Mousse de manga da lua

                    Basta a gente andar por ai e olhar as árvores ao redor,pra logo constatar a doce realidade: As mangueiras já estão bem floridas e  muitas delas já estão cheias de pequenas mangas recém nascidas!

               Para os amantes  e  simpatizantes desta fruta suculenta, está chegando a hora de saborear muitas manguinhas  deliciosas.

              Diz-se que a manga é originária do continente asiático, e que chegou no Brasil lá pelos tempos das caravelas. Mas ela se ambientou tão bem neste lado dos trópicos, que hoje é mais do que nunca, uma fruta brasileiríssima.

             Quem não tem nenhuma lembrança do tempo de criança carregada por uma pequena manga na sua memória ? Confesso que nunca tive grande paixão por essa fruta, mas não esqueço de algumas mangas “carlotinhas” saboreadas no quintal da casa de uma amiga há muito tempo atrás…Manga pra mim tem certamente gosto de infância e alegria, e aquela sensação única de liberdade no paladar. Seu gosto exótico e forte sempre acaba conquistando os paladares mais refinados…

                  Manga espada, carlotinha,rosa…Seja qual tipo for, a manga mexe com a imaginaçao da gente, e pode ser apreciada em diferentes tipos de receitas. E é sempre  um sucesso!

               Uns dias desses atrás, vi umas mangas belíssimas num mercado aqui perto de casa.  Eram grandes,rosadas e muito perfumadas… Não resisti e acabei trazendo-as pra casa. É verdade que temos uma mangueira enorme no terreno atrás de onde moramos,mas como ela ainda está ensaiando as suas manguinhas, o jeito foi “importar” as frutas.

                 Então, para fazer uma mágica e torná-las mais charmosas, resolvi fazer  um belo mousse com as lindas mangas.

               E a estória da transformação foi simples assim: A gente lava bem as mangas ( eu usei pra essa receita 4 mangas médias) e as coloca dentro de uma panela grande, cobrindo-as com água. Isso quer dizer, com casca  mesmo. Daí,deixamos as mangas cozinharem na água por mais ou menos uma meia hora… Quando elas estiverem bem cozidinhas, as cascas delas vão rachar. Então,tiramos toda a água quente e colocamos  as frutas pra esfriarem num prato. Depois de frias , começa a parte mais “chatinha”… É que a gente precisa tirar toda a casca delas e retirar as polpas com o auxílio de uma faca.  Jogamos os caroços e as cascas fora,é claro, e  temos de passar toda aquela polpa retirada por uma peneira. Esse processo de peneirar é preciso para que a peneira retenha todos aqueles fiapos que existem misturados na polpa da manga. 

 

Era uma vez 4 mangas  bonitas…

Que viraram um delicioso mousse !

                   Depois, fica tudo bem mais fácil…Colocamos  toda a polpa cozida  dentro do liquidificador e adicionamos 1 lata de leite condensado e 1 lata de creme de leite . Daí é só bater bastante até virar aquele creme denso e homogêneo….Então colocamos no congelador  por algumas horas , até ele endurecer e ficar parecendo um sorvetinho… E aí  é só provar  e se sentir muito feliz!!!!

                 Nós aqui em casa, gostamos do nosso  mousse assim, com carinha de sorvete… Mas quem curtir aquele jeito mais “mousse” de ser, é só acrescentar antes um pacotinho de gelatina sem sabor ( diluída em um copo de água morna) na mistura que vai ser batida no liquidificador , daí o seu mousse pode ficar na geladeira  e vai ganhar uma consistência mais aerada .

                    Bom, dai todo mundo vai perguntar porque  o meu mousse é da lua… É que segundo o meu filho mais velho, esse mousse é tão gostoso que quando a gente prova, parece que está lá no meio das estrelas… Mas como eu sou suspeita no assunto, eu digo que se a gente provar o mousse e não se sentir nas estrelas,pelo menos a gente terá chegado à lua !

          Bon apetit pra todos os que se aventurarem!

Anúncios

2 comentários em “Mousse de manga da lua

  1. OI amada deu até vontade de comer essa delícia de mousse,é uma pena que não estou podendo ,caso contrário faria a sua deliciosa receita.Beijos em todos.

  2. As mangas aqui em casa ainda estão pequenininhas, mas com certeza vou fazer este mousse. Deve ficar delicioso, né?
    Agora é esperar que elas cresçam logo…
    beijinho
    Tina (Sonhar e Realizar)

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: