Uma misteriosa e noturna flor de cacto

DSCN0820

O sábado quente ainda arrastava o seu ar pesado sobre o quintal, quando uma chuva repentina, forte e barulhenta chegou aqui no nosso cantinho carioca.

Já era noite bem escura lá fora, mas daqui de dentro do aconchego da casa, aos nossos olhos se revelava uma transparente cortina de água que encantava a nossa visão. E nesse momento,  as forças dos elementos naturais pareciam dominar o nosso mundo, num tumulto de águas que lembrava as imensas cascatas… Seria aquilo uma fúria,revolta da natureza, ou apenas uma daquelas tempestades típicas de fim de verão?

Mas tão rápida como veio, assim a chuva forte se foi, deixando no seu rastro um frescor delicioso pelo jardim…Um verdadeiro presente dos céus!

Amigos queridos chegaram, e a casa se encheu com as vozes alegres e as generosas risadas que brotam das boas amizades… Um chuvisco fino e delicado bailava sobre as plantas do nosso pequeno jardim… E então, a nossa noite tempestuosa deu lugar à uma adorável celebração de amigos!

Após a meia-noite, acompanhando o casal querido até o portão, algo luminoso nos chama a atenção… O que seria “aquilo” no caule do nosso “cacto gigante”?

DSCN0836

E bem ali, no canto escuro do quintal, diante dos nossos olhos admirados, estava uma enorme ,branca e maravilhosa flor de cacto!

Uma especial surpresa da natureza florescendo em plena noite alta, longe de tantos olhos humanos… Impossível mesmo não se emocionar com sua incrível e exótica beleza!

DSCN0828

Mas que fenômeno noturno de formosura seria este, que sem querer, e seguindo seu destino, iluminou e trouxe um precioso encanto aos nossos corações?

DSCN0822

Apesar de há tantos anos convivendo com esta planta imensa e admirável que é o nosso “Cacto Cereus hexágonus”, nunca havíamos presenciado este seu belo espetáculo de floração.

Verdade que muitos cactos florescem ao anoitecer, pois seus polinizadores são animais noturnos, como morcegos,mariposas e outros insetos da noite.  Mas por incrível que pareça, ainda não havíamos, até este momento, presenciado nehum sinal das flores do nosso “Cereus”,aqui no nosso quintal.

E foi exatamente neste sábado, mesmo depois de uma tempestade de verão, e devido à visita de um casal amigo, que descobrimos esta flor espetacular, gigante, de mais de 20 centímetros de diâmetro,cujas pétalas tão alvas chegam a brilhar na escuridão!

DSCN0841

E eu,envolvida num estado de grande encantamento, fui pesquisar sobre o assunto, e descobri que esse extraordinário cacto não é uma espécie natural aqui do Brasil. Sua origem parece estar mesmo localizada nas terras mais ao norte da América do Sul, entre os países da Colômbia,Venezuela e Suriname.   Sendo que suas flores espetaculares costumam florescer somente no verão e depois do anoitecer, tendo a sua máxima abertura entre 11 horas e meia noite.  Realmente um acontecimento que passa despercebido de muitos seres humanos, totalmente envolvidas pela escuridão noturna!

Mas este evento de rara beleza só dura apenas uma singela noite,pois com os primeiros raios do sol de um novo dia,cada uma de suas belas e gigantes flores se fecham para sempre, deixando sua silhueta esguia e sem vida presa ao cacto de origem… Mistérios ou pura poesia da natureza?

E foi então que me lembrei de um post que fiz no ano passado, sobre um livro encantador que tenho aqui, da maravilhosa ilustradora botânica “Margaret Mee”: “Flowers of the Amazon Forests”

dscn7709

Neste belíssimo livro, entre outras maravilhas, está a gravura e a estória de uma outra cactácea,que só existe nas margens do rio Negro, no Amazonas, cujas flores também só florescem numa única e encantada noite…

dscn7732

Mas para quem quizer ver este post  e conhecer mais um pouquinho dessas nossas plantas admiráveis, é só acessar e se encantar com algumas das lindíssimas ilustrações e inesquecível talento desta senhora inglesa de coração tão brasileiro : https://msgteresa.wordpress.com/2012/07/25/a-encantadora-arte-de-margaret-mee/

E ainda como um presente adorável da nossa natureza, trago este vídeo raro e belo,onde podemos acompanhar a abertura noturna das flores de uma outra maravilhosa cactácea: “Epiphyllum oxypetalum”, a chamada “cacto dama da noite”…Não deixe também de assistir e se encantar!!!

O nosso terno e grande abraço para todos vocês,amigos e amigas da natureza!!!!!

FR Flower Butterfly teresa

Anúncios

29 comentários em “Uma misteriosa e noturna flor de cacto

  1. Teresa, eu adoro cactus e eu tinha um maravilhoso que colocava flores cor de rosa choque. Lindo demais…. amei sua postagem!

  2. Não sei se por serem espinhosos, ou por resistirem as secas que suas flores parecem tão mais belas que as outras…. Trazem consigo um quê de impossível. Seu texto como sempre impecável.
    Muita Luz e Paz
    Abraços

  3. Querida, esse cacto, MANDACARU, realmente tem a flor fugás.Dura uma única noite e tem um perfume incrível.
    Uma pena, é muito linda.

  4. Oi amiga..tudo bem por ai??
    Menina..que coisa linda!! Eu não sabia desta flor de cactus…gosto muito desta planta e tenho alguns aqui em casa, mas que dava flor eu não sabia realmente!! Lindíssima!!
    Hoje deve ser o dia da mãe natureza!Todos os blogs que estou visitando tem algo em comum, a Natureza!! E viva a Natureza!!
    um beijo gde e um abençoado final-de-semana;
    Mª Rita

  5. Oi, Teresa! Mas que delícia de texto! Acompanhei tudo com bastante interesse, tomado pelo suspense da narrativa! Nunca tive o prazer de ver um cacto florescer, ainda mais à noite. O seu exemplar está belíssimo, imponente. E, como não se bastasse a beleza da parte vegetativa, ainda a presenteia com esta flor tão rara. Parabéns por este maravilhoso flagrante!

    Um grande abraço e um ótimo final de semana!

  6. Olá Teresa, tenho andado meia desaparecida, devido a algum trabalho a mais que o habitual, mas hoje cá estou para espreitar as novidades, no caso, uma misteriosa e muito bonita novidade, que vista aqui de tão longe, no fundo, lembra o calor nocturno que por ora está a faltar.
    Excelente post!

    beijinhos e bom domingo.

  7. Oi amiga!
    Que presente maravilhoso recebestes…digno de uma pessoa tão sensível e amante da natureza como você. A flor é belíssima!
    Assisti ao vídeo,é realmente muito lindo o desabrochar dessas flores, adorei!
    Teresa, fiquei encantada com seu post anterior, pura magia! Seu jardim está cada dia mais lindo…
    Tenha uma linda e abençoada noite amiga!
    bjus!

  8. Teresa,

    É mágico esse seu jardim. Imagino a sua emoção ao ver essa linda flor branca no meio da noite. Um presente de Deus, com certeza.
    Estou me apaixonando por cactos também, e já tenho alguns no meu jardim.
    Cuidei de um para uma amiga, e fiquei surpresa com a linda floração. Esse não é noturna, mas nasce uma flor de cada vez, fica alguns dias, murcha, e vem outra alguns dias depois.
    Isso que me fez apaixonar por essa planta tão linda.
    E, além de nos presentear com tão belas imagens dessa flor de cactos, ainda pesquisa, e nos dá uma aula sobre o assunto.

    Amiga, tenho demorado vir aqui, mas não esqueço de você. Estou deixando pra visitar os blogs amigos, com tempo. Assim, posso ver as fotos, ler com calma e fazer os comentários que tanto gosto.

    Beijos

  9. Oi amiga!!!Que encanto esse cacto, a flor é linda 🙂 Adorei o vídeo da Epiphyllum oxypetalum, pois eu tenho essa pérola e quando as flores se abrem fico lá fora admirando por vários minutos, ela é absurdamente linda 🙂 Parabéns pela beleza do post.Bjss

  10. Linda flores e com carinho de amar a natureza e preservando uma beleza sem igual,q as mesma não precisa de maquiagem elas são beleza pura…

  11. nao sei porque mas gosto muito de cactus ,acho eles lindo um presente de Deus maravilhoso

  12. Bom dia! Fiquei encantada com o texto, esta flor apareceu também no meu cacto, não sei o nome.
    Ela é absurdamente linda, misteriosa, minha família ficou deslumbrada, acompanhamos o processo de abertura com fotografias e senti a presença de Deus naquele momento.

  13. acabei de assistir a este incrível momento no dia do aniversário da minha irmã, e só pode ser a presença de Deus mesmo a rua toda ficou perfumada foi muito lindo corremos para bater fotos dela q pena só dura uma noite, é muito linda ela parece uma noiva com o seu buquê.

  14. Oi gente,, tava aqui lendo as mensagens… acho que todos passaram pela mesma experiencia de surpresa. Bem,,, eu tenho aqui em meu quintal 4 tipos diferentes de flores de cactus…. um é o famoso mandacaru…. outro, uma planta epífita, da uma flor bem parecida porem maior e com espinhos no caulezinho… e na mesma planta nasce a famosa PITAIA. A terceira planta, também epfita, da uma flor quase identica a da pitaia porem sem espinhos, petalas um pouco maior e por dentro ao inves de amarelo, temos branco. as sepalas também são diferentes. A ultima, na minha opinão a mais bela e delicada, tem a planta bem diferente….. é menor.. sepalas branco/rozado.. incrivel. Como esta no video acima… no meu face tem fotos.. inclusive de minhas orquideas. Prazer em compartilhar com voces. abraços… Vander Soares

  15. Olá Teresa, também tenho desse cacto aqui em casa, e custei a ver a flor, de manhã só via o botão no chão, pensei que algum inseto estivesse cortando a flor, e fui observar de noite com uma lanterna, fiquei encantada com a flor que vi, linda e maravilhosa, tirei fotos de todo jeito.
    Deus é perfeito em tudo que faz. Hoje fui pesquisar para saber o nome dessa flor, e vi o seu depoimento, muito lindo, Deus abençõe. Abraços, Lourdes.

  16. Fui molhar as plantas agora a noite e dei de cara c\ a flor abrindo de meu mandacaru, me postei c\ a máquina fotográfica e pus-me a esperar até as 11 da noite, a hora em q ela estará no seu apogeu para registrar no meu álbum de fotografias para sempre!

  17. Parabéns pelo texto!
    Hoje presenciei o florescimento dessa linda flor no Cactos daqui de minha casa,absolutamente Linda! Como Deus é perfeito!
    Agora fiquei triste ,ao saber que ela dura apenas uma noite,esperava acordar cedinho para revê-la.
    😥

  18. eu tenho a flor da lua somente acho que deveria ter uma tecnica para ela durar mais que uma noite sera que nao existe?

  19. Tenho um cacto faz muitos anos. De um tempo pra cá, coisa de dois meses, talvez, eu comecei a ver brotar algumas flores. Porém nunca conseguia vê-las abertas. Cheguei ate a colocar a culpa num grupinho de meninos que jogam bola em frente ao meu muro, achando que eles seriam os culpados por jogarem a bola na planta, pois o cacto esta plantado do lado de fora do meu muro.Mas uma noite que sai mais tarde, vi as flores, lindas e majestosas, fotografei. Quando retornei pela madrugada elas já haviam fechado. Que pena.Agora fico tomando conta delas para ver quando vão abrir novas flores.

  20. Olá pessoal. Em um dia chuvoso fui visitar um amigo no hospital; em estado terminal d câncer; ficou muito feliz ao me ver. Pediu então q a sua filha me presentear com um cacto q era dele. Resumindo ganhei o cacto e dias depois ele se foi. Cuidei daquela planta com carinho por mais d anos; e está noite na madrugada; me deparei com um presente divino. Realmente como se estivesse vindo dos céus. Uma perfeita flor….

  21. Hoje abriu uma aqui em casa, realmente linda, perfeita, delicada…me encantei profundamente….

  22. Fiquei emocionado ler essa matéria, realmente a natureza nos surpreende, e é uma lição de vida para todos nós, ontem floresceu um cactu de muitos anos, jamais minha namorada imaginaria que fosse florir, e ao longos dos anos muitas vezes nem percebeu e tão pouco deu importância , aquela planta considerada feia e espinhuda, mas na manha de sexta feira tal surpresa e uma emoçao tomou conta , ao regar as outras plantas na sacada do apto, deparou com uma flor espetacular jamais visto tamanha beleza, e ali fotografou durante todo dia, e admirava cada vez mais, no final da tarde caiu uma chuva fina e aos poucos ela se fechou, ficou a lembrança das fotos e filmagens, e pra vida dela, chegou a seguinte conclusão: Muitas vezes na vida nao valorizamos as coisas considerada feias, até pessoas, mas ali resisti e persevera uma vida e tamanha qualidade escondida, todos temos nossos defeitos , mas poucos reconhecem a qualidade que temos!

  23. oi meu nome e Ilza eu tenho um pede cacto que solta flor a noite e linda demais eu amei.27 /11/16

  24. Que maravilha de flor!
    a três dias venho acompanhando o processo do seu desabrochar e hoje as 23h00 está completamente abeta, linda!

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: