No aconchego das montanhas…

DSCN2660

Dias de inverno aqui no nosso Rio de Janeiro e já se passaram várias luas longe desse meu amado cantinho virtual…

Saudades de estar por aqui e saudades de tantos queridos amigos virtuais, que no meu coração, serão sempre tão preciosos e reais!

Mas a verdade é que os ares de inverno sempre me trazem aquela sensação de tranquilidade e a necessidade de um pouco de recolhimento….

É o tempo em que a própria natureza precisa para se recompor do movimento intenso de um fervoroso verão… Tempo de descanso e de juntar novas energias,para recomeçar no florescer de mais uma nova e próxima primavera…

Também para nós, os humanos, um tempo especial, para  mudarmos a nossa rotina diante desta nova estação, e nos voltarmos mais para dentro de nós mesmos e ficarmos mais pertinho das pessoas que amamos…Um tempo voltado para o aconchego e o aquecimento do corpo e da alma da gente.

Pensando nisso, houve aqueles dias em que simplesmente “fugimos” para as montanhas, em busca de uma temporada de abrigo no meio de uma natureza serena, plena, pulsante e vigorosa…Dias de doce contentamento e aconchego, em meio à nossa encantada Serra da Mantiqueira!

DSCN2599

E que delícia é poder se espalhar pelos tantos caminhos daquelas montanhas azuladas, e nos esquecermos da rotina urbana e da tirania das horas, em plena luz do dia, para depois, no quase silêncio das noites geladas, simplesmente encantar os nossos olhos através do céu infinitamente estrelado daquela serra…

Sempre um convite irrecusável para a mente estressada que vem das imensas e agitadas cidades.

Neste lugar  tão alto e sagrado, alheio aos problemas das metrópoles, parece existir uma magia por todo o lugar… Magia da natureza nas pedras, na água e no ar…

Na simplicidade dos dias, sempre encontro alguns “antídotos” especiais para a ansiedade humana… Pequenos “frascos” de serenidade e paz, na forma suave das cores, aromas, perfumes e flores das montanhas…

DSCN2617

Desde o amanhecer até a hora em que o sol descansa e se esconde no horizonte, a natureza das montanhas se mostra soberana e nos presenteia com paisagens e pequenos detalhes repletos de pura beleza e inspiração.

E basta apenas olhar para cima e deleitar os nossos olhares com a magia tão especial que emana das copas das árvores… Uma vastidão de galhos e folhas que inspiram as canções de tantos passarinhos!

DSCN2679

Junto ao solo fértil e fecundo, inúmeras flores iluminam e perfumam os nossos caminhos… Impossível não se encantar com tanta ternura e carinho  da mãe natureza!

DSCN2718

Mesmo no alto das antigas árvores, encanta sempre os meus olhos a quantidade e variedades de seres vivos que escolhem seus troncos e galhos úmidos para suas moradas.

São várias espécies de maravilhosos organismos, como as orquídeas, bromélias e cactáceas, além de uma infinidade de musgos, líquens e fungos, que juntos, compõem uma fascinante “comunidade” aérea de exóticos e valentes seres vivos…

DSCN2603

Sem dúvida, um genuíno encantamento para os observadores mais atentos…

DSCN2623

Uma visão da rara beleza dessa nossa exuberante natureza!

Os famosos “líquens vermelhos” colorindo as cascas de tantas sagradas e abençoadas árvores…

Sou fascinada por esses pequenos e misteriosos seres!

DSCN2616

No lado mais humano  das montanhas, no aconchego de nossa simples, mas charmosa pousada, uma pausa para o almoço feito no forno à lenha, ou  para um caloroso “chá da tarde”…

Um encontro de pratos caseiros, verduras colhidas na horta e antigas tradições mineiras, com seus maravilhosos doces e compotas de frutas que aquecem qualquer coração!

DSCN2636

Aqui, na vastidão dessas belas montanhas, as moradas dos homens são feitas para acolher e proteger o corpo e a alma da gente.

E parecem tão integradas ao mundo natural lá fora, que se tem a nítida impressão de que estamos no meio das frondosas e velhas árvores.

Das janelas de vidro,  a floresta nos convida a conhecer os segredos das plantas e dos animais….  O barulhinho gostoso das cachoeiras se espalhando pelo ar fresco, embalado pelo  aroma de pinheiros centenários…

Um lugar precioso, onde cada singela florzinha é valorizada como um pequenino e frágil tesouro…

DSCN2694

E as lareiras sempre tão aconchegantes…

Se no passado era vitais para a sobrevivência nos lugares mais frios,  hoje , são como retratos de um suave e mágico romantismo…

E como não recordar com carinho, da visão das azuladas labaredas, numa noite fria, ao lado de quem se ama?

Tudo tão lindo e que nos faz esquecer das durezas desse mundo…

DSC_0998

 

E no aconchego das horas mágicas dessas altas montanhas,  cada pequeno passeio se tranforma numa linda aventura, onde pássaros coloridos, borboletas delicadas e flores deslumbrantes enfeitam os nossos caminhos… Cada cachoeira, um presente para os olhos da gente!

DSC_0008

E cabe a cada um de nós, aprendizes e viajantes desse tempo, aprender com cada pedra no caminho, escutando as canções que vem dos ventos e das bocas dos passarinhos…

Aprendendo com a sutileza e os detalhes de cada estação do ano…

Aprendendo com a sabedoria e a paciência de quem entende de pétalas e de espinhos… De cada alegria e dificuldade de uma estação…Seja ela  inverno,outono,primavera ou verão…

Aprendendo com o rio que vence as pedras e corre corajoso ,  descendo suas montanhas e levando fertilidade aos vales,vencendo cada obstáculo do caminho, mas sem nunca desistir do sonho de encontrar o mar…

DSC_0962

 

E que Deus sempre abençoe os nossos caminhos, e faça de cada nova estação do ano, mais um novo motivo pra semearmos novos sonhos, e continuarmos na nossa missão de espalhar mais paz e o amor nos corações… Coisas que o mundo anda precisando tanto…

E que a natureza, a cada singelo dia, continue nos inspirando e nos aconchegando em suas suaves pétalas de flores…

DSCN2593

Meu abraço imenso,carinhoso e perfumado para todos!!!!

fr-flower-butterfly-teresamsg1

10 comentários em “No aconchego das montanhas…

  1. Teresa! Só assim para descansar com todo esplendor da natureza ao redor.

    Bjs

  2. Que Deus abençoe você amiga, que nos encanta com imagens tão belas e palavras tão doces, e que nos faz viajar por lugares que só em sonhos pensei existir…Adorei!
    Tenha um linda tarde amiga!
    bjus!

  3. Oi Teresa boa noite, vc vim te visitar, minha cabeça hoje esta doendo, peguei um resfriado e sempre que pego um, ataca minha sinusite aff… mas vir aqui e apreciar bonitas e renovadoras imagens, é um deleite para qualquer visitante! Isso mesmo minha amiga, aproveita todos os momentos e oportunidades de passeios, é muito bom viajar, principalmente assim, pra relaxar ao meio a natureza. Bjs e um final de semana repleto de coisas boas pra vc e sua família😉

  4. O que mais gosto do inverno é esta sensação de aconchego , de comidinhas quentes,fico feliz que conseguiu ter sucesso com as suculentas ,por aqui estou só aguando de 15 em 15 dias , as x até mais tempo,principalmente os cactos,as z parece facil aprender com o canto dos passarinhos , mas as pedras que atravessam em nosso caminho , estas é dificil de superar ,
    mas nos deixam calejadas para não cair mais na mesma pedra.
    beijinhos e fique paz.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

  5. Oi Teresa, que delícia de lugar…
    Fico feliz que tenha gostado do post e do vídeo, também fiquei muito impressionada com essa história e decido compartilhar. A gente reclama tanto…mas quando olha para o lado vê que nem tudo é tão ruim na nossa vida, não é?
    Bjs e ótimo final de semana

  6. Muito bom os comentários das cidades da Serra e sobre Campos do Jordão.Estive in residence The Writer House em Campos do Jordão,realmente a estância é tudo de bom e sobre a The Writer House ,a casa do escritor é algo inovador em termos de Brasil e a escolha de Campos do Jordão para sediar este projeto inspirado num conceito igual americano não poderia ser diferente,pois,a região está localizada entre diversas cidades literárias como Taubaté ,a capital da literatura infantil e a cidade de Monteiro Lobato.Estive na Hub City ,e sei como esse projeto literário foi fundamental para a cidade Spartanburg, SC. Em maio de 1995, três escritores se conheceram em uma cafeteria com uma idéia para um livro, uma antologia sobre a experiência de viver em Spartanburg, SC. Desde então, o Writers Project Hub City já publicou mais de 65 títulos e 500 escritores, estabeleceu uma livraria independente, e desde a educação escrita criativa para milhares de pessoas.Parabéns para o Curador brasileiro da The Writer House ,a casa do escritor em Campos do Jordão!VOLTAREI BREVE A TODA A REGIÃO DA MANTIQUEIRA!!!

  7. Minha querida, parabéns pelas fotos, lindas. Que delícia estas casas no meio da natureza…

  8. Muito bom todos os comentários sobre a estância de Campos do Jordão, entretanto,a que mais gostei foi a dica para aqueles que gostam de cultura sobre a The Writer’s House ,a casa do escritor.Realmente é algo inovador em termos de Brasil e a escolha de Campos do Jordão para sediar este projeto inspirado num conceito igual americano e realmente a região está localizada entre diversas cidades literárias como Taubaté ,a capital da literatura infantil e a cidade de Monteiro Lobato.Também estive na Hub City -USA ,e pude ver o projeto literário da cidade Spartanburg, Carolina do Sul . Quando puder irei me inscrever no projeto brasileiro da The Writer’s House ,a casa do escritor em Campos do Jordão,e espero que me aceitem como escritora residente.

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: