Jardim de outubro…

DSCN7486

Dias muito quentes e iluminados aqui no coração dessa cidade maravilhosa…

E aqui nesse nosso cantinho do mundo, a primavera parece brincar conosco, espalhando suas cores, flores, aromas e cantigas de pássaros e cigarras pelo ar, enquanto o nosso pequeno jardim respira e transpira as  ansiedades e as esperanças desse novo tempo.

Afinal, com a chegada da estação primaveril, o clima sempre se torna um mistério para todos nós, seres humanos,plantas e animais.  E entre dias frescos, chuvosos ou quentes, as temperaturas podem se alterar  com uma admirável frequência,trazendo consigo desde rajadas de ventos revoltos ou, de alguma forma mágica, uma simples e agradável brisa perfumada… Ah, como são surpreendentes estes ternos dias de primavera!

Passeando pelo nosso pequeno jardim, faço voar os meus pensamentos, e a minha imaginação me faz olhar muito além do que os meus olhos vêem…

E assim, na preguiçosa tarde quente , pareço  até escutar as plantas “conversando” entre si, numa espécie de “murmúrio”  escondido pelo ruído do vento…

Mas sobre o quê será que elas “conversam”?  Pergunto para mim mesma…

Não sei… Talvez elas “conversem” sobre a tal inconstância desse novo tempo…   Há ainda tanto para florescer e sonhar nessa estação de tantas possibilidades!

DSCN7489

E entre as doces visitas de graciosas borboletas e abelhinhas apressadas, imagino que as nossas plantas se lembrem da passagem do vento impetuoso da semana passada…

Sem dúvida, um evento noturno um tanto desagradável,uma vez que o vento, muito nervoso,  havia arrastado consigo uma multidão de folhas, galhos e muitas pétalas arrancadas,deixando um rastro de desordem por todo o quintal… Coisas da natureza!

Mas sim, os ventos de primavera também podem ser, às vezes, muito rebeldes e  sem nenhuma pitada de bom humor…

Então, penso nessas ocasiões , que as plantas podem ser bem parecidas conosco , e de vez em quando , até elas também têm medo dos grandes ventos..

DSCN7495

Nessa primavera, não poderia ser diferente, e apesar de todas as crises humanas ( ou seriam ” crises desumanas”?) e da força impetuosa de algum vento zangado, vejo com alegria, que as flores valentes ainda continuam por aqui… E desafiando todas as confusões climáticas e humanas, nos surpreendem com sua inegável sabedoria….

Então,  uma forma pacífica e silenciosa,  as plantas e suas belas flores de primavera nos ensinam que sempre há uma nova esperança, um novo amanhecer e um novo florescer para a vida…

E quem aprender a olhar com os olhos da alma, sempre encontrará algum bom motivo para sorrir…

Que o digam também os pássaros dessa primavera que muitas vezes se apresenta alegre e iluminada!

Do alto das árvores e dos telhados, estes seres alados espalham seus melódicos cantos por aqui e enchem o ar de plena alegria, apagando o medo e a angústia de tantos corações…

Sem dúvida, são bençãos “com asas” de Deus na vida de tantas criaturas!

DSCN7623

Desde a madrugada, os passarinhos abençoam os nossos dias, na forma dos queridos “sabiás laranjeiras”  que  nos encantam com seus cânticos de amor e esperança…

Na melodia desses afinados cantores da natureza ,  se expressam seus “convites de romance”, promessas de ninhos e filhotinhos para uma possível amada passarinho…

É a própria vida que se renova e celebra o seu mistério…

DSCN7625

Mas apesar da nova estação se espalhar à vontade e por todo o lugar, posso dizer que o nosso singelo jardim ainda é retrato vivo das estações anteriores…

E fico eu aqui encantada com a permanência de algumas florações que se recusam à partir, continuando à nos oferecerem suas valentes flores,  desde o início do outono e do inverno desse ano…

E quem haverá de decifrar tal doce mistério?

Entre elas,  as belas azaléias não param de se abrir, e todos os dias praticamente, sempre têm iluminado e colorido os nossos olhares…

Vestidas de um cor de rosa vibrante, estas flores são puro encantamento para os olhos e os corações de todos que passam por aqui…

Simplesmente incansáveis e deslumbrantes flores!!!

DSCN7161

Bem próximas delas, outras flores , umas mais miúdas e outras mais vistosas, como os incansáveis trevinhos roxos e as deslumbrantes  “bicos de papagaio”, ainda estão se exibindo, cheias de vida e ousadia, parecendo mesmo que até se esqueceram  de que o antigo outono partiu, à muitas luas atrás…

DSCN7163

E o que dizer então das nossas  graciosas “flores de maio”, que desde o finalzinho de setembro “despertaram” novamente para florir?

Sem dúvida, um evento fascinante…

Foi muito lindo vê-las novamente floridas!!!

DSCN7545

Mas será que a natureza anda mesmo se “atrapalhando”, devido às loucuras humanas,  ou  é somente um caso de ” destempero” do tempo ?

Para muitos especialistas dos assuntos climáticos, a inconstância da primavera desse ano deve estar no fenômeno  “El Nino” do Pacífico, que sempre provoca grandes mudanças no tempo da América do Sul. Sendo assim, tudo pode mesmo ficar ainda mais confuso… E imaginem a intensidade desse próximo verão!

Ou será que estamos exagerando e tudo isso é apenas mais um grande mistério dessa natureza maravilhosa?

DSCN7134

E para me esquecer das  previsões de um possível  tórrido verão,  me consolo entre as nossas flores amadas de hibiscos, que passam o ano inteiro florescendo alegremente, enfrentando as dificuldades,mas também  desfrutando do melhor de todas as estações do ano…

E  assim, sonho em poder cuidar cada vez melhor das nossas plantinhas e ter sempre muitas flores e “escutar” as suas “conversas verdes”  aqui no nosso encantado jardim…

 

DSCN7634

Em outros cantinhos do jardim, orquídeas maravilhosas  chamam a minha atenção e me fazem sorrir…

DSCN7146

Todas elas são realmente como pequeninas jóias, preciosos tesouros vivos dessa nossa majestosa natureza…

Também amo tanto essas flores!!!

DSCN7114

Então, apesar das confusões do clima, do país e do mundo, me concentro e me inspiro  nas dádivas que a natureza tem nos presenteado e  encontro na palavra “gratidão” o sentimento mais verdadeiro que floresce por aqui…

Gratidão pelo dom da vida, gratidão pelas pessoas queridas que temos ao nosso redor e pelo mistério da primavera que a cada ano se perpetua dentro cada um de nós…

DSCN7169

E assim, queridos amigos, desejo muito que a natureza sempre nos alegre e nos inspire, fazendo brotar o que há de melhor em nós.  Que a luta do cotidiano e as adversidades da vida não apaguem a nossa  gratidão de viver e a nossa luz interior. E que esta primavera traga mesmo um novo cântico de fé e esperança, e faça florescer, todos os dias,  muita paz , tolerância, perdão, gentileza, carinho e muito, muito amor no coração de todos nós!

DSCN7084

E para todos vocês, queridas amigas e amigos que deixaram os seus carinhosos comentários no meu post de aniversário do blog, trago aqui o meu abraço carinhoso e apertado de pura gratidão e alegria, e saibam que, com certeza, cada gentil palavra de vocês iluminaram e adoçaram o meu coração!!! Muito obrigada pelo carinho e pela gentileza de todos!!!! Vocês são muito especiais pra mim!!!

Envio aqui então,  o meu beijo carinhoso e abraço perfumado de lavanda para: Marilúcia Médice, Lena Lima, Chica, Cristiane Marino, Ilaine Kunz, Roseli, Yves, Sissym, Sônia, Luciana Schlup, Fátima Oliveira, Fabiano Mayrink, Simone e Cíntia.

Também agradeço de coração à todas as outras queridas amigas e queridos amigos que estão sempre por aqui e mesmo  muitas vezes silenciosamente acompanham esse meu singelo blog…A energia positiva de vocês sempre estará aqui presente! Muito obrigada!!!

Aproveito agora para registrar aqui o “resultado do sorteio do aniversário do blog”!

E o livro de colorir vai para…

A querida e talentosa amiga da distante Dinamarca : “Ilaine Kunz “!!!!

E o “puzzle” (quebra-cabeça) do Thomas Kinkade vai para…

O querido amigo e biólogo das Minas Gerais: ” Fabiano Mayrink”

Muito obrigada pela atenção,carinho e participação de todos e até um próximo sorteio!!!!

DSCN7497

Uma primavera de esperanças e o meu grande abraço iluminado pra vocês!!!

4fab835e39862b19ed905dc9fd9a0c40grt

 

 

10 comentários em “Jardim de outubro…

  1. Oi Teresa boa tarde! Por aqui minhas plantinhas é que andam judiadas, a bugainville já não está mais com flores e apesar de jogar água todo dia, ao final da tarde com esse calor ela fica desfalecida de sede mesmo assim.

    O vento forte por aqui nem deu as caras, apesar que ventania que quebra galhos não é legal. Eu to ficando doido de tanto calor!! Esse tal de El Nino está muito malvado.

    Mas apesar dos dias perturbados as suas flores estão muito bonitas,

    abraço.

  2. Oi Teresa querida! Obrigada pelo carinho!
    Todas as vezes em que venho aqui sempre penso como você é abençoada por ter um jardim maravilhoso como esse na sua casa…
    Meu sonho é ter um jardim. Moro em um apê sem varandas, mas com janelas enormes teladas por causa da gatinha, então distribuí quase 40 vasos de flores e ervas aromáticas pelas janelas.
    Cuido das minhas plantinhas com todo carinho, falo com elas, adubo, podo, cuido das pragas…estou sempre nos sites de jardinagem tentando aprender algo novo para cuidar melhor delas.
    Agora estou com os kalanchoes todos floridos, e as lavandas estão começando a dar o ar de sua graça…
    Tenho um terreninho no interior e espero construir uma casinha para passar a minha velhice cuidando da horta e das flores.
    Parabéns pelas fotos, ficaram lindas!
    Bjs

  3. Ola minha linda amiga Maria Teresa!!! Que saudades de ti… Nem sempre comento mas não deixo de ler um post seu, é sempre com imensa alegria que espero suas postagens, você é uma inspiração para mim, consigo enxergar o mundo através de seus olhos e amo demais…Nunca amiga deixe de postar, você faz toda diferença pra quem te segue…Linda um mega abraço e beijo pra você, que Deus abençoe abundantemente sua vida e de seus familiares também❤.

  4. Visitá-la é sempre mágico, fui apresentada a uma figura constante de meu jardim, cujo nome eu desconhecia, o sabiá laranjeira, tenho alguns aqui também. Vou te contar não sei o que mais me encanta, se as suas fotos ou sua descrição maravilhosa e seu amor pela natureza.
    Parabéns aos ganhadores dos sorteio!

    Muita Luz e Paz!
    Abraços

  5. Oi Teresa
    Acho que elas falam de como é belo tudo que está ao seu redor naquele
    momento e como é mágico e sobrenatural tudo que nos rodeia e vem ao encontro de nosso eu, a natureza e tudo que ela tem nos deixa mais sen-
    síveis ao ver a grandeza do Criador.
    beijinhos e bom fim de semana.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

  6. Oi Teresa, conheci seu Blog através da Adelaide Araçai.
    Adorei tudo por aqui!
    Fotos e palavras.
    E como gosto de margaridas !!!!!!
    Vou seguir você, não posso perder essas postagens belíssimas!
    joturquezzamundial
    Beijos.

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: