Os perfumados campos de lavanda da Provence

DSCN3361

Há alguns anos atrás,  tive um sonho lindo e especial, daqueles que parecem tão reais, que quando a gente acorda,  jura pra si mesmo que tudo foi mesmo a mais pura realidade.

E foi assim, durante este sonho encantador, que eu me via com a alma leve,sorriso no rosto, caminhando em meio à um imenso campo de lavanda, onde milhares de florzinhas azuladas,quase cor de violeta, balançavam ao vento de uma tarde suave e morna…

Para mim, foi um dos meus sonhos favoritos e que ficou até hoje, gravado no lado mais bonito da minha memória… Um sonho repleto de poesia,beleza e tranquilidade!

Mas como a vida tem lá os seus caminhos e o seu lado de mistérios,  em início de julho desse ano, tive a grande alegria de ver este sonho perfumado se tornar uma cristalina realidade… E como num passe de mágica,  lá estava eu, como naquele belo sonho, caminhando entre um lindo campo perfumado de lavandas!

DSCN3373

Mas o meu interesse pelas lavandas já é bem antigo, e nem lembro do momento em que tudo começou…

Então, quando apareceu a oportunidade de visitarmos a região da Provence, no sul da França, nem foi preciso pensar muito para nos engajarmos nesta poética e doce aventura!

E diante dos nossos olhos admirados,logo apareceram canteiros de lavandas,espalhados por todos os lugares, pelas ruas, casas,jardins, ou entre as magníficas paisagens de plantações de oliveiras e vinhedos sem fim…

DSCN3272

E durante toda essa nossa pequena viagem, que durou apenas uma semana, os campos, as cores, os aromas e sabores da iluminada Provence, definitivamente cativaram os nossos corações!

DSCN3266

Então, logo que por ali chegamos,  simplesmente nos encantamos!

No meio dos ensolarados campos da Provence, os quais o grande pintor “Vincent Van Gogh” tão bem ilustrou em suas obras primas, vimos surgir plantações imensas, colorindo a terra de tonalidades diferentes de azuis, que vão do delicado lilás ao intenso violeta,onde as flores de lavandas transbordavam sua beleza autêntica e seu perfume singular e pacificador…Por ali, com a chegada de junho, as florações de lavanda começam, todos os anos, a reinar de forma espetacular e intensa… Em meados de julho elas estariam no auge de sua floração e beleza… Um verdadeiro espetáculo gerado pela força da natureza e pelo trabalho árduo de mãos humanas!

DSCN3269

A lavanda, plantas do gênero “Lavandula”, tem sido usada pela humanidade desde tempo imemoriais, e sempre foi reconhecida pelas suas qualidades aromáticas, e sobretudo, medicinais.

Há muitos registros do tempo dos romanos, que atestam o uso regular da lavanda para perfumar o banho e suas roupas lavadas. Daí parece se originar o seu nome,pois  o termo “lavanda”,ao que tudo indica, vem do termo em latim “lavare”,que significa “lavar”.

Em Portugal, devido à influência da língua árabe, são muito conhecidas pelo nome de “alfazema”, assim como no Brasil.

DSC_0331

Na verdade,existem 3 tipos básicos de lavanda: O “lavandim”, o “aspic” e a “lavanda fina”.

A “lavanda fina” é uma das formas mais selvagens: Costuma crescer na região montanhosa, acima de 800m de altitude, tem tamanho pequeno e possui uma única flor em cada caule. E ela se reproduz por sementes.

Já foi considerada o “ouro azul” da Provence, e por sua fragrância delicada, sempre é procurada pelos grandes perfumistas.  Seu valor no mercado é alto,pois para se obter 1 litro de seu valoroso óleo essencial é necessário a destilação de cerca de 130Kg de flores.

Seu óleo essencial também é muito usado para fins medicinais, no tratamento da insônia, ansiedade, depressão,por seus efeitos calmantes e relaxantes.  Também é usada para auxiliar na cicatrização de ferimentos e queimaduras,além de possuir valor como agente anti-inflamatório e como um  desinfetante natural.

DSCN3089

Já a “lavanda aspic” prefere terrenos pedregosos e áridos, entre 0 à 600m de altitude. Forma um arbusto de grande porte,mas é pouco utilizada na França,porque lá consideram o seu perfume muito forte.  Também se reproduz por sementes.

Atualmente é mais plantada na Espanha e em Portugal.

DSC_0187

E o “lavandim” ? Pois é, esta é a espécie de lavanda mais cultivada no mundo inteiro, sendo uma planta bonita, com porte grande e que forma arbustos arredondados… E foram mesmo as grandes plantações de “lavandim” que tanto nos encantou os olhos na Provence!

Na verdade, é uma planta chamada de “híbrida”, pois resulta do cruzamento entre os outros  2 tipos de lavandas anteriores. Essa planta se multiplica através de enxerto, e seu cultivo se iniciou apenas na década de “50”.

Ela não costuma ser usada para fins medicinais, e seu uso maior é destinado à indústria, perfumando produtos de limpeza. Além disso, seu rendimento é bem maior do que a chamada “Lavanda fina”,pois para se obter 1 litro do seu óleo essencial,bastam apenas 40Kg de flores.

DSC_0355

Seja como for, muito além de suas propriedades e virtudes valorosas, para mim,os campos de lavanda sempre serão sobretudo uma paisagem de sonho e encantamento, onde os nossos olhos ficam sorrindo e a nossa alma se eleva num momento de raro deslumbramento… Impossível de se esquecer!

DSC_0356

E o encanto desta nossa admirável jornada se ampliou ainda mais, a cada vilarejo e pequenas cidades medievais que aparecem pelo nosso caminho… Jóias preciosas e verdadeiros patrimônio da humanidade!

DSC_0167

Em cada jardim provençal, um cantinho de delicada beleza, imensa paz… E lavandas!

DSCN3339

E nós, simples viajantes desse tempo, neste mundo de tantas maravilhas, só temos de agradecer ao nosso Criador, por mais esta experiência tão linda, onde imersos neste mar de flores, em tons violetas e azuis, colhemos tantas belas memórias que ficarão para sempre nos nossos corações. Memórias de uma terra sagrada e fértil que exala o suave perfume destas plantas mágicas e uma delicada mensagem de paz, cura e muita luz…

DSC_0415

E para todos nós, fica também a terna lembrança de que a  cor da esperança pode ser às vezes violeta,lilás ou azul, e que os nossos sonhos mais bonitos,  mesmo aqueles que se parecem mais difíceis, podem sempre se tornar uma bela e perfumada realidade… Basta a gente ter coragem de  caminhar em direção à estes sonhos e simplesmente acreditar!

DSC_0418

braço carinhoso e perfumado de lavanda para todos!!!

fr-flower-butterfly-teresamsg1

29 comentários em “Os perfumados campos de lavanda da Provence

  1. Não tenho palavras para dizer o quanto acho LINDO.
    Ameiiiii demais ler seu artigo, porque adoro lavandas e pouco sabia dos detalhes.

    Bom domingo.

  2. Querida amiga, não sei se o primeiro comentario entrou, mas eu sou apaixonada por lavandas, pela floração de um tom impar. E pouco sabia de detalhes. Adorei o seu artigo.

    bjs

  3. Oi Teresa,

    Meu Deus, que sonho de viagem!!! Adoro viajar também, só me falta o dim dim, kkkk mas quando surge uma oportunidade, não pode deixar passar, né tem que aproveitar. Adorei sua visiinha e carinho, obrigada! Adorei o post, tudo um encanto!!!
    Bjs no coração

  4. Tão bonito… Fui transportada pelo seu sonho para essa viagem tão especial de sentidos. As fotos são lindas e as palavras envolventes no seu significado. Adorei viajar com vocês! Porque adoro a companhia daqueles que apreciam o simples, o belo e o verdadeiro. Obrigada pela viagem. Beijos do tamanho do oceano que nos separa.

  5. Oi, Teresa! Que imagens de tirar o fôlego… Adorei! Fico muito feliz por você, por saber que seu belo sonho transformou-se em realidade. Também gostei bastante do texto, noto uma abordagem diferente das postagens anteriores, rica em informações. Aprendi bastante sobre a lavanda e suas variedades. Muito obrigado por compartilhar e parabéns por este belíssimo artigo!

    Um grande abraço e uma excelente semana!

  6. Simplesmente apaixonante ! Adorei saber mais informações sobre a Lavanda do que já sabia. E muito bom ver você no meio delas, pois eu sempre ficava em dúvida se era realidade a beleza dessas plantações !!! E as perguntas:
    – trouxe Lavanda aos montes ?
    – essas plantações são particulares, abertas para visitação ?
    – lá existe culinária usando a Lavanda ? (eu já fiz bolo e biscoito com a Lavanda que é usada para chá, além de açúcar aromatizado)
    -as lojas e restaurantes são decorados com Lavanda ? (aqui em Tiradentes eles usam a Macela decorando, e eu acho isso maravilhoso !)

    A Lavanda (Alfazema como sempre conhecemos) é um dos meus perfumes preferidos, logo após o de Violeta, e o de Jasmim. Ah, e o de Flor-de-Laranjeira, que me deixa totalmente seduzida quando as laranjeiras e limoeiros florescem !
    Como você comentou no Face, a Natureza é maravilhosa !
    Obrigada por mostrar tanta beleza !
    Beijo

    PS: não tenho visitado os blogs, nem o meu próprio, só fazendo 1 postagem por mês na Teia Ambiental ! A velocidade do Face acaba atraindo e facilitando a comunicação…

  7. Oi Tereza!
    Que fotos lindas…deve ser um sonho passear por entre essas lavandas.
    Eu imagino como deve ser gostoso sentir o perfume dessas lindas flores!
    Aqui na casa do mato fico maravilhada com o perfume das laranjeiras.
    Boa semana! bjsss

  8. Good Afternoon Teresa, Oh how wonderful to have your dream come true, to visit the lavender fields of Provence. The photographs you shared with us are so beautiful. I watched the video and I loved hearing the cicadas and bees in the background and seeing the yellow flowers standing out against the blue lavender flowers.
    I love the aroma from lavender flowers and I grow them in my garden to make little sachets of lavender, which I place between my bed linen which I store in my cupboard. Then when I change my bed linen I have the lovely aroma of lavender permeating the sheets.
    Thank you Teresa, I really enjoyed hearing about your trip to Provence.
    With warmest wishes,
    Daphne

  9. ah que fotos lindas, Teresa. Adoro fotos assim, da natureza. Estou sentindo aqui o cheirinho da lavanda. Qdo voltar de viagem vou plantar mais algumas mudas aqui em casa. As minhas são lavandulas, já tenho 2 ou 3 tipos.
    Bjs.

  10. Oi querida Teresa, tô sem palavras de tanto encantamento, como são lindas essas imagens, e mexe com nossos sentidos, imagino pessoalmente…fico muito feliz por vc ter realizado este sonho, é presente do criador, qd isso acontece, sonhar e realizar.
    Amiga, espero que todos já tenham sarado da gripe e as tosses tenham ido embora, claro que sinto muita falta, qd amigas queridas somem um pouquinho, mas entendo, todos nós temos o nosso mundo real que as vezes nos impede de virmos pra este virtual, tb não tenho tido tempo de me dedicar mais a este ladinho aqui, mas o que fazer? O jeito é tentar levar tudo, como diz meu filho:” De boa” sem me estressar, sabe no começo eu ficava estressada quando não podia fazer postagens ou não tinha tempo para visitar os amigos, e isso era ruim, agora relaxo e venho quando posso, minha correria é grande…
    Muito obrigada pelo carinho, sua amizade é tudo de bom, beijos!!!!

  11. Oi Teresa!
    Me encantei com as fotos e o seu texto amiga. Que sonho lindo realizastes …passear por esses campos de lavanda deve ser inesquecível !
    Sonhei junto…
    Tenha uma linda tarde!
    bjus!

  12. Teresa minha amiga, que belíssimas imagens lilases que trouxestes hoje aqui em teu blog! lindo é uma palavra que não consegue expressar totalmente o encanto que deve ser estar ai rodeado de tanto tons da família do azul, e principalmente o perfume! Como é bom poder ter os nossos sonhos realizados, como bem falou “mesmo aqueles sonhos que se parecem mais difíceis, podem sempre se tornar uma bela e perfumada realidade” esta frase fecha com chave de ouro o seu post!

    E eu que privilegio sinto em poder saber o cheiro destas lavandas encantadas que de tão longe vieram para perfumar o meu cantinho, brigadinho ^^

    bjs

  13. Adoro sonhos assim, meu sonho favorito, foi um que eu estava em uma mata em plena harmonia com a natureza, não havia tanta poluição; havia cidades, mas todas as pessoas tinham uma “mini floresta” em seu quintal e várias árvores plantadas nas calçadas. Havia muitos beija-flores, pássaros magníficos, e insetos maravilhosos, tudo em ótima harmonia.

    .

    Adorei sua postagem! As lavandas são maravilhosas, suas flores são pequenas e lindas! Quanta cor e beleza em uma planta.
    Abraços e tudo de bom!

  14. ps: vou tirar um saquinho de lavanda e colocar pendurado na minha cama, e deixar os outros dois guardados no plastico pra não perder o cheirinho, tomara que fora do pacotinho elas não percam o cheirinho!

  15. Que prazer ter descoberto seu blog lá no “Um jardim para cuidar”, como amo tudo isso, vim conferir a brasileira que também frequenta lá e fiquei encantada com suas fotos e ainda saber que descobriu/criou nesse Rio de Janeiro um cantinho mais que lindo, e eu aqui pensando em subir a serra novamente pra chegar perto dessa generosidade que é a Mãe Natureza…Obrigada por compartilhar, voltarei.

  16. Fotos pra lá de bonitas! Texto? Sem comentários, cada dia melhor. As lavandas são flores das mais femininas, apesar de serem quase azuis… O perfume, os belos canteiros cercados por um verde quase constante em meio a construções belíssimas.
    Realmente não deixa de ser um sonho aos nossos olhos, e que bom que você pode vivenciá-lo.

  17. Encantadíssima…que fotos lindas flor!
    Imagino o perfume que não deve ter neste lugar…ai que delícia que deve ser…
    Gratidão por compartilhar conosco querida, to amando!
    Beijinhos lavandísticos para vc.

    Flores e Luz.

  18. Ólá Teresa, adorei toda esta sua forma tão linda de expor seus sonhos, suas viagens e principalmente seus sentimentos em relação a beleza da vida.. Parabéns.!!!

    Moro em São Paulo, adoro a Provence e a tudo que se relaciona com lavandas. Tenho também meus sonhos, minha realidade e meu “Cantinho Encantado”. Gostaria muito de conhecê-la pessoalmente. Tenho uma página no facebook onde exponho meus trabalhos em lavandas e de outras pessoas ao redor do mundo. Apareça e venha curtir comigo também.
    Abraços
    Lyla Freire
    http://www.facebook.com/LavandasLylaFreire?fref=ts

  19. Ah amiga, estar num lugar assim deve ser mágico, imagino o cheiro maravilhoso… aqui em casa com tão pouquinhas lavandas já fico extasiada com o perfume, imagina nesse mundão de lavandas…
    Lindas e encantadoras fotos.
    Bjos, Lú.

  20. amei seu vídeo, suas fotos, confesso que sua blusa foi de grande inspiração para a escolha da cor do meu living…coloquei vc no meu perfil do facebook….puxa! como me identifiquei com o seus sonhos e realizações. Qual foi mesmo o período que vc esteve nesse campo de lavanda da foto?…parabéns…cá acolá volto na sua página para me inspirar…abraços
    Rose

  21. Muito lindo! parabéns, na minha primeira oportunidade de fazer uma viajem pra um destino
    fora do país já sei qual será o meu destino. Estou usando algumas frases suas para um
    produto cosmético que estou finalizando, me ajudou muito.
    Obrigado pela oportunidade, por alguns instantes me senti ali naqueles campos rs.

  22. Querida, realizei meu sonho tal qual o seu, fui aos campos de lavanda em meados de julho, senti td o que vc sentiu e tvz muito mais, veja as fotos no facebook>>Rosemary.oliveirarocha. depois que votei, passei uma semana sonhando e tbm sinto o cheiro até hj….rsrsrs…até pq trouxe de lá um monte de saché e de óleos essenciais…é claro. Agora venho menos no teu blog, pq tenho as minhas próprias fotos, e parei de colocar a tua foto no meu perfil, mas continuo te curtindo……rsrsrs….(o pessoal pensava que era eu…com o chapéu no rosto ….kkkkk…).Estou muito feliz, obrigada por tudo Teresa!

  23. Linda matéria, Teresa. Os campos sao realmente magicos e encantadores. Também sou apaixonada pela Provence desde que vim morar aqui em 2004. O local é privilegiado! Um abraço!

  24. Que maravilha!

    Não tem um dia que eu não sonhe acordada mesmo com os campos de lavanda da provence. Eu já decidi que vou também, nem que seja na outra vida!
    Obrigada por compartilhar.

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

