Cházinho à holandesa !

DSCN3755Fim de semana com carinha de inverno aqui na nossa cidade maravilhosa, e nada mais aconchegante numa tarde fria de domingo, do que um cházinho quentinho e aromático,  acompanhado por doces guloseimas… Sempre uma ótima idéia para aquecer o corpo, a alma e o coração!

E para isso, nem é preciso de muita complicação, mas sim de um pouquinho de improviso e de  uma boa pitada de imaginação…

Dessa vez, inspirada pelas pequenas lembranças que trouxemos  da nossa viagem à bela Holanda, fui arrumando a mesa da sala para o nosso chazinho bem especial…  Para nós, mais do que um simples lanche,  uma brincadeira “temática” que animou o nosso finalzinho de tarde e  nos abriu ainda mais o apetite!  (Rs…)

Então,queridas amigas e queridos amigos, que por aqui gentilmente passam, convido-os agora para um “passeiozinho” por esse nosso doce e improvisado “cházinho à holandesa”,com tempero bem brasileiro!!!

Para começar, trago aqui uma visão da nossa mesa com suas gostosuras e delicadezas… E apesar de todo o improviso e da simplicidade desta deliciosa “brincadeira”, como resistir à este cházinho tão gracioso?  (Rs…)

DSCN3728

Mas para representar o nosso “jeitinho brasileiro” e celebrar as delícias da nossa terra, trouxe para uma “participação especial” (Rs…)  um doce saboroso: Um “Cuscuz doce de tapioca”,que eu havia preparado na noite de sábado… Uma deliciosa e assídua sobremesa aqui em casa…Eu mesma adooooro!!!  (Rs…)

DSCN3740

Para aqueles que também apreciam um bom “cuscuz doce” e quizerem fazer, a receita é bem simples, e vou explicar logo adiante… Com certeza vale à pena experimentar!

Mas para dar um toque “clássico” à este nosso chá, não poderiam também faltar alguns biscoitinhos amanteigados e pãezinhos fresquinhos com geléia… E  a luz suave e  perfumada de uma vela aromática ( “maçã com canela”) para dar o brilho romântico à nossa tarde…

DSCN3737
O delicado aparelho de chá, com desenhos pintados à mão, nos lembravam os famosos e românticos “moinhos de vento” da Holanda… Muito lindo!

E a deliciosa geléia de morango,enviada com carinho pela minha amiga Patty ( do blog “Pássaros e Flores” http://pathellpassaros.blogspot.com.br/ ), lá do Rio Grande do Sul , enfeitava e adocicava ainda mais este cházinho especial… Todos adoraram!!!

DSCN3774

O chá de camomila estava perfeito para a ocasião!

DSCN3748

A beleza da paisagem campestre holandesa, emoldurada no guardanapo, nos fazia sonhar e lembrar dos momentos deslumbrantes da nossa viagem…Puro encantamento!

DSCN3764

E o lendário “tamanco holandês” se encheu de flores para alegrar os nossos olhos!

DSCN3789

Então,mais ou menos meia hora depois, “misteriosamente” (Rs…),  os pedaços de cuscuz, todos os pãezinhos e os deliciosos biscoitinhos começaram a desaparecer das travessinhas…Para onde será que eles foram tão depressa? (Rs…)

Para desvendar este mistério, bastava olhar para as carinhas dos nossos meninos gulosos,  que rapidamente se serviram e desapareceram da sala… (Rs…)

DSCN3790

E para os  nossos corações, o que sobrou mesmo foi uma gostosa lembrança, de um adorável “cházinho holandês”, nestas nossas acolhedoras terras cariocas…

DSCN3794

Ah, e para aqueles que apreciam um bom doce brasileiro, aqui vai a receita do nosso  “cuscuz doce de tapioca”:

Você vai precisar de:

– 500g de tapioca

– 1 litro de leite

– 10 colheres de sopa rasas de açúcar

– 1 pacote de  100g de côco ralado (eu uso aquele “úmido e adoçado”)

– 1 vidro pequeno de leite de côco (200ml)

A gente faz assim:

Num pirex retângular e grande, colocamos a tapioca e misturamos com o açúcar e 3/4 do pacote do côco ralado.  Enquanto isso,numa leiteira, colocamos para ferver o leite com o conteúdo do vidro de leite de côco e mais uma medida do vidro do leite de côco com água.  Apagar logo que ferver a mistura (cuidado para não deixar derramar ) e com muito cuidado (lembre-se que o leite está muito quente!!!), a gente vai derramando o leite fervido sobre a mistura da tapioca no pirex. Depois é só misturar bem e cobrir o pirex com uma travessa, de forma que todo o conteúdo fique coberto , daí  é só esperar esfriar completamente, e polvilhar o “cuscuz” com o conteúdo restante do côco ralado… Esse tipo de cuscuz fica com uma consistência mais durinha, parecendo um “pudim” e nós simplesmente amamos!

DSCN3766

E eu daqui , agradeço a gentil visita  de vocês, e espero que este nosso singelo “cházinho holandês-carioca” possa ter alegrado, inspirado e iluminado um pouquinho do teu dia!

Beijos doces nos corações de todos!!!

fr-flower-butterfly-teresamsg1

18 comentários em “Cházinho à holandesa !

  1. Que linda tua inspiração na Holanda, com todos os enfeites de lá!

    Adorei ver a receita, dando o toque brasileiro à tarde! beijos,tudo de bom,chica

  2. Que mãos de fada, Teresa, para organizar tudo tão delicadamente! E o docinho deve estar uma delícia, nunca comi!!! Bjos, Lu

  3. Hummm, tem tempo que não passo por aqui, né minha querida? Mas esse cheirinho de chá me fez vir aqui. Que mesa linda, que louça linda e quantas gostosuras! adorei o post!
    Bjs no coração

  4. Hummm… acho que eu ajudaria os meninos a desaparecerem com as guloseimas… rs. Que delícia de chá, Teresa!
    Abraço!

  5. Pra que foi ensinar a fazer o doce que mais gosto?!?! vou fingir que não li aquele trecho!

    Eu amo tomar um chá numa mesa bem-posta, eu curto muito.

    Beijinhos

  6. Oi Teresa!
    Adoraria participar desse cházinho Teresa. Quanto carinho nessa mesa amiga! Um a cházinho de camomila nessa louça linda, um cuscuz de tapioca que eu já conheço, é muito gostoso e esses biscoitinhos deliciosos…Tudo perfeito!
    Tenha uma linda noite!
    bjus!

  7. Oi, Teresa! Para mim, é sempre uma experiência única visitar seu blog e mergulhar na atmosfera aconchegante do seu texto e de suas fotos. Que ambiente perfeito, adorei cada detalhe do seu chá holandês. A receita, provavelmente não me atreverei a tentar fazer, mas fiquei com água na boca. Parabéns por mais este delicioso post!

    Um grande abraço e tudo de bom!

  8. Oi amiga linda, que bom ver vc assim feliz com tanta inspiração.
    Realmente as louças que trouxeste é um verdadeiro mimo mas, só poderia ser, para combinar com todo carinho que vc tem com sua casa e seus amores.
    Sua mesa está perfeitamente posta para agradar os olhos e o paladar de quem teve o privilégio de estar aí e provar dessas delícias.
    Fiquei curiosa para experimentar o sabor desse cuscuz, será que vou saber fazer?
    Se fosse pertinho iria aí tomar esse chá tão cheiroso, me sentar com vc só por alguns instantes e ouvir as histórias de sua emocionante viagem.
    Estar com vc seria um prazer…
    Enquanto a distancia separa nossa amizade, sento que ela está cada dia mais sólida e verdadeira.
    Logo vai fazer 1 ano que nos conhecemos. Lembra…
    Tu foste minha primeira amiga aqui neste inusitado mundo virtual e real.
    Um grande abraço com muuuito carinho linda flor do RIO.

  9. Oi querida amiga Teresa, uma delícia de chá, com gostosuras e mesa linda, dando um toque todo especial a sua tarde, que maravilha… é tão bom poder desfrutar de momentos assim com a família, montar uma mesa com todo o capricho, não só qd, for receber visitas, mas fazer esse carinho tb pra nós mesmo, adorei amiga!
    Beijo grande!

  10. Oi Teresa bom tarde! vim cá no seu blog numa hora do dia muito oportuna para este chá, acabei de comer fatias de abacaxi, mas vendo essa mesa sua toda linda e cheia de coisas gostosas me deu fome de novo, essa sua tapioca em pedaço me cativou, acho que a ultima e primeira vez que comi esse doce foi com um vendedor ambulante na praia a uns anos atrás, me deu vontade de novo, eu nunca comi é da tapioca tradicional, em forma de panqueca, e esse casadinho com goiabada AMO!

  11. Que lindo, o aconchego da casa no amor da mesa e no cuidado ao torna-la bela e apetitosa. Quase que me senti aí com vocês, em “amena cavaqueira”. Beijos.

  12. Adorei seu chá holandês com uma pitada de brasil!
    Eu amo cuscuz e esse me deixou salivando aqui… com certeza foi uma tarde bem deliciosa passada
    junto aos seus. bjossss

  13. Delícia, Teresa! Adorei o tamanco 🙂 Bem que eu estava reconhecendo a geleia. A mesa estava linda e tenho certeza de que estava tudo uma delícia! Bjs.

  14. Mesa linda e com certeza tudo muito gostoso 🙂
    Amiga, por que tem que tampar o pirex??Vou fazer, adoro coco!!!!Beijoss e obrigada por tanta magia, adoro vc!

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

