Caminhando entre orquídeas…

DSCN4746

No lindo e fresco sábado passado, todo enfeitado de céu azul e leves  nuvens alvas, saímos para passear nas montanhas, em busca de novos ares, novas inspirações e  novas flores… Certamente um dia encantador para um passeio em família!

Nas nossas mãos, a companheira máquina fotográfica, e nos olhos, o desejo de ver a beleza única e deslumbrante da nossa brasileiríssima mata atlântica, que refugiada e protegida por lei, ainda sobrevive plena,magnífica e soberana,por quase toda a Serra dos Órgãos, no estado do Rio de Janeiro. Berço de tantas raras plantas e animais em extinção, a mata atlântica é mesmo um verdadeiro patrimônio de toda a humanidade, e sua indescritível beleza sempre toca em nossos corações!

Mas dessa vez, o nosso destino se estenderia um pouco mais acima, no alto da serra azulada, nos levando à cidade romântica de Teresópolis, cujo símbolo é a grande montanha em forma de uma “mão fechada com o dedo indicador para cima”, batizada de “Dedo de Deus”… E  como negar a presença divina diante de uma paisagem tão maravilhosa?

DSCN4698

E depois de um breve passeio  pela cidade, decidimos a nossa rota: “Vamos caminhar entre  as orquídeas!”

DSCN4753

Neste caso, “caminhar entre as orquídeas” tinha um sinônimo especial, pois significava uma visita à um conhecido orquidário local, o famoso”Aranda”!

DSCN4754

Fundado em meados da década de 80, este conceituado orquidário fica localizado em uma  linda e ampla área verde, e é  uma doce morada e berçário de inúmeras espécies de orquídeas, entre “híbridas” (plantas provenientes de cruzamentos entre espécies) e raras plantas nativas.

E passear pela área de exposição das orquídeas floridas é uma experiência de puro encantamento!

DSCN4759

Suaves, delicadas,belas, coloridas,  ou simplesmente deslumbrantes, as orquídeas que vimos por lá encheram a nossa alma de uma genuína alegria… Eram tantas orquídeas e tão bonitas, que os nossos olhos se perdiam em meio à visão de tanta singular beleza…Impossível dizer qual nos impressionou mais ou tocou mais na nossa emoção!

E enquanto desfrutávamos daqueles momentos, pequeninas surpresas ainda se revelavam aos nossos olhos admirados, como as belas borboletas que encontramos por lá… Muito coloridas e graciosas,exibiam seus seus “balés” diante de nós… Verdadeiros presentes das orquídeas!

DSCN4710

E numa espécie de “jardim encantado das orquídeas”,entre  muitas belas Cattleyas, Laélias, Phalaenopsis, Dendrobiuns e uma variedade de Paphyopediluns, os olhos da gente passeiavam e se perdiam em admiração… Como é mesmo incrível  que a presença destas plantas nos traga tanta paz, alegria e sentimentos bons!

Algumas espécies de Dendrobium  se mostravam em forma de lindos “cachos de florzinhas” e eram pura delicadeza…

DSCN4732

Outras, exibiam flores tão exóticas que faziam a minha imaginação voar alto e me lembravam até “seres de um outro planeta”… (Rs…)

DSCN4744

De repente, numa olhada mais atenta, em uma das bromélias que também residem neste maravilhoso jardim,e  encontramos com um “sapinho” escondido… (Rs…)Um momento de graça e mais encantamento!

Dá pra ver o sapinho encolhidinho bem aqui no cantinho esquerdo da imagem… Um pequenino “mestre do disfarce”! (Rs…)

DSCN4751

E a cada olhar, numa única direção, mais beleza em forma dessas mágicas flores…

DSCN4755

As orquídeas chamadas de “sapatinhos” – Paphiopedilum- (umas das minhas preferidas) enfeitavam cada cantinho com suas admiráveis formas e cores…Sempre tão magníficas!!!

Pareciam até “sorrir” pra mim… (Rs…)

Então, olhei tanto para elas, que foi impossível resistir… E uma delas teve de descer a serra conosco, e já está aqui, morando no nosso pequeno e singelo jardim! (Rs…)

DSCN4731

Todas tão queridas e preciosas plantas pra mim…

Com certeza, cada orquídea é como uma bela pintura da natureza…

Um carinho, e especial presente do Criador para nós, os seres humanos!

DSCN4775

Na parte externa do orquidário, a natureza nos revelando ainda a  sua grandeza, na forma de tantos pássaros e outras belas espécies de flores que encontramos por lá.  Ainda um belo refúgio da amada mata atlântica…

Até sobre o tronco morto e caído ao solo, a vida se renovando na forma de musgos, líquens e pequeninas orquídeas e bromélias…

A força da vida que transborda em sagrado silêncio e faz renascer tantas novas esperanças!

DSCN4769

Meus meninos encantados, aproveitaram esses preciosos momentos juntos à natureza…

Curiosos e alegres, se divertiram muito com os pássaros e esquilos ao nosso redor…

E eu espero que eles guardem sempre os encantos e as lições da natureza em seus corações!

DSCN4771

Eu e meu marido repletos da alegria e deslumbramento que só um dia bem juntinho à natureza pode nos trazer!

E que bom compartilhar deste nosso passeio entre orquídeas com vocês!

DSCN4774

Nosso beijo grande e carinhoso para todas as amigas e amigos que passam por aqui!!!

fr-flower-butterfly-teresamsg1

14 comentários em “Caminhando entre orquídeas…

  1. Que bela escolha fizeste para o caminho! Lindo, belas orquídeas, fotos!! Muito lindo lindo!! beijos,ótimo fds! chica

  2. Que lindo passeio, Teresa! E quanta exuberância nessas flores! Aquele cacho amarelo e branco encheu meu coração de beleza!😉

  3. Oi Teresa! Que belíssimas fotos! Com certeza são presentes maravilhosos de nosso Criador, tão bom quando temos a oportunidade de admirar e agradecer por tanta beleza! Aqui pertinho em um caminho que vai para praia tem um orquidário, meu Marido prometeu me levar para visitar, estou no aguardo…
    Uma linda e abençoada semana pra ti e família!
    Bjos, Lú.

  4. Que passeio lindo amiga, e ainda mais feito em família…perfeito!
    As orquídeas são belíssimas…é mesmo impossível dizer qual a que mais me encantou…amei passear entre elas, mesmo que virtualmente.
    Tua família é linda Teresa!
    Uma feliz semana pra ti amiga!
    bjus!
    Amei ter você por lá…

  5. Oi querida Teresa,
    Esse passeio foi de fato encantador, o clima de serra, as orquídeas, e a família passeando juntinha e desfrutando desse maravilhoso dia florido de belas orquídeas, é a pura imagem da alegria, adorei o post!
    Beijos!

  6. Que belo lugar, gostaria também de visitar este deslumbrante lugar, eu adoro orquideas , e as vezes minha humildes mudas me dão alguma flor e já fico numa felicidade só.
    obrigado por partilhar tão belo passeio.
    bjs

  7. Olá Teresa!
    Adoro suas postagens, sua forma de escrever é realmente apaixonante. Que passeio maravilhoso que você fez. Me apaixonei por aquela espécie de Dendrobium que tem aqueles cachos de flores maravilhosos!
    Essas orquídeas são demais, tenho algumas por aqui, mas ainda não floriram.
    Abraços e tudo de ótimo para você!!!!

  8. Oi, Teresa! Nem acredito que demorei tanto para vir saborear este novo artigo! Justo eu, que sou apaixonado por estas flores especiais. Que passeio delicioso, muito obrigado por compartilhar! Sou fã das orquídeas do Aranda, especialmente do gênero Paphiopedilum. Adorei as fotos, parabéns! O sapinho na bromélia ficou especial!

    Um grande abraço e um ótimo feriado para você e sua família!

  9. Que lindos encantos da natureza!!! Amei as orquideas, lindas e coloridas e a raça de sapatinhos eu não conhecia! Eu tenho os sapatinhos comuns em casa.
    Lindo passeio, parabéns!
    Beijos!
    CamomilaRosa

  10. Olá minha flor de amiga!!
    Corrida como uma louca vou respondendo meus amores.
    Estou aqui encantada.. Amiga, fiquei muuuuito feliz quando vi vc aqui. É um prazer tão grande receber vc que nem tenho palavras, sabe que é especial né? Sabe flor, ver vc e sua família assim tão ligados na natureza percebo que temos mais em comum do que imaginamos. Por aqui aos Domingos nosso divertimento e terapia tem sido ficar revirando a terra, replantando, mudando, adubando. Colhemos muita coisa por aqui. Plantamos flores, verduras, frutas… Temos bichinhos e animais que criamos para o consumo, então isso tudo da trabalho mas é grandioso!!
    Durante a semana trabalhamos no comércio aqui então…
    Moro perto da cidade grande mas gosto de me afundar no sítio ao invés de ir pra cidade.
    Sou meio bicho da terra.
    O passeio que vc fez é deslumbrante e queria agradecer por nos ter proporcionado caminhar com vc por aí.
    Família linda e gente feliz é o que vejo quando olho pra vcs.
    Tudo está perfeito por aí. Sua casa e seu jardim. AMO.
    Obrigada por fazer parte do meu mundo.

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: