Na terra dos cogumelos encantados…

DSC_0872

Uma chuva fina e fria se espalhava pelo ar, quando chegamos ao Parque Estadual de Campos do Jordão.  Situado nas terras altas da bela Serra da Mantiqueira, este lugar mágico abriga um grande tesouro biológico da tão ameaçada Mata Atlântica de altitude e dos lindos bosques dos pinheiros de Araucária.

Mas esta não era a nossa primeira visita à estas terras encantadas…

Na verdade, havíamos estado por lá, eu e meu marido, no início dos anos 90  (no século passado! Rs…), quando éramos ainda recém-casados, e devido à compromissos de trabalho, vivíamos entre o eixo “Rio-São Paulo”.

E nesse ano, depois de passado tanto tempo, tive um desejo imenso de  retornar àquela linda cidade, de jeitinho europeu e clima temperado das montanhas, e que nos lembra tanto uma fase tão preciosa de nossa estória.

DSCN2250

Mas apesar do domingo amanhecer frio e com promessas de chuvas,  saímos  de nossa pousada, perto do meio dia, em direção ao “horto”, que nos levaria à entrada do parque estadual… Um caminho repleto de natureza e de doces lembranças!

Logo na chegada, ficamos deslumbrados com aquela paisagem encantada: Árvores de vários países, principalmente europeus, como pinheiros e plátanos , plantadas há muitos anos na entrada do parque, iluminaram os nossos olhos…Altas e deslumbrantes, mesmo “estrangeiras”, sentiam-se totalmente adaptadas, algumas delas com as folhas todas já coloridas pela passagem da   suave canção do outono brasileiro …Tudo lindo demais!!!

DSC_0845

E foi ali mesmo, no abrigo da sombra daquelas árvores, que notamos a presença daquelas “graciosas criaturinhas”…

Os famosos “cogumelos de contos de fada”!!!!

DSCN2185

De cores vermelhas, pintadinhos de manchinhas brancas ou amareladas, estes pequeninos seres vivos  se espalhavam por lá em grande número e formatos, chamando a atenção de todos que visitavam o parque…

Eram, com certeza, os famosos cogumelos “Amanita muscaria”, possivelmente os “cogumelos mais conhecidos do mundo”, por serem usados na ilustração de tantas estórias de contos de fadas, filmes, desenhos e atualmente até em jogos da era da informática… E quem não se encantaria com a beleza e a graciosidade desses incríveis seres da natureza?

DSCN2189

Os “Amanita muscaria” são seres do reino “Fungi” e que pertencem à família dos “Basidiomicetos”, cujo “chapeuzinho” é uma forma característica.

Originário das terras mais frias e úmidas do Hemisfério Norte do planeta, esses seres vivos sempre fizeram parte das lendas e crenças de muitos povos antigos, inclusive das tribos que viviam lá nas terras bem geladas da Sibéria, onde seu uso fazia parte de rituais ancestrais. Desde tempos remotos, a humanidade conhece também as propriedades tóxicas e alucinógenas desses pequeninos fungos.

E apesar de sua aparência lúdica e de sua beleza exótica, estes cogumelos são considerados venenosos, e seu uso e manuseio pode ser prejudicial à saúde humana.  Ou seja, são lindos apenas para se apreciar…Na dúvida, melhor nunca tocar nesses misteriosos e pequeninos seres vivos…

Mas pelo menos, poderemos sempre fotografar e apreciar  a delicada beleza  deste pequenino espetáculo da natureza… Com certeza,verdadeiros  “presentes”, para os fotógrafos do mundo natural!

DSCN2193

Imprescindíveis ao equilíbrio das cadeias ecológicas terrestres, todos estes seres do reino fungi estão ligados à decomposição da matéria orgânica na natureza, auxiliando no “retorno” dos sais minerais e água ao solo, e sua consequente reutilização pelos vegetais.

No caso dos “Amanita”, eles fazem uma associação simbiótica com muitos pinheiros, formando o que chamamos de “micorriza”, facilitando a absorção dos nutrientes destas grandes árvores. Em troca, estes vegetais fornecem o alimento necessário ao fungo.  Tudo se encaixando de forma perfeita e equilibrada na grande teia da vida…

E eu mesma, desde os meus tempos de criança, sempre fui uma admiradora desses seres fantásticos, que habitam o imaginário humano e que são tão importantes no ciclo da matéria no nosso planeta.  Então imaginem o meu encantamento em ver esses lindos “cogumelos” espalhados ao meu redor…Foi realmente a primeira vez que vimos “ao vivo” esses admiráveis e belos “Amanita muscaria”!!!

DSC_0885

 

E tudo nesse clima mágico e tão especial, no aconchego das árvores do Parque Estadual de Campos do Jordão…

DSC_0926

Mas sendo seres vivos ligados à zonas temperadas do planeta, como será que esses pequeninos e encantados cogumelos vieram parar aqui, nas distantes terras tropicais brasileiras?

DSC_0874

Pelo que tudo indica, possivelmente, seus esporos (estruturas reprodutoras) devem ter vindo parar aqui em meio à sementes e mudas de pinheiros europeus e norte-americanos. E sem dúvida, devem ter encontrado nas regiões mais ao sul do Brasil, uma área de clima mais próximo à zona temperada, onde podem se desenvolver com facilidade.

Tenho lido que atualmente, eles podem ser encontrados nos estados do sul do Brasil, incluindo, além de São Paulo, o estado de Minas Gerais. Aqui no estado do Rio de Janeiro, nunca ouvi falar de sua ocorrência…Mas quem sabe existem alguns “Amanita muscaria” escondidos por aqui também?  (Rs…)

DSC_0880

Seja como for, para mim foi realmente uma adorável surpresa encontrá-los ali,durante esse lindo passeio que fizemos, e poder registrar um pouco da beleza, das cores e das formas desses seres surpreendentes… Um verdadeiro carinho de Deus pra alma da gente!

DSC_0898

E que maravilha é poder passear por esse lugar tão rico em diversidade de vida, onde o vento sussurra antigas estórias de florestas distantes, enquanto as velhas árvores abrigam e sustentam tantos seres vivos impressionantes, como musgos, líquens,samambaias, orquídeas e bromélias… Todos fabulosos personagens destas terras encantadas!

Uma pequena amostra disso, está na imagem abaixo, onde vários tipos de líquens (uma associação entre um fungo e uma alga), inclusive o raro “líquen vermelho”, aparecem no tronco de um velho pinheiro, e um dos pequenos “Amanitas” surge aconchegado, perto das raízes dessa generosa árvore…

 

DSC_0906

Uma verdadeira explosão de vida dessa nossa majestosa natureza!

DSC_0929

Um cenário de pura poesia e encantamento para todos aqueles que tem uma alma romântica e amam as coisas naturais…

Lugar de paz, de vida e  de grande harmonia, onde no aparente silêncio das árvores e no  leve murmurar das águas,  tudo está em movimento e em espírito de  constante renovação…

DSC_0931

Ainda um recanto sagrado, onde as árvores podem dormir e acordar com tranquilidade, protegidas do barulho e das agressões do mundo…

Onde os animais passeiam livres e salvos da loucura humana…

DSC_0953

Diante dessa grandeza, nós, meros “personagens estrangeiros”,  pedimos à Deus que sempre ajude à preservar estes lugares tão especiais, onde a nossa natureza ainda pode ser vista em toda a sua  plenitude e exuberância, sem medo da “moto serra” ou das maldades e poluições humanas…

E quem sabe,  algum dia,  mais pessoas consigam aprender à viver com a natureza de forma mais harmônica, com mais carinho e sutilezas…Lembrando que nós mesmos somos,na realidade,  partes integrantes dessa grande rede da vida…

DSC_0948

Então, nesses dias,  haverá mais lugares encantados assim, onde a vida nos surpreenderá cada vez mais com sua imensa beleza…

E onde os “cogumelos” de “contos de fadas”, aparecerão como num passe de mágica, diante dos nossos olhos admirados, só para nos lembrar que a vida,na sua diversidade, é a nossa jóia mais preciosa e herança mais valiosa…

DSC_0868

Nosso abraço grande,carinhoso e solidário para todos aqueles que amam a natureza!!!

fr-flower-butterfly-teresamsg1

16 comentários em “Na terra dos cogumelos encantados…

  1. Oi, Teresa! Que bom saber que esteve por aqui, tão perto. Pena que não nos encontramos. Eu também estive nesta cidade especial há muitos anos, preciso voltar. Os registros das suas viagens são sempre impecáveis! Adorei o texto e as fotos deste lugar mágico. Nunca havia visto cogumelos tão coloridos!

    Um grande abraço e uma ótima semana!

  2. OI Teresa, que passeio lindo, ainda não conheço este parque, vou visitá-lo nas férias.
    Nunca tinha visto cogumelos como esses aqui…
    Ainda não estou recebendo os feeds do seu blog, mas vou tentar me manter atualizada fazendo visitas mais frequentes.
    Espero que goste do filme, é leve mas tem uma linda mensagem.
    Bjs e ótima semana

  3. Oi, Teresa! As imagens lembram muito a região da Serra Gaúcha. Já estivesses por lá? Bem o mesmo “ar europeu”! E os cogumelos? São mesmo de contos de fada!!! Beijos, Lu

  4. Oi, Tesesa! Logo que vi a primeira foto já me transportei para os livros da minha infancia, onde sempre havia esses cogumelos ilustrados com personagens de contos de fadas, duendes…
    são maravilhosos, suas cores vivas nos alegram a alma e nos fazem sonhar com um mundinho mágico…bjosss

  5. Oi minha querida amiga!
    Adorei sua narrativa, viajei com você por esse parque encantado, onde os cogumelos fazem um verdadeiro show à parte, tudo é naturalmente lindo e exuberante, um lugar especial onde a natureza não economiza, e compartilho com você esse desejo de dias melhores, onde o ser humano venha a dá o devido valor e cuidado para a nossa natureza, por vezes tão maltratada.
    Beijos e abraços.

  6. Campos de Jordão tem ares de Gramado, faz mto tempo que não vou a Campos, a última vez foi em 1995..
    Adoraria ver esses cogumelos ao vivo …adoro!
    bela postagem! bjssss

  7. Oi Teresa!
    Tinha que ver isso tudo, com muita calma, pois teus textos e tuas fotos, são uma verdadeira viagem pra mim! E a que lugar maravilhoso me levastes dessa vez amiga…mágico! Só havia visto esses lindos cogumelos, em livros infantis…fico imaginando a tua emoção ao vê-los assim tão de pertinho.
    Como você disse “um cenário de pura poesia…”, fiquei encantada! Espero que Deus continue protegendo lugares como esse…
    Post lindo demais, amei!!!
    bjus!

  8. Oi Teresa bom dia!! Ai gente, é muito love para uma postagem só, essa paisagem toca fundo a minha alma e me traz uma gostosa sensação de paz e harmonia. Quem dera os seres humanos pudessem se ocupar de apenas admirar, e esquecer das cobranças, das maldades e da auto afirmação… isso polui a alma e desarmoniza a nossa vida. Por isso quando sinto que estes sentimentos estão se enraizando em mim, busco ver e apreciar mais as coisas da natureza, assim equilibra minhas emoções, adorei a postagem, bjs e bom final de semana!

  9. Nunca estive em Campos de Jordão, mas é tipo Gramado e Canela daqui! Esses cogumelos são os típicos dos gnomos sentadinhos neles,né? Um amor! belo passeio, lindas fotos! beijos,tudo de bom,lindo fds! chica

  10. Teresa, querida! Campos do Jordão! O nome dessa cidade sempre me chamou aatenção e eu sonhava em conhecê-la. Imaginava um lugar encantado – exatamente como você descreveu. Amo araucárias e cogumelos também. Suas imagens revelam a beleza desse parque e suas palavras nos tocam sobremodo. Que cuidemos sim desse tesouro. Obrigada por me levar por este passeio inesquecível. Beijo grande

  11. Teresa,

    Um presente de Deus dar de cara com esses lindos cogumelos.
    Quando os vi e fotografei aqui, fiquei até emocionada. Até então, eu achava que eles só existiam em contos de fadas. rs
    Você foi muito privilegiada em encontrar essas lindezas pelo caminho, nesse passeio tão lindo.
    Estava com saudade do seu jardim encantado. Tudo aqui é muito belo.
    Beijos

  12. Teresa
    maravilhosos, esplendidos!
    e com suas palavras esclarecedoras, ficaram mais mágicos ainda!
    lembrei de quando criança, morria de vontade de comer! e não eram vermelhos
    imagino se fossem como esses da imagem, teria comido!
    minha mãe alertava de que eram venenosos. Como? , eu pensava… tão lindos!
    obrigada pelo lindo post de suave beleza !
    beijos
    Zizi

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: