
    Adorei seu post. Você une e mescla de forma perfeita a palavra com a fotografia.
    Delícia ler seus textos, Teresa.
    Acompanhar os ciclos, as fazes, as gestações… até o filhotinho sair do ovo: isto é maravilhoso.

    Grande beijo
    Penso em você!

  7. É o milagre da vida, sempre nos encantando e emocionando…
    E v. conseguiu ótimas fotos !
    Outro dia vi no Parque das Águas um ninho escondido no meio de um arbusto e a mãe-pássaro trazendo alimento para o filhote que já era grandão ! Mas não consegui fotografar pois não tinha ângulo.

    Beijo

  8. Que lindo! São registros que valem a pena guardar para a posteridade. Por aqui os sabiás só aparecem na vizinhança no mês de setembro/outubro e depois somem. Sempre que você relata sobre a natureza no seu quintal fico imaginando como deve ser o lugar. Mesmo que em metros ele seja pequeno, você consegue me fazer imaginá-lo imenso.
    Fique com Deus e obrigada pela visita.

  9. Oi amiga querida, ando ainda sem muito tempo disponivel, mas graças a Deus no mais esta tudoo bem.Agora por aqui, muita chuva e clima ameno, aiiiiaiii como amoo esse tempinho.
    Minha querida que linda experiencia, a natureza é mesmo uma maezona, sempre nos presenteando com momentos inesqueciveis.
    Bjs e volto logo.
    Um lindo findi semana pra voces.

  10. Oi Teresa, querida, mil desculpas por não ter te escrito antes…li seus comentários no post anterior, vim visitar o blog, mas estava sem tempo pra responder decentemente. Amo o teu jeito de “blogar” inspirador, despretencioso e poético! Eu é quem agradeço você por compartilhar essas pérolas! Amei o que vc escreveu sobre o filhotinho de sabiá. Como dizem os ingleses: you made my day (são apenas 6:47 da manhã aqui)! Vi o post com o Kiko e a Kika, ficaram muito fofinhos, e é claro que vc tem talento!
    Vi também o post sobre a loja de antiguidade Sleep Poet, também amei o nome. Sabe Teresa que pra achar aqueles tipos de artigos de antiguidade aqui basta você entrar em uma loja de caridade (http://crafttoinspire.blogspot.com/2011/03/lojas-de-caridade-inglesas-english.html) ou em qualquer feirinha de sábados ou domingos. Tem tanta coisa linda que vc se perde, e é tão barato!

  11. *Digo: Sleepy Poet
    E falando do country inglês, vc tá certa, é quase mágico! Amo muito! Muito mais que Londres. geralmente os brasileiros só se importam com Londres, eles não fazem idéia de que o resto do país é muito mais belo e cheio de história também!
    Amo as produções da BBC! Sempre está passando alguma coisa legal do presente ou das produções passadas como Emma, Orgulho e Preconceito etc. E o sobre Lake District, lugar onde a Beatrix Potter passou o resto de sua vida, ainda não conheço, mas está na minha lista de “must see” faz tempo! Vou e quando for vc vai ficar sabendo, com certeza!
    Um abração e brigada pelo carinho. “You are MORE than welcome” no meu blog!
    Tenha um ótimo dia!
    Dene xox

  12. Ah só mais uma coisinha: o lugar onde vc mora ai no RJ também parece mágico. É tudo muito lindo, e acho que por ser cuidado por vc fica mais lindo ainda! Teresa vc mora no paraíso!

  13. Teresa, é um privilégio morar em uma casa que te oferece encantos como esse. E sorte nossa poder ver através de teus olhos!
    Bom fim de semana,

  14. Teresa, esses bichinhos são muito fofos! Atualmente, estamos hospedando uma família de canários. E ontem instalamos duas casas novas, vou mostrar no blog. Te deixei recado no facebook. Bjs.

  15. Té,minha doce querida, ando atarefada pra caramba!!!
    Mas não pude e nem posso deixar de passar por aqui e me emocionar com essa belezura de história.
    Pena as chances do outro ovinho vingar, pena mesmo!Mas que interessante ver um filhotinho desenvolver nas suas imagens.
    Gracinha!
    Isso é que faz a diferença na sua pessoa, observar a natureza, amo isso nas pessoas.
    Bjs e vale cada segundo que estou aqui, me emociona demais.
    Amo-te.

  16. Oi Teresa,
    que coisa mais deliciosa de se ver de tão pertinho!!!! Nós adoraaaaaaamos essa postagem. Na primeira foto, ele parece um chiclete mastigado com duas peninhas e mesmo assim é lindo demais! Obrigada por compartilhar esse presente de Deus que vc recebeu conosco! Fiquei muito, mas muito feliz! E as meninas também!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

  17. Oi Teresa! Lindo estar acompanhando o desenvolvimento do filhotinho, que pena que o outro ovo não eclodiu. Te enviei um e-mail do clube do livro, fico aguardando teu retorno.
    Bjos, Lú.

  18. Oi Teresa,
    Adorei seu post, pois adoro pássaros, plantas e tudo que vem da natureza. Encontrei aqui tudo que gosto, por isso eu já estou te seguindo. Seu blog é lindo, parabéns!!!
    bjus, e um bom domingo.
    Yves

  19. Olá Teresa. Também me lembro de ti como a neta de “Fornos de Algôdres”. Costumo “ver-te” no blog da Tina do Cantinho da Roça, só que as ocupações do dia-a-dia nem sempre me deixam tempo para comentar em outros blogues. Mas Obrigada por gostar de me ler e de visitar Forninhos.
    Sabe, diz-se que os pássaros são bons construtores e sabem disfarçar a construção dos seus ninhos, por vezes mesmo muito próximo das rotinas dos humanos, por isso, é que quando nós encontramos um ninho é tão bom observar (sem intervir, nem danificar, claro!).
    Estes sinais são a prova que a natureza está aí para nos surpreender. Só temos de saber respeitá-la.
    E sabe que a “mãmã” pássara só trará a refeição a esse pequeno quando tudo estiver calmo?
    Vá observando, mas se calhar o outro ovo já tá “choco” (estéril), por certo!
    Abraço daqui para aí
    Paula

  20. Querida, querida, querida! Que benção! Que maravilha! É de deixar a gente inundado de inveja branca por vc poder conviver com espetáculos maravilhosos da vida. Que vontade enorme de passar os restos de minha existência em um lugar onde a vida na sua mais pura essência grite 24 horas por dia. Lindo post. Obrigada pela visita! tenha uma excelente semana! Bjaum – Vera Moraes – AQUI TEM DE TUDO – http://www.veramoraes.com.br

  21. Oi Teresa!
    Que amor!
    A natureza é perfeita!
    Veja o cuidado de Deus! Criaturas tão pequenas mas cheios de graça e beleza!
    Uma semana rica em experiências como essa, que nos levam a refletir sobre o amor de Deus!
    bjs
    Maria Luiza

  22. Ahhhh Teresa… fiquei até emocionada!
    Que post e fotos encantadores! A natureza é muuuuuito caprichosa, né?
    Mas nos conte o que tem ocorrido nessa história… o outro ovinho não eclodiu mesmo?
    E o passarinho como ficou?
    AInda está aí no ninho?
    beijinhos,

  23. Que maravilha Tereza essa sua “Estória de Sábia”, eu amo os pássaros, não sei porque especialmente do sábia-laranjeira, acho que deve ser pela sua beleza e do seu canto magnífico, ah em meu apto na sacadinha eu costumo colocar todos os dias frutas (bananas, mamões, goiabas e água), e com muita alegria estou recebendo a visita se sanhaços cinzas e verdes, tem um outro q não sei o nome mais é uma graça muito lindo, qdo eu demoro para colocar ele fica dando bicadas no vidro, mas infelizmente só não recebi ainda a visita do meu amado sábia, mas não perdi a esperança, quem sabe um dia destes ele venha, pq sempre o vejo no jardim nas árvores do meu condomínio, então logo, logo q sabe, né? Bjs, e Parabéns!!!!!!!

    ,,,,

  24. Boa Tarde Tereza.
    Estou super feliz por ter encontrado este seu espaço lindo e acolhedor. Adoro a Natureza, me interesso por tudo que diz respeito a ela. Passei antes pelo outro blog – Um sonho de natureza, que me conduziu a este. Fiquei mais encantada ainda. Que bom o privilégio de contemplar estas fases do nascimento de uma ave tão linda. Eu sou muito curiosa quanto os animais e as plantas, mais ainda pelas plantas, me sinto frustrada quando vejo tantas flores lindas no cerrado, as quais não sei o nome. se tivesse estudado biologia, com certeza me especializaria em botânica. Mas só a felicidade de vê-las e fotografá-las já me é gratificante.
    Parabéns pelo blog. Muito lindo.
    Belíssima postagem.
    bjs.

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!