Uma nova e bela flor de cacto

DSCN4920

Os dias de dezembro chegam com seu calor intenso e  muitas chuvas, e aqui em casa é sempre aquela familiar correria…

Afinal, para quem tem meninos na idade escolar, é tempo de provas e demais atividades que concluem o ano letivo, e  juntando com os preparativos natalinos, os dias se transformam numa pequena e genuína “maratona” doméstica.

E haja animação,  fôlego e tempo ( ! )  para tantas tarefas que surgem ao longo desta nossa festiva jornada, rumo à celebração tão esperada do Natal… Mas qual graça teria se tudo fosse feito de modo simples e automático?

Acho que toda  esta agitação de dezembro, com certeza, deve fazer parte da ação do “espírito natalino”,que nesta alegre época, contagia os muitos corações humanos.

Mas aqui no nosso cantinho no mundo, os dias andam tão agitados e atarefados, que quase  nos distraímos, e iríamos deixando passar despercebida, a primeira floração do nosso novo cacto, conhecido como “rabo-de-macaco”.

Planta originária da Bolívia, este lindo e exótico cacto está apenas à alguns meses conosco, mas tempo suficiente para ter um lugarzinho cativo em nossa casa… Sem dúvida, um cacto de forma e flores muito especiais!

Então, imaginem a nossa alegria e surpresa, quando percebemos num desses dias quentes de início de dezembro,  dois belos botões florais despontando em meio aos seus suaves”espinhos”… Sim, apesar da aparência dura e espinhenta, seus espinhos são sedosos e não oferecem hostidade pra ninguém… Mais um cacto que transborda encanto e ternura!

DSCN4865

De forma tubular e com coloração forte avermelhada, eles logo me lembraram duas “antenas” no corpo de um animal verde e peludo… Uma espécie de criatura “extra-terrestre”,vinda de algum filme de ficção científica!  (Rs…)

Certamente um exagero na minha imaginação que sempre voa longe…  (Rs…) Mas os botões florais eram bonitos, e ao mesmo tempo muito exóticos!

DSCN4871

Na verdade, o próprio cacto “rabo-de-macaco” (nome científico: “Hildewintera colademononis”) , desde a primeira vista, nos chama a atenção, pelo seu formato original, com caule bem longo e cilíndrico, que pode alcançar até 1 metro ou mais de comprimento em seus compridos ramos. Por isso, esta incrível e bela planta costuma ser cultivada em vasos pendurados ou presos à alguma parede, de forma a se aproveitar melhor toda a beleza deste diferenciado cacto.

E numa manhã chuvosa e fresca, eis que começaram a se abrir as flores…

Belíssimas e delicadas, sobressaíam de forma gloriosa em meio ao caule verde e os seus espinhos… Um delicado espetáculo da natureza!

DSCN4930

Mas como são frágeis e têm curta duração de vida,  consegui fotografar à tempo apenas uma dessas delicadezas… Ah,que pena que não pude registrar a beleza da outra flor!

Coisas de dezembro e suas correrias… (Rs…)

Mas certamente haverá ainda outras primaveras e seus dezembros ainda mais floridos,pois acredito que a esperança é a principal flor que desabrocha em cada jardim dos nossos iluminados dezembros…

DSCN4917

Para compensar, “ganhei” a imagem desses mágicos cogumelos, que misteriosamente apareceram no vasinho do “amor perfeito”, após uns dias muito molhados por uma frente fria… O “anãozinho” apareceu logo pra registrar este momento  de “conto de fadas” bem aqui num cantinho do nosso singelo e pequeno jardim…

DSCN4796

Mas foi só olhar para o alto, pra me lembrar que já estamos mesmo em dezembro e o tempo corre ligeiro em busca de um novo Natal e um Novo Ano por vir…

De lá de cima, da beirinha do nosso telhado, uma “figura” conhecida já estava nos acenando com as cores e luzes natalinas…

DSCN9724

E eu e os meus meninos, quase juraríamos que  até  ouvimos  de longe aquela inesquecível risada do “bom velhinho”… “Ho, Ho, Ho, Ho…”  (Rs…)

Ou será que já era também mais um efeito do querido e mágico “espírito natalino”?

Ah, esses doces dezembros e seus ternos e festivos mistérios! (Rs…)

DSCN4377

E para todos vocês, gente querida, que carinhosamente me acompanha,aqui vão os meus desejos de que a “magia” de dezembro encante, transborde e ilumine cada vez mais os nossos corações!!!

Beijos carinhosos das flores daqui!!!!

fr-flower-butterfly-teresamsg1

20 comentários em “Uma nova e bela flor de cacto

  1. Que linda essa flor,Maria Teresa! Como tudo que nos mostras! Vim desde já desejar um lindo e santo Natal e ótimo , iluminado 2014, pois aos poucos, falta pouco pro filhão chegar e daí curtição e só! Tuuuuuuuuuuuuuuudo de bom,beijos,chica

  2. Teresa, eu tinha um cactus maravilhoso. Ele dava flores cor de rosa choque. Mas eu tive que dar quando minha filha começou a engatinhar. Na frente do sítio do avô de minha filha tem um cactus gigante. Poucas vezes ao ano, ao luar, flores enormes e brancas abrem, no dia seguinte, estão desfalecidas no chão.

    Beijinhos

  3. Oi Teresa!
    Esse cacto é muito exótico amiga, parece mesmo um ser de outro planeta…mas um gostei, e a flor é lindíssima!!!
    Amei o Papai Noel no telhado!
    Tenha uma feliz semana!
    bjus!

  4. Oi, Teresa, não conhecia essa espécie de cactos… e que flor linda, heim? Uma fofura o Papai Noel no telhado… coisas para alegrarem o coração em meio à maratona… rs
    Abraço!

  5. Teresa
    acho que essas flores são presente de Natal, para quem ama a natureza como você!
    lindas e maravilhosas,
    simplesmente de tirar o folego. Posso imaginar sua felicidade vê-las nascer e poder nos mostrar!
    e para compor ainda mais seu jardim mágico, nasceram oustro seres!
    Lindo!
    te desejo uma linda quarta feira no seu paraíso de flores
    bj Zizi

  6. Oi minha amiga boa tarde! vejo que já enfeitou o seu blog pro natal ^^ ficou muito legal essa nevezinha! Por aqui também os dias andam chuvosos, eu gosto fica tão fresquinho, esta semana como vc pode perceber estava numa cidade lindinha, lá o clima de lá é um sonho, amo dias frescos, aqui em vitória quando faz calor eu fico doido rs.

    Flores de cactos sempre surpreendem né, ainda mais essa delicadeza vinda de um cacto todo peludo parecendo uma aranha caranguejeira, muito legal,

    bjs!

  7. Olá Tereza,!
    Deve ser muito lindo ao vivo e a cores, esse ainda não conhecia, achei legal os pelinhos, ou é espinho?
    Aqui pouco tempo para fazer tudo que quero, recebo visitas no sábado….viajo fim de ano…vou lá para Jundiaí,passar as festas com mamis.
    Tenha um belo Natal na presença de Cristo e um final de ano com muita festa , saúde e paz!
    bjsssss

  8. Querida amiga, entendo bem essa jornada festiva rsrsr hoje para conseguir ir ao correio colocar o presente da amiga secreta já foi uma loucura kkk. Eu amei seu cacto, está lindo!!!Parabéns, que ele sempre alegre seu jardim com a beleza exótica dele. Beijinhoss mil, doce amiga.

  9. Como não nos apaixonarmos por esses encantos da natureza! Não conhecia esse cactos, muito linda a flor e que interessante que ele é. Dezembro é sempre uma correria, às vezes fico pensando como o ano passou voando!
    Um grande beijo, Lú.

  10. Oi, Teresa, tudo bem? Que privilégio poder visitar seu jardim e ficar a par das novidades. Muito obrigado por esta rara oportunidade, apear da distância. Confesso que nunca vi um cacto florescer, em toda a minha vida… Achei a flor do seu belíssima. Gostei ainda mais por saber que seus espinhos não espetam. Parabéns pela bela postagem!

    Um grande abraço e até mais!

  11. Oi querida amiga Teresa!
    Adorei o cacto, que diferente, né? A flor muito linda, como pode sair dos espinhos uma coisa tão linda dessas? Coisas da natureza, e arte do nosso criador.
    Amiga, segunda-feira estarei enviando sua lembrancinha, aqui tá muita correria e ainda por cima, estamos sem carro, ele foi roubado há uns 20 dias, uma loucura!
    Tudo de melhor, beijos!!!!

  12. Olá minha querida.

    Adorei este cactus, vc tem mudas dele para vender???

    Caso tenha, estou querendo adquirir uma muda. Aguardo um contato seu.

    Att
    Julia.

  13. eu tenho este cacto mais ainda não floresceu vou cuidar bem dele para dar esta lindissima flor amei ,vou coloca-la em um vaso maior.

  14. Olá Tereza! Adquiri um vaso com esta planta exótica rabo de macaco. Achei diferente e a flor que até então não conhecia é muito linda.

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: