Nosso mágico jardim das fadas…

Enquanto outubro se despede voando e o mês de novembro já acena a sua chegada,  cada vez mais vejo a primavera se espalhando, morna e luminosa, por todo esse nosso cantinho do mundo.

Inegáveis são os seus iluminados sinais, que surgem aqui e ali, seja no despertar de novas flores, no dourado suave das manhãs ou simplesmente, na alegria barulhenta dos queridos passarinhos.

E como nós, testemunhas singelas desses tempos admiráveis, ficaríamos imunes aos ares primaveris?

Então, foi assim,  num momento de pura mágica, que talvez alguma fada gentil (dessas que aparecem só na primavera…Rs…)  fez com que eu prestasse atenção num vaso bem antigo, largo e cinzento, marcado pelo tempo, quase abandonado e sem carinho, num cantinho úmido do nosso quintal…

Não, ele não estava desabitado…

Pelo contrário, desde que chegamos aqui (já fazem quinze anos!!! ) este vaso tem sido residência solitária de uma plantinha que até hoje desconheço o nome e origem. Seu caule esguio e folhas longas e estreitas,  lembram de longe a aparência de um bambuzinho.

Mas apesar dos meus olhos, ao longo dos anos, não prestarem muita atenção nela, meu coração me lembrou, naquele momento,  do valor especial dessa valente plantinha.

Na verdade, ela é uma guerreira da natureza, que tem sobrevivido à passagem das estações e resistido às  intempéries do meio ambiente e das nossas emoções humanas.

Essa lembrança fez brotar dentro de mim, uma compaixão por aquela singela planta e o desejo urgente de demonstrar minha reverência à esta esquecida companheira e honrar a sua coragem e resiliência.

Então, bastou apenas uns minutos e lá estava eu, podando seus galhos, retirando as velhas folhas e presenteando a corajosa e companheira plantinha, com um bom suplemento de terra nova e adubada.

Daí achei que ela estava muito solitária, e exposta demais às invasões daquelas plantinhas “oportunistas”, que nem sempre trazem benefícios à uma velha planta. Sendo assim, resolvi adicionar ao seu vaso antigo outras companheiras de jornada, que fossem menos exigentes e mais generosas: Duas belas e pequenas suculentas!

E como uma ação puxa a outra, quando vi o resultado, decidi ir além e transformar aquele vaso tanto tempo esquecido, e quase abandonado, numa graciosa morada de fadas…

Com cuidado e carinho, fui acomodando melhor as novas companheiras…

Na frente do vaso, e com uma distância considerada, foram morar as suculentas, que também estavam cansadas de seus antigos vasinhos apertados.

Certamente elas se alegraram com um esse novo lar, lugar de mais espaço e mais terra…

Logo me lembrei de duas graciosas”fadinhas”, que à muito dormiam numa caixa de papelão, e fui logo convidando-as para morar nesse nosso mágico jardinzinho.

Claro que elas levaram os seus “bichinhos de estimação” para morarem com elas, uma joaninha e um caracol de jardim, além de alguns enfeites para tornar a nova casinha mais acolhedora e bonita…

Acredito que não há dúvida de que elas amaram esse novo lar!

Depois disso, acho que ouvi outras plantinhas chamando por mim…Rs…

E em alguns minutos, lá estava eu novamente, colocando também uma cactácea e mais três kalanchoes para fazer parte desse pequenino “condomínio verde”.

Confesso que acho que exagerei um pouquinho nesse “povoamento botânico”…Rs…

Mas como todas elas são plantas rústicas, que não precisam de muita água e pouco exigentes com relação ao solo, achei que valia a experiência…Vamos ver como elas vão se comportar! (Rs…)

Para finalizar, coloquei uma casinha para as fadinhas e algumas pedras bonitas e pedriscos, que deram todo aquele toque aconchegante…

Até coloquei umas pedras de “quartzos rosas” para harmonizar!

Então, olhei carinhosamente para aquele vaso, como nunca havia olhado antes… Ele ainda era o mesmo, antigo, marcado pelo tempo…

Mas agora estava tão diferente…

Cheinho de vida e magia primaveril!

Quem mais se lembrava de que à umas horas atrás ele era apenas um vaso antigo e esquecido do nosso quintal?

E os meus olhos começaram à viajar pelo nosso pequeno jardim…

Percebi que a “mágica da primavera” estava muito presente ao meu redor…

Flores preciosas espalhando seus perfumes pelo ar…

Um doce e quente aroma que estimulava o trabalho das abelhas e fazia as cigarras entoarem suas poderosas melodias…

Eram os aromas e as canções da vida que se renova…

E que apesar de todas as tristezas e angústias do mundo, nos convidam à entrar em sintonia com essa força tão maravilhosa da primavera, que no fundo, também existe dentro de nós…

Força que está além do nosso entendimento, que vem do Criador do Universo e restaura a nossa vontade de caminhar…

E a natureza, através de suas flores e frutos, está por todo lugar, nos lembrando que a vida sempre pode ser mais doce e suave, quando tiramos o peso de nossas costas e abrimos a mente para compreender que fazemos  “todos nós” parte de Algo bem maior, que nos une à todos os seres que por aqui habitam e respiram…

Então, desejo à todos vocês, pessoas amigas e queridas, que essa mágica da primavera possa, de alguma forma, iluminar e aquecer os corações…

Lembrando que tudo no mundo passa, mas a força Maior que rege o Universo vai estar sempre brilhando dentro de nós…

E que possamos todos aprender, cada vez mais, à transformar tudo aquilo que parece triste, abandonado e sem esperança, em um jardim pleno, repleto de mágica e de flores!

Meu abraço grande e carinhoso no coração de vocês!!!

7 comentários em “Nosso mágico jardim das fadas…

  1. Que coisa linda ver tido esse cuidado e carinho por aqui! Ficou lindo o vaso mágico e a primavera muda tudo mesmo! beijos ainda praianos, quaaaaaaaaaase acabando…chica

  2. Senti uma pequena nostalgia em suas palavras… mas sempre admirando sua poesia linda ao se reportar à natureza! Belo o seu jardim!!!

  3. Teresa , sua mágica inspiração também me inspirou !
    acabei de postar meu vaso jardim, pois só tenho ele e um outro
    Não ficou como a sua linda decoração, mas aprendi que com meus simples elementos também posso admirar mais um pouco minhas plantinhas.
    Sou grata por vc ter compartilhado aqui e no instagram
    se puder faça uma visitinha para ver como ficou. como bate chuva e sol, talvez os guardiões descansem em outro lugar de vez em quando.
    bjs amada , tenha um feliz feriado

  4. Boa tarde, amada Teresa!
    O seu cantinho é lindo, morar num lugar cercado da natureza é privilégio para poucos, principalmente quem mora na cidade grande.
    Lindo seu jardim, você é muito criativa e abençoada!
    Seu filho é lindo, bela colheita!

    Que Novembro seja um mês de bençãos, farturas, saúde e muitas alegrias no seu lar!
    Beijos no seu ♥

  5. Olá querida Mary Lane…pude sentir o perfume das suas plantinhas…estava mesmo precisando…
    Ano muito intenso…
    Nós por aqui na contramão das estacoes…
    Outono…recolhimento…tempo ideal para fazer uma “mastigação mental”…
    Aproveito o “perfume” das suas flores para sintonizar com as minhas “folhas” que caem e lembrar que tudo faz parte do ciclo dessa nossa chamada VIDA…
    E; assim aceitando, voltando ao equilibrio…
    Abracos amigos de outono!!!
    E uma sempre Feliz Primavera dentro de nós!!!
    Bons Olhares!!!

    Tudo está em nós!!! ( não sei se o vídeo irá entrar)

    https://photos.google.com/share/AF1QipNArdTn4SLd-T3tICgxtizUraD-GRjIPEBEVD5hZSXtbe-GsuMbJmKCGGKAjGOCfg/photo/AF1QipPwklOxYUEsHEkvIaOIXXfUhdWRZHLPZzYl2O8q?key=ZTRzdEVGdThtb21DSVUtR0hmRTZQQV9KY1NFLVZ3

  6. Olá Teresa
    Que lindo texto e jogo de palavras que me encantaram .Cheguei tarde mas lembrei que eu tinha de vir conferir seu texto, mesmo minha vida estando uma loucura eu lembro de pessoas querida como vc que fazem parte mesmo sem saber da minha vida.Adoro ler blogs é o seu é um que tenho carinho especial.Que meu carinho viaje daqui de Joinville para você, é tenha uma abençoado dia de domingo.Bjs

  7. Olá querida, a proximidade do final do ano sempre nos leva ao período que mais nos lembramos do que é o nascimento. Que neste Natal o nascimento do “homem novo” tão urgentemente e necessário nesse nosso mundo ainda tão cheio de inferioridades seja de fato realidade! Que 2018 seja um ano repleto de muita PAZ e muita LUZ para todos!!! E que nesse nosso mundo ainda tão “complicado”, cada um de nós nunca perca a capacidade de se encantar com as “pequenas” e “simples” coisas da vida… Bons Olhares!!! Com carinho…Roseli
    “Se Jesus não nascer e crescer, na manjedoura de nossa alma, em vão os Anos Novos se abrirão iluminados para nós.” Emmanuel

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!