Um caminho numa floresta encantada…

Num lugar mágico e iluminado, muito distante daqui, existe uma floresta muito antiga, que no outono se veste de árvores coloridas, cujas vozes do tempo podem ser ouvidas.

E foi com um sentimento de terna reverência, com os nossos sentidos e almas abertas, que um dia estivemos por lá, caminhando por seus encantados caminhos.

Apesar do dia frio,  os raios do sol douravam aquela nossa manhã e esprestavam um brilho suave e especial às copas das árvores, onde pássaros cantarolavam suas animadas canções.

Logo no início da nossa jornada, a estrada que levava ao coração da floresta, se abriu ao encontro de uma antiga ponte de pedra, sem dúvida uma bela construção deixada ali por habilidosas mãos humanas.  Longe de agredir o ambiente, aquela construção parecia conferir um clima mais romântico ao nosso caminho… Uma visão de puro encanto!

E embora a estrada para os automóveis passasse por debaixo da velha ponte, estacionamos o nosso veículo e resolvemos seguir à pé pela trilha que levava para mais perto das árvores, onde os segredos da natureza estavam mais à salvos dos olhares curiosos e perigosos dos seres humanos…

Entrando num mundo novo e diferente, bem longe da  civilização e de seus rastros urbanos, chegamos à um caminho amplo e longo que atravessava a floresta, naquela época já totalmente coberto por milhões de folhas douradas,rubras e pardas… E enquanto o nosso caminhar produzia um barulho nas folhas pisoteadas, os nossos olhos se encantavam com a beleza daquele caminho tão mágico, cujo silencio era quebrado apenas pelos nossos passos e pelas cantigas de alguns pássaros…

Para curiosos viajantes como nós, vindos de uma outra terra distante, onde o clima tropical conserva o verde vivo das árvores em todas as estações do ano, estar imerso naquela floresta outonal era como se estivéssemos dentro de um daqueles contos de fada de nossa infância, e uma sensação única de deslumbramento acaba tomando conta da alma da gente…Impossível não se encantar e não se emocionar!

E em cada sutil detalhe escondido, no meio daquelas mágicas árvores coloridas e seus altivos pinheiros, víamos a possibilidade de muitas estórias…Por exemplo, como não olhar para a base de uma árvore coberta de musgo e folhas,e não imaginar ali um encantado e misterioso esconderijo para uma  fada?  A nossa imaginação realmente voa longe num lugar como este…(Rs…)

E certamente há tantos seres misteriosos que habitam o chão dessas florestas!  Imaginem a minha surpresa ao encontrar tantos diferentes líquens e cogumelos como este, espalhados no solo, ao redor dos idosos pinheiros…  Que mistérios ancestrais guardarão cada pequena criatura como esta?

E então, deixei-me levar por aquela sensação de delicioso deslumbramento e contemplação, parando pelo caminho, acariciando as árvores amigas e tocando-lhe as cansadas folhas… Mas como toda  peregrina que busca por seu caminho também se cansa, fui encontrar um pequeno descanso perto do colo aconchegante daquelas solidárias árvores…

E no doce silêncio daquele sagrado lugar, ouvimos o murmúrio das águas que também buscam por seus caminhos ancestrais, descendo e levando consigo as folhas gastas e já abandonadas, à sorte dos ventos e do tempo…

E em meio aos caminhos escondidos da floresta, estreitos filetes de água doce e gelada logo se unem mais adiante, fazendo nascer rios de águas mais encorpadas e abundantes… O ruído mais forte da força das águas enchendo o ar… Até o pequeno rio da floresta encantada busca pelo seu mar…

E o nosso encantamento se revelou ainda maior, quando os nossos olhos encontram na paisagem a beleza imensa de um grande lago rodeado pela colorida floresta de outono… E tudo agora parece mesmo uma perfeita pintura da natureza… Ou será apenas um belo sonho?

E nós,  simples peregrinos dessa pequena estória, nos rendemos à beleza desse lugar tão encantador, onde nos damos conta de que aqui, somos apenas passageiros desse tempo,pequeninos pontos na memória dessa imensidão da vida, que surpreende, encanta e nos faz agradecer por simplesmente estarmos por aqui e podermos desfrutar da majestosa beleza desse lindo planeta azul…

Mas a nossa jornada não acaba por aqui… Nem tão pouco daquele pequeno rio que desce pela floresta à procura do seu mar…

Há muito mais para contar…Mas essas já são outras estórias, outros horizontes,outros oceanos…

E para todos que nos acompanham tão carinhosamente por aqui, envio o nosso grande e iluminado abraço, com perfume suave de pinheiros e de mar!!!

Teresa

Anúncios

24 comentários em “Um caminho numa floresta encantada…

  1. Teresa
    Apaixonante!
    Tudo,a floresta,suas palavras,essa magia que é a vida,a natureza.
    Eu amo todos seus textos,a deicadeza e a boa vontade em compartilhar esses momentos.
    Amei….
    lindo o caminho das folhas….tô arrepiada!

  2. Que coisa mais linda,Teeresa!! Vale a pena olhar cada detalhe desses caminhos por onde andaste. Lindo demais! beijos,tudo de bom,chica

  3. Oi minha amiga Teresa,

    Que lindo post! tudo maravilhoso, as fotos dessa natureza exuberante, o seu texto lindo, como sempre, cheio de poesia e amor a natureza. Obrigada pelo carinho de sempre lá no blog.
    Tudo de melhor para vc e sua família linda!
    Bjs no coração e lindo domingo

  4. Olá amiga querida!!! Já pensou em escrever um livro? Pois é, passeando pelas suas palavras é como se estivesse junto, sentindo a mesma coisa que sentiu, você tem o poder de embalar nossa alma, junto por sua aventura!
    Obrigada por compartilhar, um beijo e um domingo especialmente colorido pra você!
    Lenita
    (Um dia colorido)

  5. Olá querida fadinha! Você me levou por caminhos encantados e cheios de aromas… seus posts são pura poesia e delicadeza! Que lugar é esse? Caminhos cobertos de folhas e toda a natureza vibrante em cores e harmonia, senti como se estivesse vivenciando cada momento. Obrigada mais uma vez por compartilhar tanta beleza! Aproveite esse domingo chuvoso e fresquinho em nosso Rio de Janeiro, que mesmo assim continua lindo!!! Beijos doces.
    PS. Pensei naquela torta de banana para saborear com um cházinho, huuuummm….

  6. Um encanto de texto! Fotos lindíssimas de um lugar que daria muita alegria poder conhecer um dia. Que bom que você viaja e aproveita todos os detalhes como se fosse a única chance. Parabéns!

  7. Minha amiga, eu me vi nesse caminho encanto em lágrimas. A beleza é quase “insuportável”. Foi o post mais lindo que vi esse ano, muito obrigada querida.

  8. Querida teresa, por onde andavas formosa fada dos contos e encantos… Lendo isso tudo eu me sinto dentro de um livro lá na minha saudosa infãncia onde sonhava com um mundo de magia, com duendes e fadas. Aí está a floresta encantada! Só você doce Teresa para nos proporcionar momentos assim. Sinto muito estar tão distante e não poder conviver pessoalmente com você, seria magnífico. acredito que teríamos assunto pra vida toda hehe!! Com muito carinho eu te deixo um grande abraço. MELISSA E ALECRIM

  9. Teresa,

    Fotos encantadoras do Outono. Eu entrei nessas fotos embarcada pelo seu lindo relato.
    Amo imagens de Outono. É bacana poder acompanhar todas as estações pelo mundo.
    Obrigada por nos trazer tão belas paisagens dessa linda viagem!

    Quanto ao comentário lá no blog: quero voltar naquela praia só para catar conchinhas e curtir a natureza. Pode deixar que tiro a foto delas de perto pra você ver.

    Um lindo dia! Beijos

  10. Teresa!
    entrei para dentro dessa linda floresta e caminhos…um sonho!
    Amei aquela ponte, lembrou da minha infância onde eu atravessa uma ponte parecida para ir a escola todos os dias, hoje engolida pelo progresso da cidade.
    tu és uma pessoa de muita sorte poder viver todo esse sonho…adoro como tu escreve passando realidade a sua postagem, amei! gostei de te ver na foto.
    uma boa semana.
    bjsss

  11. Teresa,
    Você andou pelos meus sonhos, pensei que esses caminhos escondidos por essa floresta mágica só existisse neles. As imagens são belíssimas! Olha amiga, foi a mais bela viagem que fiz lendo seus textos…Amei de paixão!
    Tenha um abençoado final de semana!
    bjus!

  12. Teresa, finalmente, consegui aceder ao seu blog. Ainda bem que o fiz, pois abri a porta do encantamento. As fotos são deslumbrantes e a sua escrita, arrebatadora.
    Parabéns.

  13. A floresta é talvez a maior riqueza do mundo e, no entanto, nem sempre lhe prestamos a atenção devida, nem cuidamos dela da forma mais correcta. Este é um tema que me seduz e eu adorei as imagens, cores outonais e todo o texto. Aliás, estou de acordo e em sintonia com todos os comentários acima, eu mesma me senti no meio da floresta do seu encantamento e beleza. Devia mesmo pensar em escrever um livro!
    E…Desculpe só hoje vir ao seu blogue, pois tenho tido mais trabalho do que o costume.
    Parabéns e obrigada Teresa por esta partilha.

    Um abraço amigo.

  14. Teresa, que lugar lindo, um sonho poder estar ai com a família!
    Muito obrigada pelos presentinhos, me senti abraçada com todo seu carinho. Um beijo grande.

  15. Oi Tereza não te conheço mais estou totalmente encantada, procurava por um texto que me inspirasse pois tenho um espetáculo marcado para este mês e o Tema é Belezas da Natureza e como realizo muitos espetáculos não achava inspiração para fazer o roteiro! Querida Parabéns estou maravilhada adoraria te conhecer para trocarmos figurinhas. BJS Elem

  16. Teresa!
    Achei tudo maravilhoso!!! Fiquei muito encantada!, Parabéns pelo seu blog,
    Beijos, Ephigênia ❤

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: