Passarinhando na Argentina

Depois de alguns dias corridos e atribulados, mais a agitação devido ao início do ano letivo dos nossos meninos, resolvemos nos presentear com um fim de semana encantador em Buenos Aires, Argentina.      Uma viagem agora bem acessível ao bolso dos brasileiros, com tentadoras ofertas de companhias aéreas e os nossos “reais” fazendo bonito em frente ao “peso” de “los hermanos” portenhos.   Nunca estivemos nesta famosa capital sul americana antes , e retornamos contentes e impressionados com seus ares europeus, sua bela arquitetura e pela incrível magia do “tango”…

De certo que é meio complicado falar de uma cidade especial como essa, quando se passa apenas 2 dias inteiros por lá… Mas seja como for, ninguém que a visita pode ficar imune aos seus encantos!

E para aproveitarmos o tempo curto por lá, decidimos então, passar a tarde de sábado embarcados, numa excursão turística tradicional,que nos levaria a desvendar um pouco de seus mistérios portenhos…  Claro que um dos nossos destinos principais foi a famosa “Plaza de Mayo” (Praça de Maio) e em frente à ela, a belíssima sede do governo argentino: “La Casa Rosada” !    Quem não conhece esta praça tão falada,que foi inúmeras vezes palco de importantes manifestações políticas na vida do povo argentino?   Impossível pisar naquela praça e não se emocionar, sentindo um pouco da vibração desse povo em suas lutas por liberdade e pela conquista de uma vida melhor…  Estar lá é lembrar dos rostos sofridos das “Mães da Praça de Maio” e a busca incessante pelos filhos perdidos num período tenebroso de sua história… Tudo bem em frente à “Casa Rosada” e sua beleza tão singular!  Esta famosa praça é um dos lugares mais antigos da cidade, onde a metrópole , agora imponente, começou o seu caminhar…

Mas apesar da nossa emoção e admiração do momento, não deixamos de notar os pequenos habitantes alados da “Plaza de Mayo”,que alheios  ao lugar importante onde habitavam, passeavam entre os pequenos canteiros de flores e pelas pessoas que por lá passavam… Eram pequenos e graciosos pardais,  robustas pombas de penas escuras e outros passarinhos por nós desconhecidos… Pequeninos seres que alegram  nossos olhos de turistas, trazendo uma oportuna leveza e graciosidade  à este lugar tão impregnado de histórias e imensa emoção!

 

 E a nossa máquina fotográfica foi girando em várias direções, tentando registrar estes pequeninos habitantes deste lugar histórico…  Difícil mesmo foi acompanhar o “balé” dos pardais portenhos e de seus outros amiguinhos alados! (Rs…)

  Mas uma alegria infantil invadiu a nossa alma, e lá fomos nós procurando captar as imagens daqueles bichinhos encantados, que tão distantes da nossa casa, nos traziam um visão familiar à nossa mente…  Uma alegria genuína e tão preciosa!

 

E como crianças maravilhadas, lá estávamos nós , “passarinhando” numa tarde morna e azul, em plena “Plaza de Mayo” e sua vibrante história!

 

  Provavelmente éramos os únicos turistas do nosso grupo que “passarinhavam ” por lá…  Afinal, quem vai reparar em singelos pardais e seus companheiros, na bela e imensa Buenos Aires?  (Rs…)

  E o ônibus confortável nos levou à muitos lugares bonitos e interessantes, que fazem desta cidade um destino turístico tão famoso… Passeamos pelo bairro de San Telmo ,um dos lugares mais antigos da cidade e onde ficamos hospedados… Depois vieram Palermo e suas ruas elegantes… Regoleta e suas feiras de artesanato… “La Boca”, um bairro típico,praticamente fundado pelos imigrantes, hoje centro turístico ,cultural e artístico… E no final fomos parar em “Porto Madero”, um bairro portuário, totalmente revitalizado, onde imponentes prédios modernos  e elegantes restaurantes traduzem os novos caminhos da nova Buenos Aires.

Enquanto a tarde se deixava cair, preguiçosa e fresca, pelos contornos da cidade, fomos passear pelo “calçadão ” de “Puerto Madero”,  ao longo dos seus antigos cais…  Inúmeros restaurantes,para todos os gostos e estilos, desfilavam diante da nossa visão… Do outro lado do rio, a paisagem descortinava a cidade com suas roupas de modernidade…

Mas então, ouvimos a música encantada, enchendo o ar de um antigo e doce romantismo… Era o famoso “tango”, e os seus apaixonados dançarinos, que espalham por toda a cidade, uma magia diferente, com seu tempero latino e “caliente”…

Paramos para escutar aquela música especial e o bailar mágico dos seus dançarinos, próximos à um belo quiosque…

Mas surpreendentemente, não havia só o som do tango no ar… Acima de uma pequena árvore,bem ao nosso lado, encontramos um pequeno grupo de lindas “maritacas”,que se divertiam, comendo umas frutinhas por lá…

  E simplesmente alheias ao movimento das pessoas e à música alta, as pequenas aves ficaram um bom tempo por ali, emitindo seus gritinhos e se deliciando com aquela aparentemente deliciosa “refeição”…   (Rs…)

  E a pergunta que fica na mente da gente:  Será que as maritacas argentinas também aprenderam a gostar do tango?   (Rs…)

  Mas em meio à tantas novidades e o alvoroço das maritacas, as nossas pernas foram ficando cansadas de tanto caminhar…  E nada como se sentar em um dos muito “cafes”  e ver mais passarinhos e gente passar, nesta cidade de jeitinho tão europeu que chegou a ser chamada até de “Paris da América do Sul”…  Parece exagero , mas realmente se sente o estilo parisiense em muitos lugares de Buenos Aires, na arquitetura de seus prédios, cafes com guarda-sóis e seu belo paisagismo de praças e jardins…

E para concluir este  nosso curioso passeio, “passarinhando” pela imponente capital da  Argentina, fica a mensagem escrita em uma das faixas da “Plaza de Mayo”: ” A única luta que se perde é  aquela que se abandona.”  Uma verdadeira inspiração para todos os nossos apaixonados  corações latino-americanos…

   Meu abraço carinhoso para todos!!!!!!!!!!

                           Teresa

Anúncios

19 comentários em “Passarinhando na Argentina

  1. Lindas fotos e lá é mesmo um lugar pra ficar no mínimo 5 dias pra conhecer bastante.

    Adorei os passarinhos todos!!Lindos! beijos,ótima semana e OUTONO que está por chegar!chica

  2. Dá vontade de “roubar” os passarinhos e levá-los para o meu jardim (“post” – Saudação à Primavera).
    Votos sinceros de uma agradável estação (Outono aí). Bjs/Paula

  3. Lindas fotos Teresa! Como não notar a presença desses bichinhos que nos alegram tanto. Com certeza esse passeio quero fazer, tenho muita vontade de conhecer Buenos Aires.
    Obrigada por enviar a foto da casinha, estou viajando em férias, quando voltar quero fazer.
    Bjos, Lú.

  4. Oi querida vim desejar uma maravillhosa semana pra ti! Que passeio gostoso! E os passarinhos…roubaram a cena na terra de Gardel. ( sobre o nascimento de Gardel há controvérsia se foi na França ou Uruguai. Ele se esquiava e dizia “Nasci aos dois anos e meio em Buenos Aires”). Bjus!

  5. Que linda viagem Teresa!!! Obrigado por compartilhar suas viagens, pois a gente viaja junto com você, através dos seus lindos textos e suas belas fotos.
    bjus!!!
    yves
    Amei os pássaros!!! eu também não deixo de notá-los onde quer que eu vá.

  6. Teresa, outro maravilhoso passeio! Coisa booaaa…
    Ir à Argentina é um dos meus sonhos de consumo. Quando eu era bem menininha, meu pai esteve a trabalhar lá por uns meses e eu cresci entre as fotos dele na “Plaza de Mayo”, em frente “La Casa Rosada”. Um dia, se o Senhor permitir, irei =)
    Lindas suas fotos – a da Casa Rosada está um show! Gostei também da poesia de “passarinhar”
    numa “tarde morna e azul”. De hoje em diante fará parte do meu sonho estar lá numa tarde assim 😉
    Abraço!

  7. Meudeusdocéu!!!!!
    Qtas belezuras!
    More, pardais daqui e de outras partes sempre me encantaram, aliás…passarinhos.
    Se vc passarinha já tem bom gosto…rsrsrsr
    Menina, ADORO ver uma dança de tango, acho elegante e SUPER SENSUAL, não é verdade?
    Linda imagem da senhorita sob os vermelhos guarda-sóis.Merece um premio.
    Lindas passarinhadas e vc é demais!
    Bjs, querida e adorável.

  8. Noite Teresa!

    vim apreciar mais algumas imagens em seu blog e ler seus textos gostosos! Eu sou suspeito pra falar de qualquer coisa que venha da natureza rs, os pardais apesar de serem passarinhos comuns eu os acho muito bonitinhos, principalmente quando etão bem gordinhos de frio!!

    Assim pois bem pude conhecer através de suas lentes mais uma parte desse mundo! 😉

  9. Ai Teresa que imagens mais lindas, eu fico cada vez mais encantada quando venho aqui. Suas fotos são maravilhosa, você é maravilhosa compartilha conosco cada momento que você vive.O calçadão que lugar lindo. Os pássaros eles encantam seja onde for, eu os amo. Vejo você falar dos pássaros dando seus nomes, acho lindo.Eu fico as vezes na varanda fotografando, mas na verdade não sei nome de todos pássaros. A maritaca conheço heheheh elas também passam em bando na chácara mas ainda não consegui fotografa-las ainda. O lugar que você está Argentina, nos mostrando a dança, você num momento de descanso e marcando a cada dia momentos inesquecíveis. E realmente a única luta que se perde éa que se abandona, um pensamento que muitos deveriam usar,porque as vezes pensamos em desistir por pouco. Amei ver seu dia com a passarinhada. Desejo a você Teresa uma linda e tranquila terça-feira.
    Beijos
    Sonia

  10. Que belo passeio…eu que gosto tanto de tango, com certeza ia amar! rsrs
    Estou sem net em casa, por isso estou sumida!…assim que tudo se normalizar volto à rotina que mais gosto…visitar as amigas blogueiras! bjosss

  11. Querida amiga!
    Fico super feliz quando a encontro no meu cantinho!
    Obrigada pelo carinho.
    Que viagem deliciosa heim? Foram dois dias, mas pelo visto valeu por muitos.
    As fotos ficaram belíssimas e falam por si.
    Grande abraço! Boa noite e um amanhã radiante pra ti.

  12. Olá Teresa :)! Seu blog é lindo menina, amei!!!Parabéns pelas fotos, pela viagem linda que vc fez.
    Essa ave é uma caturrita, aprendi com a Patty esses dias :), com certeza são primas das maritacas, né? rsrs E a sua???Melhorou? Na sua casa aparece muitos pardais tbm??Aqui tem muitos e tem um pequenino que nasceu em um vaso meu.
    Beijoss e ótima quinta.

  13. linda viagem amiga!
    é sempre bom conhecer lugares e cultutras diferentes!
    amei os pássaros e os notos em qualquer lugar que eu ande.
    abraços!!!

  14. Sua sensibilidade encontrou algo além dos roteiros turísticos tradicionais !

    Passarinhos argentinos…
    E como dizia meu filho quando viajávamos: “o céu é o mesmo em qualquer lugar…”
    Belo passeio, bonitas fotos.

    Beijo

  15. Oi amiga querida
    Fico encantada com sua maneira de escrever, me fascina, me deixa tão encantada que chego achar ruim quando acaba rsrsrs quero mais rsrsrsrs
    voce já pensou em escrever um livro?
    pode pensar… será um sucesso.
    amei as fotos, os pássaros…tudo muito lindo
    Tenha um final de semana de paz e bençãos
    bjs
    Tina ( MEU CANTINHO NA ROÇA)

  16. Vim te avisar que usei uma imagem daqui, no sementinhas, pra ilustrar um texto da There Válio.

    beijos, obrigado,chica

  17. Teresa, eu ainda não fui a Buenos Aires e é tão pertinho de casa. Mas é aquela história: se é tão perto, a gente vai adiando, até porque, dá para ir de carro, ou acrescentar outras cidades ao roteiro…. e no fim, não vamos. Mas quem sabe não me “inspiro” em vc e não vou de uma vez?
    Mas quero fazer um passeio mais longo, com tempo para visitar as livrarias – vc visitou uma, se lembro bem e tb incluir algumas outras cidades, regiões… ha ha!
    As fotos dos passarinhos ficaram um encanto.
    Bjs.

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: