O sorriso do tucano

DSCN0221

A tarde estava linda, mas muito quente, quando chegamos no “Parque das Aves”.

Localizado bem em frente ao  famoso “Parque Nacional do Iguaçú”, onde ficam as majestosas e admiráveis “Cataratas do Iguaçú”, esse parque com jeitinho de zoo, é um recanto maravilhoso para as aves e muitos outros animais que lá habitam.

Logo na chegada, fomos recebidos pela visão exuberante de inúmeros pássaros coloridos e seus alegres “barulhinhos”, que encheram o ar de puro aconchego e paz … São belas araras , papagaios diversos, guarás, maritacas e tantos outros pássaros maravilhosos, cuja beleza e graciosidade encantam os nossos corações… Com certeza um pedacinho do paraíso para os nossos admirados olhos humanos!

Mas são mesmo nos chamados “viveiros de imersão” que os nossos sentidos se tornam mais aguçados e a nossa emoção experimenta um doce carinho.

Nesses “viveiros” imensos, totalmente ao ar livre e integrados com a mata ao redor,  a gente entra literalmente por inteiro, e somos transportados ao mundo natural,enquanto caminhamos bem no meio do ambiente em que vivem aves diversas, que voam, pulam, cantam,brincam e se alimentam ao nosso lado…Sem dúvida,  uma experiência linda e singular, onde nos sentimos integrados à natureza com seus bichos e plantas por todos os lados… Uma genuína e agradável aventura!

DSCN0210

Mas bem no início dessa nossa pequena jornada ao “mundo das aves”, foram mesmo os tucanos que primeiro chamaram a nossa atenção:  Vendo-os assim tão pertinho de nós, pareciam ainda mais lindos e graciosos…Aves simplesmente maravilhosas!!!!!

DSCN0206

E nos olhando curiosos, lá vinham eles, em vôos curtinhos e rasos, ou saltitando pelo corrimão de madeira da trilha, às vezes vários deles, com seus bicos longos e penagem colorida… Tão sérios e ao mesmo tempo tão engraçados,  que a todo momento arrancavam muitos “Ahhh…Que lindo!”, dos aventureiros humanos que por lá passavam,inclusive nós mesmos… (Rs…)

Impossível não se emocionar ali, tão pertinho desses belos e magníficos animais!

Para quem ainda não os conhecem direito, os tucanos são aves encontradas em todo o território brasileiro, principalmente na mata atlântica e amazônica.  Mas habitam também outros países da América do Sul e da América Central.

Seus bicos compridos e coloridos são sua “marca registrada”, e embora pareçam pesados, são na verdade de estrutura leve e oca , formados por um tipo de tecido ósseo esponjoso.  Sua  alimentação  é principalmente à base de frutas, mas gostam também de “petiscar” uns insetos, pererecas e lagartos, além de ovos de outras aves.

Gostam de viver em casais, mas às vezes podem ser encontrados em pequenos bandos barulhentos.  Costumam fazer os  seus ninhos nos ocos das árvores,onde as fêmeas colocam de 2 à 4 ovos, e “mamãe e papai” tucanos se revezam na alimentação de seus filhotinhos bicudinhos… Imaginem que gracinhas!!! (Rs…)

DSCN0201

Muito visados pelos contrabandistas de animais, os tucanos em geral estão ficando cada vez mais raros em nossas matas, assim como as araras, papagaios e tantas outras belas aves.

Sem piedade alguma,  tucanos adultos, seus filhotes e ovos são caçados pelo predador “humano”, e levados até para o exterior…A maioria nem consegue sobreviver à “viagem”…

Em cativeiro, dificilmente sobrevivem…Solitários e saudosos de suas  florestas,morrem facilmente.  Mas mesmo assim, continuam sendo vendidos de forma inescrupulosa e ilegal, nos chamados “mercados negros de animais”…Uma triste sina que abate muitas outras aves brasileiras.

Mas neste precioso “santuário ecológico”em que vivem, eles me pareceram pequenos “embaixadores das aves”, que com sua beleza exótica e presença delicada e pacífica, nos convidam à visitar suas moradas, para nos mostrar a importância de cada ser vivo nesse misterioso ciclo da vida do nosso planeta…E como rejeitar este terno convite dessa ave de graciosidade imensa?

Então, acompanhados por eles, vamos caminhando nesse recanto encantado, onde a mata e seus mistérios são verdadeira moldura para esta nossa experência em meio à natureza e suas delicadas e maravilhosas criaturas…

DSCN0240

E enquanto caminhamos, outras belas aves e tantos outros seres vamos encontrando pelo nosso caminho… Lagartos, borboletas, jacarés… Outros incríveis personagens dessa nossa natureza fabulosa!

Mas muitas das aves dali  foram resgatadas de maus tratos, de posse ilegal e do tráfico de animais silvestres… Muitos animais chegaram tão feridos e em estado tão lastimável, que lhes era impossível sobreviver de volta à floresta…Mas em compensação, muitas outras aves já nasceram no parque, atestando os frutos  de um trabalho sério de conservação ambiental.

E hoje, de volta à casa, na memória dos meus olhos, ainda estão os queridos tucanos…

Então, penso aqui comigo, que embora eles não estejam propriamente soltos na mata, lá naquele parque, eles se sentem como se estivessem nela…E se sentem mais seguros…  Os caçadores estão além das cercas do parque, e os que promovem o desmatamento das florestas também…  E os seres humanos de lá parecem ter o coração generoso e comprometido com a vida…

E com um brilho lindo e colorido nos olhos,acho que de alguma forma, os tucanos agradecem pela doce morada…

DSC_0752

E parece até um sonho, mas quando estávamos lá naquele parque, tive a impressão de que os tucanos nos olhavam e sorriam pra nós, com aqueles seus bicos enormes e coloridos…

Um sorriso largo e leve de quem está de bem com a vida..

.Um sorriso de  esperança de um futuro melhor para os todos os animais e plantas, e também para os seres humanos e suas novas gerações…

DSCN0219

Nosso abraço grande,carinhoso e solidário para todos vocês,queridos amigos da natureza!!!

fr-flower-butterfly-teresamsg1

12 comentários em “O sorriso do tucano

  1. Oi, Teresa!
    Que cores! Que graça!
    Sim, os tucanos parecem se comunicar… como se quissessem dizer: Olá, bom dia!
    Matheus, meu filho, visitou este parque com seus amigos dinamarqueses no ano passado.
    Simplesmente adoraram.
    Imagem&palavra – tudo lindo aqui, Teresa!
    Beijo grande

  2. Que maravilhoso passeio fizeram e nós ganhamos as fotos lindas e o aprendizado sobre os tucanos. Será que sorriem? Certamente pra alguns, como vocês que os sabem admirar sem tocar, sem fazer mal! LINDO! bjs, chica

  3. O tucano realmente é uma bela ave. E ficar perto de um assim deve ser muito bom, né? Muito lindo esse passeio que você fez. Ficar próxima a natureza, poder senti-la é realmente maravilhoso.
    Bjs, Verônica.

  4. Eu amo fazer este passeio, é um momento de ver o quão generoso foi o criador ao nos presentear com estes belos espécimes, cuja a apreciação, a mim faz meditar sobre o quanto somos agraciados.

    Abraços

  5. Oi Teresa! Eu sei minha amiga como a vida anda corrida, por aqui também não tem sido diferente, eu faço uma força enorme querendo esticar o tempo… mas não dá… rs, rs, rs, rs.
    Que maravilha poder estar tão pertinho dos tucanos, eu nunca os vi assim, deve ser encantador. Muito legal saber um pouquinho mais sobre eles, que pena o ser humano desvalorizar e maltratar as belezas que Deus fez somente para nos presentear e alegrar, é muito triste. Graças à Deus que existem pessoas que lutam e dedicam suas vidas para preservação.
    Seu filho é muito lindo!
    Bjos, Lú.

  6. Olá minha amiga linda. Quanto tempo não é?
    Mas não importa o tempo que demore pra que eu venha até aqui, o mais importante é o espaço enorme que vc ocupa no meu coração.Amiga, sempre admirei suas postagens mas essa está maravilhosa!! Que coisa mais linda… parece uma pintura em tela, DEMAIS!!
    Teresa, eu moro bem perto desse parque e agora vendo seu post me animei em conhecer.
    Se eu soubesse que tu estavas ali eu iria te encontrar. Estou a + ou- uns 150 km. bem pertinho né?
    Então minha linda. Te desejo tudo de bom, um fim de semana maravilhoso cheio de alegria e paz.
    Venha quando puder, não se esqueça de mim não em!
    Beijocas minha flor
    ,

  7. Oi querida amiga!
    Que maravilha de passeio, nunca vi um tucano assim ao vivo, são lindos e se sentem livres e seguros neste santuário e isso é muito bom, o cuidado com os nossos bichinhos, tão perseguidos por puro egoísmo do ser humano, que mantem um animal à sua disposição, para poder usufruir de sua beleza, e o mantem preso, se ninguém comprasse, não haveria o trafico, mas as pessoas estão longe de se conscientizar disso, infelizmente…
    Mas uma vez fiquei encantada com sua postagem.
    Beijos !!!!

  8. Deve ter sido emocionante ficar tão pertinho dessa linda ave, seu colorido me encanta!
    Gostei muito de saber mais sobre ele, não sabia que fazia o ninho em troncos de árvores…mas fiquei muito triste em saber de tanta maldade que essas pobres e indefesas aves sofrem, é muito triste…
    Tuas fotos estão lindas Teresa!
    Saudades de vir aqui…
    Bom feriado amiga!
    bjus!

  9. Essa sua primeira fotografia esta deslumbrante! Aves vistosas é sinal de ave bem cuidada, deve ser muito legal poder caminhar por entre elas, bjs!

  10. ps: a alguns meses atras passando pela rua vi uma ENORME loja de animais, tipo pet shop, e tinha tucanos para venda, fiquei pensando naquilo ai ai, deveria ser proibido comercializar animais da nossa fauna mesmo que sejam criados em cativeiro.

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: