Dias de bolos e doces…

              E cá estamos nós, aproveitando este nosso inverno tranquilo e suave, com “jeitinho” de primavera, neste nosso querido recanto carioca…

              E o nosso fim de semana passado foi até curioso, retratando bem a delicada sensação desse clima insólito… Um sábado bem morno, aconchegante e ensolarado,com a brisa soprando um agradável perfume de flores no ar… Mas então, no domingo, para refrescar e aliviar a secura de quase 15 dias sem chuvas, as águas resolveram descer dos céus, agradando as plantas e à tantos animais…  Dias seguidos e com jeitos diferentes, como se a natureza estivesse se esforçando para satisfazer os variados gostos e necessidades humanas… Mas quem irá realmente entender a estranha ciranda das estações tropicais?

                Enquanto isso,  na nossa acolhedora casinha, o cotidiano segue o seu ritmo de sempre, no nosso caminhar de cada singelo dia… Mas se o inverno por aqui não está sendo lá muito frio e nem muito longo,  os paladares da família se mostram mais aguçados e mais criativos ultimamente…Talvez inspirados pelas noites frescas deste nosso morno inverno, à procura de deliciosos quitutes  para se degustar.

                              E entre os gostos variados de cada integrante da família ( causa de tantas discussões e debates curiosos e exaltados nas horas das refeições ) me veio,sábado à noitinha, aquela vontade imensa de comer um simples e delicioso bolo caseiro… Mas como os meninos perguntam logo pelo “chocolate”, o bolinho simples acabou se transformando num daqueles apetitosos “bolo marmorizado”,que se a gente usar a imaginação, lembra o desenho do calçadão de Copacabana… Numa incrível inspiração (ou “conspiração”?) carioca! (Rs…)

                 Claro que fui logo me dirigindo para a cozinha, rapidamente juntando os ingredientes básicos desta receita tradicional, onde numa química perfeita, a farinha de trigo,os ovos,a manteiga, o açúcar,o leite e o fermento (mais o chocolate! Rs…) dão origem àquele bolo simples,caseiro,mas ao mesmo tempo tão bom e familiar! 

                     E para dar um toque mais especial, lá se foram mergulhando na doce massa, parte das cerejas em calda, que acabei descobrindo esquecidas lá no fundo da geladeira… Uma alegria a mais para encantar o nosso paladar… (Hummmmm!!!!)

                      Depois de devidamente assado e gentilmente instalado no prato grande, não demora muito e lá está ele, o nosso amado bolo “mármore-carioca” ( já um campeão de audiência neste nosso cantinho no mundo) sendo cortado e bem aproveitado pelos nossos meninos…   (Rs…) E alguém consegue achar as cerejas? (Rs…)

        E quais fatias de bolo não ficam ainda mais felizes e apetitosas, pousadas alegremente nesses novos pratinhos de sobremesa?  Sem dúvida, motivo de contentamento para os nossos olhos e para as bocas mais animadas…(Rs…) 

 Mas então, trazendo seus céus cinzentos e acanhados,chegou o domingo chuvoso, e com ele um terno convite para as “mãos de doceiras amadoras”… E inspirada pelo barulhinho da chuva farta que caia, me animei  novamente a colocar a “mão na massa”,  transformando belos e bem coloridos pedaços de abóbora, num saboroso e perfumado “doce de abóbora com côco”…Sobremesa que simplesmente adoro, junto com tantos outros doces caseiros,que são tão mais nutritivos e tão brasileiros!  

 Verdade que a compoteira já estava bem mais vazia, quando lembrei de tirar a foto…(Rs…) Mas o doce ficou mesmo bem gostoso…

 E para degustar esta gentil delícia, também lembrei de usar dessa vez, uns potinhos de sobremesa novos, que trouxemos de uma viagem… Eles são uma graça e cada um deles têm estampas de diferentes tipos de tomates! (Rs…)

   Tão gostoso e  fácil de fazer, o doce de abóbora sempre é uma bela opção para sobremesas e acompanhamento de um gostoso lanche da tarde… Para fazer só é necessário poucos ingredientes, como belos pedaços de abóbora madura, açúcar, côco ralado, água,cravo e canela à gosto… E aquela pequena dose de paciência de doceira, para saber aguardar o tempo de “apurar” o doce… 

                 E assim,como num passe de mágica que ninguém vê, o doce perfumou toda a casa com um maravilhoso cheirinho de cravo e canela, e fez o nosso domingo chuvoso se iluminar novamente… Como podem fazer verdadeiros milagres na nossa emoção, esses dias tão agradáveis de simples bolos e perfumados doces! 

  E daqui desta nossa singela e mágica cozinha, onde bolos e doces podem até se transformar em motivo de festa e alegria, desejo à todos vocês queridos amigos,uma adorável semana,com dias iluminados de muita harmonia, paz e muito amor nos corações!

                            Meu abraço carinhoso pra vocês!!!!!

                                              Teresa

Anúncios

14 comentários em “Dias de bolos e doces…

  1. Adoro esse bolo mármore.Faço seguido por aqui. E as cerejas ?
    Na fatia cortada não pude ver! rs Ficaram no fundo?
    O doce de abóbora também é convidativo.Adoro, bem caseirinho!
    Lindo prato, potes e sobretudo, o carinho sempre presente aqui!! beijos,chica

  2. Amiga que post mais delicioso….
    Dá pra sentir daqui o amor , carinho e capricho com que tudo foi feito.
    Também adoro cozinhar,aliás duas coisas que amo:jardinar e cozinhar.
    Linda louça !
    Seus posts são demais,adoro essa frugalidade!

  3. Teresa, que linda sua louça nova! Sabe que eu tb adoro inventar bolos? Acho mais delicioso assim! Adoro o processo de inventar um bolo com os ingredientes que tenho em casa, ir improvisando e ver no que vai dar. Muitas vezes nem como, faço só para os outros. Nunca pensei em usar cerejas, é uma boa ideia. Sabe qual o meu bolo preferido? Pão de ló! Adoro! Mas um bolinho com chocolate sempre cai bem, né? Concordo com os meninos! Bjs.

  4. O bolo está com aspecto divino! Deve ter ficado delicioso mesmo. É bom ir à cozinha por prazer. ainda mais quando se tem uma família tão bonita esperando pelas delícias. Lindo o seu domingo na cozinha!

  5. Hummmmmmmmm, senti o cheirinho doce daqui!Que bolo bonito e nesses pratinhos, mais apetitoso ficou.Faz tanto tempo que não faço doce de abóbora, até esqueci a quantia correta de açúcar e abóbora :S
    Teresa, eu adoro fazer bolos e doces.Acerto bem mais em doces que em salgados.
    Boa semana, amiga querida.Beijinhoss

  6. Teresa, amiga! Daqui sinto o aroma inebriante do cravo e da canela, misturado a abóbora e côco que se transformam em doce tão saboroso, é um de meus doces preferidos, aliás minhas irmãs perguntam sempre qual doce não gosto rsrsrs… amei as louças, tens um bom gosto muito apurado! Sua casinha parece de fada, tão encantada! Os meninos e marido, são abençoados por ter tanto amor e dedicação, fora a arte de escrever coisas tão lindas… que Deus a ilumine sempre!!! Seu jardim tá cada vez mais inspirador…
    Beijos no coração.

  7. Oi Teresa boa noite! Vim ver os seu dia de bolos e doces! E deu ate vontade aqui de fazer um bolo bem gostoso, ainda hoje fui no supermercado e comprei trigo q tinha acabado, neste seu dia de bolos vc me fez lembrar de um bolo de banana que aprendi com minha tia já tem alguns anos, esse bolo eu faço uma calda de açucar, entorno na forma sem untar, cubro com fatias de banana prata e por cima a massa do bolo, depois de assado é só desenformar e a calda cai pelas beiradas, fica divino!

    Esse seu bolo mesclado me fez lembrar minha mãe, que fazia com quik e tody e massa branca, eu achava tão bonito as cores misturadas. e ta ai as suas aboboras, são tão lindas, eu gosto muito do ar de outono!!!!

  8. Querida amiga!
    Esse bolo parece saboroso,,, Deu vontade de fazê-lo.
    Também amo doce de abóbora e feito em casa é tudo de bom.
    Fiqúei super feliz com seu lindo e carinhoso comentário.
    Obrigada! Você é muito generosa !
    Abraços! Boa noite e um amanhã radiante pra ti.

  9. Oi Teresa querida, gosto do bolo, mas o doce de abobora simplismente amooo, ja faz tempo que nem vejo por aqui.
    Minha flor obrigada pelo carinho de sempre, cá por Goias estamos bem graças a Deus. Deus abençoando Paz, saude e trabalho, esta tudo bem. Vamó que vamó..rsrs
    Um findi semana lindamente abençoado por Deus a voce e sua familia.
    Bjks no coraçao.

  10. Oi Tereza ,como esta amiga ?Deu saudade de ti vim te visitar ,quando chego aqui encontro toda esta gostosura ,adoro doce de abóbora com cocô,faço sempre adoro o cheirinho de cravo e canela,por aqui já parece que é primavera os dias estão bem gostosos bem mais quentinhos e tudo ja esta se enchendo de flores para minha alegria ,amo flores,desejo a vc e sua familia um lindo e ensolarado final de semana,fique com Deus beijosssssssssssss

  11. Oi amiga, tudo bem?Passei aqui para comer um pedacinho deste bolo..hummmm
    Deve estar uma delicia!!
    Aqui em Minas está friozinho ainda….por volta dos vinte graus de dia, no sol está quente, gostoso, mas na sombra está frio…a noite seis graus em média.
    Amiga..e este doce de abóbora?Que delicia… gosto com queijo, fica bom demias da conta!!rsrs..gosto mesmo é de docês em compota e cristalizado. O de abacaxi cristalizado e o figo em compota são os meus preferidos!Amo!!
    Um gde beijo e uma ótima quinta-feira pró cê!
    Mª Rita(Janelas e Caminhos)

  12. Oi Tereza!
    quando vai escrever um livro?
    tem todas as ferramentas , adoro ler voCê, faz um simples bolo virar um conto… e que bolo gostoso
    eu adoro inventar tamb~em e usar o que tenho,gosto de colocar bananas e aveia,
    doce de abóbora é um dos meus preferidos,
    seus pratinhos são lindinhos!
    aqui os dias estão quentes e as nites também , no Sul é assim 8 ou 80

    lindo final de semana!
    bjssss

  13. Oi amiga,
    Faz tempo que não venho te visitar, estava com saudades!
    Cheguei aqui e encontrei essa delícia de post, adoooro bolo mármore! Esse que você fez está com uma cara ótima, parece não,deve estar delicioso, e ainda mais servido nessa louça …
    Amiga estou adorando suas visitas ao meu cantinho.
    beijos! tenha um lindo dia!
    yves

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: