Ipês amarelos!

DSCN8111

Um passarinho canta agora lá fora, e enche com um suave encanto o meu início de manhã.

No aconchego do meu quarto, meu coração se embala e se aconchega com a preciosa melodia deste canto. E como se fosse mágica, por alguns instantes, fico bem quietinha para escutar, e o mundo inteiro parece estar debaixo de um manto imenso de paz…

Tudo isto porque escuto um passarinho cantando, solitário, lá fora, espalhando  sementes de tranquilidade e esperança pelo ar.

E com os meus lábios agradecidos, sorrio, pela doce ternura desse momento…

Como é bom quando reservamos alguns minutos para orar e escutar as canções singelas, e ao mesmo tempo, maravilhosas que a natureza nos traz.

Nessas horas, sempre acho que um canto de passarinho é uma forma especial, genuína, que Deus usa para tocar no coração de todos os humanos… Mas quem terá um tempinho reservado para escutar?

DSCN3647

Da mesma forma, quando chega setembro, e as cantigas da primavera começam a se espalhar pelos campos e cidades deste grande país, surgem outros impressionantes sinais, que na minha opinião, são sempre mensagens de paz e alegria para os homens: A deslumbrante floração dos ipês amarelos!

Não que eu ache que os outros ipês sejam menos belos ou menos majestosos, pois afinal, todos eles são vertentes de uma mesma fonte de impressionante força e beleza, mas a “mensagem” dourada e exuberante dos ipês amarelos, simplesmente “surpreende” de forma instantânea a nossa visão… Invade poderosamente a nossa emoção… Hipnotiza o coração!  E isso só me faz ficar cada vez mais encantada por eles!

Como não se apaixonar por essas árvores transbordantes de beleza e intensidade?

São mesmo pinturas vivas, obras-primas soberanas de um sobrenatural “Pintor” do Universo!

DSCN3641

E vítima do “encantamento” destas admiráveis criaturas do reino da Botânica, todos os anos fico esperando ansiosa para ver as magníficas florações destas inesquecíveis árvores…

Penso que se Deus adoça os nossos dias com os melódicos cantos das aves, certamente Ele nos presenteia os olhos com a exuberância das flores de um ipê!

Mas quantas e quantas pessoas passam por eles e nem mesmo conseguem perceber o sentido sagrado de suas florações?

Deve ser a tal correria da vida, os compromissos de trabalho, os problemas financeiros e com a família, a falta de tempo e de interesse pela natureza… A “luta pela sobrevivência”!  São tantos os motivos que podem “cegar” uma pessoa e impedi-la de ver a impressionante presença de um florido ipê amarelo!

E valerá à pena não vê-los, renunciar à este belíssimo presente,uma vez que tudo na vida é fugaz e breve?

DSCN2810

E quantos de nós reclamamos pela falta de recursos para tantas coisas, pela injustiça social e pela maldade que se espreita mundo afora, mas quantas poucas pessoas compreendem, que muitas das supostas “mudanças” e a verdadeira “luta” por uma melhor qualidade de vida está mesmo dentro de cada um de nós?

DSCN2797

Em um mundo cada vez mais materialista e individualista, invadido pelo universo tecnológico e  digital, onde tudo está cada vez mais ao alcance de um “clique” do “mouse”, quem terá tempo para simplesmente caminhar em paz pelas ruas, com os olhos de uma criança e se deslumbrar ao encontrar um mágico ipê amarelo?

DSCN2798

“Basta abrir bem os olhos para ver as mãos de Deus”… Alguém já disse um dia…

Então quem sabe, se algum dia na semana, a gente se lembrar disso, aquele nosso dia que parece tão difícil e complicado, poderá se tornar um pouquinho mais bonito e mais leve de levar, à partir da visão de um único ipê florido…

Tudo sempre vai depender do nosso olhar…

O Mestre de Todos os Tempos, Jesus, já dizia também , “Se os teus olhos forem maus, tudo lhe parecerá mau, mas se os teus olhos forem bons, tudo lhe parecerá bom…”

Precisamos muito aprender a “ter tempo” para olhar com alegria e bondade o mundo ao nosso redor…Principalmente a beleza que vem da natureza,pois  tudo é puro carinho de Deus pra nós!

DSCN8118

Mas depois de tanto falar da iluminada e dourada beleza dos ipês amarelos, trago aqui um pouquinho da beleza mais suave e repleta de tranquilidade  de um encantador ipê branco que vive em frente ao colégio onde estudam os meus meninos…

DSCN8131

Com milhares de flores de pétalas brancas com centro rosado, esta belíssima floração sempre me enche de alegria…Mas esta imagem acima é do ano passado, uma vez que na florada deste ano não foi possível fotografar,pois logo veio a chuva e o vento, e suas belas flores caíram ao chão…Uma pena!

E pelo que já observei, também poucos são aqueles que reparam na sua maravilhosa e exuberante floração… Mas a moça da prefeitura, que varre a rua, me disse com um sorriso imenso: “Ah, é a coisa mais linda do mundo…”

DSCN8145

E daqui do meu cantinho, desejo com muito carinho, que a beleza destas árvores majestosas, possa ter levado um pouquinho mais de alegria, paz  e inspiração ao teu gentil coração…

Beijos de primavera para todos vocês!!!!

fr-flower-butterfly-teresamsg1

16 comentários em “Ipês amarelos!

  1. Teresa, eu sou loucamente apaixonada por Ipês Amarelos. Havia um, lindo, na esquina da rua onde morei por quase 20 anos. Vivia clicando. Tem fotos no Instagram. A copa era redondinha. Sabe quem me mostrou pela primeira vez?! a minha filha, pequenininha, sentada no carrinho “olha mamãe” era o chão tomado de pétalas amarelas. A partir dali, passou a ser a arvore que mais amo neste mundo… mas amaria tambem um jacarandá, esplendorosamente lilás.

    Quando passava na calçada amarela, queria me jogar nela feito criança e rolar, bom… seria internada! hahahahah….

    Obs.: acho que aquele gato é o de minha irmã e se chama Gugu… rsss

    bjs

  2. Teresa, do seu gentil coração saiu essa linda homenagem aos ipês. Ainda bem que existem pessoas com a sua sensibilidade para poderem agradecer aos ipês porque todos os anos eles nos homenageiam com suas lindas floradas e nós muitas vezes nem reparamos. É triste, mas muitos reclamam da “sujeira” que as flores fazem na calçada.
    Ainda bem que é uma minoria porque canso de ver na esquina de minha casa pessoas paradas admirando as flores amarelas e tirando fotos. Tem até os mais experientes que contam e mostram borboletas amarelas que são atraídas pela cor das flores.
    Que Deus seja louvado, não é mesmo Teresa?
    Um abração com muito carinho para vocês aí.

    Manoel

  3. A tecnologia com certeza até nos ajuda , mas tem seu contra quando se refere
    a sentir, e dar valor a coisas pequenas que são mais preciosas que todo progresso que temos
    visto por aí, a natureza é uma delas, será que um dia o ser humano poderá comer dinheiro
    se a terra não der mais seu fruto.

    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

  4. Nossa, esses Ipês são demais!! Por aqui os Ipês – amarelos acabaram a floração, mas quando estavam florindo, realmente, estavam DEMAIS! Suas fotos estão lindas e sua postagem está maravilhosa!
    Um Ipê – amarelo que estava florindo na esquina da minha casa, o vento derrubo todas as flores e botões, agora só restam poucas flores, e ele está sendo atacado por cupins, uma pena… O Ipê – branco é lindo demais; em uma praça próxima de minha casa há um que estava completamente branco de flores, esbanjando beleza; todos paravam para tirar uma foto. Os Ipês são espetaculares, atraem borboletas, beija – flores, e abelhas.
    Qualquer dia plantarei um Ipê de qualquer cor em frente de casa, eles são Demais!!!!!!
    Abraços , um ótimo final de semana para você!

  5. Teresa

    Pena que os Ipês Amarelos só nos encantem uma vez durante o ano com suas flores. Tenho, em
    uma pequena propriedade aqui no norte de Minas, Ipês de Flores Rosas e Brancas (este cresce a passos de tartaruga).

    Aqui você registrou bem e com muita sensibilidade. Vou optar por seguir o seu outro blog, embora sejam páginas equivalentes, de grande beleza, delicadeza e generosidade.

    Agradeço a sua visita, minha colega.

    Um grande abraço. Cláudio

  6. Olá, minha doce amiga!!! Os ipês são maravilhosos, mas o que me chamou a atenção nesta postagem foi essa ave🙂 adoro!!!!!!!!!!!!!!!!!Fiz um post uma vez só para essa grande, desajeitada e meiga ave, conhecida por aqui por jacu. Há muitos no vale do paraíba, mas ficam mais em regiões rurais.
    Adorei a combinação natural: ipê amarelo + jacu rs a natureza sempre nos encantando. Beijosss perfumados daqui praí rsrsr

  7. Teresa querida, é uma árvore encantadora!!! adorei… Você tem o dom de escrever lindamente sobre a natureza que nos cerca! parabéns!
    Bjs no coração

  8. Linda postagem, também tenho um pé de Ipê Amarelo e gosto muito dele …. quando desponta na árvore e quando faz um lindo tapete no chão.

  9. Oi, Teresa! Acho muito bela e pertinente a sua mensagem, parabéns! De fato, confesso que ando tão tenso e apressado que raramente observo as árvores e suas florações. As suas fotos dos ipês amarelo e branco são inspiradoras, fiquei encantado! Nem sei dizer se tenho algum exemplar destas belas árvores nas redondezas. Mas seu artigo já me deixou mais alerta, vou procurá-las, com certeza! Muito obrigado por compartilhar texto e fotos de tamanha sensibilidade!

    Um grande abraço e uma ótima semana!

  10. Oi querida e doce amiga,
    Imagina quem não fica tocada com essas imagens tão lindas e luminosas da florada do ipê, é realmente um presente de Deus pra nos encantar e sentir a sua presença.
    Teresa,ando sumida, né? Desculpa, mas ando muito ocupada, e gosto de vim por aqui com mais calma, para poder apreciar melhor, tanto o seu texto, quanto as imagens, quem sempre são um bálsamo para a nossa vida, adoro!
    Sabe amiga, eu ainda estou me adaptando a vida nova destes últimos 4 anos, eu era empresaria e virei dona de casa, rsrs, e ainda fico enrolada com as tarefas domésticas que não acabam nunca, e tb sou “filha” única, tenho só um irmão, e quem cuida da minha mãe sou eu, ela mora comigo, ai tem médico, exames, dentista, etc e a dieta dela, apesar de ela está bem e até me ajudar no almoço, ela faz questão de cozinhar o feijão e de fazer frango cozido, rsrs, mas sabe como é… precisa de nosso apoio, né? Então as vezes tem bastante coisas pra fazer e as demoras qd temos médicos, essa semana tb tive exames pra fazer, ai já viu…
    Mas deixando o desabafo de lado, tenho mesmo é que aprender a organizar mais o meu tempo, e fazer ele render mais, tenho a mania de querer fazer tudo e nem sempre dá, nisso eu sei que preciso melhorar, rsrs.
    Amiga, também quero te enviar umas coisinhas daqui pra o natal, tá um pouquinho longe, né? Mas vamos ver se mando antes, rsrs.
    Grande beijo!

  11. Concordo com v. em relação ao Ipê Amarelo ! Apesar da beleza das outras cores, o amarelo fascina, encanta, seduz, com sua imensa luminosidade ! Suas fotos estão deslumbrantes e é mesmo uma alegria poder ver essas maravilhas na nossa Mãe-Terra. Nesses momentos só resta agradecer muito pelo mundo em que vivemos…

  12. Oi Teresa!
    Graças a Deus amiga eu ainda tenho “olhos de criança”, para me encantar com essa maravilha que é a natureza. E é essa mesma palavra, encantamento, que senti ao ver e ler teu post. As imagens dos ipês amarelos, e as tuas palavras encheram meus olhos e o meu coração de uma imensa alegria.
    Boa noite amiga!
    beijos!

  13. Oi Teresa! O quão bom é vir aqui no seu jardim em um dia nublado como foi o de hj e poder ver tamanho AMARELO alegria/amizade escancarando em nossas vistas! Muito lindo😉

  14. Ah Teresa, é a mais pura verdade, quantas vezes a correria, os problemas, nos cegam para beleza a nossa volta…
    Meu Marido ama o ipê amarelo, plantamos um aqui em casa, mas morreu. É claro que vamos atrás de outro. Não conhecia o ipê branco, é lindo demais.
    Que fofo esse gatinho no telhado!
    Bjos, Lú.

  15. Adoro o contato com a natureza, dentre todos, o ipê amarelo é na minha opinião o mais belo! Amei suas publicações, textos e sobretudo as imagens, pois transmitem paz, serenidade e muito amor pela vida. Parabéns!!!

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

