Nas trilhas da encantada Serra da Mantiqueira…

DSC_0589

No coração das montanhas azuis, que desenham os contornos da bela Serra da Mantiqueira, as terras mineiras e fluminenses se encontram num imenso enlace.

Neste recanto mágico, existem muitas trilhas e lugares para se descobrir, onde cada detalhe é como se fosse parte de um lindo sonho de aventura, que nos levam`a uma experiência inesquecível, no meio de uma verdadeira floresta encantada.

Refúgio da preciosa Mata Atlântica e de seus tesouros naturais, a misteriosa Serra da Mantiqueira, guarda entre seus muitos mistérios, maravilhosas surpresas aos olhos mais atentos aos seus mais preciosos segredos. A imensa maioria escondida entre suas trilhas e caminhos de puro deslumbramento.

E foi por um desses encantados caminhos que passamos, no finalzinho do ano passado, movidos pela antiga paixão que temos por essa imponente e tão linda serra.

Caminhos de terra… Caminhos de água… Quem de nós algum dia descobrirá os seus mais profundos mistérios?

DSCN4567

Acompanhando a correnteza rápida e fria, que desce naturalmente em busca do grande oceano, estávamos nós, simples seres humanos, caminhando na companhia das milenares pedras, plantas e animais, que há tanto tempo são os verdadeiros donos dessas terras.

E no silêncio da nossa caminhada, quebrado unicamente pelo som do rio e de nossas pegadas, é que nos descobrimos tão pequenos diante da natureza imensa que respira ao nosso redor…

Por aqui,  parecemos meros forasteiros, humanos estranhos…Talvez observados ao longe, por inúmeros olhos curiosos de pássaros, pequenos primatas e outros seres viventes…Quem o saberá?

DSC_0581

Enquanto corre rumo ao seu destino marinho tão distante,  o pequeno rio que acompanhamos, revelava o seu leito pedregoso entre suas águas espumantes, para mais adiante, virar uma “piscina” transparente e aconchegante,escondida por grandes pedaços de rocha… Uma breve visão de um pedacinho de paraíso!

DSC_0619

Nas árvores ao redor, a vida se mostra em suas várias faces curiosas. Há vida nas copas imensas e até nos troncos marcados pelo tempo, onde muitos seres  encontram morada.

São muitos deles líquens, fungos,musgos e bromélias… A maioria mal pode ser notada por desavisados olhos humanos…Todos eles importantes personagens do grande espetáculo da vida!

DSCN4548

Aqui, sobre as cascas de muitas das árvores, os líquens reinam soberanos, e se exibem sob muitas formas e cores. A maioria aparecem como manchas  brancas, verdes e até mesmo amarelas sobre os troncos. Já o belo e mais raro “líquen vermelho” pode ser encontrado por aqui, em grande quantidade e variedade.

Frutos da associação entre um tipo de fungo e um tipo de alga, os líquens são muito importantes nesses ambientes. Eu particularmente, acho-os tão interessantes!

Mas confesso que o meu preferido mesmo é o  típico líquen vermelho, que curiosamente pinta os troncos das árvores e os enfeita com capricho…Sempre fico encantada com eles…Parecem pura pintura surreal da natureza!

DSCN4621

Nos recantos mais úmidos da floresta, os pequeninos “musgos” fazem a festa, e cobrem suavemente de verde vivo as superfícies de troncos,  pedras e paredes rochosas… São como uma mensagem de delicadeza, da vida que vai ocupando o seu espaço no mundo…

DSCN4575

E praticamente em cada singela árvore, elas estão lá bem presentes: Belas e exóticas bromélias!

DSCN4615

Nos troncos já caídos ao chão, uma diversidade de fungos, em forma de lindos  e estranhos cogumelos, chamam a atenção de cada viajante que por aqui passa… Criaturas pouco compreendidas pela maioria das pessoas, os fungos são seres fundamentais na decomposição e reciclagem de matéria orgânica de uma cadeia ecológica… Para mim, são sempre seres “mágicos” e espetaculares,com suas formas e cores surpreendentes.

DSCN4582

Mas na beira do pequeno rio, a nossa trilha nos levava também ao mundo encantado das flores, onde belíssimos canteiros de hortências alegram e trazem doçura ao coração da gente… Vê-las ali, no meio da mata serena, é uma suave e terna emoção!

Sem dúvida, elas formam uma imagem de profunda beleza e paz, que só faz bem à alma da gente…

DSC_0588

Mas então, um movimento leve na terra úmida, chamou  imediatamente a nossa atenção:  E descobrimos um sapo imenso descansando tranquilamente em meio a vegetação! (Rs…)

Falamos com ele, mas ele nem se importou com a nossa presença…Continuou por lá, imóvel, tirando a sua soneca…(Rs…)

Mais uma grata surpresa no meio dessa trilha de paisagem tão peculiar!

DSC_0624

Mas no avançar da tarde, que descia ainda luminosa no verão sobre a mata, ouvimos uma nova canção vinda das águas…

Próximos de onde estávamos, vinham sons de força e mistério… ruídos diferenciados para os ouvidos dos que habitam uma cidade grande… O que nos revelaria naquele momento, a nossa trilha encantada?

Continuamos seguindo o rio e seu caminho de tantas pedras…

DSCN4671

Adiante, uma bela recompensa nos esperava: A visão maravilhosa de uma alta cachoeira!

Um perfeito espetáculo da natureza para o término daquela pequena jornada numa floresta encantada!

DSCN4681

Mas na verdade, no finalzinho dessa nossa pequena trilha, descobrimos que existem coisas que vão muito mais além do que as belas visões da mata,do rio,das pedras e de seus habitantes…

Pois a presença da natureza em si, é o que mais nos encanta!

Então,por que deveríamos nos sentir como estranhos, se na realidade somos partes de um todo indivisível, na imensa teia  da vida em nosso planeta?

Acho que se pensássemos mais sobre isso, e tivéssemos mais contato com a natureza,talvez assim, nós seres humanos, teríamos mais paz interior e maior capacidade de vivenciarmos um mundo verdadeiramente melhor, para todos nós,os “humanos” e também para com toda a natureza ao nosso redor.

Quem sabe um dia, esse sonho vira realidade?

Mas para começar, acredito que seja preciso muito pouco… Talvez um momento de silêncio e paz no finalzinho de um dia estressante…Ou então, tirar um momento para escutar a canção de um passarinho na árvore ao nosso lado…

Ou ainda, quem sabe, em algum dia desses,lembrar de escutar a voz de um pequeno rio,que corre para o mar…E poder simplesmente ter tempo para sonhar com dias melhores,com mais comunhão com o mundo natural, e ter assim,um novo caminho para trilhar…

DSCN4605

E eu daqui, do nosso cantinho no mundo, fico contente em poder compartilhar essas trilhas de puro encanto com vocês , e desejo com alegria, que a voz da natureza fale cada vez mais alto aos nossos corações!

Meu abraço grande e carinhoso para todos!!!

fr-flower-butterfly-teresamsg1

13 comentários em “Nas trilhas da encantada Serra da Mantiqueira…

  1. Olá Tereza!
    Tenho uma grande admiração por você, sem nem mesmo conhecê-la. Através de seus posts, “viajo” por muitos lugares lindos, apaixonantes, misteriosos… adoro sua forma de reproduzir cada canto que visita, parece mais um livro de histórias… gosto muito. Obrigada por proporcionar momentos de pura alegria e prazer! Marla

  2. eu adoro a serra da mantiqueira, principalmente no pedacinho dela em aguas da prata….divisa com poços de caldas rsrsrs

  3. Oi Teresa! Que fotos belíssimas, uma mais encantadora que a outra, acompanham teu maravilhoso relato. Gosto de ver como vc capta cada detalhe, detalhes que talvez passem desapercebidos a tantas pessoas, mas que vc nos traz para encantar e embelezar. Cachoeira é um espetáculo sempre magnífico, amo ouvir o som das águas. E que sapão hein amiga !
    Não estive viajando, estou é com o tempo bem curto mesmo, minhas manhãs durante a semana são sempre dedicadas a Valentina, levo ela para o colégio às 13:00. Durante a tarde cuido da casa, muitas vezes tenho que ir a bancos… tantas coisas… voltei a estudar inglês e como estou bem esquecida de muita coisa, tenho que me dedicar o dobro, o tempinho que sobra leio (tenho lido bastante, e fico feliz por isso) ou tento ver um filme ou fazer uma arte… e aí o tempo voa… e olha que acordo toda a semana às 06:10 e durmo lá pelas 23:30…
    Vc tem o telefone da Tim? Se tiver me envia por e-mail, aí qualquer dia te ligo pra gente conversar.
    Então vc esteve novamente nas belíssimas terras peruanas? Depois me conta suas aventuras por lá.
    Um grande beijo, Lú.

  4. Oi Teresa,

    Que belo post. Este lugar é paradisíaco…
    Adorei quando você diz que não deveríamos nos sentir visitantes e sim parte da natureza. É verdade, somos natureza! Ela reina absoluta, por mais que queiramos subverter a ordem das coisas ela sempre prevalece.
    Precisamos reaprender, voltar para casa…
    Bjs querida e muito obrigada pelo carinho

  5. Teresa, que lindo esse lugar! Realmente parece uma floresta encantada, viajei nas fotos, um lugar abençoado por Deus, longe e livre das mãos destrutivas do homem! É maravilhoso ver lugares onde a natureza reina, a energia e positividade desse lugar deixa qualquer um que o visita revigorado e renovado! Lindo mesmo!
    Bjs, Verônica

  6. Uma dos passeios mais lindos que já fiz contigo amiga…simplesmente amei!
    É um sonho meu estar em um lugar mágico assim como esse. Mágico, porque pra mim, tudo na natureza é pura magia, e encantamento!
    Tuas fotos, e a tua mensagem…são lindas!
    Queria colocar essa primeira imagem, na linha do tempo amiga…posso?
    Gostaria muito de um dia estar em um lugar assim…
    bjus!

  7. Oi, Teresa, que maravilha! Confesso que já nem me lembro mais da última vez que estive em contato com a natureza. Vivemos tão enclausurados, no meio do concreto. Neste contexto, seu artigo veio trazer um frescor especial ao meu dia. Que belíssimo passeio! Encanta-me este microcosmos que seu olhar de bióloga consegue desvendar, sempre com detalhes belos e surpreendentes. Parabéns!

    Um grande abraço e uma ótima semana para você e sua família!

  8. Lindo, maravilhoso, espetacular, a natureza, os animas, são a presença de ” DEUS “, são suas obras perfeitas, obrigada por nos presentear com fotos destas maravilhas, parabéns, beijos…

  9. Voltei pra te dizer o nome da minha flor é Flor de Natal. Pode ter outros nomes, mas conheço por esse. Ela só floresce uma vez no ano, e deveria ser no Natal, não é mesmo? Acho que a minha tá um pouquinho atrasada, só 3 meses rsrsrs…
    Olha, consegui de achar no face e te adicionei…tua foto já está por lá!
    Obrigada amiga!
    bjus!

  10. Teresa minha amiga, esta sua postagem esta mais que maravilhosa, repleta de encantos, vc estava inspiradíssima em! Como é bom apreciar verdadeiramente a energia que esses lugares nos passa. Eu gosto muitos destes seres diminutos que postaste aqui, fungos, musgos e os intrigantes líquens, sem falar nesse senhor sapo de verrugas! O conjuntos das árvores e umidade dos riachos transmitem um sensação de se estar a entrar em um mundo encantado, as montanhas com vegetação de mata atlântica são mesmo verdadeiros paraísos desse nosso globo azul, espero que possamos ter estes encantos por mais muitíssimos anos… Um ótima noite pra ti e sua família, bjs.

  11. Olha eu aqui de novo rsrsrs saí do seu jardim e vim parar nessa serra maravilhosa🙂
    Amiga, eu admiro a sua sensibilidade em captar detalhes que muitos nem perceberiam. Acho que vc tem olhar de elfos mesmo, alguma magia mora dentro de vc tenho certeza🙂 beijinhoss e abraços a todos dessa linda família.

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: