De volta ao nosso jardim encantado…

DSCN6997

Dias muito agradáveis de inverno aqui no nosso querido cantinho carioca.  Céus azuis, iluminados e temperaturas tão amenas que já parece que é primavera!

E aqui no nosso pequeno jardim, depois de dias de recolhimento, chuvas e breves frentes frias, tudo está em movimento e em fase de renovação.  A suavidade do tempo nos convidando à uma nova comunhão, em meio ao aconchego delicioso de nossa natureza.

Então, dentro de nosso coração, houve a necessidade de mexer mais na terra que pisamos, e sobre ela fazer brotar novas plantas e novas esperanças…

Para isso,  a velha vegetação, cuja grama de folhas largas e longas já se encontrava repleta de capim e plantinhas invasoras, teve de ser retirada de forma plena e efetiva.   Pois assim, como num jardim, muitas vezes é a própria vida, ao longo da qual devemos sempre retirar aquilo que nos invade, nos faz mal e não nos edifica…

No início, estranhamos logo aquela terra exposta, escura e aparentemente árida e desolada…

Será que nela ainda haverá uma nova vida?

DSCN6938

Mas eis que em poucos dias, uma nova camada de grama, de folhinhas curtas, jovem e suave, já está instalada no aconchego do solo do nosso amado jardim. E o solo que parecia tão seco e sem vida,  após receber previamente um tratamento com uma terra nova e adubada, oferece agora, mais bem disposto, nutrição e abrigo.

E como se fosse mágica, tudo está  verdinho de novo e com aquele jeitinho tão acolhedor que tanto apreciamos…

DSCN6980

Embora o vento impetuoso de alguns dias atrás tenha espalhado as “flores” secas do bouganvílie cor de rosa por toda a nova grama, senti vontade de fotografá-lo assim mesmo,  tão jovial e natural, mostrando como o jeitinho do jardim sempre se mostra diferente a cada dia, sempre nos surpreendendo e nos encantando com suas novidades.  Aqui, é um lugar de vida, e apesar do nosso aparente “controle humano”,a natureza é que sempre dita as regras e nos ensina…

Mas é também o nosso “toque humano”, que transcende além do mundo real, e tomando carona nas asas da imaginação, nos faz criar um ambiente em que a natureza e a fantasia se entrelaçam em um clima de puro encantamento…

E como não participar desta adorável “parceria”?

DSCN6944

Assim, a turminha encantadora da “Branca de Neve e os Sete Anões”, presentes genuínos de um casal muito querido de amigos, conquistou seu lugar cativo nos nossos corações e no nosso singelo jardim. Uma adorável fantasia, vinda de um conto de fadas que agrada até hoje as crianças e aos adultos de todas as idades… Como encontrá-los aqui no jardim e não se sentir um pouquinho mais feliz? (Rs…)

E aquela menina sonhadora, que habita sempre em mim,  todos os dias, olha para eles, se encanta e  sorri…

DSCN6962

Ainda nos vasos maiores de plantas, outros “anãozinhos mágicos”, talvez parentes dos outros anões (Rs…), também vieram morar por aqui…

DSCN6964

Personagens mágicos , saídos da nossa infância, nos lembrando que basta um pouquinho de fantasia e leveza, para a gente se descontrair e aprender a ser mais suave e tranquilo…

DSCN6960

Porque na caminhada da vida, aprendemos que ganhamos mais fôlego para ir em frente,à medida que nos tornamos mais serenos,menos ansiosos e mais maleáveis à força dos ventos…

Para isso, nada melhor do que separarmos um tempinho para contemplarmos a natureza e os seus caminhos… E a fantasia do mundo infantil sempre é um ótimo tempero contra o mau humor e o stress do cotidiano.

Não é de se admirar que o nosso Mestre Jesus tenha nos alertado que teríamos de ser como crianças para entrar no reino de Deus…

DSCN6986

Então, aqui no nosso pequeno jardim, a imaginação sempre voa alto, lembrando as coisas do universo infantil que tão bem fazem à alma da gente…

Seja na forma de “encantados cogumelos”, que são casas de fadas, ou simplesmente na forma de gigantes e bondosas “abelhas”, que carregam flores para dar as “boas vindas” e alegrar à todos…

DSCN6968

E de repente, num belo dia, após a chuva, pequeninos cogumelos de verdade, apareceram no canteirinho bem em frente ao nosso portão de casa… Uma incrível “floresta” de fungos com delicados “chapeuzinhos de fadas”!

DSCN7031

Para mim, sempre um presente, um carinho do Criador, para alegrar os meus dias…

DSCN7034

E até a nossa querida cachorrinha “Yuki”, parece ainda mais contente com a nova grama do jardim, aonde ela pode brincar e rolar ainda mais…(Rs…)

DSCN7041

Lá do carrinho dos hibiscos, penso que a nossa anjinha de longas asas observa tudo e também fica mais feliz… Acho que os anjos sempre nos ajudam a cuidar dos nossos jardins, pois é neles que tudo de bom começa…

DSCN7011

No entanto, eu sei que há ainda muito trabalho e melhorias que precisam ser feitas no nosso singelo jardim.

Para isso, é necessário tempo, criatividade,carinho e paciência….Muita paciência…Como em tudo na vida!

Mas como disse o nosso inesquecível “Rubem Alves”, para se ter um jardim é necessário que ele exista primeiro, dentro da gente…

E isso é tarefa nossa de todo dia… Seja o tamanho do seu jardim qual for…

Porque fazer brotar novos jardins é renovar a própria existência, em forma de raízes, caules, folhas, frutos e muitas,muitas,flores…

DSCN7046

Meu abraço grande,iluminado e repleto de flores nos corações de todos!!!!

fr-flower-butterfly-teresamsg1

 

9 comentários em “De volta ao nosso jardim encantado…

  1. Tersa, como é lindo acompanhar a renovação os ciclos de um jardim e esse teu, encantado, agora já verdinho novamente, pronto pra acolher a magia da branca de neve e seus amiguinhos! Adorei tudo por lá! bjs, tudo de bom,chica

  2. Oi Teresa, que beleza essa recuperação do seu jardim!
    Que delícia ter essa vista da janela…Suas plantinhas estão lindas e os enfeites muito mimosos. Adorei a fadinha ao lado do cogumelo.
    Aqui em São Paulo estamos passando por uma semana de verão, incomum para essa época, mas já disseram que na semana que vem o frio vai chegar.
    Gosto muito do inverno quando o céu está limpo e o dia ensolarado, é revigorante!
    Bjs querida

  3. Querida Maria Teresa,
    Que texto mais lindo e inspirado! Parabéns! Mostra a pessoa sensível que você é.
    Eu também gosto muito dessa época e, como você, acredito que ” na caminhada da vida, aprendemos que ganhamos mais fôlego para ir em frente,à medida que nos tornamos mais serenos,menos ansiosos e mais maleáveis à força dos ventos…”.
    Bj e uma linda quarta,
    Lylia

  4. Estimada Teresa, o seu cantinho precioso está bonito e agradavel.
    Tenho certeza que Yuki curte muito o jardim, especialmente o novo gramado.

    Bjs

  5. Teu texto nem precisava de imagens…Tuas palavras descrevem tão lindamente esse teu mágico jardim, que é só fechar os olhos e imaginar.
    Estava com saudades de vir aqui sabia?
    Adorei teu post, tuas palavras, teu jardim…
    bjus amiga!

  6. Oi Teresa, boa noite! Vim ver o seu jardim e gostei muito da mudança, essa grama de folhas pequeninas é muito bonitinha e acho que não precisa aparar tanto quanto aquela outra. Nada como uma renovada na casa pra alegrar os olhos e animo. Estou sentindo um pouco de falta das minhas plantas, eu tinha muitas mas tive que desfazer delas antes de ir para Vitória, e agora que estou de volta estou sentindo falta das que não estão mais aqui rs, contudo mantive as que tem valor sentimental🙂

    um abraço daqui pra vc e sua família, e a Yuki esta enorme já, heim!

  7. Sabe que depois que vi teus vasos; me inspirei para fazer alguma composição por aqui.
    Acho lindos os teus anjos no jardim e a tua fonte também servem de inspiração aqui para a casa. Passei a olhar mais anjos kkk; só olhar pois quando encontro por aqui são muitíssimos caros demais da conta; mas uma hora dá; e comprarei pelo menos um para o Beco.
    Abraços
    Janicce.

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: