Nos caminhos da natureza…

DSCN9521.JPG

O ano já nasceu iluminado, colorindo a nossa cidade ensolarada e agitada.   No coração das pessoas, um novo ano sempre carrega em si, novas cores,muitos sonhos e antigas esperanças.

Passados os dias de festa e de férias, apesar da mudança do calendário,  despertamos em 2017, com todos os mesmos problemas e desafios do nosso brasileiro cotidiano.

É fato que algumas novidades políticas e econômicas não são muito favoráveis, mas mesmo assim, a vida é soberana no seu caminho, e eu sou uma daquelas pessoas que acredita que apesar de tudo,sempre há motivos para sorrir e acreditar que dias melhores hão de vir.

Segredo para ter bom humor ?  Isso eu ainda  não tenho…(Rs…)

Mas para mim, que tento aprender à buscar na natureza uma dose de inspiração e uma pitada especial de energia, para “tocar o barco” e ir em frente, apenas procuro fazer de cada singelo dia, um singelo recomeço…

DSCN9515.JPG

Então, posso dizer que  comecei o ano assim, tentando ver o “lado mais leve” das coisas ( sempre que possível, é claro! Rs…) e prestando mais atenção nos pequenos detalhes e nas  delicadas mensagens que a mãe natureza traz pra nós.

DSCN9527.JPG

Verdade que em meio à confusão, rapidez e excesso de informações que os novos tempos de alta tecnologia nos trazem , nem sempre conseguimos filtrar apenas o que nos pode ser positivo, e tantas vezes nos sentimos cansados e desanimados,  arrastados pela corrente pessimista e cruel do mundo…

Mas daí nos perguntamos, como será que a natureza pode realmente nos ajudar, no meio desse turbilhão de tantas informações, distrações negativas e vastas incertezas?

d1bbf5797215d73df0fabb5258ef26c0

Aqui no meu coração, a resposta para isso tudo é bem simples…

Basta parar um pouquinho, de vez em quando, para respirar devagar, reduzir o ritmo, olhar à sua volta e descobrir que a grandiosidade da vida está muito além dos nossos umbigos e confusões humanas.

A beleza do viver está em todo lugar, bem mais próximo que pensamos…

E se apenas paramos alguns minutos, por exemplo,  para observar a beleza delicada de uma flor, já teremos respostas para muitas inquietações da alma da gente…

DSCN9510.JPG

Porque na suavidade das pétalas de uma flor , simplesmente descobrimos que o mundo é feito de incontáveis belezas singulares…

E que um número indecifrável de criaturas se “vestem” de forma espetacular, para brilhar  e encantar os nossos olhos e os nossos corações!

Duvidam?  Parece apenas uma “visão romântica”?

Então convido todos vocês à dar uma olhada ao redor e prestar atenção…

Afinal, quem não se lembra de um dia especial, mesmo nos tempos de infância, em que uma simples borboleta fez nascer um sorriso dentro de nós?

DSCN9519.JPG

Dessa forma, acredito na importância de resgatar esse “encantamento” pelas coisas do mundo natural, e assim,  redescobrir a alegria e o bem estar que a natureza pode nos proporcionar.

DSCN9530.JPG

E que exercício maravilhoso, a visão de uma bela flor pode nos oferecer!

DSCN9512.JPG

E que sensação agradável podemos ter, se olharmos com carinho um pequenino detalhe de uma árvore frondosa, de uma folha,de um galho ou até mesmo de uma desapercebida samambaia…

dscn9523

E pensar que a natureza nos convida para esse “exercício” de delicadeza todos os dias…

Pena que muitos dizem que estão sempre muito “ocupados” (ou será “estressados”?) e mal têm tempo para eles próprios e para as pessoas que amam…

dscn9520

Mas a mãe natureza é de certo generosa e paciente.

Ela sabe que tudo tem seu tempo certo e seu ritmo, então, ela apenas relaxa e refaz o “convite” à cada curva do caminho…

Sábios são aqueles que não perdem tempo, e mesmo com a “agenda” apertadinha e seus problemas diários, encontram um jeitinho de se conectar com essa “mãe” tão generosa…

DSCN9524.JPG

Sempre lembro que para isso, a gente nem precisa ir muito longe ou gastar rios de dinheiro…

Basta uma caminhada por uma rua arborizada, ou por um parque da cidade, e já sentimos as forças renovadas.

Muitas vezes, já adianta se nos aquietarmos e sentarmos ao lado de algumas plantinhas ou de um simples canteiro florido.

Até criar uma plantinha bonita num vasinho e cuidar dela com carinho , pode fazer pequenos milagres no cotidiano agitado de muita gente…

1a3472f40a18e0731901c72a34713074

Então, refletindo sobre isso tudo, acho que um dos meus desejos mais simples e bonitos para esse ano talvez seja mesmo esse…

Apenas tentar seguir em frente , na tranquilidade desse caminho, onde a natureza gentilmente acena para todos nós…

E quem sabe assim, aprender a simples lição de que somos todos partes de um milagre inacreditável, chamado VIDA…

DSCN9528.JPG

E que a graça, a paz e a alegria de viver, que vêm do Coração do Criador, alcance à cada dia, aos corações de todos nós…

f781a6d89fab552296c1ed04edc13722

Todas essas imagens do post de hoje (menos a da “cachoeira” que veio do Pinterest) foram feitas pelo meu marido, em um passeio que  fizemos alguns dias atrás na região de  Itatiaia, no estado do Rio de Janeiro.  Ele mesmo prova viva de alguém que tem aprendido à andar pelos caminhos da natureza com todo respeito e amor…Uma alegria pra mim!!!!

Meu abraço grande e carinhoso para todos!!!

1369460013422

9 comentários em “Nos caminhos da natureza…

  1. Leveza no coração e paz de espírito ajudam a viver melhor o dia a dia e a enfrentar mais de frente o que preciso for! lindas fotos!Adorei ver! bjs, tuuudo de bom,chica

  2. Olá!!! Obrigada pela visita ao meu cantinho … Sobre a sua pergunta lá, respondo aqui que acho que há mais lenda do que fatos reais. Haviam muitos diamantes mas quando o lugar chegou a ter crianças brincando nas ruas, o riqueza já não ficava tão perdida assim … tanto que no século XIX Alice Dayrell escreveu em seu diário que após as chuvas a população saia procurando diamantes que vinham com a enchente, quer dizer coisa rara que dependia da sorte.

    Quanto à sua postagem, digo que você nos mostrou o caminho simples para momentos de relaxamento e prazer junto à natureza. Como sempre, muito bem escrito e com uma leveza na escrita que poucos tem.

    Sabe, há alguns anos atrás fiquei licenciada do trabalho e no dia a dia comecei a andar pelas ruas do meu bairro. Descobri tantas coisas que nunca tinha visto no espaço natural envolto pelas calçadas! Pássaros e ninhos que nunca imaginei haver por aqui, flores, árvores, verdadeiros cartões postais. Até cheguei a pensar em fazer uma postagem sobre isso, mas acabei dando um tempo no blog e até tinha esquecido disso.

    Ontem pela manhã vi um pásaro tão colorido e lindo numa árvore quando fui na farmácia e sua beleza me lembrou esse relato que fiz acima. Agora essa sua postagem está me animando a mostrar esses pequenos detalhes também. quem sabe uma hora dessas né amiga?

    Bom fim de semana! Bjs.

  3. Oi Teresa! Lendo seu texto e vendo essas lindas imagens, me senti feliz de me reconhecer como uma dessas pessoas que valoriza, aprecia e encontra uma fonte de vida na nossa natureza, na sutileza da sua narração encontramos o caminho simples, que você sinaliza para vivermos melhor através dessa natureza, que muitos nem percebem e portanto perdem a oportunidade de desfrutar desse precioso beneficio.
    Querida amiga te desejo de coração um ano bem feliz e pra toda família e que continue a nos presentear com seus lindos posts.
    Beijos

  4. Oi Maria Teresa,
    Que lugar lindo…Ainda não conheço Itatiaia, mas está na minha lista.
    Adorei as fotos, seu marido fotografa bem.
    Eu também estou com o mesmo desafio, seguir em frente sem perder de vista a beleza e a poesia da vida e para isso é claro que a gente tem que parar muitas e muitas vezes para respirar fundo, de preferência apreciando uma bela paisagem.
    Bjs

  5. Olá minha linda amiga
    Por tanto tempo estive longe mas nao me esqueci das amigas especiais e vc para mim é com certeza uma delas
    Estive ausente do blog por um bom tempo e estou retornando devagar
    A dor ainda machuca minha alma mas estou conseguindo prosseguir
    Como é bom ler seus textos e ver suas fotos.
    Saudades de vc minha amiga
    Grande abraço Tereza
    Venha quando puder
    Sua cadeira ainda te espera em minha varanda
    MELISSA E ALECRIM

  6. Muita saudade de visitar os lindos blogs de minhas amigas . Aqui só tem preciosidade. Em breve vou ter Internet novamente.

    Obs: seus cachorrinhos são lindos demais.

    Bj

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

