Nosso café junino

Então,chegou por aqui o nosso primeiro domingo de inverno carioca. O céu nublado e o dia fresquinho nos convidando para uma tarde de aconchego e gostosuras… E como também era o dia tradicional de “São João”, resolvemos ir pra cozinha e preparar uns deliciosos quitutes típicos da “roça”.

Minha sogra, praticamente “mestra” dessas gostosuras “caipiras”, pegou umas espigas de milho que havia sobrado aqui na geladeira, e as transformou , como num passe de mágica, em um maravilhoso “curau” de milho verde,com aquele gostinho de “quero mais”… (Rs…) É o famoso toque especial que vem das mãos  das “vovós”!

E eu, na minha condição de simples “aprendiz”, decidi fazer aquele delicioso “bolo de fubá cremoso”, um dos quitutes que adoro preparar nessas ocasiões festivas de junho… Sucesso garantido aqui, em nossa casa de goiano e cariocas! (Rs…)

Daí foi só forrar a mesa com a toalha de chita,pegar o nosso bule e as canequinhas esmaltadas, para fazer o nosso pequeno e singelo “café junino” na nossa “roça carioca”… E assim, em poucos minutos, tudo virou uma graciosa tarde caipira… Tudo “bão de mais,sô”! (Rs…)

Então,acomodamos uns pedaços de bolo de fubá cremoso num prato e uns pedaços de curau no outro, e o café quentinho foi só colocar no bule…  Nada como a simplicidade e gostosuras juninas para aquecer os nossos corações!

Este bolo de fubá cremoso é super fácil de preparar e ele fica tão saboroso que é quase impossível comer só um pedacinho…(Rs…) Após o preparo, ele sai do forno com um aroma fabuloso, e a massa fica dividida em 2 camadas :  a parte de cima parecendo um pudim e a parte mais firme por baixo… Pura tentação! 

A receita deste nosso “bolo de fubá cremoso” está descrita num post antigo meu, que fiz nesta mesma época do ano passado. Quem quizer ir até lá e também preparar não vai se arrepender… É como eu disse, é muito fácil de fazer e uma delícia pra se saborear! (https://msgteresa.wordpress.com/2011/06/09/meu-bolo-de-fuba-cremoso/)

Agora, o “curau de milho verde” da minha sogra também é fácil de fazer, e fica aqui como mais uma sugestão de quitute junino… Pra fazê-lo a gente precisa de: 4 à 5 espigas de milho verde bem “granadas ” (os grãos do milho têm que ser firmes e brilhantes),1 litro de leite, 2 xícaras de açúcar (quem quizer mais docinho é só colocar mais meia xícara),uma pitada de sal (colherzinha rasa de café) e canela em pó à gosto.

  E o modo de preparar é assim:

Com um pouquinho de paciência, usando uma faca, retire os grãos de milho da cada espiga, cortando de cima para baixo. Depois, bater os grãos no liquidificador com 1 litro de leite. Então, passa-se a mistura obtida por uma peneira fina, e  bate-se mais uma vez essa parte já coada no liquidificador e coe novamente. Se preciso for, na segunda batida no liquidificador, coloca-se um pouco de água. Esse procedimento é para se apurar o amido contido no milho e não deixar resíduos das casca dos grãos.

Depois da mistura estar assim bem coada, adiciona-se o açúcar e o sal,e ela agora vai  para uma panela grande, onde ela deve ser mexida no fogo médio à alto até dar o “ponto”, ou seja engrossar bem, como se fosse um  mingau. O segredo é mexer sempre,sem parar, até a mistura ferver e virar o “mingau”,pois isso a impede de “empelotar”,isto é, criar pedaços grosseiros no meio da massa do doce.

Em seguida, é só retirar do fogo e colocar num grande refratário (pirex) e deixar esfriar bem. Não esqueça de polvilhar a superfície do doce com canela em pó… Eu adooooro!!!  Depois é só servir a sua delícia junina e esperar pelos elogios… (Rs…) Para conservar, melhor guardar na geladeira. Eu mesma prefiro o curau gelado… “É bão demais,uai!” (Rs…) E vale à pena tentar fazer!

E assim,  a nossa “tarde junina” foi passando de forma gostosa e agradável, com esse jeitinho de festa da “roça” no ar…

Mas como na vida,nem tudo é sempre alegria…

 Quero hoje contar para todos, que antes de fazer este post, lembrei-me muito da minha amiga querida, a “Tina”, do lindo e inspirador blog “Meu Cantinho na roça”   (http://meucantinhonaroa.blogspot.com.br/) A Tina é uma pessoa doce e maravilhosa, e é uma das minhas primeiras amigas blogueiras aqui da blogosfera, onde ela sempre acolheu a minha amizade com tanto carinho e atenção. Sei que ela mesma iria se alegrar com este nosso pequeno e simples “café junino”. Mas, infelizmente soube ontem que esta  nossa querida amiga está doente,devido à complicações de uma severa gripe, e se encontra agora hospitalizada… Motivo de tristeza e preocupação para todos nós que a conhecemos…

      Por isso, meus amigos e amigas queridas, acreditando que nossas orações e fé removem montanhas, peço aqui suas oração pela recuperação da saúde da nossa amiga Tina, e que ela possa logo estar de volta à sua família e ao seu lindo “cantinho na roça” que ela tanto ama.

  Agradeço pelo carinho de sempre e envio o meu abraço grande à todos vocês, que tão gentilmente nos acompanham!!!

 Que Deus abençoe e proteja à todos!!!!

                                 Teresa

12 comentários em “Nosso café junino

  1. Teresa,

    A sua mesa junina ficou muito original. O mais lindo disso tudo, é o carinho com que você e sua sogra preparam cada detalhe.
    Antes de ler o final, vendo isso tudo e as canequinhas que parecem de esmalte; lembrei-me da Tina que sua simplicidade e carinho nos leva pro seu cantinho e nos mostra tantas coisas boas de lá.
    Soube ontem, a noite aqui sobre o estado de saúde dela nesse momento. Estou muito triste, embora, confiante que ela vai se recuperar e sair dessa em breve.
    Linda homenagem que você a fez, no final desse post. Com certeza, ela iria amar ver essas imagens e participar conosco desse café junino.
    Mas, o que podemos fazer nesse momento, é orar pela saúde dela.
    Hoje, o filho dela postou que ela teve uma melhora que animou a equipe médica, mas continua na UTI.
    O caso é grave, mas confiamos na misericórdia do Senhor.

    Parabéns pelo esmero nessa mesa tão linda e saborosa. Eu, aqui de tão longe pude participar.

    Estamos juntas em oração pela nossa amiga Tina.

    Tenha uma abençoada noite e um dia maravilhoso amanhã.

    Beijos

  2. Oi Teresa!
    Fiquei com muita vontade de tomar esse café junino com vocês amiga! Eu amo curau, que aqui chamamos papa de milho verde! E esse bolo de fubá cremoso parece que está delicioso só de olhar!
    Já soube da hospitalização da Tina e estou também pensando e rezando por ela! Espero que logo ela esteja conversando conosco no blog!
    Bjsss e uma ótima quarta!

  3. Lindo e saboroso seu café junino. O bolo cremoso de fubá, me deu água na boca, vou copiar a receita viu? O curau, nós conhecemos aqui como Canjica, todos aqui em casa adoram. Nesse São João, inovei, fiz canjica e coloquei em pequenas xícaras…foi um sucesso!
    Fiquei muito triste em saber que nossa amiga Tina está doente…mas tenho fé em Deus que ela vai logo se recuperar, e muito voltar para o seu Cantinho na Roça.
    bjus! uma linda tarde prá você!
    yves

    Teresa, adoro cachorros sabe, e sempre esqueço de comentar com você que acho o Samurai um fofo!!!! Coloca mais umas fotos dele no blog,vai?

  4. Lindo post Teresa! Eu adoro curau. Minha mãe faz um fabuloso, mas eu nunca tentei fazer de fato. Só fico como auxiliar mesmo!
    São idéias criativas como essa que tornam a vida mais doce. Admiro muito o seu jeitinho meigo de aproveitar bons momentos em família e sem precisar sair de casa.
    Quanto à Tina, notei mesmo o sumiço dela. Sabia que estava doente, mas daí a estar hospitalizada é preocupante. Vou pedir a Deus que cuide dela.
    Abraços,
    Anabela.

  5. Ontem fiquei com vontade de fazer um chá para todo mundo lá em casa, mas infelizmente fiquei tristinha, me deu uma crise de “arrepios de frio” (só eu mesma!!!!) e fui para a cama ler. Coisas de Patty. Também estou preocupada com a Tina. E nessa preocupação, sonhei a noite toda com a Sandra, uma blogueira amiga de Porto Alegre. Ave Maria, que confusão nessa minha cabecinha!
    Mas que café lindo, Teresa! Confesso que não li as receitas, pois cada um tem as suas preferidas, mas a sua mesa está muito linda. Eu tenho lanterninhas parecidas com as suas e essa louça está bem linda!
    Um grande abraço e vamos ficar aqui, na torcida pela Tina.

  6. Teresa,que lindo blog e que festa gostosa!Amei seu capricho no visual e o bolo deve ter ficado delicioso!Bjs e meu carinho!

  7. Essas gostosuras de nossa comida típica, mais essa mesa posta com tanto amor e carinho não tem como resistir…
    Amei a louça, bem típico da roça, deu um charme especial …rsrss
    bjossss

  8. Esse bolo é mesmo uma delícia, e faz tempo que não faço aqui em casa.
    Curau também é bom demais, mas sempre comi mais molinho, tipo creme.
    Delícias juninas…

    Não sabia da Tina…
    Por aqui, vários amigos hospitalizados, por razões diversas, precisando de orações.
    Melhoras para a Tina.

    Beijo

  9. Teresa, teus comentários no ArteAmiga são sempre tão queridos. Que tal fazer parte do sorteio de uma caixa de chá que pintei?
    Boa semana,

  10. Teresa,
    delícia de mesa caipira! A começar pelo bule, canecas, etc., em ágata (AMO!), depois as gostosuras cremosas… hum… friozinho é bom por esses aconchegos, não é mesmo?
    Bjo&Carinho,
    Jussara

  11. Teresa
    Que café lindo e delicioso…VOu fazer o curau porque dia desses fizemos festa junina mas apareceu um curau de caixinha,e eu morrendo de saudades do curau preparado pela minha madrinha até dois anos atrás.
    São coisas de vó,de mãe ,de madrinha…tudo feito com muito amor e carinho,boas lembranças que permanecem.
    Adoro a Tina,e vou torcer para que melhore logo.
    bju

  12. Obaaaaa ainda bem que cheguei a tempo, para saborear todas essas gostosuras que
    você preparou com tanto carinho e tanta beleza. Que lindo Teresa, heheheheh deu água na boca, mas meus olhos apreciam toda beleza do seu cantinho como a ternura de suas palavras. Está tudo tão lindo, que parece um sonho. Adorei Terê,estar aqui.Obrigado minha amiga,por ter ido prestigiar os trabalhos em artesanato da miguinha Fran, obrigada de coração. Estou um pouquinho afastada,demoro mas chego aqui.Beijos minha querida amiga do coração.
    Sonia

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

