Lua sobre Lisboa

Enquanto a tarde descia terna e vagarosa, sobre o céu pintado de azul pálido, eis que ela aparecia quieta e solitária,  a lua , entre as nuvens de meu sonho à tanto tempo acalentado… Uma lua sobre Lisboa e sobre o meu coração encantado!  E bem abaixo dos telhados que cobrem a velha cidade, o mundo parecia respirar aliviado,enquanto se esperava pela noite e suas irmãs,as estrelas… E entre as janelas e as antigas vielas, via-se as rugas deixadas pelo passado, cicatrizes pelas calçadas desta Lisboa tão antiga e tão bela… Ou apenas seria tudo miragem desta lua mágica?  E vai-se o sol para o poente, tingindo na partida de dourado, as casas, muros, pontes, castelos e o grande rio Tejo , numa rotina que já se perdeu na memória… Impossível olhar para esta tarde em Lisboa e não se lembrar de seus tempos áureos, de seus heróis e de suas caravelas, de seus cavaleiros e suas lendas heróicas…  E basta  pisar em Belém para ver os rastros de suas incríveis histórias, as aventuras no mar tenebroso e as descobertas de um  mundo novo…  E enquanto meus olhos se perdem pelas sacadas dos antigos sobrados, me alegro com  gerânios e tantas outras belas flores,  que enfeitam o cotidiano das pessoas… Pura poesia solta no espaço! Mas é na alma da gente que  se sente a verdadeira magia que emana desta bela cidade…  E a eterna Lisboa transcende a barreira do tempo, enquanto nos aponta caminhos do nosso presente,futuro e passado… Tudo emoldurado pela imensidão dos céus que espelham  a história de nossa humanidade!

E vejo a lua soberana, bailando lá em cima, muda testemunha do tempo,que parece dizer, Ah, doce e velha Lisboa, quem irá um dia realmente te conhecer?  E quem saberá o segredo das tuas ruas e vielas? Quem revelará o mistério dos teus azulejos e de teus castelos?  E eu, nesta terra uma estrangeira, me pego sonhando nesta esquina do tempo… E nesse mágico instante de poesia, me pergunto quem eu mesma sou, e eu mesma me respondo, sou a lua, o telhado, o sobrado, o castelo e o gerânio !

Meu abraço carinhoso e repleto de suave poesia pra vocês!!!

                            Teresa

14 comentários em “Lua sobre Lisboa

  1. Boa noite minha querida ,que postagem encantadora afinal como sempre ,amei também a postagem anterior a dos bichinhos da américa ,todos muito fofos adorei o esquilo uma graça,beijos e um forte abraço de sua amiga catarinense

  2. Lua, flores, gerânios, sacadas ,vielas, cantinhos, tantos lindos detalhes que compartilhaste conosco aqui!! Lindo demais!! beijos,tudo de bom,chica

  3. Que linda cidade! arquitetura linda, as ruas estreitas que eu acho um charme, as sacadas floridas, eu amo de paixão, e a fotografia…maravilhosa como sempre. Obrigada por compartilhar essa linda viagem conosco.
    bjus! e uma ótima noite prá você!
    yves

  4. Que sonho, Teresa! Viajei contigo… adoro quando tu escreves, é como se estivesse aí do teu lado, observando tudo nos mínimos detalhes. Que viajem maravilhosa, ao lado de seus filhos e marido hein? Que Deus os abençoe hoje e sempre!!!
    Beijos no coração.

  5. Olá Teresa,
    Volto para rever as imagens da terra e deparo-me com este belo luar de Lisboa. Diz-se por cá que “o luar de Janeiro não tem parceiro, mas lá virá o de Agosto, que lhe dará no rosto”. Sem dúvida que o luar de Janeiro é um luar bonito e claro (quando o tempo o permite) e o luar de Agosto, então…esse é mesmo especial, mas acho que há também outros luares bem bonitos, os de Maio, por exemplo.
    Mas, agora voltando à sua estadia em Lisboa. Eu acho Lisboa uma cidade linda e muito luminosa e por mais anos que viva em Lisboa (já por cá moro há 2 décadas) vejo sempre Lisboa com olhos de turista, as sacadas, os elétricos, as ruas…tudo. Fico feliz por saber que esta viagem a Portugal foi para si memorável e estou muito emocionada por saber que esteve tão próxima de mim e do lugar onde eu nasci, mas…sabe ao mesmo tempo gostava tanto de ter estado consigo!
    Consolo-me saber que tem sido uma leitora assídua e interessada do blog da terra dos nossos avós e que tão bem dela trataram, pois é por eles, pese embora as muitas limitações vividas na época, nos transmitiram valores que nos ajudaram a singrar na nossa vida, que escrevo sobre coisas que andavam na tradição e começavam a desaparecer, como forma de os homenagear.
    De Lisboa, envio-lhe um grande abraço.

  6. Deve ser emocionante percorrer lugares tão cheios de história !
    A bela Torre de Belém, os castelos e casario tradicional são bonitos de se ver.
    Mas, apesar de tudo isso, as grandes cidades não me seduzem como o fazem as aldeias e lugares pequenos !
    Que lua maravilhosa é essa ???

    Beijo

  7. Suas palavras + suas fotos= pura poesia!Não tem como não se emocionar por aqui 🙂
    Beijinhoss, amiga.

  8. Oi Teresa! Lindas fotos, lugar maravilhoso!
    Amiga, obrigada pela força e as palavras de incentivo. Meu filho já está melhor, graças à Deus.
    Um grnde beijo, Lú.

  9. Lisboa linda, Teresa! Meu lugar no mundo! Vontade imensa de voltar!
    Obrigada pelas fotos, querida, para matar um tantinho da sudade… e que luar, heim? Parabéns pelos cliques!
    Delícia viajar sempre como vc faz!
    Bjo&Carinho da
    Jussara
    minasdemim.blogspot.com

  10. Linda lua …lindas flores na janela
    linda você e seus filhotes.
    que bom poder sair por esse mundão afora, conhecer lugares lindos e
    com culturas diferentes …belo passeio deve ter se divertido muito.
    bom fim de semna!
    bjss

  11. Teresa,

    Li os posts anteriores a esse e viajei intensamente nas imagens e nos seus escritos.
    Linda a cidade onde tudo começou na sua família. Emocionante essa verdadeira história.
    Sou louca pra conhecer Portugal, e essa viagem está em meus planos.
    A parada na América valeu pelo lindo passeio, nesse encanto de parque. As fotos ficaram simplesmente lindas.
    Linda a forma que você descreveu tudo isso.
    Amei ver as fotos de Lisboa. Que terra encantadora!
    Como você leu lá no blog, só está sobrando um dia nos finais de semana pra postar e visitar os amigos. Sinto muita falta disso aqui, mas no momento não tem outra solução.

    Tenha um lindo Domingo,

    Beijos

  12. Oi, Teresa! Que bela foto da lua…aliás belas fotos de Lisboa também, que lugar lindo e encantador!…Bjosss

  13. Adorei ver você e seus filhos em Lisboa, que lugar lindo e com sua forma de escrever tudo se torna lindo e encantador, parece um conto de fadas você é uma excelente escritora.As flores estão belissimas, adorei rever os bondes, quanto tempo não via essas imagens e os sobrados com flores, da um toque de romantismo. Tudo muito lindo Teresa, você é maravilhosa. Beijos!
    Sonia

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

