A bela flor do nosso cacto Cereus…

DSCN1454

E pensar que foi apenas no verão passado que percebemos o aparecimento dessas preciosas e belíssimas flores aqui no nosso quintal… Um verdadeiro presente da natureza!

Quando viemos morar aqui nesse nosso mágico recanto, este lindo exemplar do “Cacto Cereus”, gigante e imponente, já habitava este lugar há vários anos antes de nós. Mas depois de mais de dez anos passados por aqui, nem imaginávamos que um dia ele despertaria de seus sonhos, e entre seus tantos espinhos, nos oferecesse tantas belas e perfumadas flores!

Nesse verão não foi diferente, e apesar do calorão intenso que tanto maltratou as plantinhas daqui, esse nosso valoroso cacto,  resistente e forte como é, continuou com o seu ritmo natural de vida, e logo suas flores apareceram novamente, enormes, vistosas e de pétalas muito brancas… E sempre noturnas!

Sim, para quem já passou por aqui antes, e acompanha estas nossas pequenas “aventuras botânicas”, deve se lembrar dessas belas e exóticas flores, que já até registrei antes por aqui, na primeira vez em que elas “estrearam” na nossa casa. Na época,uma linda e delicada surpresa, numa noite quente de um outro verão…Inesquecível a primeira visão que tivemos de suas flores maravilhosas, brilhando na escuridão!

Pela manhã, é raro vê-las ainda com vida…Depois de lindamente desabrochadas, por volta da meia noite, iluminando a escuridão e encantando a nossa visão, essas lindas flores, como num sutil “passe de mágica”, vão secando com o surgir dos primeiros raios de sol do dia, murchando e caindo totalmente escuras e irreconhecíveis ao chão…Tudo parecendo um doce e suave capricho da natureza!

Mas nesse verão, fiquei mais atenta e quando vi surgirem os primeiros botões florais no caule do cacto,não perdi a oportunidade: Corri para fotografar as belas flores do cacto Cereus novamente!  Só que dessa vez, foi ainda melhor,pois pude acompanhar cada delicado momento do desabrochar dessas incríveis flores, desde o botão até a flor totalmente aberta para a vida!

Tudo começando num grande botão floral, que cresce rápido ao longo de alguns poucos dias de verão…

DSCN1358

Quando o sol se recolhe e a noite espalha suas primeiras sombras sobre a Terra, mais um milagre do desabrochar das flores começa a acontecer…

DSCN1418

Já na quase escuridão, podemos avistar as pontinhas branquíssimas das pétalas, surgindo delicadamente…Pra mim, uma terna emoção…

DSCN1420

Depois de algumas horas, um olhar mais próximo revela a intimidade dessa preciosa flor…

DSCN1427

Uma multidão de estames amarelos, repletos de um doce pólen, se abrem ao ar mais suave e fresco da noite… Uma promessa de fertilização e continuidade da vida…

DSCN1417

E no avançar da hora, as pétalas vão se abrindo úmidas e ternas, já se exibindo para os seus futuros polinizadores, que são os animais da noite, as mariposas,os insetos noturnos e até os morcegos…

DSCN1428

A força e a beleza da vida nos encantando na escuridão…

DSCN1430

Entre a aspereza de muitos espinhos ao seu redor, vai se abrindo uma delicada, bela e frágil flor…

DSCN1433

Um pouco antes da meia noite, as pétalas brancas estão quase todas abertas…

DSCN1434

O momento do ápice da abertura floral chegando vagorosamente…

DSCN1441

E num mágico e eterno instante, logo já está a flor completamente desabrochada! Um raro espetáculo da natureza diante dos nossos admirados olhos humanos!

DSCN1445

Mesmo de longe e escondida pelo manto negro da noite, a brancura resplandecente e o tamanho dessa espetacular flor nos chama a atenção… São quase 20 centímetros de diâmetro de pura flor!

Ela é imensa, ela é linda, ela é maravilhosa!!!

DSCN1451

E no mergulho mais íntimo da câmera fotográfica, a exuberância de suas pétalas nos encanta e aguça os nossos sentidos… É pura beleza da natureza e seus mistérios em forma de uma flor da noite!

DSCN1446

Para vocês que querem conhecer mais sobre estas belíssimas flores, é só acessar o outro post em que falei do nosso primeiro e mágico encontro com elas… São flores realmente muito exóticas e apaixonantes!

https://msgteresa.wordpress.com/2013/03/14/uma-misteriosa-e-noturna-flor-de-cacto/

E para todos os amantes da natureza que nos acompanham por aqui, o nosso  abraço carinhoso, florido e iluminado, com perfume de flor!

fr-flower-butterfly-teresamsg1

11 comentários em “A bela flor do nosso cacto Cereus…

  1. Teresa,

    No sítio de meu ex-sogro tem um cactus gigantesco e belíssimo.
    Uma vez ao ano ela apresenta esta incrível floração.
    E… dura apenas uma noite!

    Lindo demais.

    Bjs

  2. Que lindo…. Vale a pena observar a natureza…ela sempre nos surpreende com presentes maravilhosos… A beleza que reside nas coisas simples da vida…

  3. Nossa Teresa é simplesmente maravilhoso,muito lindo,encantador,nem tenho palavras.Sou amante de cactus de qualquer espécie,acho eles de uma resistência e exuberância fora do comum.Lindo ver desabrochar do nada essa flor de uma planta cheia de espinhos!!!!Só tenho a deduzir,os brutos também amam,rsrsrs.Tenho um dessa espécie que adoro,está comigo a bastante tempo,lindo de se ver.Hoje mesmo ví minha bromélia florescendo também,tirei foto para acompanhar,um encanto!!!Beijos carinhosos em seu lindo coração de menina. .

  4. Oi, Teresa! Sim, eu me lembro bem da floração noturna deste cacto, sob sua narrativa emocionante! Neste artigo, contudo, acho que você se superou com as fotos, ficaram maravilhosas! Adorei cada detalhe desta flor imponente, as imagens são dignas de quadros. Parabéns e muito obrigado por compartilhar este momento especial!

    Um grande abraço e tudo de bom!

  5. Oi Teresa boa noite! Realmente as flores de cactos são meso exóticas e exuberantes. Sempre fico admirado como que uma planta com tantos espinhos e robusta desabrocha uma flor tão delicada. E essas flores brancas noturnas nos passa um ar de mistério como se fossem lindas damas da noite dançantes na escuridão!

  6. Lindíssimo espetáculo! Uma flor exótica e maravilhosa, um presente de Deus…
    Adorei você ter fotografado cada desabrochar, deve ter sido um momento único…bjosss

  7. Emocionante Teresa! Lendo seu lindo texto e admirando tuas belíssimas fotos, foi como eu estivesse aí, vendo bem de pertinho esse maravilhoso espetáculo da natureza.
    Obrigada amiga por compartilhar conosco tanta beleza.
    Tenha uma feliz semana!
    bjus!
    Adorei ter você por lá…

  8. Uauuu! Que fotos lindas! Que flor linda!
    As flores de cactos nos surpreendem por serem eles plantes rudes, das quais nada se espera? E de repente… a beleza… que surge como um presente. Como este post!
    Abraço!

  9. Que linda a sua descrição do nascimento dessa flor tão bonita – parecia um filme ou um documentário poético sobre a natureza. É muito lindo ver a vossa emoção com a natureza, seja com as flores, seja com os animais. Toda a criação de Deus é exuberante e perfeita e merece todo o nosso louvor. Adorei, querida Teresa. Receba também o meu abraço com perfume de flor, ou não fosse eu uma Margarida, eh eh. Beijinhos.

  10. Oi querida amiga,
    eu tive o prazer de acompanhar a sua surpresa no primeiro post, quando descobriu seu cacto com a linda flor noturna, agora quero agradecer este lindo desabrochar, feito com a paciência e admiração de uma pessoa que adora a natureza e que soube capitar belissimamente esse lindo despertar, estou encantada, obrigada por essas lindas imagens.
    Beijos!!!

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: