No reino das borboletas do sul…

DSCN0275

Depois de tantos dias distante deste meu querido cantinho virtual, retorno com doce alegria e saudades!

Ah, como é bom estar de volta e poder compartilhar tantas novidades!

E embora eu confesse que este início de ano tenha sido meio complicado por aqui, uma brisa de novos sonhos tem soprado em nossos corações e trazido novas mensagens de esperança e fé… E por que não acreditar?

Então, aproveitando esta brisa renovadora, há alguns dias atrás tomamos o rumo sul, à procura de novas paisagens, natureza plena e caminhos inspiradores…

O destino:  A cidade de Foz de Iguaçú, no oeste do estado do Paraná, lugar mágico em que 3 países se encontram e onde a natureza  é fonte de maravilhoso contentamento!

DSC_0650

Conhecida até fora do Brasil, devido às suas famosas e majestosas “Cataratas do Iguaçú”, esta cidade é ponto de partida para maravilhosos passeios em meio a natureza deslumbrante… Um verdadeiro oásis da vida silvestre!

E  as águas… Ah, as águas!  Parecem forças vivas e poderosas, que brotam das entranhas da terra, movimentam e trazem o dom da vida à todo o seu redor, sob a forma sagrada de suas plantas e animais, no eterno ciclo de suas florestas sempre verdes e exuberantes.

E os seus abundantes rios são como veias e artérias pulsantes, que parecem sair do coração do planeta para fecundar, nutrir  e levar  seu frescor ao solo das grandes terras deste Brasil ocidental… Rios de águas às vezes serenas e outras vezes tão fortes que têm vozes de trovão!

DSC_0661

Mas é no aconchego e na sombra de suas matas, que descobrimos os segredos guardados da floresta intocada, e protegida da ganância humana, sob a forma dos “Parque Nacionais” que incluem as duas nações, a da Argentina e a do Brasil.

Neles encontramos inúmeras espécies de vegetais e animais, seres fantásticos e muitos deles desconhecidos da população em geral.

Mas entre as imensas árvores, samambaias, musgos, líquens, aves , répteis, anfíbios e mamíferos, foi mesmo um grupo de pequenos animais que mais chamou a atenção dos nossos olhos: As belas borboletas e mariposas dos parques do Iguaçú!

DSC_0687

Eram tantas, voando para lá e para cá, que até mesmo para a mais distraída das pessoas, seria impossível não notar suas presenças!

E enquanto a maioria dos animais tenta se esconder e se proteger dos olhos humanos, elas estão logo ali, ao nosso lado, descansado numa folha, pousadas numa flor ou  apenas voando alegremente e exibindo a beleza de suas delicadas asas à qualquer espectador… Todas simplesmente lindas!

DSC_0680

Mas que delícia encontrá-las assim, tão numerosas, livres e felizes, ao redor de belíssimas bromélias e orquídeas em flor!

Parecia tudo um lindo sonho para os nossos olhos urbanos e cansados das coisas  do cotidiano de uma cidade grande… Então,como não nos admirarmos e embarcamos nessa viagem de puro encantamento?

DSCN0254

E como num encontro mágico entre espécies tão aparentemente diferentes, ou seja, nós e as borboletas, nos vimos imersos naquele reino de preciosos seres alados, compartilhando o mesmo espaço vital que eles…

E de repente, como num conto de fadas, elas vieram gentilmente ao nosso encontro… Doces e belas borboletas pousadas em nossas  mãos!

DSCN0127

Impossível não se emocionar com a doçura e delicadeza destes frágeis e maravilhosos insetos…

E quando a gente se dá conta, estamos assim felizes, esquecidos da vida e com aquele sorriso leve e espontâneo no rosto… Uma genuína e inesquecível alegria!

DSCN0081

Mas basta o alvoroço de alguns turistas mais agitados chegando ao redor, para que se quebre o encanto, e elas voem de forma suave e ligeira, procurando abrigo em alguma pétala de flor mais alta e escondida…

DSCN0197

No entanto, à esta altura do momento, nós todos já estamos encantados por elas, e passamos a nos dedicarmos com mais energia à procura desses bichinhos feitos de puro sonho…

E sem muita demora, basta alguns segundos para  avistarmos outra linda borboleta pertinho de nós…

Algumas delas são tão tranquilas e dóceis, que parecem querer “posar” como “modelos” para a nossa câmera… (Rs…) Todas tão graciosas!

DSCN0314

Ao nosso redor, os caminhos das trilhas pela floresta vão nos oferecendo imagens encantadoras, onde os troncos das antigas árvores revelam a presença de tantos outros admiráveis seres… Os imensos cogumelos “Orelhas de pau” sempre alegrando os meus olhos!

DSCN0263

Companheiras borboletas sempre voando e iluminando o nosso caminho…

DSCN0323

Nossa imaginação viaja e tenta adivinhar o que podemos encontrar neste reino mágico, onde qualquer alteração pode comprometer o equilíbrio destes seres tão pequenos, tão singelos e ao mesmo tempo tão maravilhosos!

DSCN0228

E voando em sonhos,nas asas suaves de uma borboleta, lembrei da grande lição que trazem estes pequeninos insetos: O dom da transformação!

Pois antes do surgimento desse ser alado, a borboleta nasce para ser uma esquisita e comilona lagarta, até que ela adormece em um sono profundo, e de um inerte casulo, venha surgir na forma de um ser belíssimo, com suas asas coloridas.

DSCN0296

Assim também deveríamos ser todos nós, como “humanidade”, na nossa necessidade de crescermos mais e melhor como seres humanos, aprendendo e nos “alimentando” por tantos anos, até que quem sabe um dia, possamos nos tornar seres mais gentis, generosos e mais conscientes da beleza de nossa humanidade e do nosso compromiso com os nossos irmãos e os outros seres do nosso planeta…

Sei que tudo isso parece um daqueles sonhos impossíveis e utópicos… Mas acredito que este caminhar seja o nosso verdadeiro destino como “tripulantes” desta nossa “nave azul”…

E desejo de coração, que a humanidade saiba um dia fazer esta preciosa “transformação”, e que  todos os animais, plantas e demais seres vivos se sintam tranquilos, livres e em paz para viver neste nosso querido e incrível planeta!

E esta foi a mensagem mais bonita que “ouvimos” no reino de tantas borboletas…

DSCN0098

Nosso abraço grande e carinhoso no coração de vocês!!!

fr-flower-butterfly-teresamsg1

20 comentários em “No reino das borboletas do sul…

  1. Oi flor!

    Como vc é uma querida mesmo né, e uma Fada tbm! Já te disse isso não disse?😉
    Mulheres Fadas existem viu?😀
    Olha…amei tudo o que escreveu, tbm acredito que cada um faz sua parte e, tenho fé de que um dia todos nós que habitamos esse imenso e lindo planeta, possamos viver em paz, respeito e muita alegria!
    Já ouvi mesmo dizer que este lugar mágico está cheio de borboletas, e agora vendo suas fotos, acabou até me despertando uma vontadezinha a mais de conhecer as cataratas.
    Eu simplesmente amooooo borboletas, desde pequena (acho que já te falei isso tbm né? rs), sou apaixonada, pra mim Borboletas e Libélulas são Fadas disfarçadas.😀
    Gratidão pela partilha _/\_
    Seja o que for que tenha tornado o seu inicio de ano um pouco…difícil, desejo do fundo do meu coração que lindas bênçãos recaiam sobre vcs, e que tudo o que for dificuldade, seja retirado e encaminhado à Luz Divina.
    Beijinhos de uma Fada para outra Fada.

    Flores e Luz.

  2. Borboletas são mesmo fascinantes! É incrível como cada uma tem uma cor, um desenho diferente na asa… As vezes eu e o Felipe acabamos correndo atrás delas no jardim do prédio! Beijos e um lindo final de semana, Luciana

  3. Oi Teresa ! Cada borboleta linda, parecem desenhadas à mão e quando paro para pensar… realmente foram desenhadas pelo nosso Criador, para nos trazer beleza e encanto. Que belíssimo lugar, nosso país é maravilhoso e de uma diversidade impressionante.
    Lindas fotos ! Linda família !
    Bjos, Lú.

  4. Engraçado que mesmo tendo visitado este paraíso por mais de 5 vezes, ao ler a sua descrição me deu vontade de voltar e observar novamente, para ver se não deixei passar nada… Suas palavras enriqueceram muito mais aquilo que eu achava já estar no limite de beleza e grandiosidade. Suas fotos são de uma precisão e beleza, que eu não consigo fazer, mas agora entendo, eu vou com tanta sede de aprisionar em minha mente cada bocadinho, que não lembro de registrar em fotos…rsrs

    Muita Luz e Paz
    Abraços

  5. Que passeio! Lindíssimo!

    Eu sou apaixonada por borboletas, mas hoje em dia, aqui na cidade do Rio de Janeiro tem sido dificil de ve-las, encontra-las em quantidades e especies.

    Bjs

  6. Oi Teresa,
    minha querida amiga, que passeio lindo! E as borboletas tão pequenas, mas roubam qualquer cena diante de sua beleza e o encanto de voar, e como vc sabe tão bem capitar essa emoção, adorei tudo, das imagens ao texto.
    Beijos e um feliz final de semana!!!

  7. Oi, Tereza! Que passeio lindo, Foz do Iguaçu deve ser maravilhoso mesmo! Nossa eu sou apaixonada por borboletas, deve ser emocionante mesmo ver tantas assim em um único lugar e ainda mais ter uma pousada em suas mãos! Belas palavras as suas, eu também sonho em um dia viver em um mundo onde as pessoas se importam mais umas com as outras e também com todos os seres vivos que existem nesse planeta.
    Bjs, Verônica.

  8. Oi Teresa! quando vc some da internet pode saber que quase certamente esta pelo mundo conhecendo lugares lindos e cheios de belas paisagens!🙂

    O que nos trouxe hoje, lindas quedas d’agua, flores e frágeis porem sempre belas e inspiradores borboletas! Como eu gosto disso tudo, são momentos assim em plena natureza que me faz agradecer pela vida e sonhar, sonhar que não estou mais neste mundo, e imaginar transportado a um reino entre seres encantados e sempre bons de coração.

    E que presente é ter animais vindos ao nosso encontro de pura vontade, certamente pousam em pessoas de bom coração, os animais são sábios e sensitivos! Em sua postagem lembrei-me da Juliana Delarmelida, ela é doutoranda lá do meu programa de pós graduação, e teve a oportunidade em um congresso de genética ir em foz do Iguaçu. Um dia também quero conhecer, bjs e abraços pra vc e sua família!

  9. Esse contato com a Natureza faz bem para o corpo e a alma ! Estive em Foz do Iguaçu em janeiro de 1989 e as lembranças desse passeio são inesquecíveis ! A força impressionante das águas, a profundidade do verde das matas, a oportunidade de observar animais silvestres, nos mostram o esplendor desse mundo maravilhoso em que vivemos. Belas fotos !

  10. Tereza
    desculpa a demora em vir comentar seu lindo post!
    arrumei uma dorzinha de coluna, quando estou no computador
    sendo assim, vou revezando os comentários e alguns escapam!
    ja tinha visto o link no facebook, e fiquei encantada com suas imagens
    e seu delicadeza ao escrever sobre esses seres de tamanha beleza!
    Sua viagem foi muito proveitosa, e sua família é linda.
    Os meninos aproveitam a natureza ao lado dos pais que tem respeito por ela.
    É um ciclo, Com certeza semearão esse aprendizado.
    Gostei muito de uma borboletinha e vou pedir permissão para levá-la ao meu blog da natureza.
    Aguardo!
    Tenha uma linda semana minha amiga. E quando disse que gostei de seu chapeuzinho (facebook) foi com a maior admiração. Lembro de você naqueles campos de lavanda. Parece uma fadinha a espreitar os segredos que só quem ama a natureza consegue enxergar.
    beijos zizi

  11. Que saudade desse cantinho mágico! Saudades de me encantar com teus textos, com tuas fotos…de pegar uma carona(virtual) nas tuas viagens tão lindas!
    Quanto verde, borboletas e flores…como é bela a natureza desse nosso Brasil!
    Adorei a viagem Teresa!
    bjus!
    Também tava com saudades de você lá no meu cantinho…

  12. Oi, Teresa! Que linda viagem e que emocionante encontro com estes belíssimos seres alados! Eu os admiro bastante, mas infelizmente é muito raro ter a oportunidade de observá-los por aqui. As fotos e o texto desta postagem estão impecáveis, como sempre. Parabéns! Muito obrigado por compartilhar!

    Um grande abraço e uma ótima semana para todos vocês!

  13. Que lindas as borboletas e que privilégio virem pousar na vossa mão! Por aqui elas são fugidias. Conseguir que alguma “pose” devidamente para uma foto, já é uma aventura, eh eh. Mas entendo a sua emoção. No final do ano passado vi uma, enorme, num dia de sol na casa onde trabalhava na altura e quase chorei, de tão abençoada que me senti ao ver uma borboleta tão linda a rodopiar perto de mim. Um beijo enorme e que toda a tribulação que motivou o seu silêncio se transforme em gritos de vitória e alegria.

  14. Teresa, querida!
    Quando você vai publicar seu livro?
    Sua escrita é linda. Cada palavra revela o amor que tens por tudo o que te rodeia.
    Sou sua fã!
    Beijo

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: