Mãe de passarinho

DSCN4093

E enfim, os dias estão ficando mais azuis nesta nossa suave e irreverente primavera carioca.

Mas além da nossa alegria de ver tantas novas flores surgirem pelo nosso caminho, tenho tido também o doce contentamento de descobrir muitas outras delicadezas e belezas ao nosso redor.

Prova disso, é a nossa sutil constatação da renovação da própria vida, que soberana, se espalha muito além da nossa imaginação e de nossas esquinas,avenidas e quintais dessa nossa grande cidade…

DSCN4042

E durante toda esta semana tem sido assim,  as manhãs muito frescas e iluminadas, em meio a  uma sinfonia de melódicos passarinhos e  alegres maritacas no nosso querido cantinho no mundo!

Seja pertinho ou longe de casa, lá estão sempre eles, esses amados seres alados, que tanto nos encantam e trazem uma grande sensação de inocência e paz ao nosso cotidiano… Sabiás, bem-te-vis, sanhaços e tantos outros nossos encantados passarinhos!

Então, imaginem que lindo presente ganhei dias atrás, com meu marido me trazendo algumas belas fotos, que ele mesmo havia tirado, de um ninho de românticos pombinhos e seu filhotinho… Imagens de pura ternura emoção!

DSCN4095

Vindas do estacionamento do lugar onde ele trabalha, as fotos nos mostravam um ninho das pombas chamadas de “asa branca”, as mesmas aves cantadas na famosa canção do mesmo nome, do saudoso e querido Luiz Gonzaga e seu parceiro Humberto Teixeira.

Uma feliz coincidência pra nós, uma vez que “Asa Branca” também é a mesma música que nosso filho menorzinho, o David, tem ensaiado tanto em sua pequena flauta doce!

DSCN4085

Também conhecida como “pombo-do-ar”, “pomba trocal”, “pomba verdadeira” e “pomba carijó”, esta espécie de pássaro pode ser encontrada em grande parte das terras brasileiras, desde o nordeste até o Rio Grande do Sul, vivendo em diferentes tipos de ambientes, como em florestas mais abertas, cerrados, campos e até na caatinga.  Gosta também de viver nos ambientes rurais e urbanos, devido à grande oferta de alimentos, como frutos, sementes e grãos.

Bonitas e exóticas, estas graciosas aves se diferenciam das pombas comuns da cidade pelo colorido diverso de cada parte do corpo: A cabeça é marrom avermelhada, o dorso é cinza escuro, já a nuca azulada, e nas asas marrons, possuem bordas brancas  na parte superior….Daí a origem do nome “asa branca”!

São sem dúvida, uma das maiores pombas do Brasil. Casais bem “apaixonados”, costumam fazer seus ninhos com pequeninos gravetos, e em geral, colocam um único ovo por gestação.  Mas com bastante cuidado, mamãe e papai “asas brancas” cuidam do seu filhotinho, que só deixa o aconchego do ninho quando já são bem crescidinhos, ou seja, quase com o mesmo tamanho dos pais.

Por isso que “mamãe asa branca” fica sempre bem atenta aos acontecimentos ao redor do ninho, e enquanto “papai asa branca” sai pra buscar alimento, e não dispensa um carinho e gestos de proteção ao filhote já bem grandinho… Com certeza um filho bem “mimado,mas feliz” do ladinho da mãe… (Rs…)

DSCN4105

E que bonitinho vê-los assim, mãe e filho , demonstrando carinho um com o outro, na forma de gentis afagos com bicos e asas que afagam e passam confiança em vôos futuros, que certamente garantirão a continuação de sua espécie.

DSCN4091

Mas além desta legendária ave, cujo nome se eternizou na canção do “Gonzagão”,  ainda encontramos aqui mesmo, na rua em que moramos, outro exemplo de uma zelosa “mãe passarinho”, que adaptada ao ambiente urbano, resolveu construir seu ninho no alto de um poste de luz… Sem dúvida uma mensagem de que a vida pode existir nos lugares mais inusitados!

DSCN4154

E mesmo entre tantos fios, luminosidade e barulhos de veículos que passam para lá e para cá, de dia e de noite, o ninho de um esperto casal  de “bem-te-vis” sobrevive de forma maravilhosa!

DSCN4153

E lá no meio de um dos cabos que saem do poste, lá está ela “mamãe bem-te-vi”, bem de olho no seu “iluminado ninho”…

DSCN4164
Pequena e atenta, ela é pra nós mais uma linda inspiração!

DSCN4168

E daqui do quintal de casa, também eu, outra obstinada “mãmãe passarinho”, me derreto de orgulho com o filhote que toca a inesquecível “Asa Branca” na sua doce flautinha…

DSCN4362

E até o nosso fiel cachorrão, nosso “Akita”, o “Samurai”, veio escutar também esta tão bela e inesquecível canção… Uma linda cantiga, que apesar de lembrar da seca nordestina, tem pra nós uma fresca e deliciosa melodia de uma fértil primavera!

DSCN4364

E aqui do aconchego do nosso ninho,  desejo dias de muita paz, saúde e alegria pra todos,  e o meu grande e perfumado abraço de primavera!!!

DSCN4158

 

fr-flower-butterfly-teresamsg1

9 comentários em “Mãe de passarinho

  1. Oi Teresa!
    Que lindo teu post amiga! Adoro histórias de passarinhos, e o amor deles por seus filhotes me emociona…
    Achei as fotos muito lindas, e adorei a foto do teu filhote tocando flauta…imagino teu orgulho amiga. E o Samurai, todo compenetrado escutando a música, tinhas mesmo que registrar esse momento…
    Te desejo uma semana cheia de muitas bênçãos!
    bjus!

  2. Que fofa são estas pombas, quando mais novo um primo meu trouxe do batalhão de policia um filhote roliço desta pombinha, o filhotão tinha despencado do ninho mas ainda não sabia voar.. cuidei dele e o apego foi tamanho que não tive coragem de soltar, meses ou ano se passou ate que percebi visitas de muitas destas pombas lá em casa, um certo dia resolvi libertar a minha gordinha pombinha, ela ficou pousada por perto por um tempão ate que voou e sumiu na imensidão! Nos dias que se passaram sempre que via uma pomba destas lá por casa imaginava eu ser a minha pombinha gordinha, mas imagino que ja nesta altura ela já foi morar com os anjos, gosto do canto melancólico delas, é muito bonito,

    uma primavera repleta de vida pra vc e sua família Teresa!

  3. Oi minha amiga linda. Que saudades de estar aqui com vc.
    A vida por aqui está meio corrida e parece que o tempo encolheu hehe.
    Então flor, estou aqui encantada diante de tanta magia. É tempo de tudo brilhar. Perfumes, cores e amores. Pássaros cantando, flores desabrochando e amores transbordando portas e janelas nos dias alegres da nossa amada primavera. Tudo está perfeito por aí e posso sentir daqui o orgulho em ver seu menino lindo tocando flauta e alegrando ainda mais seu cantinho de amor. Samurai me fez chorar…Saudades!!
    Essa cabecinha me fez lembrar de meu anjo. Que liiindo.
    Cuide bem dele amiga.
    Acabamos de acudir mais uma criatura abandonada e que crueldade. Tem que ver o post.
    Flor, parabéns, tudo está perfeito e estar aí com vc e recarregar minhas forças, equilibrar meus sentimentos e acalmar minha alma. Amo vc..
    Beijo grande no seu coração

  4. Oi, Teresa, que interessante! Desconhecia esta variedade de pomba, de fato, belíssima! As fotos ficaram perfeitas, adorei! Para mim, é sempre um prazer acompanhar sua narrativa e apreciar as imagens da natureza com que nos brinda. Gostei bastante desta bela touceira de orquídea, como não poderia deixar de ser! Parabéns por mais este belíssimo artigo!

    Um grande abraço e tudo de bom!

  5. É, a natureza é sempre fantástica, não é? E é tão bom poder registá-la assim e partilhá-la com quem admira tamanha prova da bondade de Deus, que é pôr no meio de nós algo tão importante para respeitarmos. Um beijo para todos!

  6. Outro lindo post,querida! os passarinhos me encantam também! agora que moro em uma casa e mais perto da natureza eu aprecio mais ainda, o canto dos pássaros aqui em volta. é maravilhoso!!!
    Bjs no coração

  7. Que lindo amiga! Sabe que foi meu Marido que me despertou para essa curiosidade de não vermos pombinhos filhotes? Aqui em nosso quintal vemos mais as pombinhas rolas, acho que não é a mesma né?! Elas são mais marrons. Seu filhote tá lindo na foto com o jardim ao fundo.
    Bjos, Lú.

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: