Jardim Botânico do Rio de Janeiro: Uma aventura fotográfica!

DSCN7295

Com a chegada de um promissor e gentil setembro, o espírito da primavera se espalha suavemente pela nossa cidade…

E basta apenas prestar atenção ao nosso redor, para se descobrir os primeiros sinais de sua chegada, que nesta época,por aqui, aparecem logo sob a forma das belas florações dos ipês cor de rosa…Uma lembrança sempre feliz que enfeita o nosso agitado cotidiano de uma grande metrópole.

Dentro de cada um de nós, também aumenta a vontade de estarmos em meio à natureza, aconchegados em meio à flores e árvores,em busca daquela sensação de bem estar e de novas e ternas esperanças.

E foi assim, inspirados por esse agradável sentimento, que eu e nossa turma do “curso de fotografia”, rumamos para o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, animados e ansiosos para captarmos através de nossas lentes, um pouco dessa primavera que se aproxima à passos rápidos,  mudando as feições e o humor da natureza e até da nossa cidade.

Chegamos por lá bem cedinho…Com os portões ainda fechados… A luz difusa e doce da manhã alegrando as nossas retinas…

Neste setembro, faz exatamente um ano que eu não visitava este tão especial lugar…

 

DSCN7314

E passar por aqueles portões, é sempre uma experiência mágica…

É como transpor um “portal sagrado” e adentrarmos num reino de seres verdes e exóticos,de rara e curiosa beleza, onde os seres humanos parecem meros personagens coadjuvantes de uma grande estória.

Cada alameda florida e caminho arborizado, nos levam à cantinhos serenos e encantados, onde a natureza soberana transborda sua incomparável energia…

Logo no início de nossa jornada, nos dirigimos ao belíssimo lago, batizado com o nome de seu idealizador, o “Frei Leandro”, personagem importante na história desse maravilhoso “reino encantado”.

DSCN7333

Nas suas águas esmeraldas, reinam tranquilas as deslumbrantes ninféias e as majestosas “vitórias régias”, verdadeiros símbolos da beleza  de nossa espetacular flora brasileira…

E diante deste cenário de sonho, como não se debruçar sobre  esse espelho d’água encantado e não se lembrar das lendas e dos nossos antigos mitos indígenas? Lembrei logo da lenda da “Yara” e até dos contos do Monteiro Lobato, com seu maravilhoso “Reino das Águas Claras”… Um sonho de criança em meio ao universo verde desse nosso fantástico jardim carioca!

DSCN7320

Ao redor deste antigo e mágico lago, desfilam todos os dias , gente de todos os lugares…

Moradores ou turistas, estudantes curiosos, noivos apaixonados, grávidas cheias de graça, entre fotógrafos profissionais e amadores…

Todos nós, na essência,  celebrando a diversidade e a beleza da vida, procurando registrar, nas imagens de uma câmera fotográfica, a natureza quase mística desse encantado lugar…

DSCN7317

Enquanto caminhamos, mil passarinhos voam e passam por nós…

São alegres “bem-te-vis”, “sabiás laranjeiras”, “noivinhas” e “sanhaços”, entre outras tantas aves,que encontram por aqui paz e acolhimento entre as antigas e jovens árvores.

Alguns deles são ariscos e mais reservados, e preferem nos observar do alto dos galhos das árvores…

Já outros, mais sapecas e mais ousados, parecem tão bem à vontade diante dos seres humanos e de suas  máquinas fotográficas, que até fazem uma pausa nos seus passeios,gentilmente “posando” para nós e nos oferecendo imagens de pura poesia…

Ah, e como não amar essas delicadas criaturinhas aladas?

DSCN7340

Na quietude do lago, borboletas e libélulas também passeiam com sua beleza e poesia, enquanto as vitórias régias parecem observar tudo ao redor… Eternas guardiãs destas águas cheias de peixes e de vida…

DSCN7369

Já um olhar mais atento ao alto, revela nas copas das árvores uma imensa “teia verde “, que parece tocar e esconder o céu, onde galhos e folhas buscam a sagrada luz do sol… Matéria prima dessa teia ecológica que envolve uma infinidade de seres vivos.

DSCN7380

Com os nossos olhos de volta ao solo, muitos caminhos se abrem diante de nós, com troncos bonitos, marcados pela passagem do tempo, nos convidando à conhecer outros cantos deste imenso reino…

Novamente pegamos nossas câmeras e vamos… Sempre agradecidos pela sombra e pela brisa suave desses tantos caminhos…

DSCN7382

Pela passagem, avistamos e “clicamos” muitas flores lindas e exóticas…

Nas pétalas, uma mensagem de paz e serenidade para todos…

DSCN7378

Delicadas lembranças de uma esperançosa primavera!

DSCN7362

Nos troncos das árvores, outros seres vivos encontram habitação e proteção…

DSCN7421

E entre trepadeiras, bromélias, musgos e líquens, a vida encontra morada no aconchego das “cascas” de tantas árvores…

DSCN7410

Em cada pedacinho de tronco, galho ou raíz, há a força soberana da vida, que desafia as intempéries e as asperezas do tempo…

Eu mesma fico fascinada pela força e coragem desses pequeninos e tão esquecidos seres!

DSCN7428

Em cada detalhe do caminho, a mensagem viva da natureza de que tudo que existe faz parte de uma cadeia sagrada e misteriosa, onde nós mesmos , muitas vezes nos esquecemos de que também à ela pertencemos…

DSCN7426

Nesta imensidão da natureza, cada criaturinha viva tem o seu especial valor e significado…Até mesmo uma pequenina formiguinha!

DSCN7299

E caberá sempre à nós mesmos, os ditos “seres humanos”, ter a consciência de que a natureza é parte fundamental de nossa existência, e que sem ela, não há caminho de luz…

DSCN7435

Por isso, para mim, registrar a natureza é missão de uma vida… Um caminho que me traz paz, paciência e amor por todos esses seres vivos que compartilham conosco desse grande mistério que é a vida…

E que bom saber que cada vez mais, outros seres humanos querem seguir também este iluminado caminho!

DSCN7436

E quem sabe assim, algum dia, aprenderemos que respeitar a natureza é enxergar além de nossa limitada visão humana, e com as nossas lentes e câmeras possamos ampliar e compartilhar ainda mais as maravilhas e delicadezas desses seres admiráveis que “viajam” nesse lindo planeta conosco… Tudo uma manifestação gloriosa de um Incomparável Criador!

DSCN7439

Enquanto escrevo isso, agradeço por ainda existirem santuários naturais como o nosso Jardim Botânico, imerso numa cidade agitada, onde pessoas e natureza possam conviver em paz.

E como disse a nossa “Clarisse Linspector”, uma frequente visitante do lugar, já nos basta estar lá apenas para olhar, para sentir, para estar vivo…

DSCN7370

E para quem quizer conhecer a história e ver mais um pouquinho do nosso Jardim Botânico, basta acessar o meu antigo post, quando em setembro do ano passado estive por lá…Sempre uma alegria ter a companhia de todos vocês por aqui!!!!

https://msgteresa.wordpress.com/2014/09/08/no-jardim-botanico-do-rio-de-janeiro/

Um setembro iluminado e o meu abraço carinhoso e cheio de flores perfumadas para todos!!!!

4fab835e39862b19ed905dc9fd9a0c40grt

10 comentários em “Jardim Botânico do Rio de Janeiro: Uma aventura fotográfica!

  1. Teresa, minha querida! Me lembro de ir quando criança ao jardim botânico e me apaixonar pelas vitórias régias! Que passeio encantador! Um bom fim de semana!

  2. Oi Teresa!

    Muito obrigada pelo carinho!

    Que delícia de post, os dois!
    Adorei passear pelo Jardim Botânico do Rio, sonho em visitá-lo pessoalmente, mas ainda não consegui…
    Suas fotos estão maravilhosas.
    Bjs e bom final de semana!

  3. Teresa!

    Saudades das minhas tardes no JB! Eu morava praticamente ao lado. Agora para chegar lá é quase uma viagem, embora more na mesma cidade. Sempre é bom voltar, muito agradavel Há sempre algo para se ver, admirar e suspirar. Já vi grupo de macacos pregos aprontando, tambem uma hora que os esquilos tomaram conta de um gramado e corriam para um lado e outro e subiam e desciam das arvores, alé dos tucanos. Adoro tudo.

    Bjs

  4. Quanta sensibilidade, Teresa! É por isso que gosto de vir aqui: uma pausa nas agruras do dia a dia.
    Bj e linda semana para voce,
    Lylia

  5. Boa noite Teresa, hoje com toda calma retornei aqui para apreciar mais esta bela postagem recheada bonitos seres encantados. Me deu saudade daqueles dois dias que estive ai no Rio de Janeiro, fiquei lembrando o meu encantamento quando meus olhos avistaram pessoalmente pela primeira vez na vida uma vitória régia, imensa e florida! Esse Jardim Botânico é muito lindo. Recentemente em minha viagem ao Rio Grande do Sul visitei o Jardim Botânico de lá, mas o do Rio de Janeiro tem um charme especial. Quero algum dia voltar ao Rio e quem sabe não nos encontramos ai neste belo Jardim tropical!

    Ainda não fiz as postagens mostrando e contando desta minha ultima viagem, ando um pouco sem paciência para escrever ou mesmo ficar na internet, fases.

    Espero que tudo por ai esteja indo bem, um abraço pra vc e sua família Teresa🙂

  6. Oi minha querida amiga!!!
    Que passeio mágico! Eu não conheço o Jardim Botânico,mas está na lista de desejos rs.
    Fotos lindíssimas e você está muito bela❤

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: