Nosso jardim de janeiro

DSCN5253

Depois das festas de fim de ano, e daquela agitação boa, entre visitas de amigos e parentes tão queridos, voltamos à olhar para o nosso pequeno jardim com os olhos repletos de novas esperanças.

Mas os primeiros dias de janeiro têm sido muito quentes e secos aqui neste nosso querido cantinho carioca.

E  é o que confirmam os céus abertos de um ensolarado Rio de Janeiro, límpido e  azul, sem nenhuma promessa de chuva refrescante à vista… A cada singelo dia, apenas a certeza de uma nova jornada “escaldante” desse verão de temperaturas tão elevadas!

Então, com toda esta onda de tanto calor e secura, por aqui são mesmo as nossas plantinhas que mais sofrem à exposição desses dias de sol forte e implacável.  Mas mesmo apesar dos nossos cuidados, o triste resultado de um verão forte se vê bem em algumas  plantas mais sensíveis, com as folhas queimadas e ressecadas…Algumas quase sem vida, lutando contra a dureza da própria natureza…

Para nós, o desafio maior agora é conseguir mantê-las sempre o mais hidratadas e com o menor sofrimento possível… Um resultado nem sempre alcançado, diante da alta radiação solar desses dias.

Mas a boa notícia é que o nosso pequeno jardim sobrevive e ainda nos oferece seu frescor e suas flores, em troca de apenas algumas boas regas diárias.  O que pra nós já é um motivo de alegria!

E neste Natal, esse nosso singelo cantinho verde no mundo, ficou ainda mais contente, com a chegada de uma linda fonte de “anjinhos” de carinha barroca…Um presente lindo do meu marido para o meu coração!

Já há muito tempo sonhava com uma fonte romântica como essa, e quando a vi,numa loja pertinho de casa, fiquei apaixonada…Impossível resistir à esta delicadeza em formato de uma pequena “obra de arte”!

No nosso jardim, ela veio com a especial missão de deixar o nosso cantinho ainda mais alegre, aconchegante e com aquele jeitinho romântico que tanto gosto!

DSCN5255

Até o nosso antigo carrinho de flores se animou nesses dias, carregando novamente  os vasinhos floridos, que apesar do forte sol, ainda conservam muitas das suas florações e enfeitam os nossos dias de verão…

DSCN5260

Agora com as carinhas amorosas dos nossos gentis “anjinhos”, que também iluminam e encantam os olhos de todos que passam por aqui… Uma doce e carinhosa visão romântica nesse nosso jardim tropical!

DSCN5268

No entardecer, quando o sol se esconde e a temperatura fica mais suave, tem sido uma delícia passear por este nosso amado cantinho verde, regar as nossas plantinhas e depois ficar escutando o barulhinho da nova fonte, borbulhando e deixando uma leve sensação de frescor no ar…Um momento mágico e de puro encantamento!

DSCN5269

Na pequena mata, atrás de nossa casa, o barulhinho dos bichinhos enche o nosso pequeno jardim de sons agradáveis e também misteriosos… Parece que até eles se sentem aliviados com a partida do sol tão quente, e sonham com uma chuva fresca de verão…

DSCN5272

E basta apenas um olhar mais atento, para logo se descobrir outros seres escondidos da quentura do dia, e que nesse momento mais fresco, saem também para passear e aproveitar a umidade da rega das plantinhas… E nessas horas, é comum a gente encontrar um grilo,mariposa,sapinho ou uma pequenina perereca que aparece no nosso caminho!  Uma surpresa que sempre me encanta! (Rs…)

DSCN5210

No outro lado do jardim, num cantinho mais sombreado e mais úmido do quintal, fiquei contente em descobrir, mesmo nesses dias tão quentes,uma pequena “família de cogumelos”… Um verdadeiro presente da natureza para os meus olhos!

Simplesmente sou encantada por esses pequeninos seres “mágicos”,que sempre me lembram os contos de fada de minha infância!

DSCN5249

E como não se maravilhar também com a coragem das plantas, que apesar do grande calor, ainda nos oferecem suas lindas e valentes flores?  Caso de nossos hibiscos, antúrios, “camarões” e outras plantas, como essa admirável floração da nossa “rosa do deserto”, uma planta resistente e que gosta deste sol de verão?

Suas belas flores têm ajudado à colorir e alegrar este nosso pequeno recanto encantado!

DSCN5284

Mas a verdade é que seja no frio do inverno ou no forte calorão do verão carioca, este nosso pequeno jardim sempre têm nos ajudado à enfrentar os desafios do nosso cotidiano, sendo fonte de paz, alegria, beleza, aconchego, descanso e alívio para as tensões e turbulências da vida urbana.

Para todos nós daqui, mais do que um simples pedacinho de chão “verde”, ele e suas plantas e bichinhos, é o nosso companheiro de todas as estações do ano, e sempre um motivo de inspiração. Um verdadeiro “oásis”  da nossa família, um pequeno, e ao mesmo tempo, um grande presente de Deus para abençoar o  nosso caminho, aonde plantamos sonhos e colhemos, a cada singelo dia, as flores da esperança!

DSCN5104

E para todos vocês, queridas amigas e queridos amigos, que nos acompanham por aqui, desejamos de coração, que o seu janeiro e todo este novo ano, seja como um lindo e iluminado jardim florido!!!

Beijos carinhosos das flores daqui!!!

fr-flower-butterfly-teresamsg1

17 comentários em “Nosso jardim de janeiro

  1. Oi Teresa bom dia! Novos olhares sempre nos fazem enxergar além. Vejo que o seu jardim de janeiro esta repleto de flores, como é legal ver a natureza se renovar a cada estação, gostei da imagem do sapinho, eu consegui fotografar um sapo estes dias, mas passei por umas ondas de azar, meu computador ja tem uns 3 meses que esta uma &%$@$ perdi todos os meus arquivos, inclusive os do mestrado e da graduação, perdi fotos, e tudo o mais, tambem me roubaram o celular e com ele varias imagens novas, mas espero que agora esta onda de azar tenha passado. Um janeiro florido pra ti bjs!

  2. Um florido Ano Novo para você também, Teresa!! Adorei a fonte dos anjinhos… O Felipe ia adorar sentar ali e ficar brincando na água! Beijos, Lu

  3. Oi Teresa!
    Teu jardim tá lindo amiga, e essa fonte veio embelezá-lo ainda mais…achei um encanto esses anjinhos gorduchos!
    Sempre achei teu cantinho lindo, teu jardim um verdadeiro jardim de contos de fadas….mágico! Mas amiga, o teu olhar o faz mais belo ainda, e tuas palavras faz a gente passear por ele…
    Por isso adoro vir aqui sempre amiga…
    Que janeiro seja lindo por aí!
    bjus!

  4. Ah Teresa, teu jardim é um encanto, tão bom passear por ele mesmo que seja pela internet. Amei a fonte, também é um desejo colocar uma aqui em casa, acho lindo e só de pensar nos passarinhos deliciando-se… já é uma alegria.
    O calor aqui também é grande, porém faz dois dias que veio uma chuva boa para alegrar as plantinhas e a grama, as regas por aqui tem de ser constantes.
    Um grande beijo, Lú.

  5. Oi Teresa!
    Passando por aqui para te deixar um beijinho e o desejo de um lindo dia ! Lú.

  6. Amada e querida amiga, que a paz do Senhor jesus esteja contigo e toda a tua abençoada família.
    amei o teu jardim.tenho um também e cuido dele com amor.moro em um lindo sítio e estou plantando em uma imensa jardineira que mandei fazer de tijolos e cimento.hoje choveu muito e as plantas estão alegres.Moro no Maranhão e o verão é terrivel, mas molho todos os dias
    rsrsrsrsrssr
    beijos no teu coração

  7. Oi Tereza
    Seu jardim está maravilhoso! Passear por ele desfrutando a beleza da fonte de anjinhos deve ser inspirador! Resultado assim é a descoberta dos seres mágicos, dos sapinhos e de outros elementos que ainda virão. Seu jardim é que está ficando mágico. Mágico pelos cuidados e o amor e cuidado que sentem por ele.
    Seu marido lhe deu um lindo presente e nós também podemos curtir esses anjinhos brincando na água! Que meigo!
    beijos Zizi

  8. Oi, Teresa! Vim retribuir sua gentil visita e deparo-me com este sonho de fonte! Que ótimo saber das novidades que acontecem em seu pequeno paraíso, muito obrigado por compartilhar. Adorei a fonte, o estilo tem tudo a ver com seu jardim, um local de sonho e encantamento. Também gostei bastante das novas flores e dos cogumelos. Parabéns por mais este lindo artigo, que ótimo vê-la de volta!

    Um grande abraço e uma ótima semana!

  9. Oi Teresa! Há tempos eu estava louca para passar aqui, com saudade do teu jardim. Por aqui também anda fazendo um calor insuportável, não dá pra aguentar ficar dentro de casa. Nesse momento eu estou deitada na rede, na varanda, onde tem um ventinho fresco vindo do mar (de vez em quando). Essa fonte é lindíssima! Bjs pra vc.

  10. Vivaaaaaaa!!
    Que saudades de vc minha flor mais linda desse jardim.
    Realmente, está tudo maravilhoso por aí e com mãos mágicas de fada tudo se faz iluminar ainda mais. Amiga, senti sua falta aqui. Me desculpe não ter te visitado antes pois ando enrrolada e estou em falta com todas vcs. O tempo encolheu meus dias kkkkkk. Aqui no interior é assim no verão e esse ano tive muitas novidade aqui, vai gostar de ver o motivo do meu sumisso hehe.Sabe, não esqueço de vc nunca e sempre falo da sua casa e do seu jardim. Das suas viagens e de sua “PESSOA LINDA”.
    Amo estar com vc. Beijos no seu coração amada.

  11. Olá, Teresa!
    Realmente o calor está muito forte. Aqui em casa tenho que molhar bem minhas plantas para que não sofram tanto o efeito do calor excessivo. Muitas tenho que colocar debaixo da árvore, os vasinhos com temperinhos por exemplo, senão não aguentam! Mas deixa eu dizer, essa fonte é linda viu? E com esse calor, quando os passarinhos a descobrirem vai ser uma festa! rsrsrs… Seu cantinho está lindo, belas flores! Bjs, Verônica.

  12. Oi querida amiga Teresa,
    fiquei encantada com seu jardim, agora com essa linda fonte, que dá mais vida e frescor ao jardim e encanta à todos com o suave barulhinho da água, adoro!!!
    Minha amiga, vc recebeu o meu e-mail, avisando da chegada das minhas lembrancinhas? Adorei os lindos presentes e agradeço de coração.
    Os últimos acontecimentos,( que graças à Deus já passou) me deixaram um pouco abatida, e perdi até a noção do tempo, nem tinha visto ainda essa sua linda postagem, aos poucos estou visitando todas as amigas, mas, aos poucos mesmo, pois ando meio atarefada, pra variar(risos)
    Tenha uma ótima continuação de semana, beijos!

  13. Oi doce amiga.Seu jardim ficou mais encantado com essa fonte lindíssima e angelical. Beijoss a todos aí e um especial pra vc.

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: