Pelos jardins da Mantiqueira

DSCN4663

Nos lugares mais altos e mágicos, escondidos em meio a beleza majestosa da Serra da Mantiqueira, existem tantos recantos floridos e jardins encantados, que nem em nossos mais belos sonhos podemos imaginar.

Sei que falando assim, parece até exagero, coisas dessa minha alma de criança, que se encanta até com as pequeninas folhas que flutuam no vento da tarde, que ligeiro passa,  e deixa aquela discreta poesia pelo ar…

Mas é mesmo a pura verdade… E suspeito cá comigo, que quase todas as serras sejam assim mesmo, pequenos esconderijos de flores,pássaros e toda a sorte de vida, que ali se alivia e se esconde dos perigos e da vida estressada do mundo de baixo, onde os seres humanos mais dominam e espalham o lado bom e o lado mau da sua humanidade.

E sempre que tenho a dádiva de passear por aquelas admiráveis montanhas, que ao longe parecem se misturar ao azul do céu, trago de lá as mais  belas floridas memórias, que guardo com todo carinho no meu coração.

Então,  nos dias em que me sinto abatida, desanimada em meus pensamentos, são estes pedacinhos de memória que mais resgato rapidamente, para logo surgirem à minha frente,  flores e paisagens maravilhosas, onde os rios murmuram estórias e uma chuva suave canta uma terna canção de ninar… Uma delicada chuva de pétalas de alegria na minha mente!

E como num filme antigo e bonito, daqueles que a gente nunca se esquece de lembrar, minhas recordações trazem cenários iluminados, repleto da doçura dos doces caseiros, das frutas colhidas em meio aos caminhos da mata encantada, retratos de flores delicadas, quintais ensolarados, jardins lindos e aconchegantes das casas e pousadas por onde passamos…Tudo me acenando como um irrecusável convite para voltarmos e sonharmos novamente!

DSCN4639

E na simplicidade de pequenos canteiros, entre folhas, flores, pedras e animais de “faz de conta”, o cotidiano desses lugares bucólicos, revela o seu lado mais terno e romântico… Aqui, a vida parece passar sem pressa e sem tanta ansiedade, e o mundo adquire uma suavidade já à tanto tempo por nós esquecida…

São aqueles lugares mágicos e especiais, onde o “senhor tempo” nos permite andar sem pressa, comer com alegria e simplesmente se encantar com as belezas do caminho…

Tempo para viver com mais qualidade…

Tempo para confratenizar, sonhar e amar…

DSCN4641

Para isso, basta abrirmos bem os olhos,pra ver a natureza imensa se espalhando por todo o lugar. Na sua quietude e simplicidade, ela nos traz aconchego à alma e purifica o nosso pensamento… O cheiro do que é “verde”, encantando e colorindo o ar que respiramos… E aquele sentimento de que fazemos parte de algo maior no nosso universo, faz o nosso coração bater com mais alegria e equilíbrio… É como se sentir verdadeiramente em casa!

Animais e plantas estão presentes em cada pedaço do nosso caminhar…

Até mesmo nas paredes, as pequeninas criaturas tem o seu “lugar” na memória…   “Borboletinhas”, “besourinhos”, “formiguinhas”… Mesmo de “lata”, são todos lembrados com carinho neste encantado lugar..

DSCN4650

Mas os “outros insetos”,  os de “verdade”, voam e bailam alegremente à nossa frente… Doces presentes para os olhos da gente!

E como não sorrir, se alguma doce e colorida borboleta pousa bem ali à nossa frente?

Parecem mesmo pequeninas fadas, que trazem uma suave magia ao lugar… (Rs…)

DSC_0597

Ao nosso redor, muitas flores de formas e cores belíssimas iluminam o nosso dia…

São rosas, gerânios, mil hortências, espalhando beleza e romantismo pelo ar…

E de repente, surgem até  lindas “íris violeta” que é como uma rara jóia da natureza… Parece flor de princesa!

DSC_0606

E perto dela, mais adiante,  uma bela dália vistosa atrai a nossa visão…Para mim, ela  parece se abrir num largo sorriso amoroso… Ou será apenas a minha imaginação?

DSCN4665

Enquanto ao lado, o vento fresco da tardinha, balança os galhos das árvores, repletas de frutas de pele suave…

Sempre uma promessa de um doce paladar!

DSCN4669

E muitos, muitos passarinhos cruzam por nós e enchem as manhãs e as tardes com suas mais lindas canções…

Como não nos encantarmos com este belo e admirável lugar?

DSCN4654

Mesmo nos cantinhos mais humanos, a natureza está sempre presente e acolhe com bondade o nosso olhar… Tudo parece ser feito com muito carinho e amor no coração.

DSCN4644

Aqui, há recantos para agradar à toda a família humana…

Brincadeiras e alegrias para todas as idades!

DSCN4664

E lírios brancos estão sempre presentes… Nos acenando o caminho da paz…

DSCN4633

Até mesmo um “São Francisco” aparece para lembrar das bençãos de Deus sobre a Sua Criação…

Momento de fé e de muita esperança, em dias melhores para a humanidade, que certamente virão…

DSCN4651

E destas minhas queridas recordações, trago hoje à todos vocês, os meus desejos de dias ensolarados, tardes tranquilas e noites estreladas. E muito, muito amor e paz no coração.

Lembrando que a natureza é uma das nossas maiores riquezas, fonte de alegrias e de boas energias para todos nós…E mesmo na nossa lembrança, ela aquece a nossa alma, recarrega as nossas forças e sempre nos faz sonhar com tempos de novas esperanças.

DSCN4649

Meu abraço ensolarado em cada coração!!!

fr-flower-butterfly-teresamsg1

 

8 comentários em “Pelos jardins da Mantiqueira

  1. Oi querida Teresa,
    que lugar encantador, concordo com você, que as serras são todas parecidas, guardam tesouros maravilhosos, que só elas tem, as que já visitei são assim parecidas com esta, muitas flores e pássaros, bochinhos, cantinhos com espelhos de águas e casinhas que mais parecem de conto de fadas, amei ler e ver tudo isso, faz um bem danado só de ver.
    Beijo grande!

  2. Querida amiga,

    Quando bem pequenina, costuma ir numa cidade chamada Estrela, na serra da Mantiqueira.
    Era encantador. Meus primos-irmãos moraram lá. Havia uma cachoeira maravilhosa que tomávamos banho. Eu gostava tanto que jamais me esqueci.

    Imagino sim o quanto é belo este lugar. E os pessegos?! belíssimos, deverão ficar deliciosos ja ja. Quanto ao lírio, parece uma pintura de tão perfeito.

    Beijinhos e FELIZ DIA DAS MAES a todas.

  3. Oi, Teresa! Você sempre nos surpreendendo com estes lugares encantados e inspiradores. Que lindo post, fotos e texto impecáveis, como sempre! Concordo plenamente com você, a simples lembrança destas dádivas da natureza é capaz de recarregar nossas energias. Muito obrigado por compartilhar este belo passeio!

    Um grande abraço e um ótimo fim de semana para você e sua família!

  4. Oi Teresa boa noite, tinha esquecido que fizeste uma postagem nova, e aqui estou, para admirar as belas fotos floridas e passeios gostosos! É assim mesmo, tem dias que nos sentimos cansados e abatidos, acho que é uma condição da nossa humanidade, mas assim como os dias de desanimo chegam, também vão embora, e nada melhor que em dias assim sairmos para admirar as belezas da vida, as flores que tocam a alma, e caminhos e acolhem os nossos corações. Também gosto das serras, aqui no ES também tem, clima friozinho e úmido, um enorme contraste com as areias praianas! Bjs e bom finalzinho de sábado!

  5. Quanto de lindo tem em nossas serras e aí, maravilhas!!! Vale ver e mostras muito bem sempre tudo!Adoro passar aqui e viajar contigo nessa magia da natureza! bjs, linda semana,chica

  6. Oi querida Fada das Lavandas. Posso te chamar assim?
    é como te vejo! rodeadas pelas lindas flores de lavanda.
    Teresa , como é bom te ouvir falando da natureza, Vamos adentrando no seu mundo mágico e conhecendo as flores, os cantinhos, humanos mas que revelam a fé, tudo enlevado com suas ricas palavras. Esse teu passeio na serra, não só te carregou de energia , mas conseguiu passar também para nós. Obrigada, por trazer a natureza para mim, nesse momento,
    Passeie com você!
    carinhosamente Zizi

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: