Feliz Jardim do Ano Inteiro!

DSCN7851

Enfim, mais um novo ano se inicia, espalhando o calor intenso de mais um tórrido verão nessa nossa cidade de natureza tão maravilhosa…

Na bagagem deste novo ano, novos desafios e novas esperanças…

E enquanto todos nós, seres humanos, ditos “cariocas”, nos esforçamos para nos aliviarmos do desconforto desses dias de baixa umidade e  de altas temperaturas, ao nosso redor, a natureza desafia o clima inclemente e pede licença e passagem para suas flores e suas surpreendentes cores!

Pelas ruas quentes da cidade ensolarada, florações belíssimas de “flamboyants” festejam a quente estação e salpicam a paisagem com seu festival de flores vermelho vibrante que sempre encantam a alma da gente…

Nessa época do ano, essas florações são um verdadeiro espetáculo silencioso da natureza do Rio de Janeiro, espalhando poesia em meio à realidade muitas vezes dura e agitada dessa imensa cidade…

DSCN7992

Aqui, no nosso cantinho do mundo, a estória não poderia ser diferente, e a natureza também se espalha de maneira corajosa, seja sob a forma de inumeráveis buquês de “bouganvílies” que servem de perfeita moldura viva ao cenário do nosso singelo jardim, ou simplesmente ela se traduz terna e delicada, na simplicidade de um “lírio da paz”…

DSCN7876

Neste finzinho do ano passado,  maravilhosos  “amarílis” vermelhos enfeitaram a nossa casa e encantaram os olhos de todos familiares e amigos queridos que passaram por aqui…Até hoje continuam brotando novas flores…

Simplesmente magníficos!!!

DSCN7861

 

Companheiros fiéis de muitas estações do ano, os nossos queridos “hibiscos” sempre dão o ar de sua graça…

Mas até mesmo eles, plantas de origem tropical, parecem sofrer diante do sol impiedoso desse nosso verão carioca…

 

DSCN7944

Seja como for, eles não deixam de nos presentear com suas belas flores…

 

Verdadeiros presentes, “quase diários”, da nossa natureza!

DSCN7873

E basta um breve passeio pelo nosso jardim para encontrarmos alguns ilustres visitantes…

São eles pequeninas “pererecas”, sapos e borboletas, que atraídos pelos recantos mais sombreados, frescos e úmidos, encontram abrigo para sobreviverem às altas temperaturas do dia.

DSCN7971

Na entrada de nossa casa,  as nossas plantas chamadas de “camarões”, continuam à florescer todos os dias, oferecendo as “boas-vindas” à todos que por aqui chegam…

O amarelo intenso de suas flores celebrando o verão…

DSCN8000

Mas aqui no meu coração, entre tantas belas flores dessa estação, talvez seja o singelo “lírio da paz”  a flor que simboliza esse meu verão e esse nosso começo de ano…

A prova disso é que desde o finalzinho do ano passado,  coloquei um vaso de “lírio da paz”, bem aqui na varanda do nosso quarto, para que quando eu acordasse ou fosse dormir, ele sempre estivesse ao alcance dos meus olhos…

“Lírios da paz” são plantas “filtradoras” de substâncias tóxicas do ar, ou seja, auxiliam na purificação do meio ambiente… São plantas que gostam de lugares mais sombreados e trazem aconchego para qualquer recanto…

Mas acima de tudo, para mim, essas graciosas plantas perfumam a nossa alma com suavidade e ternura…Talvez porque elas me lembrem que a verdadeira “paz” anda escassa nesse mundo tão turbulento,mas que não é missão impossível sairmos à procura desse tão raro sentimento…

No entanto, tenho aprendido que mesmo que a tal falada “paz mundial”, ainda seja um sonho humano bem distante da realidade, é possível pelo menos buscarmos a “paz interior” dentro de nós mesmos…  Uma paz muito especial,que reside além das circunstâncias da nossa vida,  que eu acredito, vem direto do coração de Deus para cada um de nós. Mas com certeza, apenas através da prática do amor, do perdão e da solidariedade é que podemos encontrá-la.

Assim, o meu desejo maior para todos,nesse início de mais uma nova jornada, é que essa “procura” pela “paz” possa ser um dos nossos melhores desafios desse novo ano.

DSCN7846

Desejo também que a natureza possa sempre nos inspirar e nos ajudar à trilhar um caminho melhor, para vivermos em um mundo mais saudável,  justo , com mais  dignidade e harmonia para todos…

E que a  paz, o amor e a gentileza possam ser então, algumas das flores mais belas do jardim do nosso coração, ao longo do ano inteiro!

DSCN7978

Meu abraço carinhoso e um feliz ano novo, muitas alegrias, saúde e paz pra todos!!!

4fab835e39862b19ed905dc9fd9a0c40grt

 

5 comentários em “Feliz Jardim do Ano Inteiro!

  1. Feliz ano novo amiga!
    Teu texto e as belas flores do teu jardim, são um verdadeiro presente, que agradeço de todo ♡.
    Apesar de tudo, a natureza tem sido generosa com esse teu cantinho mágico. A beleza e o colorido das flores encanta… amei Teresa!
    E gostei muito de saber mais sobre o Lírio da Paz, sempre tive vontade de ter um em casa… e agora ainda mais.
    bjus amiga!

  2. Oi Teresa, querida amiga.
    Primeiro desculpa a minha ausência no seu cantinho, alguns probleminhas de saúde e muita falta de animo, me afastaram de muitas coisas que gosto, mas estou melhorando e tentado voltar as ativas.
    Adorei o seu texto e as lindas imagens floridas do seu jardim, um jardim assim é um privilegio, poder ter um pedacinho da natureza a nossa volta, faz um bem…
    Compartilho com esse seu desejo de paz, paz para o mundo, para nossas vidas e é verdade precisamos praticar essa paz interior para nossa vida se tornar mais leve.
    Desejo um ano feliz pra você e sua querida família
    Beijos.

  3. Sim, vamos procurar pela nossa “Paz Interior”…
    Foi “delicioso” iniciar 2016 com a “releitura” do Pequeno Príncipe, há tanto tempo guardado…e relembrar, de uma forma mais profunda, que realmente “o essencial é invisível aos olhos”! Agora só falta aprender!
    Recomeço 2016 com minhas “sorridentes estrelas”… que elas me sigam e me inspirem com “Novos Olhares”… para que eu possa encontrar a minha “Paz Interior”…
    “Sim, as estrelas…elas sempre me fazem rir”
    É sempre muito bom acompanhá-la!

    O Pequeno Príncipe

  4. OLHA ISSSO!!!
    VIAJEI EM CADA FLOR, EM CADA GOTA NA PETALAS…
    TUUUUDO DE MELHOR!
    Parabéns!
    bjs
    Ritinha

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: