Meu bolo de fubá cremoso

            Desde que eu era criança, sempre gostei do mês de junho.  Gosto dos dias ensolarados e azuis,  e das suas noites  frias e estreladas.  O ar parece ficar mais leve e romântico. O clima mais fresco,bem diferente dos dias de verão escaldantes, parece nos convidar para passeios em terras distantes… É junho e tudo parece ter um contorno e significado diferente.

            Também gosto de junho e de suas festas animadas.E logo me vêm na mente, as festas juninas da minha infância. Memórias enfeitadas de coloridas bandeirinhas, fantasias de “caipiras”, danças de quadrilhas e fogueiras até o cair da madrugada.  O aroma dos bolos de fubá saindo do forno, encantando os nossos sentidos.  As batatas doces perfumando o ar,  e aqueles doces maravilhosos  que trazem sabores inesquecíveis… Pé-de-moleque, canjica, curau, bolo de aipim… Hum… Que lembranças deliciosas!

            E um dia desses, inspirada pelos ares festivos de junho, me animei a fazer o meu primeiro bolo de fubá desse mês. Digo o primeiro,pois certamente,depois deste, ainda hão de vir outros… (Rs…)  E como a “clientela” daqui não renega as suas origens goianas (da parte do meu marido), as delicias do milho verde, e seus derivados, são sempre bem vindas aqui em casa!  E lá fui eu para a cozinha, preparar o meu  bolo de fubá cremoso… Afinal, tem sabor mais junino do que um bom bolinho de fubá?

            E para aqueles que já estiverem  no ” espírito junino” e quizerem experimentar este gostoso bolo, eu recomendo muito, pois aqui em casa ele fez bastante sucesso. E ele é bem simples de fazer!

              Os ingredientes necessários são:

              –  4 ovos

              –  4 xícaras de chá de leite

             –   1 xícara de chá de fubá

             –   1 xícara de chá de farinha de trigo

             –   3 xícaras de chá de açúcar

             –   1 colher de sopa de fermento em pó

             –   2 colheres de sopa de manteiga (eu usei  margarina) derretida

             –   50 g  de queijo parmesão  ralado

                                Para preparar a gente faz assim :

                                 No liquidificador,bata os ovos com o leite e reserve. Em uma tigela, misture o fubá, o açúcar, a farinha de trigo e o fermento. Junte a mistura reservada (os ovos batidos com o leite)  e misture bem os ingredientes com o auxílio de uma colher. Depois, derreta a manteiga e a adicione à massa, juntamente com o queijo parmesão. Misture tudo até obter uma massa bem homogênea.  Para assar, é recomendável uma forma retangular com as medidas aproximadas de  40 cm   x  28 cm , devidamente untada e enfarinhada.  Depois é só levar ao forno médio, pré aquecido,por aproximadamente 40 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar do forno, para certificar que o bolo já está bem cozido.

                   Aprendi esta receita há pouco tempo, e confesso que da primeira vez que fiz fiquei até meio preocupada… A mistura fica aparentemente líquida demais ( lembrem-se que ela leva bastante leite! ) e você fica se perguntando se ela vai ficar realmente sólida… Mas felizmente, a química maravilhosa entre os ingredientes funciona muito bem e transforma tudo num delicioso bolo! 

            Acima, o bolo antes de entrar no forno…

            E depois de mais ou menos 40 minutos…

              O bolo já prontinho…  Dourado e delicioso!

               E depois de assado, ele pode  até ser servido  ainda quentinho… Um verdadeiro quitute, para um lanche nas tardes mais frias de junho! 

           E ele fica numa textura bem gostosa e suave, mais cremoso na camada de baixo, e levemente crocante na camada de cima… Para os apreciadores de bolos de fubá em geral, vale à pena experimentar!

 

             E eu aqui desejo realmente, que este mês de junho traga um tempo de aconchego e delícias ao nosso dia a dia. E  mesmo apesar do frio da estação, a gente sempre possa encontrar caminhos iluminados para celebrar a vida e a comunhão com os nossos familiares e amigos queridos. E para isto, não é preciso muita coisa não… Às vezes,para começar, basta tirar um tempinho para tomar um café gostoso com um simples bolinho de fubá, feito com muito carinho…

              Meu abraço grande  e  um junho  repleto de delícias para todos!

                                                               Teresa

10 comentários em “Meu bolo de fubá cremoso

  1. Lindo e festivo post.

    Bandeirinhas, caipirinha lindo , bolo de fubá, tudo enfeitado e mais, a alegria que deve estar sempre em nós! beijos, ótimo junho e festejos! chica

  2. Oi amiga
    É bem cedo ainda e já estou esfomeada, mas de bolo de fubá, desse aí que voce fez rsrsrsr
    Vou fazer hoje mesmo, espero que fique tão bonito quanto o seu.
    Esta época de festas juninas me traz muitas recordações tambem, lembranças da minha vida de menina em uma vila particular ( da Vigorelli do Brasil) , verdade que gostava muito mais daqui do meu cantinho, mas lá tambem tinhamos muitas alegrias, amigos de várias nacionalidades, italianos, portugueses, espanhois, Israelenses, alemães, e eu mineirinha rsrsrsrs…viviamos felizes mesmo com nossas diferenças culturais e religiosas… e as festas juninas tinham bandeirinhas, pipoca, bolo, amendoim, fogueira e tudo mais.
    Nossa! falei demais, as lembranças vieram fortes e a saudade tambem…me desculpa.
    Mas…vou mesmo fazer este bolo hoje mesmo, depois te conto como ficou certo?
    beijinhos
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

  3. Oi TÊ !!!!
    Fazendo bolo de milho!!!!!
    Hum!!!! Vim experimentar um pedacinho!!!!!!
    Que delícia!!!!!!!
    Vc me perguntou….esse termo curau, eu não conhecia, parece ser a mesma coisa , só que carioca!!!!
    Bolo de fubá ou milho, chamamos de broa!!!rsrsrs
    Tudo é gostoso do mesmo jeito!!!!
    Também adoro festas juninas e as comilanças!!!!!
    Canjica!!!!!! Hum!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Muito obrigada pela sua presença sempre tão amiga lá no blog!!!!!!!
    São pra pessoas como vc que dá gosto de postar as fotos e abrir as portas da nossa casa!!!!!
    Venha sim a Mina conhecer o “Rola Moça” e tomar aquela cafezinho com uma deliciosa broa mineira!!!!!!

    beijos em todos!!!!!

  4. AH, que tentação. Eu adoro assar bolos e aqui em casa, todo mundo de dieta. Se eu tivesse vizinhos legais, estaria assando para distribuir pela vizinhança. Vou anotar a receita para alguma festa junina.
    Quanto à camélia, imagino que elas não se adaptem aí no Rio, exceto nas regiões mais frias. É só o que imagino, eu não conheço o Rio. Minhas outras camélias estão todas floridas, vou postar fotos mais tarde. E em outras casas elas estão todas floridas tb, aquela branquinha mesclada é muito novinha, só deu uma florzinha.
    Teresa, o que é frio para vc, na sua cidade? A pergunta é séria. Está fazendo uns 10 ou 12 graus aqui e passa um pouco do meio-dia. Para obter calor, só ao sol, ou em alguma fonte de calor (estufa ou lareira). Graças a Deus, HOJE tem sol. E nem é inverno ainda. Vc precisa ver o que eu vesti ontem para poder assistir TV. E grudei os meus pés na estufa. Adoro o inverno, mas realmente às vezes ele é demais… como o verão tb exagera!
    Beijinhos para você e bom final de semana!

  5. Oi Tereza ,as festas juninas são muito legal mesmo,eu adoro agora mesmo estou trabalhando para organizar a festa da nossa paróquia será sabado agora,tera tudo que uma boa ,festa junina deve ter,até fogueira,seu boloparece uma delicia eu ja fiz esse bolo,da primeira vez também fiquei achando que não daria certo pois estava muito liquido,mas deu certo e ficou muito bom,seu caipirinha e muito bunitinho sô.beijos e bom fim de semana.

  6. Teresa,
    esse bolo é uma delícia!
    Minha mãe fazia todo ano, pra festa de São João que a prima dela organizava.
    Qualquer dia vou me aventurar na cozinha e tentar a receita.
    Adoro as festas juninas e ando saudades delas; principalmente para reunir a família e os amigos.
    Estamos há tempos sem essa possibilidade, longe de todos, mas agora, em breve, será possível ter uma fogueira e as pessoas queridas ao redor dela.
    Bom final de semana!
    Helô

  7. Olá, Teresa, Seu bolo deve ter ficado uma delícia. Minha receita é bem parecida só que bato tudo no liqui. Antes assava em forma retangular mas um dia experimentei na forma de buraco e ficou muito bom, experimenta e depois me conta. Acabei de assar um e já quase esqueço no forno, foi seu blog que salvou meu bolo rsrs. Tb amo os meses frios (acho pq nasci em Julho e minhas festinhas eraam sempre caipiras. Bom final de domingo pra vc

  8. Querida amiga
    Fiz ontem o bolo, os filhos adoraram, e o marido tambem,,,fica mesmo uma delicia
    Obrigada por compartilhar
    bjs
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

  9. Nunca fiz deste bolo cremoso, salvei a receita! Interessante mesmo como que a massa tao liquida vira um bolo! a magia da cozinha!! 🙂

  10. Nossa… faz tanto tempo que nao faço esse bolo ! E é assim mesmo que v. falou: dá um medo quando vemos aquela massa tão líquida, pois parece mentira que vai dar certo.
    Acho que vou fazer amanhã, apesar de estar precisando emagrecer…

    Beijo

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

