Encantos do nosso jardim…

DSCN8570

Dias de início de outono nesse nosso querido cantinho do mundo.

Manhãs ensolaradas, ainda com uma intensa presença do sol.

Será que o verão se esqueceu de fazer as malas e ir passear lá no outro hemisfério do mundo, ou será que foi o outono que ficou mais caloroso?

Seja como for, os dias outonais ainda são os meus preferidos, e continuo por aqui, sonhando com dias mais frescos e de temperaturas mais amenas.

O verão nesta nossa agitada cidade tem sido tão tórrido e  impetuoso… Com uma sensação de cansaço e ansiedade se espalhando pelo ar…

Mas também sei que deste meu cantinho virtual ando muito sumida, e poucas notícias tenho relatado à respeito das nossas aventuras cotidianas.

Parte devido ao tempo que anda corridinho demais. Por outro lado, também devido às boas e tão necessárias limpezas e  arrumações que antecedem às mudanças de estações…

Sempre há tantas coisas para se realizar por aqui, neste nosso pequenino, mas tão precioso jardim!

DSCN8527

E como me alegro de estar de volta por aqui , para compartilhar um pouco desse nosso cantinho e de seus encantos…

No meu coração, ele sempre será o nosso “encantado” jardim !

DSCN8607

Apesar do sol inplacável do verão ter sido bem cruel com algumas das nossas plantas, a maioria sobreviveu e continuam alegrando os nossos dias…

DSCN8499

Mesmo os nossos amados hibiscos, que geralmente suportam bem o sol, sofreram bastante, e até hoje ainda estão se recuperando.

E assim, quase todas as manhãs, nos oferecem suas imensas e coloridas flores, nos lembrando de como a natureza é capaz de superar as dificuldades e renovar suas forças…

DSCN8503

Nossos hibiscos, com certeza, sempre nos ensinam e nos surpreendem…

Amo demais as suas maravilhosas florações!

DSCN8519

Nestes dias um pouco mais suaves, as nossas “mini roseiras” também têm nos encantado os olhos e a alma.

Seus pequeninos botões florais nos enchem de alegria e irradiam uma atmosfera romântica…

Como resistir à essa terna  fragância?

DSCN8537

Entre as rosinhas delicadas, pequeninos seres encantados revelam suas identidades…

São besouros engraçados, borboletas coloridas , sapinhos e pererecas travessas…

Uma miúda comunidade de animais que fazem do nosso jardinzinho a sua morada predileta!

DSCN8536

Depois de uns dias chuvosos, a ilustre companhia de mágicos cogumelos se faz presente…

Seres encantados que aparecem e desaparecem num passe de mágica!

DSCN8533

Todos os dias, muitas borboletas visitam as nossas florzinhas , chamando a atenção de crianças de todas as idades…

Observar os seus adoráveis bailados sempre me fazem sorrir…

Seres também tão preciosos e encantadores…

Bailarinas do vento!

DSCN8507

Até os queridos passarinhos, para nós,  são seres encantados que estão sempre por aqui… Sabiás laranjeiras, sanhaços, rolinhas, biquinhos de lacre,beija-flores…

Na fonte dos anjinhos, eles bebem água, tomam banho, brincam e também nos arrancam sorrisos!

Ah, esses adoráveis “bem-te-vis”!!!

DSCN8488

Então, mais uma vez, no meio desse meu jardim de tantos encantos,  me descubro ainda uma pessoa em estado de encantamento, mas acima de tudo, uma aprendiz desse meu pequeno mundo.

Em cada singelo dia, muito ainda por descobrir…

Seja na pétala suave da rosa ou no vôo veloz da libélula, sinto que é preciso observar e entender as mensagens preciosas, que só a “mãe natureza” e o seu Criador podem escrever…

 

DSCN8526

Mensagens que nos falam de simplicidade, equilíbrio, harmonia e paz, qualidades que nos andam tão raras neste nosso mundo tão humano, onde a natureza tem cada vez menos espaço…

DSCN8609

E como eu disse aos amigos outro dia desses, enquanto meus olhares passeiam por certas flores, fico com saudades de um tempo mais antigo, dos meus passeios de infância, onde cabiam largos quintais que já não existem mais…

Saudades vivas de outros jardins encantados, onde também habitavam antúrios, samambaias, goiabeiras, pés de romãs… Onde as famílias se balançavam nas redes e no “rec rec” das cadeiras de balanço…Onde a pressa era mais devagar…

Hoje, embora meus olhos quase não vejam mais esses quintais, meu coração continua na sua busca incessante por jardins, canteiros e jardineiras ancestrais…

Talvez porque a natureza todos os dias me lembre, da urgência de plantar e de cuidar de muitas plantas e de suas flores…Como se fosse uma missão vital…

Com certeza, na esperança de ver outros jardins encantados surgirem… E quem sabe assim, as pessoas relaxem mais e suavizem seus pensamentos, para que haja dias mais gentis, com menos pressa, mais paz e mais amores… Para a natureza e para os seus companheiros humanos…

Que o meu coração sempre acredite, não deixe de se encantar e continue plantando flores…

DSCN8521

Meu beijo carinhoso e o desejo de dias de paz para todos!!!

4fab835e39862b19ed905dc9fd9a0c40grt

 

 

11 comentários em “Encantos do nosso jardim…

  1. Teu jardim é mesmo mágico e encantador e tudo nele: flores, joaninhas ,sapinhos, pererecas, borboletas, tudo fica bem! Adoro ver! bjs, chica

  2. Teresa querida!

    Ler você faz bem para a alma. Em cada palavra consigo senti o seu amor pelas flores, pela natureza… assim como a pessoa linda que és. Ler seu post é como levantar cedinho e deixar a brisa da manhã banhar o rosto. É confortante, é lindo, e um alimento espiritual.

    Sim, há tantas espécies de plantas e flores. Algumas se perdem com o passar dos anos, outras aparecem. Teresa, fomos para a Ilha da Madeira e eu me encantei com as flores naquela ilha. A cada instante eu me emocionava, pois via as flores que minha avó cultivava, ou as de minha mãe… que aos poucos estão desaparecendo. Posso estar errada, mas eu penso que em muitos jardins no Brasil não tem muitas flores. Há um gramado impecável e arbustos. Há caminhos perfeitos – tudo planejado de forma precisa. Assim é também na minha casa no Rio Grande do Sul. Claro, é lindo. Mas eu sinto falta de flores, que simplesmente nascem, que jorram da terra. Sinto falta de jardins mais silvestres. Com certeza é por causa do calor incessante do sol. Já aqui, onde vivo, em qualquer lugar e em meu bairro, há flores das mais variadas espécies. Os jardins são multicoloridos e possuem um caráter natural.

    Seu jardim, Teresa, é assim. Ainda que eu não o conheço pessoalmente, posso percebê-lo em suas postagens. Há muitas borboletas também e ouros bichinhos. Seu jardim é vivo, é verde e colorido. Acredito que toda hora traz surpresas. Adoro, Teresa!

    Amiga, que seu domingo seja encantador.
    E, obrigada por este post tão especial, tão você.

    Beijo
    Ila

  3. Sim querida, que o seu coracao sempre acredite, nunca deixe de plantar e se encantar…e nos contagiar com suas lindas e delicadas palavras!
    Vivenciamos estacoes opostas mas iguais nos seus ensinamentos…
    Fico realmente deslumbrada com a chegada da primavera por aqui…olho para minha jardineira… que há pouco tempo ainda estava com neve…e vejo uma explosão de vida!!!É incrível!!!
    Na natureza tudo flui muito bem…faca calor ou frio …e isso é incrível!!!
    Realmente verdadeiros milagres da vida!!!
    Precisamos apenas abrir os “olhos do coração”, não é mesmo?
    Mas as vezes também fico triste com esse tal de “ser humano racional” que muitas vezes parece não entender que tudo nos foi dado gratuitamente e quilibradamente…
    Agradeco realmente por poder observar a natureza como uma verdadeira meditação…puro estado de graça….e quantos ensinamentos!!!
    Sim, simplicidade, equilíbrio, harmonia e paz, qualidades que nos andam tão raras neste nosso mundo tão humano, onde a natureza tem cada vez menos espaço…
    Tambem acho que se as pessoas conseguissem olhar melhor para os seus “jardins”, talvez pudessem suavizar seus sentimentos…
    Mas entao, vamos seguir felizes por podermos olhar as estrelas…os sol, a lua e todos essa maravilhosa natureza!
    Como sempre, suas palavras me fizerem bem…
    Bons olhares querida!

  4. Teresa querida, saudades!
    Nossa, que jardim encantado!
    você vive cercada de tanta beleza…
    Sonho em ter um jardim mágico assim.
    continue semeando luz e beleza que encantam a todos.
    Bjs

  5. Olá
    eu acho que o outono ficou mais caloroso!
    e talvez seja melhor, assim as pessoas também fiquem mais calorosas, e menos frias .Porque algumas pessoas só gostam do sol. E esse intermédio das estações, onde a natureza renova suas forças através dessas passagens, fica meio relegado. As pessoas só querem sol e mais sol. Mas as médias temperaturas são necessárias. Necessárias para que o seu jardim encantado seja renovado e possa perpetuar através de todas estações.
    Amei saber que os moradores do seu jardim, vivam em harmonia e satisfação. Estão sempre presentes nas suas imagens ! que gracinha a perereca! luzidia, a esbanjar beleza.
    Teresa, eu ficaria mais. Para admirar o que nos mostra e para desejar que sempre esteja rodeada do que mais ama.
    mas vou indo…
    pena que não haja tantos jardins para eu visitar!
    bjs

  6. Lindo DEMAIS!!!!! me faz lembrar minha CASA……que tenho muita saudades!!!!

  7. Ola querida tudo bem? Amei seu post jamais deixo de acompanhá-la, seu mundo me fascina, sou exatamente como vc uma sonhadora encantada e apaixonada por toda essa natureza linda! Tudo de bom pra vc nesse cantinho mágico, até a próxima! Bjs

  8. Oi Teresa, querida amiga, é sempre um prazer chegar no seu jardim, passear por entre os lindos hibiscos e roseiras embalada por sua romântica narração.
    O clima anda nos surpreendendo, esperamos chuva, vem sol, frio vem calor, e a natureza, sofre, mas também reage, assim como nós também, aqui está muito quente e abafado, devido as chuvas, tem feito tanto calor, que acho não fazia assim em outros tempos.
    Mas os nossos jardins vão resistindo e nos dando alegria, sinto que você tem esse encanto e se fortalece, assim como eu, com esse retorno que nossas plantinhas nos dão.
    Teresa, também de vez em quando dou umas sumidas, não por querer, se pudesse estaria sempre por aqui, postando, comentado, visitando os blogs queridos, mas, sei lá, me desorganizo, o tempo fica pouco pra tudo que tenho que fazer, e as obrigações da vida real, não deixam vaga pra mais nada. Mas as vezes,(poucas vezes) consigo um ritmo melhor, é quando começo a postar mais, a visitar mais, mas infelizmente dura pouco e lá estou eu novamente toda enrolada, rsrs
    Bom minha amiga, já são quase 23:00 hs, e o sono tá chegando, e vou dormir e dormir bem depois de visitar o seu lindo e encantado jardim
    Beijos e um ótimo feriado.

  9. Olá Teresa tudo lindo por aqui tbm; aquela imagem é da rosa do deserto? é linda; acho ela meio sistemática e dificil de cuidar mas adoro….
    Que graça o sapinho; por aqui gostam de ficar dentro de casa, tô sempre levando susto…
    Amei os vasos agrupados lindo esse espaço; os anjos as placas muito legal…
    Gosto de ver outros jardins a gente acaba se inspirando em alguma coisa…
    Bom final de semana.
    Abraços.

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

