No Jardim Botânico do Rio de Janeiro…

 

DSCN2920

Numa tarde iluminada desse nosso controvertido inverno carioca, onde dias ensolarados e mornos se alternam com dias cinzentos e gelados, fomos ao nosso querido “Jardim Botânico do Rio de Janeiro”.

Já fazia tanto tempo que não passeávamos por lá!

Patrimônio histórico e biológico brasileiro, este nosso “Jardim” é sempre um passeio de rara beleza, onde em meio ao aconchego da natureza e da vida silvestre carioca, encontramos um verdadeiro refúgio de paz e encantamento, numa das áreas mais lindas de nossa cidade maravilhosa.

E como num cartão postal, logo no início de nossa caminhada ecológica, as famosas “palmeiras imperiais” dão as “boas-vindas” à todos que por lá chegam…Impossível não se emocionar com estas árvores fantásticas que há gerações habitam por lá!

DSCN2977

Criado em meados de 1808, após a chegada da família real portuguesa aqui no Brasil, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro tem como seu fundador o então “Príncipe Regente Dom João de Bragança”, que seria o futuro Dom João VI, pai do imperador do Brasil, Dom Pedro I.

O “Jardim” nessa época, nascia com a missão principal de ser uma área de aclimatação para as espécies de plantas chamadas de “especiarias do oriente”, como a canela, pimenta, baunilha e outros vegetais com alto valor comercial.

Como exemplo, podemos também citar a espécie “Camellia sinensis”, planta da qual se produz o “chá preto”, que foi plantada intensivamente entre os anos de 1820 a 1830.

Mas foi graças à um personagem importante na área das Ciências do Brasil daquela época, o “Frei Leandro do Sacramento”, que o então jovem Jardim Botânico conheceu suas primeiras benfeitorias, quando este frei assumiu a sua administração.

E uma das curiosidades interessantes é que as suas primeiras mudas de plantas, na sua maioria, vieram do “Jardin  de La Pamplemousse”, das distantes “Ilhas Maurício”, no Oceano Índico… Uma incrível jornada  para semear um  jardim botânico do Novo Mundo!

DSCN2928

Hoje, o nosso lindo Jardim Botânico abriga inúmeras espécies da nossa flora brasileira e também da flora estrangeira, entre uma variedade de mais de 6.500 espécies do reino vegetal. Fato que o destaca entre um dos mais importantes jardins botânicos do mundo, e o coloca como verdadeiro santuário ecológico e guardião de várias espécies ameaçadas de extinção.

E basta apenas uma pequena caminhada entre suas verdes alamedas, para encontrarmos espécies de plantas e árvores de curiosa e imensa beleza…

No início do nosso passeio, logo encontramos o nosso famoso “Pau-brasil”, árvore que era tão comum na nossa mata atlântica do “Brasil colônia”, e símbolo nacional que deu origem ao nome do nosso país, mas que infelizmente, atualmente, é raramente encontrada nas nossas matas…Tudo isto fruto da devastação causada pela ganância humana!

 

DSCN2929

E os nossos caminhos por este encantado lugar, onde a natureza vive protegida e se espalha soberana, nos levam à muitos recantos lindos, como o famoso “Lago Frei Leandro”, onde plantas aquáticas de especial e exótica beleza, como “vitórias-régias” e “ninféias”, emprestam um clima mágico e de um delicado deslumbramento…

É mesmo a força da natureza, que nas suas formas mais variadas, encantam a nossa visão e o nosso coração!

DSCN2934

Até mesmo as incríveis “bananeiras aquáticas”, emprestam um ar de raro encantamento…Por um momento, simplesmente nos esquecemos que estamos no meio de uma cidade imensa e barulhenta… Uma verdadeira mágica da natureza!

DSCN2937

E entre as alamedas floridas de maravilhosos bouganvílies, os nossos passos vão nos levando à um mundo de pura tranquilidade e meditação…

Por ali, ainda se pode escutar a doce voz da brisa fresca e vespertina, em meio ao canto alegre de muitos passarinhos que por lá habitam ou fazem suas gentis visitas…

DSC_0100

 

São tantas flores e delicadezas pelo nosso caminho…

E devagarzinho vamos nos sentindo parte daquele mundo verde e tão diferente da agitação humana…

DSCN2946

Na visita ao antigo orquidário, cuja construção remonta ao final do século XIX, uma belíssima coleção de orquídeas nos traz novamente aquela sensação de deslumbramento diante da magia da natureza…

Como não se emocionar na presença de tão lindas e mágicas flores?

DSCN2953

No bromeliário, a beleza imensa e exótica de mil bromélias toma conta dos nossos olhos…

São plantas tão especiais e verdadeiras obras-primas da natureza!

DSC_0105

De volta à paisagem natural, diante da visão do “Corcovado” e do “Cristo Redentor”, lembramos que aqui, continua sendo, apesar das asperezas e tristezas do nosso carioca cotidiano, a cidade maravilhosa que tanto amamos!

DSC_0062

Mas logo ali adiante, é da natureza maravilhosa da floresta amzônica que nos lembramos, ao avistarmos uma das maiores árvores do mundo, a admirável “sumaúma”!

DSCN2982

Uma árvore amazônica que é um verdadeiro espetáculo da natureza,e que pode atingir até 60m de altura!

Aos pés dela nos sentimos tão pequeninos… Uma lembrança da nossa diminuta figura humana diante da Criação Divina!

DSCN2983

Ainda caminhando, chegamos ao antigo portal da “Fábrica de pólvora”, que no período colonial havia sido erguida por ali…O Jardim Botânico, além de refúgio ecológico para plantas e até para muitos animais, também é patrimônio arqueológico e histórico de nossa cidade…

DSC_0121

No belíssimo  chafariz, também um dos cartões postais deste nosso maravilhoso Jardim Botânico, originário da Inglaterra, uma escultura em homenagem à música, à poesia, à Ciência e à arte…

DSC_0143

E ao longo deste nosso iluminado passeio, ainda encontramos a magnífica floração de vários ipês cor de rosa… Verdadeiros presentes desse nosso inverno tão carioca!

DSCN2959

E na sombra dessas queridas e deslumbrantes árvores é que me refugio e me esqueço, por uns momentos, das preocupações e dos problemas cotidianos…

A natureza, com certeza, tem sempre um “santo remédio” para as nossas ansiedades e tantas inquietações da vida moderna, onde apesar de todo o aparato tecnológico, ainda somos tão aprendizes desses novos tempos…

Mas às vezes, basta apenas uma pausa, um passeio por algum belo jardim ( que nem precisa ser um grande “Jardim Botânico”!)  ou um pequeno descanso, à sombra de um lindo e florido ipê, para que as nossas forças sejam restauradas e a nossa alma perfumada, e as nossas esperanças possam florescer novamente…

DSC_0116

Meu abraço florido e iluminado no coração de todos!!!

fr-flower-butterfly-teresamsg1

13 comentários em “No Jardim Botânico do Rio de Janeiro…

  1. Que beleza de lugar! Adoro o JB e ainda na semana passada minha filha e neto estiveram lá! Lindas fotos! bjs, tudo de bom,chica

  2. Oi Teresa!
    É muito bom conhecer um lugar através e tuas palavras e tuas fotos….o Jardim Botânico é um lugar lindo! Adorei o passeio amiga!
    Tenha uma linda noite e uma semana abençoada!
    bjus!

  3. Tudo bem, Teresa? Que saudade deste seu espaço mágico, adorei esta postagem! Apesar de já ter lido bastante sobre o Jardim Botânico, infelizmente não o conheço pessoalmente. Tenho uma grande paixão por este local histórico, sonho em conhecer o orquidário. Aliás, recentemente, houve uma grande exposição de orquídeas lá.

    Seu texto, como sempre, irretocável e inspirador. Adorei as fotos, valeram por uma visita! Parabéns e muito obrigado por compartilhar este momento único!

    Um grande abraço e uma ótima semana!

  4. Oi Teresa, minha amiga sumida, saudades…
    Este post foi uma verdadeira aula sobre o Jardim Botânico, adorei saber de mais coisas sobre este famoso jardim, meu filho esteve no Rio e fez imagens lindas desse jardim especialmente pra mim e claro com o jardim de cactos e suculentas, meu xodó.
    Como sempre adorei o texto maravilhoso e as imagens lindas.
    Beijos!

  5. A sua exposição do Jardim Botânico me conduziu à beleza que só a natureza nos propicia. Belas fotos e texto gentil e comovente. Paz e Bem, para você!

  6. Com tantas plantas e flores , o jardim botânico está na minha lista
    de passeios , é um pouco longe , afinal estou em joinville , mas são sa sonhos faceis de alcançar,
    uma caminhada por este jardim tão imenso é um prazer , lindas as fotos , a bromélia que linda, gosto muito de lugares assim , em que o homem percebeu que não vive sem natureza e nem ela sem ele , pois somos nós que a protegemos ou contrário.
    bjs e bom fim de semana.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

  7. Maravilhoso passeio! Continue postando suas preciosas “viagens” por esse mundo encantado dos jardins. Fico imaginando cada lugar por onde vc já passou, pensando na magia que deve ser! Parabéns!!!

  8. Teresa, é muita sorte ter um jardim tão bonito dentro do Rio de Janeiro.
    Uma coisa que gosto de fazer quando vou lá é de procurar algum bichinho que nunca tinha visto antes. É uma vida intensa, desde uma formiguinha a mais alta palmeira.

    Bjs

  9. Oi Teresa, um bom dia de sábado pra vc! O Jardim Botânico me pareceu mesmo um refugio ao meio da movimentadíssima Rio. Gostei de rever imagens dai, gostei também de aprender um pouco mais sobre o Jardim, não sabia que tinha sido construído pela realeza portuguesa. Teresa, o Rio apesar de conturbado como vc mesmo disse, ele me passou uma sensação muito boa, não sei se foi que olhei para ele com meus olhos de criança, e achei tudo tão bonito, aquela movimentação de cidade grande, mas ao mesmo tempo muitas arvores, gente bonita e o mar! A meu Deus, eu não posso mais morar no interior… Sabe, ando muito desorientado a respeito da minha carreira, dinheiro e ciência não ta andando junto e preciso urgente de minha independência, já vou pra 26 anos:/ e o mestrado ter me empurrado uma dissertação agronômica, de certa form me deixou muito desgostoso, pois eu queria tentar doutorado no Jardim Botânico do Rio ou no Instituto de Botânica de São Paulo, e agora estou meio perdido com ideias de tese. Ontem um amigo meu pesquisador do instituto de botânica me disse que se eu quiser voltar para as briófitas, com minha nota do inglês eu passo fácil lá no instituto de botânica, fiquei alegre em saber desta possibilidade, um dos meus maus é não acreditar na minha capacidade. Ixi minha amiga, tanta coisa na minha cabeça, deixa eu parar por aqui rs bom final de semana! Foi bom rever o RIo.

  10. Muito bacana. Trabalho aqui e por poucas vezes vi uma descrição tão singela e informativa. beijo.

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

