Tempo de Azaléias…

DSCN2853

Dias de suave recolhimento de inverno ainda estão por aqui…

Tempo de durezas e delicadezas, sempre em busca de um aquecimento e aconchego para a alma e o corpo da gente.

No entanto, na natureza, que se espalha abundante e silenciosa,neste nosso querido cantinho no mundo, já há sinais evidentes de uma jovem primavera, que com certeza se aproxima cada vez mais dos nossos corações, trazendo novas esperanças, com promessas de renovação e restauração.

Mas como num conto mágico, em que a terra adormecida acorda de seu longo sono invernal, eis que por aqui, no nosso pequeno e singelo jardim, o lindo e repentino florescer de novas flores nos trouxe uma surpreendente alegria e um doce encantamento… Pequenas dádivas de Deus para aquecer os olhos e o coração dos seres humanos!

Mas com certeza, desse “acordar” de inverno, são as queridas e maravilhosas azaléias, que após muitos meses de um longo sono,trouxeram um especial sentimento ao meu coração…Flores tão bonitas e de um cor de rosa magnífico, que vieram colorir estes dias frios e sonolentos desse nosso  inverno carioca!

DSCN2848

E como não se encantar com a beleza e a doçura dessas esplêndidas flores, que em poucos dias, transbordaram vasinho afora, encantando os olhos de todos que passam por aqui…Impossível não notar tamanha graciosidade da natureza!

DSCN2837

Planta originária do extremo oriente do planeta, das distantes terras chinesas e japonesas, as azaléias simbolizam a coragem, a alegria e a perseverança do amor. Como são plantas bem resistentes, e se adaptam  à diferentes tipos de solos, enfrentando até à secura de algumas estações do ano, elas realmente nos trazem a mensagem de que nunca devemos desistir das coisas que realmente amamos.

DSCN2854

E diante da aspereza e do egoísmo desse nosso mundo atual, em que tudo nos é mostrado como descartável, provisório e sem compromissos reais, a beleza imensa de um pequeno arbusto florido de azaléias, nos acena como um aconchegante buquê de esperança, a nos lembrar de que as lutas da vida são inevitáveis, mas que todos aqueles que perseveram nos caminhos do verdadeiro amor, com certeza sempre hão de colher as melhores e mais preciosas flores da existência!

Parece mensagem de conto de fadas?  Mas para mim, é muito mais do que isso… São verdadeiras mensagens dos anjos de Deus para os nossos corações!

DSCN2877

Por isso, as azaléias são plantas que florescem durante o inverno e a primavera… Colorindo e trazendo novas esperanças e restauração à cada jardim que passa pelos invernos da vida…

E quando tudo parece seco, solitário e quase sem vida, elas são as primeiras flores que se abrem de forma vibrante e  cheias de vida, como a nos dizer que a primavera é próxima…”Não desista de tudo que você ama e nem dos mais lindos sonhos que você tem semeado pela vida!”

DSCN2879

E o nosso pequenino jardim, que anda meio quieto e esquecido por esses dias frios, parece que voltou a sorrir novamente…

DSCN2893

Os cânticos  da passarada, também estão voltando a se espalhar com mais intensidade e alegria por todos os lugares…

Basta apenas uma manhã de sol, para que as primeiras horas do dia sejam inundadas pelas melodias de vários encantados passarinhos…

Saltitando pelo quintal, ou descansando nos ramos das árvores, muitos pássaros, como os sabiás, por exemplo, já estão à espera da chegada de setembro e de mais uma florida primavera…

DSCN2866

Ainda aqui no nosso jardim, outras flores “perseverantes”, como as graciosas  “onze horas”, também nos oferecem suas pequenas e meigas flores a cada manhã…

Delicados presentinhos da natureza que enfeitam os nossos dias frios deste inverno…

E eu sempre me pergunto, “Como não enxergar e amar todo esse carinho de Deus para cada um de nós?”

DSCN2864

Até na beleza exótica das flores das bromélias, se pode sentir o calor e a vontade de viver desses seres extraordinários do reino vegetal…

Como a vida é perseverante, singular e bela!

DSCN2917

E nas flores miúdas que surgem como “mágicas”, pela grama ou em meio aos vasos de plantas, há o testemunho vivo e “perseverante” da essência da própria vida…

Ninguém as plantou por ali, talvez suas sementes vieram simplesmente pelo vento, mas apesar de tudo, insistem em ter o seu lugarzinho na existência… Corajosas e perseverantes florzinhas do campo!

DSCN2914

Mas hoje, é o encanto das azaléias que mais me emociona, pois elas têm sido a nossa alegria de cada manhã, seja nos dias mais frios ou nos mais aquecidos, trazendo cor e beleza aos olhos da alma de todos nós…

Até mesmo os nossos meninos, tantas vezes distraídos pela preguiça do sono de uma fria manhã,antes de ir para o colégio, param no seus trajetos para olhar pra elas…

Uma beleza que aquece e ilumina o nosso caminho… E para mim, elas são a lembrança viva de que lindos dias de primavera virão… Aliás, eles sempre vêm, para todos aqueles que acreditam na vitória do amor que persevera e vence a frieza do inverno, para florescer mais forte e bonito em cada nova primavera…

DSCN2843

Meu abraço grande, carinhoso e repleto de lindas azaléias para todos vocês!!!!

fr-flower-butterfly-teresamsg1

10 comentários em “Tempo de Azaléias…

  1. Oi Teresa !
    Que bonito é ver a natureza sempre se preparando para cada um dos seu ciclos, agora se prepara para a chegada da primavera e seu jardim já anuncia essa linda estação, as azaleias estão lindas e vibrantes, o seu colorido é um verdadeiro colírio para os nossos olhos e um balsamo para nossa alma.
    Um abraço carinhoso de sua amiga com saudades.

  2. O inverno é uma estaçõ muito bonita , mas não há muitas flores nesta época,
    aqui só as kalanchoes floriram , acho que vou copiar sua ideia de plantar onze horas,
    elas são lindas ,e sempre estão com flores , assim os visitantes do jardim sempre
    estarão por aqui.
    Tenha um belo fim de semana .
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

  3. Oi Teresa boa noite, e aqui estou para apreciar suas imagens e escrita. Lá na ufes tem um pezinho de azaleia que esta com suas folhas muito feinhas e empoeiradas, esquecido no canto sujo e com entulho, mas de repente mesmo com aquele pó por sobre as folhas, estes dias elas transbordaram em flores, e ai sim conseguir perceber que mesmo nas intemperes da vida devemos reunir forças para flori…

    E assim mais uma vez a natureza nos mostra ensinamentos sábios vindos do amor e da beleza natural. Por aqui os dias que se passaram estavam bem friorentos, peguei uma baita de uma gripe com sinusite, e de quebra após antibiótico fiquei com dor de barriga por quase umas duas semanas, imagino eu o estrago que este antibiótico fizeste nas células epiteliais do meu aparelho digestivo, não quero nem imaginar!

    Estes dias ando meio cabisbaixo minha amiga, a vida profissional é uma coisa que mexe muito com o nosso emocional, acho que de todos, o mestrado, um sonho que se tornou um leve pesadelo, acho que os programas de pós graduação esquecem que pesquisar era pra ser algo motivador e prazeroso, mas as politicas dos programas de pós graduação, ou mesmo as politicagens de das pessoas, fazem o que era pra ser uma coisa empolgante, virar uma tremenda dor de cabeça!

    Fiquei tão desmotivado que até desisti de continuar para o doutorado, talvez daqui um tempo. Hoje o que gostaria mesmo era de um emprego pra poder continuar aqui em Vitória o ano que vem, e poder conciliar uma nova jornada rumo a área da saúde.

    Como você leu no meu blog, consegui uma vaga para enfermagem, eu fiquei muito feliz em conseguir essa vaga, pois nem estudei pra fazer a prova, fiz por fazer e para me testar, e para minha surpresa consegui a vaga, agora estou um pouco mais confiante e motivado, desculpa falar isso, mas foi bom para algumas pessoas do meu mestrado ver que eu também tenho a capacidade de fazer uma graduação em federal. Se ano que vem abrir vaga para odontologia vou tentar novamente, odonto é um curso que já esta saturado, mas medicina ainda acho que seria sonhar de mais, pois para conseguir uma vaga teria que fechar a prova que fiz, que é de anatomia humana e bioquímica.

    Enfim, como você mesmo mostrou na sua postagem, espero que como a azaleia do seu jardim, as flores possam se mostrar presente nesta primavera que logo se aproxima, um abraço apertado daqui no ES.

  4. Minha flor adorada. Que saudades desse cantinho e de vc em especial. Suas palavras e o carinho com que relata a beleza da vida.
    Vim buscar um pouco dessa energia positiva.
    Saio daqui sempre renovada. Amo estar com vc querida. Saudades…
    Beijos no seu lindo coração

  5. Oi Teresa, que lindas fotos! Eu também sou fã da azaléia, tenho duas na forma de bonsais em minha casa, moro em apartamento então o jardim tem que ser pequeno…
    Não sabia desse simbolismo tão lindo ligado a essa flor, que lindo, ver que o amor pode florescer mesmo em meio a condições difíceis como no inverno.
    Fico feliz que tenha gostado do vídeo, ele me acompanha há tanto tempo, queria mesmo compartilhar com vocês.
    É sempre muito bom receber sua visita e ler seus comentários sempre tão carinhosos.
    Bjs querida e um ensolarado domingo para você

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

