Bora Bora: Um sonho no paraíso

DSC_0318

Em um cantinho encantado, em meio à  vastidão azul do Oceano Pacífico, existe uma pequena e mágica ilha, chamada singularmente de “Bora Bora”,  cujas águas límpidas e cristalinas são um autêntico refúgio natural para muitas formas de vida… Um verdadeiro paraíso dos mares tropicais!

De origem vulcânica e circundada por uma magnífica barreira de recifes de corais ,  a pequena “Bora Bora” parece resplandecer como um anel verde brilhante sobre o tapete azul escuro dessas águas marinhas de nós tão distantes…

Para muitos, talvez apenas um lindo sonho, perfumado de doce maresia,e enfeitado de conchas, algas e estrelas do mar!

DSCN3419

E foi para lá que nos dirigimos, ansiosos e admirados, ainda em outubro do ano passado, após a nossa breve passagem pela misteriosa “Ilha da Páscoa”. Uma rota fantástica que nos levou à uma aventura inesquecível pelas ilhas que formam o belíssimo arquipélago da Polinésia Francesa. Com certeza, uma experiência para se guardar no lado mais bonito do nosso coração…

DSC_0262

Após  um pernoite pela capital do Taiti, a agitada cidade de “Papeete”,  aterrizamos tranquilos numa ilhota de solo duro e arenoso onde fica o aeroporto e  tomamos logo um grande e moderno barco, que nos levaria ao coração dessa pequena ilha encantada. A paisagem de praias e águas em muitos tons de azuis e verdes, extremamente cristalinas, já encantando a alma da gente…. Parecia mesmo que estávamos chegando numa ilha mágica!

Nosso primeiro destino, a pousada “Bungalove”, nos acenava de forma curiosa, e ao mesmo tempo ,  misteriosa e romântica…

Estávamos tão longe de casa… Cansados da longa viagem e ainda com muito sono…Será que toda aquela paisagem maravilhosa e serena  era mesmo real ou apenas seria tudo  uma miragem da nossa imaginação de inexperientes “navegantes”?

Já havia muitos anos que planejávamos essa viagem e estávamos emocionados… Afinal, apesar de todas as dificuldades e de  tantos anos de espera, estávamos conseguindo realizar mais este lindo sonho, tendo para isso, de cruzar um vasto oceano, do outro lado do nosso continente…Mas certamente, valeria à pena!!!

DSCN3440

Então, foi só chegar naquele recanto paradisíaco do mundo para esquecermos do cansaço do corpo e da alma da gente… Era tudo tão bonito e repleto de uma paz imensa… Melhor do que imaginamos!

E para o nosso encanto, a paisagem do “quintal” da pousada, se espalhava entre um pequeno jardim tropical pela frente e o mar atrás…Uma harmonia de formas e cores que  fez os nossos olhos sorrirem de alegria e o corpo  se renovar com uma boa dose de energia… Impossível não nos sentirmos “em casa”!

DSCN3439

E para festejar a nossa chegada àquele pequeno paraíso esquecido do mundo, um arco-íris iluminou o céu de repente… Para nós, era mais do que isso…Um carinhoso presente, feito de pequeninas e milagrosas gotas d’agua coloridas de bênçãos!

DSCN3471

Para aumentar o meu terno deslumbramento, fui encontrando centenas de hibiscos floridos por todo o lugar dessa encantadora ilha…

Vermelhos intensos, amarelos iluminados e cor de rosas suaves…Que delícia encontrar essas minhas amadas flores por todo o caminho!

Com certeza, as flores de hibiscos são mesmo a alma dos jardins da Polinésia… E do meu pequenino jardim brasileiro também! (Rs…)

DSCN3500

E como expressar a sensação que tivemos naquele admirável lugar, ao acordarmos pela manhã e encontrarmos o mar se derramando pelo horizonte de nossa janela do quarto?

Um sentimento de gratidão sempre me inunda o coração até hoje, quando me lembro daquele perfumado quarto de brisa do mar…

DSCN3494

Nas minhas queridas lembranças que trouxe de lá, também ficou a imagem da cadela “Pastora Alemã” que pertencia aos donos da pousada, e  que adorava pescar…

Sim, ela ficava sempre uma boa parte do dia dentro da água,  à espera de um peixinho distraído que passasse pela praia de lá… (Rs…)

Até ficou amiga da gente… Linda e carinhosa demais!!!

DSCN3436

E a nossa “varanda” naqueles dias, naquele cantinho generoso da Polinésia, era emoldurada pelo grande mar…

Um lugar para relaxar, esquecer os problemas do mundo e sonhar…

É tão bom estar num lugar como este!

DSCN3504

No quarto em que dormimos, a presença dos hibiscos e o retrato pintado dessa pequena ilha, nos lembravam todas as manhãs que estávamos acordando num pedacinho do paraíso…

DSCN3491

À noite, o chuveiro, à céu aberto, nos mostravam um céu muito limpo e a lua cheia… Um verdadeiro “banho de estrelas”!

DSCN3482

Todas as manhãs, no jardim, o perfume adocicado de várias flores inebriava os nossos sentidos e se misturava ao cheiro de marezia da brisa marítima…

Enquanto no laguinho de pedras,  as vistosas flores aquáticas se abriam aos primeiros raios de sol…

DSCN3425

Pétalas de pura poesia festejavam sempre a chegada de um novo dia!

DSCN3449

Muitas vezes, na beira de uma praia, encontrávamos o solo duro aos nossos pés, com seu tapete calcáreo feito de pedras e milhares de pedaços de corais e conchas…

DSC_0328

Mas no mar, sempre havia a beleza suave e  tranquila de águas tingidas por mil tons de verdes e azuis, que afagava o nosso espírito  e o corpo salpicado de sal, com seu doce carinho e o vai e vem das águas…

DSC_0189

Então, naqueles dias,  estar em “Bora Bora” significava estar distante da turbulência dos continentes, da tirania do relógio e  não ter pressa para nada, a não ser para aprender à escutar o ritmo das marés e saber apreciar a natureza deslumbrante deste precioso lugar…

DSCN3466

E passar os dias navegando em algum barco , descobrindo ilhas e “motus” (ilhotas), através da imensa e formosa laguna de águas transparentes e estar em pleno mar, em meio aos seus admiráveis peixes coloridos, arraias e até pequenos tubarões… Maravilhosas criaturas desse pequeno paraíso!

DSC_0251

E quem sabe um dia, desvendar o segredo do jeito polinésio de ser, que por séculos vivendo os desafios da natureza, entre tempestades imensas e vulcões fulmegantes, aprenderam a conviver e desfrutar do melhor que o mundo natural pode oferecer…

DSCN3507

Aprendendo à escutar as canções ancestrais que vêm dos ventos e das ondas do grande oceano, e que “falam” de um viver a vida com mais leveza, simplicidade e paz…

DSCN3456

Hoje, para mim, do lado ocidental desse nosso Atlântico oceano, resgatar essas doces memórias, soa mais do que um “reviver” de um sonho.  Na realidade, são lembranças tecidas de  pura alegria, poesia e inspiração, na certeza de que a vida, e seus pequenos “paraísos” , sempre estarão vivos  nos nossos corações, alimentando a nossa vontade humana de um dia encontrarmos o nosso melhor lugar… O nosso pequeno “paraíso pessoal”… Seja numa ilha perdida no meio do Oceano Pacífico, numa casinha na montanha, na varanda de um pequeno apartamento ou em qualquer outro lugar…

O mais importante talvez seja mesmo nunca desistirmos de nossos sonhos e lutarmos para manter viva a nossa maravilhosa capacidade de sonhar…

DSCN3523

 Nosso abraço grande e carinhoso no coração sonhador de todos vocês!!!

fr-flower-butterfly-teresamsg1

 

 

14 comentários em “Bora Bora: Um sonho no paraíso

  1. Olha, a descrição do local e o texto foram tão reais (e legais) que quase pude sentir algumas das sensações descritas! Adorei visitar Bora Bora com vocês, Teresa! Gracias!❤

  2. O que dizer? MA-RA-VI-LHO-SO!!! Deve ter valido a pena cada minuto por lá! Lindas e bem mostradas fotos! Bom te ver! beijos, tudo de bom,chica

  3. Olá Teresa que maravilha de ilha!!!!
    Que chuveiro ao ar livre é aquele? Fiquei olhando os detalhes amei.
    Tem mais algumas fotos do banheiro ao ar livre para mostrar? Há tempos que penso
    algo assim aqui para a casamadeira.
    Lindas fotos adorei conhecer.
    Abraços
    Janicce.

  4. Nossa, Teresa, que sonho….
    Para mim Bora Bora é algo quase inimaginável, que viagem maravilhosa vocês fizeram!
    Que delícia de chalé, com o mar como quintal, dormir com o som das ondas….imagino como deve ser inesquecível essa viagem.
    Obrigada por compartilhar conosco tanta beleza!
    Bjs

  5. Oi minha amiga, eu poderia tecer um comentário enorme mas hoje deixo apenas esta palavra que resume muito do que gostaria de dizer. LINDO SONHO!🙂

    bjs daq.

  6. Que paraíso, Maria Teresa! Não conheço, mas já me animei para ir lá.E, como você escreveu, o importante é nunca desistirmos de nossos sonhos.
    Bj e parabéns pela linda postagem,
    Lylia

  7. Esse sim, é o que se pode chamar de verdadeiro paraíso aqui na terra! Bora bora pra lá. Parabéns Teresa!
    Adilson A. da Silva

  8. Oi Teresa!
    Saudades querida amiga, não tinha visto que você havia atualizado a postagem, também fico dias sem chegar nem perto do PC, com essa minha correria.
    Amiga fiquei encantada e feliz por você com esse sonho em forma de viagem, chamado Bora Bora, que lugar maravilhoso, adorei a sua narração, as imagens linnnndas, tudo maravilhoso.
    Beijos!

  9. Que sonho lindo amiga!
    Um lugar como esse, pra mim só em ver as fotos já é inesquecível…imagino pra vocês que estiveram lá.
    Imagino tua felicidade ao encontrar por lá teus queridos hibiscos, essas lindas flores aquáticas, encontrar esse mar incrivelmente azul…encontrar esse paraíso!
    Teresa eu adorei “participar” desse sonho!
    Amiga, quero te desejar uma Feliz Páscoa! Que aí nesse seu cantinho mágico, esses dias Santos, sejam felizes e abençoados!
    bjus!

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: