A primavera e os seus extraordinários ipês amarelos…

DSCN7556

Certa vez, há muito tempo atrás, sonhei que estava caminhando por uma longa estrada e de repente, sem que eu percebesse, várias árvores de ipês amarelos, muito floridos, surgiram à minha frente.  Lembro que eu me senti tão encantada com aquela maravilhosa visão, que simplesmente parei de caminhar e sentei-me em um tronco, para apreciar melhor aquele presente tão especial…Pena que logo acordei e vi que tudo tinha sido apenas um lindo sonho!

Muitas primaveras depois, bem acordada e com os olhos bem abertos , descubro que de certa forma, este meu inusitado sonho se tornou em pura realidade:  Caminhando ao longo da rua aonde moramos, percebi  que a natureza nos presenteou esse ano com um verdadeiro espetáculo de belíssimas floradas de ipês amarelos!

E imaginem então, o meu imenso encantamento e a delicada emoção de estar bem ali, admirada,  diante dessas árvores extraordinárias, que realizando sonhos e inspirando corações, nos oferecem suas multidões de flores de um amarelo surpreendentemente iluminado…

Parecem deslumbrante pinturas em uma tela gigante e animada!

 

DSCN7558

E como ficar imune à energia vibrante desses seres encantados?

A simples visão dessas árvores despertam em mim um estado de tal deslumbramento, que a minha vontade é a mesma daquele tão antigo sonho, ou seja, ficar ali sentada, quietinha, bem perto delas, aproveitando aqueles mágicos momentos…

DSCN7555

Na verdade, essa minha terna “paixão” pelos ipês já é bem antiga. Por sinal,  neste meu singelo blog, esta paixão está muito bem registrada e declarada, na forma dos vários posts que estas queridas árvores me inspiraram ao longo dessa minha pequena jornada virtual…

Aliás, o meu primeiro post foi uma real homenagem à esses maravilhosos ipês!

DSCN7560

Desde esse meu primeiro “ensaio” virtual por aqui, cujo nome sugestivo, “A Caçadora de Ipês”,   já desenhava os contornos dessa minha adorável paixão, posso dizer que o meu fascínio e admiração por essas árvores tem crescido cada vez mais ao longo do tempo…

Impossível para mim não me emocionar diante destes majestosos ipês e suas floradas cor de sonho!

DSCN7567

Para os leitores mais curiosos, aproveito para revelar aqui algumas curiosidades sobre estas árvores, cujo nome “ipê” vem da língua tupi, que quer dizer “árvore de casca grossa”.

Mas o nome científico de “batismo”  é  “Tabebuia”, gênero que inclui várias espécies da família das  Bignoniáceas.

Entre essas espécies estão os ipês rosas (ou roxos), os ipês brancos e os ipês amarelos, cujas florações imensas nos oferecem verdadeiros espetáculos entre os meses de inverno (junho,julho,agosto e setembro)  e início da primavera. Trazendo com sua rara beleza, momentos de alegria e cores em meio aos dias mais cinzentos e frios do ano.

Os ipês são árvores nativas da nossa flora que habitam as áreas de florestas úmidas e parte do cerrado brasileiro, encontradas principalmente nas regiões centro oeste, sudeste e sul do nosso país, desde o estado do Espírito Santo até as terras gaúchas.

Altas, esguias e com ampla copas, podem chegar até os 30 metros de altura.

Pela qualidade muito resistente  de suas madeiras, são árvores muito utilizadas na construção civil e naval.

Além disso, suas cascas e folhas também possuem muitas propriedades medicinais.

Todas estas qualidades aliadas fazem dos ipês árvores realmente muito especiais para todos nós, mas sem dúvida, são mesmo as suas espetaculares floradas que traduzem toda a força e grandeza da nossa fantástica natureza…

Não é à toa que os ipês são considerados “árvores símbolos do Brasil”, dividindo sua fama com as árvores de pau-brasil, consideradas “árvore nacional”.

DSCN7568

E apesar da minha paixão por essas maravilhosas árvores abraçar todas as espécies de ipês, confesso que os “ipês amarelos”  mexem demais com o meu coração…

A imensidão de suas floradas cor de ouro sempre encantam a minha emoção!

Então, imaginem a minha alegria, neste início de primavera, ao abrir pela manhã, as cortinas da sala de nossa casa e me deparar com esta poética visão:  O ipê amarelo do quintal do nosso vizinho se exibindo,todo orgulhoso, em um mar de exuberantes flores…

DSCN7572

Verdadeiramente um presente de Deus para os nossos olhos e os nossos corações!

E assim, a paisagem da janela se transformou, por alguns poucos ( mas mágicos dias! )  em uma pintura da natureza, tão bela e tão genuína, que nenhum artista poderia expressar em sua tela mais genial e bonita…

DSCN7587

Então, deste modo florido, chegou de mansinho a nossa primavera, trocando a secura dos dias de inverno por uma infinidade de belas flores cor de amarelo ouro…

Uma festa para a alma daqueles que amam as coisas da natureza , e também para mil insetos e várias espécies de pássaros, que encontram nas suas pétalas alimento e aconchego…

DSCN7534

Mas enquanto escrevo estas minhas linhas miúdas, os ipês já estão se despedindo de suas majestosas  floradas, fazendo “chover” suas belas flores  pelo chão…

O espetáculo dos ipês está fechando sua temporada…

Os dias vão se tornando mais longos e mornos, e a primavera vai avançando, fresca e iluminada, em forma de  tantas outras flores…

DSCN7574

Enquanto as floradas dos ipês se despedem, espalhadas ao chão ou arrastadas pela força dos ventos, olho ao redor e procuro por outros sinais desta nova primavera…

De repente, num finalzinho de uma tarde quente, elevo meus olhos para cima do telhado de nossa casa, e descubro novamente encantada,um outro delicado presente desse início de primavera:  Uma “pitangueira” enfeitada com milhares de alvas flores!

Desta vez , a surpresa veio do quintal dos vizinhos do outro lado, na forma dessa florada poética, leve e branca, mais delicada e mais recatada, porém,  que de alguma outra forma mágica, também enfeita e anima os nossos dias…

Imaginem depois, a quantidade das futuras pitangas…

Vai ser outra festa para muitos passarinhos e para alguns sortudos seres humanos! (Rs…)

DSCN7588

E assim se inicia a nossa primavera, com a presença de tantas admiráveis árvores e de suas inumeráveis e encantadoras flores pelo nosso caminho…

No meu coração, o desejo sincero de que os nossos olhos estejam bem abertos à estes sinais da natureza e que a delicadeza e a beleza das coisas simples da vida sempre encontrem lugar na nossa alma e no nosso cotidiano…

DSCN7538

Mas nesse fluir tão florido da natureza, aproveito para comemorar por aqui o aniversário deste meu singelo blog, que inspirado muitas vezes por tantas maravilhosas florações, completa neste gentil setembro sua quinta primavera…Com certeza,uma doce e grande alegria pra mim!

E agradecendo à todos vocês, pessoas tão especiais, que têm gentilmente me acompanhado nesta minha terna jornada virtual, e tantas vezes  compartilhado  belas emoções e boas energias comigo, trago aqui um sorteio de um “puzzle” (quebra-cabeça) muito romântico com uma gravura de um pintor que admiro muito, o “pintor das luzes”, Thomas Kinkade, e  também de um lindo e inspirador “livro para colorir”,com imagens e mensagens que certamente tocam o coração da gente… Singelos presentes do meu coração para o de vocês!

Para participar, basta deixar um comentário e um email para contato… Vai ser uma alegria ter todos vocês participando desta pequena celebração aqui comigo!

DSCN7600

Meus agradecimentos sinceros  à todos e o meu grande abraço carinhoso e perfumado de mil flores primaveris!!!!

4fab835e39862b19ed905dc9fd9a0c40grt

 

 

15 comentários em “A primavera e os seus extraordinários ipês amarelos…

  1. Querida você mexe com minha imaginaçao, tem o dom de me transportar para um mundo mais feliz, onde somente a natureza é que importa, sou sua fão incondicional…

  2. Que lindo Teresa! Também amo ipês…mas aqui perto de casa eles são pequenos, acho que nuca vi ipês tão exuberantes como os das suas fotos!
    Ja estou participando do sorteio!
    Bjs

  3. Teresa querida!

    O amarelo se fez flor. É puro deslumbramento. As imagens estão perfeitas e e suas palavras são lindas, Teresa. Maravilhoso ler sua paixão pela natureza e sentir a maneira como ela exerce seu poder. Identifico-me contigo – as estações nos envolvem e nós as carregamos nos braços, seja no sonho ou na realidade.

    Belo é o seu post.

    Beijo grande
    Ila

  4. Como sempre suas palavras me encantam…tive a oportunidade de morar em Brasilia durante 4 anos…e lá pude acompanhar o verdadeiro espetáculo dos ipês…amo as árvores…e tudo o que se relaciona com elas…Feliz primavera querida, mesmo sem te “conhecer” pessoalmente parece que sempre te conheci…Hoje eu me encontro no inicio do outono… magia do “dourado” que já começar a dar os primeiros sinais…mágica transformação entre folhas e flores…laranja cor de outono, tempo nostálgico…e a expectativa do que virá…ainda nao descobri qual é a estacao que mais me encanta por aqui… amo fotografia e me inspiro muito nas suas palavras…atualmente moro na Alemanha…. ”Bons olhares”…Roseli

  5. Oi Teresa!
    Teu texto é uma verdadeira viagem amiga!
    Não sabia dessa tua paixão por essa linda árvore de “flores cor de sonho”. Fico feliz que tenhas muitas dessas maravilhas, aí pertinho de ti.
    Estou encantada com a beleza das imagens. Por aqui eles não são muitos nem tão exuberantes assim.
    Lindo teu post!
    E parabéns pelo nível desse cantinho mágico que eu adoro. Que ele na encante por muitos anos!
    bjus!
    Participando do sorteio… e já torcendo!

  6. Também amo os ipês, no mulheres também fizemos alguns posts sobre essa linda árvore com flores delicadas e belas. Muito lindas suas imagens.

  7. Teresa!!
    Como sempre um lindo e poético post! Na “rua da minha infância” também haviam muitos ipês. A primavera era uma festa!!!
    E que ideia fofa esta do sorteio. Quero participar!!!
    Beijos, Lu

  8. Oi minha querida amiga, foi uma alegria te ver hoje lá no meu jardim, que bom! Eu entendo o teu sumiço, apesar da saudade, as vezes é preciso esse tempinho afastada para resolver coisas da nossa vida ou por ser preciso que passe alguma fase em que o animo nos falte, eu estive um bom período também afastada, precisado me aquietar, ficar no meu mundo até me sentir novamente bem, e como tudo passa, agora já estou bem, ou quase, rsrs.
    Espero que você esteja muito bem e que tudo daqui pra frente seja leve e com alegrias na sua caminhada.
    Agora vamos aos Ipês, eu também adoro essa árvore que todo ano nos dá esse presente maravilhoso com sua passageira, mas generosa florada, e como você, os amarelos são os meus prediletos, amo! Adorei as imagens, imagino tudo isso visto da janela, é um privilegio, um encantamento para o dia ser mais feliz, pois a natureza faz a gente sentir essa felicidade.
    Parabéns pelo o aniversário do blog, o presente você sempre nos dá com suas maravilhosas postagens e que venham muito mais.
    Beijos e um feliz mês de outubro pra cê e sua família.

  9. Oi Teresa!
    Voltei, para agradecer as palavras doces que você deixou lá nos meus Telhados. Fiquei muito feliz viu.? E mais feliz ainda, em saber que coloquei um pouquinho de cor e alegria nos dias em que estavas
    precisando. Gosto muito de você amiga!
    bjus!

  10. Oi Teresa boa tarde! Estou assistindo um filme aqui em casa e como a internet no momento aqui não é muito boa, enquanto o filme carrega vim cá te visitar e me deslumbrar com todo esse amarelo esplendoroso dos ipés amarelos. Por esses dias aqui na minha cidade são os ipês rosa que estão florindo, em alguns pontos da cidade parece que virou um sonho encantado de algodão doce, repleto de flores rosas!

    E aproveito que vim aqui e quero também participar do sorteio, esse quebra cabeças é muito legal, e eu lembro deste pintos e lembro que vc ja me presenteou com um calendário dele. Muito lindo.

    abração!

    fabianom@live.com

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

