Uma estória de beija-flor…

DSCN2522

Certa vez, jà a  algum tempo atrás, li um texto interessante e que dizia mais ou menos assim: ” Todo mundo que ama, respeita e quer liberdade para os passarinhos,tem asas no seu coração…”

E eu me lembrei muito disso,quando durante a nossa “viagem-aventura” para “Machu Picchu”, meu marido conseguiu captar algumas belas imagens de graciosos beija-flores peruanos.

Ele próprio, um ser do mundo dos ares e das asas brilhantes, e que sabe muito bem o valor do dom de voar e de seus vastos mistérios…

Eu também recordei, com imenso carinho, do primeiro presente de aniversário que dei para ele,logo no início de nosso namoro: O livro “Fernão Capelo Gaivota” de Richard Bach.Um livro de inspiração para todos que gostam de pássaros e de liberdade.

E isso já fazem quase 30 anos… Éramos tão jovens e cheios de sonhos… E acho que ainda somos…(Rs…)

DSCN2521

Desde então,  abençoados por Deus e “apadrinhados” por esses pequenos seres alados, que sempre estão por aqui ao nosso redor , temos sidos parceiros em aventuras lindas por esse “mundo aéreo”, e que tem nos aberto  caminhos para muitos sonhos…

Mas queridos amigos, que ninguém se engane e nem tente enganar esses pequenos pássaros que cruzam os nossos céus,pois eles de longe conhecem muito bem aqueles que realmente os amam!

Digo isso sem dúvida alguma, tirando cá as minhas conclusões, depois da estória que o meu marido me relatou,enquanto ele mesmo tentava fotografar alguns beija-flores numa pequena reserva de um hotel peruano…

DSCN2559

Antes de visitarmos “Machu Picchu”, ficamos hospedados no município peruano de “Águas Calientes”,um lugar também conhecido como “Machu Picchu Pueblo”. Perto do nosso hotel,havia uma espécie de “resort ecológico”,um lugar muito lindo e com uma pequena reserva de mata natural da região.

Mas como na noite da nossa chegada eu havia exagerado na “pizza” (Rs…), e acordei não me sentindo muito bem, resolvi passar a manhã quietinha no nosso hotel e ele resolveu ir conhecer o famoso “resort ecológico” da região,que era ali bem pertinho da gente…

DSCN2560

Chegando lá, ele até se assustou em ver tantos “turistas-fotógrafos” estrangeiros, a maioria europeus, que com suas máquinas fotográficas espetaculares,tentavam captar as belezas naturais daquele pequeno santuário ecológico… E a nossa querida máquina fotográfica parecia tão pequena e singela diante das  deles… (Rs…)

DSCN2528

Mas como meu marido não costuma se intimidar diante das aparências, ele respirou fundo e foi seguindo o seu caminho pela trilha principal que circundava a floresta e margeava o rio…Quem sabe ele teria a sorte de encontrar algum belo passarinho?

DSCN2537

E imaginem a surpresa dele, quando logo no início da trilha, em meio à belas bromélias e exóticas orquídeas, encontrou  vários beija-flores coloridos?

Eram tantos e tão lindos que ele nem acreditava no que estava vendo…

Pegou logo a nossa máquina, com muito cuidado e paciência, e no silêncio, tentou captar algumas imagens daquele momento tão precioso…

Então,como se fosse um sonho encantado,ele viu vários beija-flores juntos, voando alegremente ao seu redor… Alguns tinham cores tão fosforescentes que pareciam seres vindo de algum outro planeta… As asinhas muito rápidas, brilhando contra o fundo verde da mata… Alguns pairavam alegremente,bebericando em alguns dos bebedouros,enquanto outros paravam pra descansar juntinhos em algum dos galhos ao redor…Uma verdadeira “reunião ou festa dos beija-flores”!

Que benção poder testemunhar tão raros e delicados momentos, repletos desses mágicos passarinhos!!!

DSCN2564

Mas  de repente, enquanto ele ainda estava fotografando, todo contente no seu cantinho, escutou um barulho alto de vozes e pisadas apressadas…Eram os tais “turistas-fotógrafos” que vinham pelo caminho!

E eles foram logo apressadamente perguntando se ele havia encontrado algum pássaro bonito por ali…(Rs…)

Então,meu marido, gentilmente, mostrou as imagens que ele havia conseguido dos belos beija-flores, bem naquele lugar,à poucos minutos atrás… Algumas fotos não ficaram muito nítidas,pois era difícil fotografá-los assim em movimento…

Mas não é que os tais “turistas-fotógrafos” ficaram muito admirados com as fotos e se perguntavam como seria aquilo possível, pois eles já estavam por ali desde muito cedo e até aquela hora não haviam visto coisa alguma? (Rs…)

E dali,eles foram rapidamente se espalhando pelos arredores, meio que desesperados e ansiosos, na ânsia de conseguir ver um daqueles beija-flores também…Nem que fosse pelo menos “unzinho” daqueles… Mas como esses turistas faziam muita barulheira, sem cuidado e nem respeito ao silêncio da floresta,  os beija-flores simplesmente desapareceram dali…

Então, quando meu marido me mostrou as belas imagens desses lindos bichinhos de asas, ( que estão hoje aqui nesse post) e me relatou esta pequenina estória, percebi o quanto é real que os passarinhos se deixem mostrar apenas para aqueles que os respeitam e por eles tem  carinho… E que até mesmo pequeninos beija-flores, de um lugar distante, em pleno Andes peruanos, reconhecem,de alguma forma,  os seres humanos que têm, além de máquinas fotográficas, “asas no seu coração”…

E hoje, também aproveitando estas imagens de tantos preciosos beija-flores, e destas lindas lembranças, quero enviar os  meus parabéns, carinho e um beijo bem grande, para uma amiga blogueira muito querida e  especial, e que também tem verdadeiras “asas no coração” e ama tanto os passarinhos:  A nossa “menina graciosa” e querida “Cíntia Amaral” do gracioso blog “Coisinhas da Cíntia” ( http://coisinhasdacintia.blogspot.com.br/)que fez aniversário na semana que se passou… Que Deus te abençoe muito,minha doce amiga, proteja à ti e à tua família,e faça da tua vida um jardim pleno e maravilhoso,sempre muito florido,iluminado e repleto dos teus amados passarinhos!!!!

DSCN2547

Beijo grande e carinhoso dos beija-flores daqui!!!

fr-flower-butterfly-teresamsg1

15 comentários em “Uma estória de beija-flor…

  1. Que coisa mais linda teu post e as fotos desses amiguinhos lindos! Adorei tudo! beijos,tudo de bom,chica

  2. Good Afternoon Teresa, This is such a lovely story, and it goes to show that we do not need cameras with all the “bells and whistles” to create beautiful photographs. Because your husband was very quiet, respected the humming birds habitat and was patient, he managed to take some wonderful photographs of these beautiful birds.
    We do not see Humming birds in England as it is far too cold for them, so thank you, this was such a treat for me to see these beautiful photographs.
    Best Wishes to you,
    Daphne

  3. Oi Teresa!
    Muita saudade do seu cantinho mágico…e quando chego aqui, encontro essas fofuras aladas! As fotos estão lindas! E que maravilha poder chegar assim tão pertinho deles, um previlégio que só é dado à pessoas que amam os animais.
    Amei a frase que você mencionou no começo do post, vou levar pra mim viu?
    Que tua semana seja linda amiga!
    bjus!

  4. Ah, fazer barulho no meio da mata não vale! Ainda bem que ele foi fotografar sozinho.
    Lindas fotos, por sinal. Amei! Bjs.

  5. Oi querida amiga Teresa, eu tenho um verdadeiro encanto pelos beija-flores, o seu marido conseguiu imagens lindas, dignas de um profissional, esses pássaros são meio difíceis de se fotografar mesmo, alem de sorte, é preciso respeitar o cantinho deles como ele fez. Aqui temos uns dois visitantes que veem em busca das flores do mini-ipê e logo se vão, fazem as suas coletas varias vezes, mas tudo muito rápido, como se estivessem assustados, mas acho que é devido aos gatinhos, o meu e os da vizinhança que sempre estão por perto.
    Mas minha querida, mudando de assunto, que bom que tá curtindo receber as lembrancinhas, já estão viajando, enviei sábado, via sedex, e chega aí por toda esta semana, espero que gostes, me avisa qd chegar.
    Um grande beijo!

  6. Que postagem ENCANTADORA!!!!!!! Que lugar maravilhoso! Se eu fosse em um lugar como este e vesse uns beija – flores lindos assim, ficaria emocionado; é claro que os beija – flores do Brasil são lindos também, todas aves são maravilhosas, a natureza é perfeita!
    Parabéns pela postagem!
    Abraços e que você tenha uma ótima semana!
    Blog DTUP ( De Tudo Um Pouco!)

  7. Oi, Teresa! Que lindas imagens, eu desconhecia o talento e interesse do seu marido por pássaros. Depois das flores, são os seres que mais admiro. Mas concordo que é muito difícil fotografá-los. Ainda mais com turistas barulhentos por perto, hehehe! As fotos ficaram fantásticas, adorei! O texto também, envolvente e impecável!

    Um grande abraço e uma ótima semana!

  8. Oi Teresa bom dia! Eu também concordo com vc, os pássaros e demais animaizinhos percebem da verdadeira intenção da pessoa, a cada dia acredito mais nisso, acho que quase conseguem ler os pensamentos rs, um certa vez já relatei no meu blog que um beija-flor pairou na altura do meu nariz, tão próximo que ate senti o ventinho de suas asas, são esses acontecidos creio eu momentos mágicos e presentes de Deus!

  9. OI minha flor, que coisa incrível esse seu post. Fiquei encantada com esse lugar. Beija flores é com certeza a mais incrível dos amiguinhos da nossa amada natureza. Eles são demais e essas fotos ficaram magníficas. Fotografar um assim de perto é muita sorte,
    Senti sua falta aqui. Por onde andas fadinha?
    Um grande beijo no seu coração.

  10. Oi Teresa! Que belíssimas fotos! Também acho que esses pequeninos serem percebem quem os respeita e os quer bem.
    Linda homenagem a querida Cíntia!
    Bjos, Lú.

  11. O Tereza que coisa mais linda , eu adoro esses bichinhos, e aqui no mato eu tem bastante , fico horas sentada a observa-los, teve um dia que entrou um na área da churrasqueira e veio direto nos meus olhos , foi mto engraçado, levei um susto!
    gostei das imagens! bjsss

  12. Eu sempre me emociono quando leio seus posts, imagine como estou ao ler esse, com meu nominho entre suas palavras mágicas!!!Obrigada, amiga querida! E parabenize seu marido, as fotos ficaram magníficas🙂 vcs dois formam uma dupla perfeita! Beijosss e obrigada por me fazer feliz🙂

  13. Oi Teresa!

    Vc sempre tão delicada e querida! Muito obrigada pelo carinho lá no meu cantinho, tbm amo passar por aqui, lugar que considero um cantinho de fadas tbm rs. Pra mim vc tbm é uma mulher fada, sabes disso né?🙂
    Lindo seu texto, acredito muito nisso que vc disse, nós é que criamos esta afinidade, os animais sentem que os amamos e respeitamos e correspondem ao nosso amor. Sabe flor, até um peixinho que minha irmã tinha, aquele Beta sabe, puxa, ele me adorava rsrs, reconhecia até a minha voz qdo eu chegava, ficava todo feliz no aquário pra lá e pra cá, sem ficar nervoso e eriçado…enfim…
    Lindas as fotos, seu marido é um privilegiado que certamente sabe respeitar as dádivas de Deus Pai/Mãe, e nós privilegiados por tabela né rsrsrs felizmente! Amei ver esses fofos espalhando sua beleza e alegria na mãe natureza.
    Beijinhos querida.

    Flores e Luz.

  14. Que história mais bonita. Mais bonita ainda por ser verdadeira. O seu marido foi realmente abençoado, abençoou-a a si e abençoou-nos a todos. São presentes destes que nos fazem sentir amados e respeitados, apesar de sermos seres tão pequeninos. Um beijo grande, repleto de asas coloridas a bater com muita vontade e alegria.

  15. Eu sou apaixonada por passarinhos.
    O Beija-Flor é muito delicadinho, fico impressionada com a velocidade deles.
    As fotos estão belíssimas.

    Eu nem ligo mais, tiro fotografias com meu celular mesmo, com pouco recurso,
    facil de transportar, de compartilhar, e tambem de dar certo, com boa luminosidade,
    obter otima imagem.

    Beijos

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

