As flores de São Francisco

            Já faz algum tempo que estivemos em São Francisco. Era um outono frio, mas de dias claros e ensolarados, nesta bela cidade  norte-americana.

            Uma tênue neblina sempre nos envolvia pelas manhãs. Mas no decorrer do dia, o sol acabava vencendo a névoa e nos brindava com céus azuis.

            Esta cidade, localizada na beira do oceano Pacífico , é famosa pelas suas paisagens e estórias curiosas.  Apesar de hoje ser americana, foi fundada em 1776 pelos espanhóis, que ergueram ali uma fortaleza e uma missão jesuíta chamada Francisco de Assis.

            No seu passado,ela já foi cenário da corrida do ouro californiana  e base para as ações da II Guerra Mundial . Quase foi destruída por um grande terremoto, mas conseguiu se reerguer e virou a grande metrópole que é hoje… Quem nunca viu  num filme americano as suas ladeiras e os seus bondinhos charmosos?

 

            Quem não conhece a famosa ponte Golden Gate, que já fez parte de muitas cenas de filmes? Imponente e colorida, ela enfeita a entrada da baía de San Francisco e é sem dúvida uma maravilhosa criação de engenharia .

            E como não lembrar da famosa prisão de Alcatraz, que no seu passado tinha fama de ” fuga impossível” e tantas estórias gerou no universo do cinema americano? Ela se localiza numa ilha rochosa,no meio da baía e hoje é apenas um museu.

            Mas hoje, não lembrei desta cidade encantadora  por causa dessas coisas… Lembrei-me dela por causa de suas lindas flores!

            Na parede do meu quarto, tenho algumas fotos das flores de San Francisco… E vejo-as todos os dias, e elas, juntamente com outras flores daqui do Brasil, enfeitam o nosso deitar e levantar.

            Quando estivemos por lá, e embora já fosse outono, os jardins estavam muito floridos e as suas flores diferentes, nos chamaram a atenção… Estavam muito bonitas e coloridas!

            Não sei se todas essas belas flores são originárias da América do Norte… Mas eu não me lembro de tê-las conhecidos aqui no Brasil. Mas seja como for, gostaria que muitas pessoas tivessem a oportunidade de vê-las e  que se alegrassem com as suas singelas e delicadas belezas… Afinal, a natureza é patrimônio de toda a humanidade, e todos têm direito de desfrutar as suas maravilhas!

            Na época, também tivemos o privilégio de conhecer uma vasta extensão de área preservada do fundo da baía de San Francisco. Ela é um santuário de aves aquáticas, muitas migratórias, que ali se alimentam ou fazem seus ninhos. Vimos muitas flores exóticas e endêmicas ( que só existem neste local) por lá. Sem dúvida uma paisagem diferente e de beleza rara.

            Vendo todas as fotos de novo, também me lembrei do próprio Francisco… Da figura mística e incrível de um homem que virou santo e criou tantas lendas ao redor de si mesmo.  Deixando a vida próspera, fez voto de pobreza e resolveu seguir à Cristo… Acabou criando uma nova ordem dentro da igreja católica e renovou  as idéias de sua época. Um homem que chamava o sol,a lua, a terra , o fogo, a água e o vento de irmãos … E agradecia todos os dias pela natureza ao seu redor…Ele amava os animais e as plantas, pois eram todos criaturas de Deus!

            Não é a toa que ele hoje é considerado patrono da ecologia…Que nós possamos ser sempre inspirados, deixando de lado as barreiras de cada ideologia religiosa, pelo exemplo bom e bonito das idéias desse famoso Francisco, amigo dos bichinhos e das flores…

8 comentários em “As flores de São Francisco

  1. Teresa, preciso me confessar: já estive aqui na outra semana, vi outros posts do seu quintal e lá da serra, mas acabei não comentando.
    Queria dar-lhe os parabéns pelas imagens que tem postado: pra quem está apenas começando você tem se saído muito bem, como essas belas fotos de San Francisco. É um lugar tão retratado nos filmes e seriados que, impossível não achar familiar!
    Um abraço!

  2. Laély!
    Que bom que você veio me visitar!
    É verdade…As imagens da cidade de São Francisco,na ensolarada Califórnia, são familiares para todos aqueles que acompanham os filmes americanos…Impossível a gente não gostar delas,não é? E eu gostei muito dos passeios que fiz por lá… A cidade é muito charmosa e romântica!
    Muito obrigada pelo carinho… E sinta-se em casa e volte sempre!
    Beijo grande pra você, minha querida!

  3. Oi Teresa, que lindas as fotos! Eu não conheço os EUA, mas São francisco está entre as cidades que queria conhecer! Obrigada pelo emmail e pelo vídeo, realmente uma lição de vida. Agradeço muito seu carinho, aqui vamos indo, ainda com pouquinho de estresse, mas sem desistir! beijo querida

  4. Oi Teresa….vim aqui conhecer teu cantinho…e adorei!!
    Adorei suas viagens, suas fotos, sua orquídeas…são lindas!!

    Vim também agradecer a visita e o carinho…vou linkar teu blog e colocar na minha lista.

    Um gde beijo e volte sempre.
    Mª Rita(Janelas e caminhos)

    • Cynthia:
      Você certamente iria adorar San Francisco! Ela é uma cidade realmente encantadora… Aquelas viagens de bondinho pelas ruas de ladeiras são imperdíveis e tão românticas… Ai,ai, que saudades! Vou ver se ainda mostro mais umas cenas de lá…
      Que bom que as coisas estejam mais calmas ai pra vocês…Sei que ainda há um estresse,mas logo tudo vai melhorar! E com certeza, dias lindos virão!
      Beijinhos e meu abraço carinhoso pra vocês!

      Maria Rita:
      Eu é que adorei a sua simpática visita,viu?
      Fiquei realmente muito contente…Muito obrigada!
      Gostei muito do seu blog também e vou voltar lá com certeza!
      E te agradeço muito pelo teu carinho e pela gentileza de colocá-lo na sua lista…Me sinto honrada!
      Receba o meu grande beijo carioca e também volte sempre!

  5. Teresa, minha querida, mais uma aqui no confessionário (rs). Assim como o Laély, também tenho andado por aqui quietinha acompanhando tuas vivências e conhecendo as facetas tão bonitas do teu cotidiano e também os passeios. Fico encantada com as fotos, dignas de um profissional, em ângulos e detalhes surpreendentes. Já percebeste que as imagens nos mostram pecualiaridades, especialmente das flores, que não percebemos quando estamos fotografando ou simplesmente as olhando. Muitas vezes tenho boas surpresas quando abro e vejo nervuras, frisos, pintinhas, nuances… Adorei conhecer mais do teu jardim e da tua casa, o quadro impressionista (belíssimo post) e São Francisco então, que sonho andar nesse bondinho. Beijos e mais uma vez parabéns pelo capricho da spostagens! Ah, ainda não descobri como faço para seguir o blog. Podes me dar uma dica?

  6. acho que agora consegui!!

    acho legal a diferença de cada regiao, ou pais, é isso que torna a terra simplesmente linda!

  7. Ahhhh….

    Majestosa esta paisagem!!!

    Amei dar esta passadinha aqui… Coloriu e alegrou meu dia!

    Quem nos dera ter mais pessoas com esta alegria e encantamento para apreciar o belo de forma tão sublime…

    Parabéns!

    *-*

    Monalisa.

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

