A mensagem dos hibiscos

Dia ensolarado e muito quente aqui no Rio de Janeiro. Dia típico de cartão postal carioca. Me dirijo ao quintal e lá estão eles, abertos e sorridentes… Nossos lindos hibiscos , companheiros de jornada!

         Todos os dias tem sido assim, desde que os plantamos no quintal, pelo caminho que leva à porta de casa.  Eles sempre nos parecem tão saudáveis e felizes, dando as amorosas “boas vindas” à todos que  por aqui chegam, desde amigos,parentes, vizinhos aos descomhecidos “entregadores de gás”… 

        E suas flores perfeitas, vistosas e exóticas, oferecem com alegria, um pouco de beleza e ternura, àqueles que conseguem reparar em suas sedosas e iluminadas pétalas…  “Que lindas…”  Suspiram os visitantes mais sensíveis ao vê-las , penduradas aos vigorosos galhos.

         Sejam em dias de sol forte como este, ou nos dias mais cinzentos em que a chuva castiga a nossa cidade, os nossos hibiscos parecem sempre solidários e companheiros, nos oferecendo simbolicamente, com suas magníficas flores, a essência da beleza da vida!  

Por isso,mesmo quando a noite chega, e as flores maravilhosas e imensas se esvaiem com o por do sol, a nossa esperança de outras novas flores sempre se renova, na forma de um  botão formoso,  que desponta majestoso entre as verdes folhas…

E como numa peça  mágica, que se apresenta diariamente e nos encanta,a cada singelo dia, somos presenteados e honrados, pelas pétalas grandes e de toque muito suave de suas belas flores… Vermelhas,amarelas e cor de rosa…Um verdadeiro carinho para os olhos humanos!

Mas como no carroussel da vida, tudo passa e tudo muda, no momento certo, orquestrado pela natureza…Sempre chega o entardecer daquelas pétalas lindas, que no finalzinho da tarde, já quase noite, se transforma em uma flor mais delicada e franzina, de corpo frágil e retraído, como se fosse uma “saia de fada” balançando ao vento…  Ainda bela e úmida, no entardecer de sua existência…  

A saia de fada nos encanta,balançando em doces movimentos ao toque da brisa de fim de tarde… E leva os meus pensamentos ao longe, muito além dos galhos mais altos da nossa amendoeira gigante… Fico aqui, neste dia tão quente, vendo a tarde cair leve e tranquila… Refletindo sobre a preciosidade que é a vida no nosso planeta, e as suas variadas formas de expressão.  E penso no grande mistério que nos envolve e nos sustenta nesta cadeia ecológica imensa, entre a fragilidade e a incrível força da nossa existência…  Mas vejo os nossos hibiscos maravilhosos ao meu lado e a minha alma se aquieta… E nas entrelinhas dos seus galhos e flores, pareço ouvir a sua suave mensagem de paz… De uma paz muito especial, que acedito que venha do coração do próprio Criador … E uma voz doce e serena parece falar aos nossos espíritos,que em tudo há sempre esperança , e que a vida jamais termina… E mesmo apesar da aparência da noite, sempre haverá uma nova vida, em algum lugar deste nosso vasto universo… Uma renovação de tudo aquilo que é puro amor!

 

 

E “escutando” a linda mensagem dos nossos hibiscos,  oro à Deus que ilumine os nossos caminhos, e faça da nossa jornada, uma estrada sempre florida e gentil… 

  Este post é uma singela homenagem à minha cunhada Wilma, que partiu, na semana que passou, ainda tão cedo,e nos deixou com tantas saudades…  Que ela possa encontrar a verdadeira paz, lá no alto, morando entre as estrelas…

         Beijos carinhosos para todos vocês, que estão aqui no meu coração!!!!

                                    Teresa 

14 comentários em “A mensagem dos hibiscos

  1. Um belo texto e uma linda homenagem, parabéns!
    bjus!!! e uma semana abençoada pra você.

    ps: seus hibiscos estão maravilhosos!!!

  2. Oi Tê, querida amiga, lindissimos seus hibiscos.
    A natureza sempre tem algo a nos dizer e nos ensinar.
    Oi minha querida, sinto muitissimo pela sua cunhada. Hoje está com 09 dias que meu avô tambem se foi deixando muitas saudades tambem. Mas a vida é assim, todos nós teremos o momento de deixar essa vida e ir morar com Papai-do-ceu..
    Que Deus abençoe e proteja a todos nós.
    Bjs goianos em seu coraçao carioca.

  3. Teresa, que linda mensagem e linda fotos!
    Tenha uma semana prá lá de especial… e florida.
    beijinhos,

  4. Boa tarde Teresa,fiquei super emocionada com seu texto sobre os hibiscos e com a homenagem que fez a sua cunhada Wilma.Somente alguém com uma alma tão linda e pura como você tem essa sensibilidade em descrever de uma forma tão simples e suave.Que Deus abençoe e ilumine sempre a sua vida e de sua família.Tenha uma linda semana de muita paz e amor.
    Beijinhos.

  5. Oi Teresa boa noite! é sempre belo vir aqui e apreciar as lindas imagens que vc fotografa! ate hj nao comprei minha muda de hibisco…

    no final da postagem vi que…
    meus sentimentos pra ti, nestas horas so o tempo as vezes pode curar o coraçao,

    bjs

  6. Teresa querida!
    Que delícia tua visita no meu cantinho. Tuas palavras de carinho me tocaram fundo, me fizeram sorrir em meio a um dia turbulento no trabalho. Eu ganhei um presente, cheguei até aqui, encontrei tantas imagens lindas, teu texto tão cheio de amor e vida, me emocionei. Gostei demais! E quanto mais espio os outros posts, mais eu gosto, mais me identifico, mais me encanto, amo natureza, amei o teu olhar em relação a tua volta.
    Linda homenagem para tua cunhada, tenho certeza de que aonde estiver, ela sentiu teu amor e carinho.
    Beijos linda, é uma grande alegria poder te conhecer!

  7. A suavidade levemente tristonha do texto me deixou uma sensação de paz…
    Os seus hibiscos estão lindos, fortes, viçosos !
    Eu ainda não consegui ter hibiscos aqui em casa, mas confesso que desisti faz tempo, ao vê-los atacados, devorados, por sei-lá-o-que ! Talvez esteja na hora de fazer nova tentativa…

    Beijo

  8. Teresa, que post mais lindo, doce, cheio de cor! Que delícia ter estas flores tão lindas em casa! E a saia de fada? Amei a metáfora e a foto escolhida para ilustrá-la. Tudo muito lindo!
    Obrigada, querida, pelo carinho que você sempre tem com os meus posts. Não sei se viu, mas deixei uma resposta ao seu último comentário na própria página do post, tá bem?
    Quero também agradecer e conformar sua inscriação no sorteio do minasdemim. Torço por você!
    Abraço!

  9. Querida Teresa,
    Nem sei o que escrever para confortá-la. A dor é sempre intensa quando se perde alguém e a dor da perda de um familiar que parte ainda cedo é certamente muito forte. Acompanho-a nesta homenagem com os meus sentidos pêsames.
    Paula

  10. Tereza, obrigada pela homenagem que fez a minha mãe.Que DEUS a tenha num bom lugar ,onde ela possa descançar em paz. E peço a Deus que nos conforte da tão dor que estou sentindo.
    Agora, somente saudades….

  11. Muito lindo a forma como você escreve, faz com que chegue bem pertinho da gente. Os hibiscos são lindo Teresa, lá na chácara eu tenho o rosa, o meio avermelhado e o amarelo. Teresa passei especialmente para lhe desejar um lindo fim de semana. Beijos minha amiga.
    Sonia

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

