As belas flores do México

DSCN0074

O sol estendia suas mil cores por entre as curvas das azuis montanhas,quando enfim chegamos à Taxco, uma pequena e encantadora cidade mexicana. Um querido “pueblo mágico”,como nos dizia uma placa da sinuosa estrada.

Nascida nas terras altas no século XVI, e rodeada por um deslumbrante cenário montanhoso, esta peculiar e bela cidadela se esparramava aos nossos olhares admirados…Ela é mesmo como uma pequena e delicada jóia, incrustada no aconchego das rochas milenares!

DSCN0072

Mas apesar de sua importância histórica,como grande centro minerador da prata e do estanho, e agora como ponto de referência de turismo e arte, meus olhos logo se encantaram com a variedade e quantidade de flores, e suas adoráveis varandas e janelas, repletas de vasinhos de cerâmica coloridos ao longo da antiga e colonial cidade… Taxco pra mim é, sobretudo, lugar das flores!

DSCN0073

E entre maravilhosos  vasos de cerâmica local e pequenos “jardins suspensos” das  suas varandas,  meu olhar se perdia no meio de tanta graciosidade… E como não se encantar diante de um canteiro de girassóis imensos, amarelos e brilhantes, formosos gerânios  e rosas imensas, cuja anatomia é pura poesia em forma de flor?

DSCN0075

E conduzida por uma atmosfera de magia primaveril ( embora nesses dias,no México, ainda é inverno… Rs…), me vi fotografando, com deliciosa alegria, todas as flores que apareciam no nosso caminho…Certamente uma aventura linda e prazerosa à qualquer olho humano… Doces e extraordinárias flores mexicanas!

DSCN0077

Mas confesso, que das flores que vi,nem de todas cheguei a descobrir os nomes… Embora o estado de encantamento que elas  produzem à nossa alma, está muito além das palavras humanas… E tudo às vezes  aparece como um florido sonho!

DSCN0078

E o que dizer dos preciosos e belíssimos gerânios, que se espalhavam por todas as esquinas e ruas antigas, parecendo nos dar as “boas-vindas”?

DSCN0144

Mesmo no interior das lojas de souvenires,entradas de hotéis ou enfeitando restaurantes, lá estavam sempre elas, coloridas e queridas flores das belas terras mexicanas!

DSCN0085

E inspirada por rosas majestosas, que só faltam falar , percorremos as ruas estreitas que guardam o passado colonial desta mágica cidade, onde o tempo parece que parou, nas angulosas esquinas, pracinhas e ladeiras de pedras adormecidas e gastas pelo cansaço das horas… Em pequenos detalhes,nas frutas, verduras e temperos da região, a lembrança da cultura indígena de seu povo… E penso aqui no meu coração, quantos segredos guardarão os caminhos deste “pueblo mágico” perdido no abraço destas montanhas?

DSCN0128

Mas hoje, apesar dos meus olhos de estrangeira, vou aprendendo à olhar com carinho,admiração,respeito e delicadeza, para cada singela  memória, guardada na janela do tempo, deste povo simples,valoroso  e generoso,que guarda um passado misterioso e glorioso…

DSCN0093

E durante esta viagem incrível que fizemos pelo México, repleta da energia de suas pedras,animais,plantas e flores, descobri que há ainda há muito para se conhecer diante do universo admirável de cada lugar e de sua gente…

Uma viagem para o corpo e para a alma, que um espírito mais livre lança fora idéias pré-concebidas e nos leva às profundezas de nós mesmos, de nossas origens e de nossa jornada nestas terras como seres humanos…

DSCN0126

Porque pra se ver além das aparências de um lugar, nem é preciso gastar muito dinheiro ou ler muitos livros de história… E para começar, basta um olhar mais atento para seus habitantes,seus olhos,seus sorrisos e suas palavras… Tentando enxergar além das portas,varandas e janelas de suas casas…E enfim, lá encontrar as preciosas estórias que estão guardadas atrás de suas amadas flores…

Meu abraço grande no coração viajante de todos!!!!

FR Flower Butterfly teresamsg

Anúncios

13 comentários em “As belas flores do México

  1. Teresa
    Já vinha sentido a sua falta….
    Mas voltou com muitas novidades.
    Amei as flores,as cores,as varandas e o detalhe do telhadinho.
    Obrigada por compartilhar sempre coisas tão belas.

  2. Good Afternoon Teresa, What a lovely surprise when I opened your post, to see so many beautiful flowers with such gorgeous colours. It made my heart sing as here in England all the plants are still below the soil as it is winter time. So to see so many lovely flowers from Mexico really made me smile.
    Thank you.
    Best Wishes
    Daphne

  3. Oi Teresa, finalmente agora na tela grande venho conhecer um pouco do Mexico através de sua lente! Como não apreciar essas singelas flores guardiãs das sacadas e não se encantar, estas florzinhas me lembram sacadas que vejo de alguns blogs europeus, interessante, gosto muito de girásol, quando eu me mudar pra casa da minha tia quero plantar uma semente de girasol em um vasinho, suas flores sempre trazem ares de alegria e farta amizade 🙂 seu filho mais velho esta enorme em Teresa, a cara do pai!

    bjs!

  4. Maravilhosas fotos, flores, lugar, amei!Uma delícia de passeio, nos mostrou coisas maravilhosas que nem todos percebem, que são simples, mas lindas e importantes, só você mesma para fotografar a verdadeira beleza da vida, adorei , obrigada por compartilhar conosco… Adoro suas fotos, transmitem muita harmonia, paz, alegria e vida…

  5. Oláááááaá´… E aí por onde andavas fadinha dos nossos sonhos? Senti sua falta, um montão mas valeu a pena esperar por você e viajar contigo neste mundo de pura magia e deslumbramento. Amada que flores mais lindas são essas? Para quem é apaixonada por elas como eu acredito que seria dificil sair daí hehe! Migucha linda, obrigada pela doces palavras aqui no meu bloguinho, amo quando você vem e te esperarei sempre. Você é muito especial para mim e se tornou parte da minha vida, que pena que moramos tão longe nè? Já vi que distancia para você não existe então quem sabe um dia queira conhecer o Paraná, terra vermelha de gente boa kkkk, iria amar hummmmm.
    Um abraço do tamanho da sua ternura.
    MELISSA E ALECRIM

  6. Oi Teresa, que maravilha poder conhecer lugares e pessoas, viajando e conhecendo belezas deste nosso mundo, me encantei com as flores, que te acompanhavam pelas ruas,e por todo os cantos, como elas alegram as pessoas e os ambientes, adoro!!
    Bjs!!!!1

  7. Oi, Teresa! Sou suspeito para falar, mas adorei esta bela e florida viagem! Que fotos encantadoras, que texto envolvente. Parabéns por mais esta linda postagem.

    Um grande abraço!

  8. Amiga, lindo e lindo!!!!Toda vez que leio um post seu sempre penso: Como eu e Teresa somos parecidas!!!Eu tbm fico atrás de flores nas viagens, dos bichinhos, da natureza do local 🙂

  9. Teresa,

    Ainda estou aqui me deleitando com a viagem de vocês ao México.
    Fiquei encantada com a simplicidade das fachadas das casas e suas flores.
    Linda viagem. Abraços

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: