Sleepy Poet Antiques ou a loja do poeta adormecido…

       Quem me vê assim, sentada nesta bela sala ,  de aparência elegante e charmosa , pode até pensar que estou na casa de alguma pessoa sofisticada…  Mas não se enganem pela  aparência… Na realidade, estou apenas na saleta de entrada de uma grande loja de antiguidades norte-americana, cujo nome poético derrete o meu coração romântico: “Sleepy Poet Antiques” (ou seja, no nosso português,a “loja de antiguidades do Poeta adormecido”)!  Tal lugar especial se encontra na cidade de Charlotte, aonde estivemos no início de dezembro do ano passado.

E posso dizer que, qualquer pessoa que passe distraída por suas portas, nem imagina o tamanho deste lugar…  Na realidade, ela está alojada em uma espécie de galpão imenso, cujos limites transcendem a nossa precária visão…  E neste espaço admirável, milhares de artigos usados, recentes ou muito antigos, se espalham por entre inumeráveis prateleiras e velhos armários. A primeira impressão que se tem é que corremos o risco de nos perdermos,no meio de corredores irregulares que parecem formar um grande labirinto… E depois de alguns minutos lá dentro, você fica tão encantado com aquela atmosfera de  sonho, que acaba imaginando que está dentro de um livro romântico de muito tempo atrás… Parece pura mágica!

E enquanto percorremos as alamedas e esquinas deste lugar fora de série, imagens de objetos maravilhosos invadem os nossos olhos… Impossível não se admirar e se encantar por eles!

E como num desfile de peças retiradas de um grande túnel do tempo, vão aparecendo antigas mesas , abajurs,cadeiras, quadros, jarras,enfeites, xícaras,bules,travessas,pratos,livros ,roupas,brinquedos e demais objetos originários da nossa imaginação humana ao longo do tempo…  São tantas coisas,que ficou difícil escolher quais imagens à registrar!  Mas no “caldeirão mágico” destas antiguidades, trouxe algumas aqui para compartilhar…

Primeiro mostro uma das grandes cômodas de quarto,com espelho, vintage e acompanhada por belos e românticos abajurs… Um colírio para os olhos cansados da tal modernidade… Imaginem ela pintada de novo e restaurada com carinho… Linda!

Então temos uma mesa muito diferente,cujo tampo quadriculado parece guardar muitas memórias… Não é uma graça?     Depois temos um cantinho delicioso, recheado com muitas louças , belas cerâmicas e porcelanas… Reparem também nos inúmeros quadros decorativos e todos os outros objetos adoráveis…     Em algumas prateleiras especiais,  os memoráveis aparelhos de porcelana inglesa encantam os olhos da gente… Este aqui um belíssimo e legítimo da marca Royal Albert!

E para o deleite da alma mais sensível, surge logo na nossa frente, uma variedade  de pequeninos e delicados vidros de perfumes… Formas que esbanjam suavidade e delicadeza!

Mas a beleza, da também tão delicada, e rara bonequinha de porcelana faz a gente suspirar… Há nela tanta poesia e leveza!

    E assim, os nossos olhos vão tentando registrar,com dificuldade, um pouco de toda aquela  mistura de objetos, cores e formas que existe neste precioso lugar… Parece mesmo que ali é um espécie de “reservatório  do tempo”, onde o presente,o passado e o futuro se misturam numa estranha harmonia…  Sentimento difícil de explicar! 

Antes de irmos embora, encontramos a Marianne, uma simpática e bonita senhora americana, de quase 80 anos, que vende seus objetos antigos por lá.  E ela logo nos convidou para conhecermos o cantinho de vendas dela. Conversamos muito,nos emocionamos e também demos risadas com as suas estórias… E ela nos contou,com os olhos brilhando, que sempre teve o sonho de conhecer o Brasil!

Se trouxemos alguma coisa de lá?  Sim, compramos 2 lindos pratos de porcelana bem antigos,um inglês e outro belga, além de uma caneca muito antiga da nossa nova amiga Marianne…  E ela,tão doce e gentil,  me ofereceu um delicado presentinho de lembrança, um talher de peixe datado de 1890! Nem preciso dizer que fiquei emocionada,né?   ´

Claro que também registramos esse momento de ternura…Na foto abaixo, eu e a gentil senhora Marianne…

E agora já tão longe daquele incrível lugar, me pego ainda passeando em sonhos por lá… E me imagino como peregrina em uma grande estória,vendo e escutando as memórias,suaves lembranças, que ficaram guardadas, esquecidas e trancadas entre aquelas mágicas paredes do tempo… Suave nostalgia de um poeta adormecido!

Para ver mais sobre o assunto,visite o site: http://sleepypoetstuff.com/

Beijos carinhosos no coração romântico de todos vocês  !!!!

Teresa

Anúncios

15 comentários em “Sleepy Poet Antiques ou a loja do poeta adormecido…

  1. Ahhhh.. .que coisa mais linda hein?
    Os olhos nem sabem direito que direção seguir num lugar desses!
    Obrigada por compartilhar fotos tão bonitas e um texto com tanto sentimento…
    beijinhos e boa semana prá você e seus queridos,

  2. Teresa querida, viajei com vc até esse lugar maravilhoso, me senti num filme europeu antigo, essa cidade é mesmo maravilhosam com lugares mágicos. To ainda aqui com as crianças de férias, torcendo para chegar fevereiro rs.. beijo querida

  3. Adorei a porcelana e aquele recanto com a cômoda! E os livros, claro:) Um passeio maravilhoso, Teresa, obrigada por compartilhar!

  4. oi Tê!!!
    “Viajar é preciso, viver não é preciso”!
    Parafraseando meu querido Fernando Pessoa!
    Hoje passando rapidim só pra de dar um beijo e te desejar um 2012 MARAVILHOSO!!!!
    bjão

  5. Poeta é vc Teresa! Porém nada adormecida! Que belo texto! Parabéns!
    Já comentei no meu blog que as vezes penso que houve um engano e acabei nascendo no tempo errado. É claro que amo meus pais, meu filho e sou muito grata pela vida que levo. Mas a sensação de estar em um tempo que não me pertence sempre esteve presente. essa sensação despertou quando era uma adolescente e assisti pela primeira vez o filme “Em algum lugar do passado”. talvez tenha ficado, inconscientemente, influenciada pelo filme. De qquer forma eu poderia passar horas dentro de um lugar como esse. Gostei em particular das comodas e porcelanas. Lindo passeio e com certeza inesquecível! Bjaum! vera moraes – AQUI TEM DE TUDO – http://www.veramoraes.com.br

  6. Olá, Teresa! Quanta sensibilidade e delicadeza ao descrever esse local tão lindo e cheio de recordações de tempos passados. Um abraço carinhoso da Cecilia.

  7. Que lugar lindo…acho que ficaria um dia inteiro num lugar assim, só observando os detalhes..tantas coisas maravilhosas!Amei conhecer, mesmo que só por fotos…obrigada pelo passeio imaginário! Bjossss

  8. Que lugar maravilhooosooo!!!
    Repleto de encanto, carinho e muita magia…
    Fiz um delicioso passeio com tua companhia, viajei no tempo.
    Foi deslumbrante ver tudo isso de uma forma tão amorosa e com tanto respeito.
    Amei também a simpáti senhora Marianne, é lindo encontrar pessoas assim
    com a qual sentimos imenso prazer ao conversar.
    Obrigada pela partilha e por seres tão carinhosa!
    Abraços! Um feliz e abençoado final de semana pra ti e os seus.

  9. Nooosa Teresa esta loja é um verdadeiro achado!!! quanta coisa, deve ser uma surpresa a cada passo! deu ate vontade de ir la rs, um abraço pra ti 😉

  10. Imagino seu encantamento ao percorrer tal lugar pois é assim que eu me sentiria – absolutamente encantada !!!
    As louças antigas são muito lindas e delicadas. Sou suspeita nesses quesitos pois adoro móveis e peças antigas. O estilo moderno não costuma me agradar, salvo algumas exceções.
    Muito bom poder conhecer, por seu intermédio, esse lugar encantado !

    Aqui em S. L. só temos uma loja com peças assim e, quando quero me alimentar de beleza, dou uma passadinha lá. Até já fiz uma postagem sobre o lugar: http://pousodolourenco.blogspot.com/2009/05/porque-beleza-e-fundamental.html
    Qualquer hora passo essa postagem para o Flora da Serra. Ou fotografo novamente e faço outra postagem sobre essa loja tão bonita !

    Beijo

  11. Querida, não paro de suspirar com tamanha beleza desse lugar encantado. E o encontro com a nova amiga me pareceu mesmo um grande final, cena cinematográfica. Muito, muito especial o post. Adorei! Beijão!

  12. Bom dia Teresa!
    Apreciei tanta beleza, que me deu vontade de voltar a confeccinar novamente meus artesanatos. Quando me aposentei, me sentia tão sozinha, sentia falta da agitação da escola,então comecei a fazer alguns artesanatos, mas depois fui me afastando, porque fazia e ficavam ali, só eu olhando, as vezes presenteava alguma amiga, mas ficava quase sempre num cantinho. Então parei um pouco foi aí que resolvi fazer o blog. Nossa mas é tudo tão bonito aqui, que os olhos não param de passear nas fotos e em suas palavras. Amei conhecer a Marianne, como é gostoso encontrar pessoas boas em nosso caminho, seu coração deve vibrar de tantas surpresas e felicidade. Fiquei contente em saber que você e seu marido serão padrinhos de casamento de uma amiga, parabéns só uma amizade verdadeira pode nos presentear com tamanha responsabilidade. Parabéns e muita felicidade aos seus amigos que irão se casar, que Deus nosso Pai Maior, os cubra de muito amor. Desejo a você minha super e especial amiga, uma sexta-feira muito feliz. Beijos!
    Sonia

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: