Alma de primavera

Primeiro dia de primavera nesse nosso hemisfério sul.

Meus pensamentos voando longe, como se fossem sementes de “dente de leão” ao vento…

Mas hoje, céu muito azul e sem nuvens, apenas uma leve brisa por aqui à navegar.

E ela passa ligeira, quase fresca, como se tivesse medo de incomodar.

E enquanto as temperaturas aumentam e o sol brilha soberano sobre nós, sinto a terra quieta, seca, um tanto ansiosa, certamente com saudades da amiga chuva…

Mesmo assim, ainda percebo uma promessa boa no ar…

Um perfume de flores ao longe, um canto melódico de passarinho e uma borboleta à bailar…

E aquela vontade imensa, de ver a terra se vestindo de novo, com suas mais belas cores,  pra simplesmente celebrar a vida.

 

E regando minhas plantas no jardim, por uns instantes, quase me esqueço da aridez desses dias…

Sonhando acordada, vejo campos de flores de terras distantes…

Lugares lindos e mágicos que tivemos a dádiva de conhecer, ainda no início deste ano, celebrando uma outra primavera…

Porque no hemisfério norte do continente americano, também transbordam de beleza os campos…

E incontáveis multidões de flores, festejam a chegada tão esperada da estação primaveril…

Seja na delicada flor de um cacto , no campo florido de beira de estrada ou numa fazenda de papoulas, o que vimos por lá também é a força poderosa da natureza, que por todo o planeta faz acontecer o grande milagre da vida…

E foi me lembrando dos lugares lindos e repleto de cores e de flores, daquela primavera já distante, que renovei a minha esperança nesse meu lugar…

E me lembrei também, dos meus tempos de menina, em que na escola fazíamos sempre uma festinha pra comemorar essa bela estação…

E nas peças de teatro escolares, já fui tantas coisas…

Já fui flor de violeta, já fui estrela e até passarinho! Rs…

Tudo com amor e carinho, pra agradar à cada preciosa primavera dos nossos caminhos…

E acho que por isso, de alguma forma, aquelas estórias de “primaveras” brotaram e fizeram raízes na minha memória…

Então, desde aquele tempo juvenil, sempre procurei cultivar uma “alma de primavera” dentro de mim…

Mas cultivar dentro de nós uma “alma de primavera” não é tarefa muito fácil não…

E muito menos é apenas lembrar da beleza e do perfume das flores…

Acho que acima de tudo, é tentar cultivar todos os dias a paciência e a resiliência tão necessárias pra enfrentar os “outonos”, os “invernos” e até mesmo os tórridos “verões” dessa nossa aventura humana.

Creio que é principalmente renascer e superar os desafios de cada dia…

E quem sabe, conseguir brotar novas flores no cotidiano tantas vezes áspero da vida.

Pois apesar das lutas, praticar o perdão e deixar florescer o amor sempre valerá à pena!

Mas o que fazer quando a gente sente, de vez em quando,  a nossa “alma de primavera” tão frágil e insegura diante das intempéries do caminho?

Bom, confesso que muitas vezes não sei a resposta…

Tentar cultivar uma alma primaveril  não é certeza  de muitas flores na nossa estrada…

Muitas vezes, os “espinhos” do frio do “inverno” deixam cicatrizes…

Mas nada que uma delicada “flor com amor” não possa sarar…

Há muitos milagres numa única primavera…

Mas acredito que nas provas dos tempos mais frios é que reside a força vital da “primavera”…

E quando nos julgamos fracos e solitários, faz brotar também misteriosamente em nós, uma sensação de recomeço e esperança…

Então, quando nos cansamos ou pensamos em desistir, vem a energia da primavera e o Criador do Universo renova as nossas forças…

E  aproveitando esse início dessa estação tão significativa e bonita, convido à todos à cultivar um pouquinho de primavera, à cada singelo dia, no seu coração…

Porque apesar de todos os nossos problemas, tristezas e desventuras humanas, precisamos acreditar que a força do bem é sempre maior, e que nunca podemos desistir de nós mesmos e das pessoas que amamos. Pois assim como sobreviver ao frio do inverno nos ajuda à fortalecer, a gentil luz da primavera nos ajudará à florescer e encontrar um novo amanhã…

Meu abraço carinhoso e o desejo de uma primavera repleta de flores, luz, paz e amor para todos!!!

4 comentários em “Alma de primavera

  1. Que lindo e tão florido e primaveril post! Adorei as fotos, palavras e mensagem do amor que cabe em todas as estações do ano! bjs, lindo fds! chica

  2. Bom dia minha amiga inspiradora! Que alegria ver uma notificação de postagem sua…Confesso que a semana que antecedia a primavera vinha sempre em minha cabeça “Será que a Maria Tereza vai postar no blog alguma coisa sobre a primavera?” E eis que você nunca nos abandona, sempre nos surpreende com tanto amor, carinho e essa meiguice que deixa qualquer pessoa inspirada e apaixonada por esse seu mundo tão singelo e magico. Estou sempre aqui amiga, por mais que demore, volte sempre para nós, a vida já e linda em meio a tantas tribulações, mas tem pessoas como você que nos faz acreditar que vai ser cada vez mais linda, se nos focarmos que já temos tudo do bom e do melhor que e a natureza, nosso lar nossa familia! S
    igo contigo amada! Feliz semana e principalmente FELIZ PRIMAVERA onde tudo se renova muito mais lindo! Beijossss ❤

  3. Minha querida e amada Teresa. Ate que enfim consegui chegar aqui.
    Não conseguia mais comentar suas postagens…
    Que alegria poder celebrar com vc a nossa linda primavera. Que saudades daqui.
    Seus filhos estão lindoskkkkkk
    Beijo grande no seu coração

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

