O “Pau- Brasil” em nosso quintal

DSCN4849

Nessa semana passada, numa dessas tardes lindas e frescas aqui da nossa primavera carioca, juntei os meninos e fomos plantar algumas novas “mudas” no quintal.

E entre mudinhas de tomate, maracujá e orquídeas, adivinhem quais foram as primeiras mudinhas escolhidas por eles para serem plantadas?

Sim, foram as 3 belas mudas pequeninas do nosso famoso “pau brasil”, que eles próprios fizeram questão de comprar, numa floricultura que visitamos recentemente em Teresópolis,na região serrana do estado do Rio de Janeiro.

Mudinhas originárias de uma Ong chamada “Pau-brasil”, elas realmente atraíram de imediato os olhos dos meus meninos, e eles ficaram ansiosos e contentes com a idéia de tê-las aqui conosco…

E a carinha sorridente e animada do nosso David já diz tudo…(Rs…) Quando os chamei, ele veio logo correndo para plantá-las! (Rs…)

DSCN4825

Então, imaginem a “bagunça” deliciosa, entre vasinhos, pázinhas, água e terra adubada, que foi se instalando e se espalhando calorosamente pela nossa velha varanda, que em poucos minutos se transformou num pequeno e adorável “horto” caseiro… (Rs…)

E mais rápido do que eu imaginava, o nosso pequeno “jardineiro” já estava, literalmente, com as mãos na massa!  (Rs…)

DSCN4832

Animadamente, e seguindo as instruções que vieram juntinho com as mudinhas, os antigos e pequenos vasinhos foram recebendo algumas cascas de pinus ao fundo e por cima uma boa terra adubada… Tarefas realizadas com aquele interesse e carinho especial que só as crianças sabem ter!

DSCN4834

Logo, o irmão mais velho veio para juntar forças ao nosso pequeno “esquadrão ecológico”… (Rs…) Até ele estava todo orgulhoso de estar plantando uma mudinha preciosa da “árvore nacional”!

No diminuto folheto de instruções dizia:

“Sou uma mudinha de Pau-Brasil e você acaba de me adotar. Posso até viver em um vaso por muitos anos, e quanto maior o vaso,mais crescerei… Sou muito resistente, suporto bem o vento e o sol, mais preciso de pelo menos de 2 regas por semana. Cuide de mim, assim você estará ajudando a resgatar a memória de nossa terra. ”

DSCN4836

E assistindo aos meus meninos tão alegrinhos e interessados naquelas mudinhas preciosas, lembrei de um post que fiz já à bastante tempo atrás, sobre o “pau-brasil”, onde eu relatei alguns aspectos dessa nossa árvore tão especial e que deu origem ao nome do nosso país… Até hoje um dos meus posts mais visitados e de onde sempre recebo muitas perguntas sobre esta árvore maravilhosa, que ao mesmo tempo é tão famosa e muitas vezes tão esquecida pelo povo brasileiro!

DSCN4842

Para quem não conhece muito sobre o assunto, o “Pau-Brasil” é uma árvore magnífica, nobre e bem forte, típica da Mata Atlântica Pluvial litorânea (onde há muita chuvas), que se estendia desde o nordeste brasileiro até o estado de São Paulo.  Mas devido ao imenso e cruel desmatamento , e  à alta redução deste ecossistema, atualmente é raro encontrarmos estas belas árvores na natureza.  Pelas últimas estatísticas, algumas árvores de “pau-brasil” podem ainda ser encontradas na sua forma natural em alguns trechos de mata ainda preservados nos estados da Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

E por sorte, devido as suas características “paisagísticas” ( pois são árvores bonitas, de belo porte e floração perfumada e encantadora), é que elas não estão extintas, e podem ser vistas em algumas praças e parques espalhadas pelo Brasil. Embora seja uma espécie que inspire cuidados, e costuma estar sempre presente na lista das espécies ameaçadas do nosso país. Um absurdo para uma árvore que é um verdadeiro “símbolo nacional” e demande o nosso especial carinho e respeito… Daí a preocupação em preservá-las  e tê-las por perto… Afinal, devido ao início da nossa história,cada mudinha representa a origem e alma do nosso povo!

DSCN4851

Mas hoje, daqui do aconchego do nosso quintal, olho pra essas nossas mudinhas ainda  tão pequeninas, e sei que elas ainda tem um longo caminho para percorrer até crescerem e se tornarem grandes e exuberantes árvores. E apesar dos perigos da caminhada e das intempéries da natureza, as vejo com um futuro brilhante, floridas e repletas de novas sementes…Árvores de “Pau-Brasil”  deslumbrantes e cheias de vida, abençoadas por Deus e ,aqui na terra, amparadas pela esperança e sonhos de todas as nossas crianças…

mudas-de-arvores-e-livros-015

(imagem acima do meu antigo post  “Pau~Brasil: A árvore da pátria”, com uma árvore bem jovem. já crescida num vaso, na casa de um dos nossos vizinhos)

Mas para todos que quizerem saber mais alguns detalhes da nossa estória com esta querida árvore é só acessar: https://msgteresa.wordpress.com/2011/01/07/a-arvore-da-patria-o-pau-brasil/

E vamos continuar plantando e ajudando na recuperação e preservação da natureza maravilhosa do nosso Brasil!!!

DSCN4844

Beijos carinhosos dos meninos e das árvores daqui!!!! 

fr-flower-butterfly-teresamsg1

14 comentários em “O “Pau- Brasil” em nosso quintal

  1. Teresa,
    Uma gracinha a folhagem.
    Faz muito tempo que não vejo muda pequenina.
    As crianças amam plantar arvores.

    Beijos

  2. Que bom ter essa mudinha por perto e a felicidade estava estampada no David! Lindo! Adorei o post!beijos,chica

  3. Teresa, que maravilha as mudas de Pau-Brasil. Aqui em Taubaté temos umas 3 grandes praças com uma boa quantidade de árvores raras plantadas e com identificação delas. Além disso temos o Horto Florestal, qua a gente entra e não tem mais vontade de sair, e o Museu de História Natural que tem um imenso arvoredo repleto de pássaros inclusive maritacas. Claro que todos soltos e vivendo naturalmente. Por sorte minha, o Horto Florestal fica umas 3 quadras a frente de minha casa e o Museu fica no fundo.
    Adorei essa postagem e acho lindo esse ensinamento que você proporciona para seus filhos.
    Um beijo com carinho para todos vocês aí,
    Manoel

  4. Oi Teresa!
    É muito bom amiga, saber que existem pessoas como você, que tem esse grande amor a natureza…e melhor ainda, é ver esse mesmo amor nos olhos dos teus filhos.
    A árvore é muito bonita, e o tom de verde de sua folhagem é lindo!!!
    Tenha uma feliz semana!
    bjus!

  5. Querida Teresa, quanta sensibilidade nos seus posts. Sem dúvida, há que saber tirar partido de todas as coisas e usufruir do que é possível. Desejo-lhe o melhor e que toda a sua família continue a ser abençoada e abençoadora. Beijo.

  6. Sou coruja quando o assunto é sobre árvores.Árvores em geral,amo-as demais da conta!
    Bom, daqui a pouco os meninos assustarão com o desenvolvimento dessa maravilhosa,magnífica árvore.Tinha uma e como precisa de espaço, aqui na nova casa não pude plantá-la.
    Saudades, querida.

  7. Oi, Teresa, que legal! Acho espetacular esta atitude de incentivar as crianças a gostar de plantas. Com certeza, teremos um mundo melhor e mais preservado no futuro. Parabéns pelo lindo post, adorei!

    Um grande abraço e um ótimo domingo para você e sua família!

  8. Olá Teresa!!
    Já procurei mudas de Pau – brasil por aqui, mas ainda não encontrei. Suas dicas são ótimas e tenho certeza que estas mudinhas irão crescer muito com seus cuidados e com seu amor.
    Tem um parque ecológico bem pequeno em minha cidade que tem esta árvore, faz muito tempo que não vou lá e aos sábados e domingos, não é aberto, infelizmente.
    Abraços e tudo de bom para você e sua família!!

  9. Olá Teresa!!! Que maravilha ver as crianças plantando e em contato com a natureza! Linda muda! Meu pai tem uma plantada na chácara dele e eu acho lindo!
    Quero te agradecer por suas palavras sempre doces e cheias de energias positivas lá no meu Blog, vale muito, muito…fico feliz!
    Beijos e te desejo muitas artes, alegrias em casa e amor!
    CamomilaRosa

  10. Que programa gostoso em família, amiga! Tem um pau-brasil na minha escola e é um belo exemplar🙂
    O David saiu um eficiente jardineiro, que fofo ele.
    Beijoss a vc e aos jardineiros lindos daí🙂

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: