Pequenas mágicas da natureza

DSCN1391

Dias ensolarados e ainda muito quentes por aqui, no nosso querido cantinho carioca.

Embora a gente já observe alguns sinais da proximidade do outono e um certo frescor em algumas noites de temperaturas mais baixas, o fato é que o verão continua dominando a nossa rotina diária, onde ventiladores e ar condicionados continuam sendo os “bons amigos” de todas as horas.

E aqui no nosso pequeno jardim,não poderia ser diferente, e enquanto as nossas plantinhas tentam se recuperar e se manterem mais hidratadas, a verdade é que depois desse verão escaldante, de temperaturas na faixa dos 40 e sem chuvas,quase tipo “Saara”, as perdas foram significativas  e dolorosas.  Foi mesmo difícil lidar com a inclemência da alta radiação solar e tão baixa umidade… Sem dúvida, um ambiente nada propício para os seres mais sensíveis e delicados… Que o digam as samambaias e os sapinhos aqui do nosso quintal!

Mas na semana passada, após muitos dias de grande estiagem, as chuvas retornaram, frescas e ternas, trazendo o alívio e a preciosa água de volta à terra… Era o “outono” a nos dizer que já estava por perto, e que o aconchego de dias mais suaves, voltaria em breve…Uma doce esperança,depois desse nosso verão impiedoso!

Então,depois de uns breves dias mais frescos e do feriado de Carnaval, eis que retorno ao nosso singelo jardim e encontro, além da pequena “bagunça”  do “pós-chuvas”, com suas folhas, restos de detritos,terra e folhas por todo o lado, algumas lindas e pequenas surpresas, na forma de verdadeiros “milagres” da nossa amada natureza!

E logo em primeira mão, descubro admirada, que a pequena plantinha que andava crescendo no antigo “lar dos amores-perfeitos”, não era uma plantinha “oportunista” qualquer, mas sim uma “espécie de lantana”,que com suas suas pequeninas e graciosas florações, havia aparecido  “misteriosamenteno” neste canteiro… Uma doce e tão agradável surpresa para mim!

Mais que depressa, chamei o meu menino menorzinho, e começamos à tentar encontrar uma “solução” para tal intrigante “mistério”… (Rs…)

Seria o vento que havia soprado a sementinha para ali?  Seria a própria terra que já estava fecundada?  Ou apenas seria estória de algum passarinho andarilho e curioso, que no biquinho, já havia depositado as tais sementinhas por lá?

Seja como for, no meio das nossas dúvidas,uma coisa já estava certa:

Ali devia haver os “dedinhos das fadas”, que nessas ocasiões, costumam aparecer pra dar uma ajudazinha aos jardins mais frágeis…E quem, com coração de criança, dirá que não?

E bastou a gente se inclinar um pouquinho só, para achar a “fadinha das asinhas verdes” devidamente “pega em flagrante” com seu “ancinho mágico” nas mãos! (Rs…)

Mas não reclamei nada não, afinal,ela era mesmo uma boa e competente jardineira… (Rs…)

DSCN1319

E não é que ela nem se importou de “posar” pra gente?

Uma graça de fada!!!  (Rs…)

DSCN1413

E que belezinhas eram mesmo essas pequeninas florações de “lantana”!  Já fazia tanto tempo que eu não as tinha mais aqui no nosso jardim…

Sei que as borboletas amam tanto estas delicadas florzinhas!

Dessa vez,nem mesmo precisei plantá-las, e acabaram nascendo assim, de forma natural e ao mesmo tempo tão mágica…Imposível a gente não se encantar com estes pequeninos “mistérios da natrureza”!

DSCN1309

Até mesmo a “casinha de passarinhos” das fadas apareceram por aqui… (Rs…)

E passarinhos são sempre uma alegria…Sejam de verdade ou de pura fantasia de menina!

Um sinal de esperança para o nosso jardim tão maltratado pelo intenso calor!

DSCN1305

E quando eu e meu menino, abrimos mais os nossos olhares ao nosso redor, mais encantados ficamos…Tantas coisas novas haviam acontecido naqueles dias…

E eu disse pra ele,”Ainda há tantas outras “mágicas da natureza” por aqui…Que tal a gente procurar? Existem coisas que só quem tem olhos de criança pode ver…”

DSCN1323

E não é que bem próximo de nós,em meio ao canteirinho de morangos, encontramos uma outra novidade? Pois é,havia uma outra plantinha, delicada e graciosa, bem “roxinha”, crescendo alegre e saudável por ali…

Quem a plantou, eu também não sei, mas menino logo descobriu que já estava ali a tal “fadinha das asas amarelinhas”,com seu “caracol” de estimação nas mãozinhas, uma outra dedicada jardineira…Na certa, aquela tinha sido outra plantinha ajudada pelas gentis fadinhas! (Rs…)

DSCN1316

Amável,discreta e simpática, esta fadinha parecia muito contente em também poder estar ali dando uma ajudinha…(Rs…)

Toda animada, exibia o seu estimado e mágico caracol… Uma dupla muito tranquila! (Rs…)

DSCN1407

Mais adiante,sobre a mesinha perto do coqueirinho, estava a nossa mudinha de “manjeiricão”… Nossa, como ela havia crescido tanto em tão poucos dias…Na certa, os dias mais frescos de chuvas lhe fizeram muito bem…

Mas bem ali, sentada, quietinha no vasinho, lá estava mais uma fadinha boa,protetora das plantinhas “comestíveis”: “A fada das asinhas cor de rosa”! (Rs…)

DSCN1374

Sempre prestativa, organizada e boa de olfato e paladar, ouvi dizer que ela adora cuidar das plantinhas “temperinhos”,ou seja, aprecia cuidar dos “cheiro-verde,cebolinha,orégano,hortelãs e coentros da vida”…Um docinho de fada! (Rs…)

DSCN1376

E do outro lado do jardim, no vaso da “rosa do deserto”, que pelo nome já se sabe que não é lá fã de muita água, outra pequenina “mágica” havia acontecido:  Trevos verdes e roxos apareceram para enfeitar esse nosso cantinho!

E escondidinha, entre as folhinhas, lá estava a mais meiga fadinha, na forma de uma menininha de asinhas quase da cor do amanhecer…Regadozinho mágico nas mãozinhas de pura delicadeza! Uma gracinha de fada, que com certeza ama e cuida de todos os trevinhos lindos que aparecem por aí…E nem precisam ter “quatro folhas” não…E não é à toa que existem aquelas antigas lendas irlandesas! (Rs…)

DSCN1324

Sem dúvida, mais uma fadinha linda, para alegrar e colorir o nosso querido jardim.

Este nosso pequeno lugar no mundo, que embora seja simples e rústico,  vai ser sempre um lugar iluminado,encantado,cheio de mágica e de pequenos milagres, para nós e para todos aqueles que têm amorosos olhos…

DSCN1380

Então, depois dessa nossa pequena “fábula em família”, espero que estas pequenas “mágicas da natureza” tenham alegrado um pouquinho o dia de vocês,que tão gentilmente passam por aqui… Eu fico tão contente em compartilhar estas preciosas emoções!

E eu daqui desejo, que entre a fantasia dos nossos sonhos, e a vida real cotidiana,  a gente possa sempre fazer brotar novas e belas esperanças nos nossos canteiros da vida. E  que apesar de tantos verões secos e inclementes no nossos caminhos, possamos também aprender a semear, a cada singelo dia, as sementes do amor, da alegria, da compaixão, da comunhão e da paz, nos jardins férteis dos nossos corações!

DSCN1395

Beijos carinhosos e perfumados das flores mágicas daqui!!!

fr-flower-butterfly-teresamsg1

12 comentários em “Pequenas mágicas da natureza

  1. Teresa sua linda!!!🙂

    Como é bom passar por aqui!
    Fico encantada com a maneira pela qual vc descreve as sensações, e situações deste seu jardim mais que mágico! Vc bem sabe que creio em Fadas piamente rs, e sem dúvida está repleto delas seu jardim. As mudas novas, os trevos (trevos sempre são sinais de Fadas), e toda a saúde destas suas plantinhas.
    Tbm tenho o hábito de colocar Fadas nos meus vasinhos rs, amooo, coloco gnominhos tbm!😉
    Amei estas suas Fadinhas, aqui onde moro é muito difícil encontrá-las assim neste formato. Nem vou te perguntar onde comprou pq moramos em locais diferentes né? rs.
    Querida, feliz semana para vc e sua família.
    Beijinhos no seu coração de Fada.

    Flores e Luz.

  2. Oi, Teresa, tudo bem? Que pena saber que seu jardim sofreu com o calor e a seca. Aqui também, as orquídeas sentiram bastante o clima árido, ainda que eu as borrifasse duas vezes ao dia. Mas meu ambiente é todo artificial. Admiro a vida espontânea que visita seu jardim, de forma inesperada. É um privilégio poder contemplar estas pequenas surpresas da natureza, a cada estação. Parabéns pelo adorável texto e pelas ternas fotos, adorei!

    Um grande abraço e uma ótima semana para vocês!

  3. Oi Teresa!
    Teu post cheio de magia, fadinhas e esse verde lindo, sempre me encanta! Me faz viajar por teus lindos e mágicos jardins. Adoro sempre te ler amiga, essa viagem mesmo virtual, me faz sonhar…
    Tenho aqui em dois pequenos vasos trevos roxos e verdes, são lindos e suas flores tão delicadas!
    Tenha uma linda noite amiga!
    bjus!
    Adorei tua visita!

  4. Que lindo, suas fotos e histórias criaram um filme cheio de fadas e duendes em minha mente, adorei!
    Onde vc acha fadas de jardim tão lindas? Parabéns!!!
    Vivo a sonhar quando entro e passeio por aqui! Suas plantas e flores estão lindas e adorei seu capricho em tudo!
    Obrigada pelas visitas “lem casa” e pelas doces palavras sempre, adoro!
    Sabe que aqui tb está super quente e estou esperando o outono ansiosa, quero sentir temperaturas mais amenas, hehehe!
    Beijos, parabéns pelo lindo post e te desejo boas energias com essas fadas lindas tomando conta de seu jardim!
    CamomilaRosa

  5. Boa tarde Tereza!
    Que lindas fadas, nada mais lindo do que ter essas criaturinhas mágicas e tão dóceis cuidando do nosso jardim, não é mesmo? rsrsrs… Menina, não vejo a hora do outono chegar, não aguento mais esse calor, aqui as plantinhas sofreram bastante com todo esse sol fortíssimo que fez nesse verão, adoro o outono!
    Bjs, Verônica

  6. Olá minha linda amiga.
    Que bom chegar aqui e encontrar tanta magia retratada em olhares especiais assim. Quando leio me vejo dentro desse mundo mágico e isso é sempre muito bom. Traz de volta lembranças da infância Que acredito não morrer nunca.
    Vc é demais!!
    Obrigada por nos proporcionar momentos assim
    Suas flores, seu jardim está lindo.
    Ha, por aqui também esperamos ansiosos o outono chegar trazendo aquela brisa fresquinha.
    Beijos querida e obrigada pelo carinho de sempre. Amo receber vc.
    Com todo meu amor…

  7. Oi Teresa, muito obrigada pela visita e comentário tão carinhoso! Fico feliz que tenha gostado do blog, ele é feito com muito amor.
    Também adorei o seu, este post está lindo, assim como os demais. Belíssimas fotos, voltarei sempre.
    Abraço

  8. Olá, doce amiga! Um jardim mágico só poderia ter como ajudantes belas fadinhas, pois elas possuem a delicadeza necessária para cuidar de cada plantinha. Estou aqui envolvida nessa magia🙂 beijoss no coração.

  9. Oi Teresa bom dia. Olha, eu também concordo que deve que alguma fada misteriosa que deve ter levado as sementes desta linda lantana ai nesse vasinho dos antigos amores perfeitos! ^^ essas flores lembram minha infância, sempre que eu ia a roça, ou mesmo em algum lugar com gramado ou pasto, meus olhos sempre eram atraídos por estes diminutos buquezinhos, e quase sempre acompanhados de borboletas campestres voando ao redor, era uma imagem encantadora aos meus olhos de criança, e tenho certeza que também é hoje em dia! Como é bom ter um coração de encanto, para enfeitar o nosso dia a dia com doces e ternas fantasias!

  10. Oi Teresa, minha querida,
    Passear pelo seu jardim é um presente, com fadinhas e anjos enfeitando canteiros e jarros deixam um ar de contos de fadas e nos leva a viajar junto com você, a imaginação vai longe, no faz de conta que as vezes nos sentimos até crianças, rsrs, e é tão bom sair do sério de vez em quando, e deixar nos levar no embalo de narrações assim como essa sua, adorei!
    Beijos!

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: