Keukenhof : Um jardim de maravilhas!

DSCN1543

Numa manhã gelada desta primavera holandesa, saímos cedinho em direção à um dos mais famosos e bonitos jardins europeus : O belíssimo Parque de Keukenhof, em Lisse, próximo à capital Amsterdam.

O dia havia amanhecido com carinha de pouco amigo, chuvoso e frio, com um céu pesado e cor de chumbo sobre a cidade.  Mas apesar da aparência inicial, o sol rompeu as nuvens e nos trouxe a esperança de um dia mais gentil pela frente… E conhecer o belo e florido “Keukenhof ” era pra nós a realização de mais um lindo sonho!

Mais tarde, com um céu bem mais alegre e iluminado,chegamos curiosos e ansiosos à entrada deste famoso “Parque”… Afinal, depois de uma longa viagem até estas terras de nós tão distantes,que maravilhas nos aguardariam atrás daqueles portões?

Então,para o nosso puro encantamento, logo na entrada, canteiros maravilhosos de mil tulipas nos davam as primeiras “boas-vindas”… Sem dúvida um espetáculo para os nossos olhos brasileiros,que nunca haviam visto antes canteiros de jardins como esses!

DSCN1549

Logo,as tradicionais tulipas vermelhas apareceram à nossa frente…  Imensas e imponentes, formavam quase quarteirões, espalhando seu especial charme e beleza pelo ar… Tudo muito romântico e simplesmente emocionante!

DSCN1677

E assim, em meio à grandes e coloridos canteiros de flores belas e perfumadas, começou o nosso incrível passeio por este parque de jardins impecáveis e deslumbrantes,onde cada canteiro parecia uma adorável “obra de arte”… Um precioso resultado da  união entre a beleza da natureza e a criatividade artística humana, na sua melhor essência…  Uma verdadeira festa para os nossos sentidos!

DSCN1585

Para quem nunca ouviu falar desse belíssimo parque holandês, Keukenhof é uma área composta por 32 hectáres de flores espetaculares, onde cerca de 7 milhões de tulipas,narcisos,jacintos e tantas outras belas flores, formam um conjunto primaveril de incomparável beleza.  E assim, não é à toa que passem por lá, a cada ano aproximadamente, 800 mil visitantes ( 80 porcento de turistas estrangeiros). E isso tudo num pequeno intervalo de tempo de apenas 8 semanas por ano,período de primavera e da floração de suas flores. No caso, neste ano, o parque abriu sua temporada em março para fechar as suas portas em maio…. No restante do ano, os trabalhos de cultivo e manejo de seus jardins tomam conta de todo o lugar… E imaginem o trabalho para manter a cada primavera, toda essa incrível sinfonia de tantas flores!

DSCN1575

Mas  a história desse belo lugar já é bem antiga e remonta ao século XV, ao tempo em que estas terras pertenciam à uma condessa chamada Jacqueline da Baviera. Ela morava num grande castelo próximo dali, e na época, tudo era um grande bosque, margeado por dunas selvagens.  Mas parte do bosque foi dando lugar à um grande jardim, de onde também eram cultivadas e colhidas diversas ervas aromáticas para serem usadas na cozinha…Daí nasceu o curioso nome “Keukenhof”,que em holândes quer dizer “o jardim da cozinha”!

DSCN1670

Ao passar dos anos,o “jardim da cozinha” foi crescendo, até que em 1949, um grupo de cultivadores e exportadores de bulbos de plantas (na maioria de tulipas),concebeu um plano que converteria o parque numa imensa exposição ao ar livre de flores de primavera… Ali seria o nascimento da Keukenhof atual!

DSCN1675

Dentro do parque, ainda existem diversos “pavilhões estufas”, de paredes de vidro,cobertos e sempre bem aclimatados, onde até mesmo várias espécies de plantas e flores tropicais podem ser cultivadas e exibidas. Entre elas, orquídeas, lírios e antúrios… Pra mim, uma doce surpresa encontrar por ali plantas que cultivamos aqui em nossa casa! (Rs…)

DSCN1609

Mas além de todas essas admiráveis flores, o parque ainda exibe belíssimas estátuas e  objetos de arte, que tornam todo o conjunto ainda mais encantador!

E que delícia também é poder caminhar por suas alamedas floridas e ver as cerejeiras  cobertas de flores… Um caminho digno do “país das maravilhas”!

DSCN1651

Ah, e como não se encantar com detalhes tão pitorescos,como o velho moinho, bancos, pontes e até poços que nos lembram os melhores contos de fada?

DSCN1658

Puro deleite para qualquer romântico coração!

DSCN1602

E o que dizer da doçura e elegância de cisnes brancos que deslizam suavemente sobre as águas esverdeadas de um lindo lago?

Tudo tão terno e delicado, como as pétalas de uma bela e singela flor!

DSCN1727

Mas quando pensamos que já vimos tanta beleza, surgem de repente, cenários mágicos e que enchem nossos olhos de emoção… Um caminho coberto de flores, que nos faz imaginar um atalho para o “país das fadas”!

DSCN1574

E são tantas,tantas espécies e variedades de tulipas ,que nossos olhos até duvidam do que estão vendo!

Como esta variedade de tulipa “rainha da noite”, cuja cor escura,brilhante e exótica hipnotiza a nossa razão… Mais uma beleza rara nesse mundo maravilhoso das flores!

DSCN1785

E aqui, trago a imagem de um dos canteiros de tulipas que ganhou o meu coração: Um exuberante cantinho de tulipas vermelhas e brancas que parece um sonho!!!

DSCN1787

Agora, daqui tão distante deste jardim repleto de maravilhas, ainda me aquece e conforta a alma a visão dessas imagens fantásticas de Keukenhof  e seus canteiros mágicos e deslumbrantes,onde a força da imaginação humana se aliou à força da beleza da natureza para criar um pequeno mundo precioso de paz,beleza,aconchego,contemplação e alegria para todos aqueles que tiverem o sonho de entrar pelos seus portões encantados!

Ah,quem dera que da imaginação humana surgissem sempre mais jardins e doces canteiros…Com certeza o nosso mundo seria bem melhor e mais bonito…Afinal,quem cuida de um jardim,seja ele do tamanho que for, terá sempre flores na sua alma!

DSCN1579

E para todos vocês,queridas amigas e queridos amigos, que nos acompanham neste passeio tão florido, desejo que a delicadeza e a doçura de mil flores possa nos inspirar e florescer, a cada singelo dia, nos nossos corações!

DSCN1795

  Meu grande abraço florido e carinhoso pra vocês!!!

fr-flower-butterfly-teresamsg1

16 comentários em “Keukenhof : Um jardim de maravilhas!

  1. Como falaste, puro encantamento,. de verdade!” Lindo lugar, lindas fotos e as recordações! beijos,chica

  2. Teresa o que dizer né, é tamanha beleza que ate ofusca os olhos! rsrs são jardins lindos, que com certeza plantados com amor, e por mãos talentosas, é lindo estes canteiros, mas meus olhos sempre puxam para essa parte do jardim que vc postou aqui que tem uma pegada mais selvagem! poxa vida que lindo! Essas moídas emaranhadas de rosas me lembraram a estória da bela adormecida, e este canteiro de tulipas brancas e vermelhas o castelo de copas da Alice! E o cisne pra fechar com chave de ouro, trazendo uma bucólica sensação de contos de fada! Barbie e o lago dos cisnes 🙂

  3. Olá amiga linda, como é bom passear com vc por esse mundo distante. Como é bom ver a alegria em seus corações diante de tanta beleza e magia. Você com certeza é merecedora desse instante mágico e compartilhar conosco esse momento só seu me prova a linda pessoa que tu és. Queria eu poder estar aí, iria me deslumbrar pois amoooo as flores e essas são mesmo um sonho. Teresa, parabéns por mais essa conquista em sua vida e que DEUS te proteja te ilumine e proporcione muitos momentos assim em sua vida. Obrigada por me fazer viajar na sua companhia
    Beijo grande no seu lindo coração e tenha uma bela semana

  4. Teresa,

    Uma passeio encantado. Esse jardim não é lindo, é exuberante.
    Não dá nem pra definir qual o canteiro é mais bonito.
    Acho que ficaria muito emocionada num lugar assim.
    Obrigada por compartilhar esse lugar tão lindo.
    Linda semana! Beijos

  5. Teresa, que encanto de passei! Amei as flores, uma mais bonita que a outra! Queria um jardim dessas tulipas roxas, maravilhosas! Uma semana muito cheirosa para você rsrs

  6. Oi Teresa, adorei passear por esses caminhos floridos, cheios de encanto e beleza, um sonho… chega a ser mágico de tão encantador, imagino o que seja ver tudo isso pessoalmente, caminhar por entre as flores, sentir o perfume e todo o clima que envolve esse lugar, uma explosão da natureza em flor, simplesmente maravilhoso, obrigada por compartilhar tudo isso.
    Beijinhos!!!

  7. Oi, Teresa! Que postagem maravilhosa! O texto riquíssimo em informações preciosas e as fotos de tirar o fôlego! Sem dúvida, um espetáculo. O cuidado nos preparativos deste belo show de cores lembrou-me o carnaval brasileiro. Um ano preparando tudo para um breve momento de esplendor.

    Gostei tanto que vou compartilhar este artigo na minha fan page. Parabéns por este excelente trabalho!

    Um grande abraço e uma ótima semana!

  8. Essas imagens me deixaram sem palavras Teresa…nunca imaginei tanta beleza junta! E o teu texto como sempre, me faz viajar junto…e eu amei essa viagem!
    Tenha uma linda noite amiga!
    bjus!

  9. Teresa,
    no dia que vc me escreveu dizendo que estava na Holanda eu havia acabado de receber – com atraso e de forma totalmeente inesperada – tulipas pelo meu aniversário! Chegaram pelo correio, doze tulipas coloridas – vieram de São Paulo, enviadas por um amigo querido. A delizadeza delas – e do gesto, claro – me deixaram emocionada. Imagino, então, a sua emoção em meio a essa profusão de cores, delizadeza e encantamento!
    Alegra-me que tenha gostado de seus prêmios, viu?
    Abração!

  10. Oi Minha querida, ando sumida, né? mas estou voltando. Gente, esse jardim, realmente é puro deleite!!! que coisa mais linda de viver! Quem sabe um dia vou conhece-lo,, Deus é quem sabe.
    Aproveite essa maravilha!
    Bjs no coração

  11. Oi Teresa, tudo bem amiga? Vc recebeu meu e-mail avisando que o meu presente chegou?
    Tô toda feliz com meus presentes!!
    Depois passa lá pra ver o e-mail, te fiz uma perguntinha.
    Beijinhos!!!!

  12. Olá amada flor, com meu coração ainda um pouco dolorido venho te agradecer e dizer à vc o quanto fiquei feliz quando aqui em meu portão o carteiro chegou, trazendo naquela caixa. Amor e carinho embalados em papel de presente. Emocionada chorei… estava esperando ansiosa mas, depois da tragédia do acontecimento fiquei meu ausente do nosso mágico mundo.
    Obrigada flor, por tanta dedicação, me sinto lisonjeada… amei o seu presente, hummm e delicioso! Obrigada querida.
    Beijo grande nesse seu lindo coração

  13. Amiga, estou aqui hipnotizada por tanta beleza!Suas fotos ficaram lindíssimas, arrasou 🙂 e como são lindas as cerejeiras, Meu Deus!!!Obrigada por me mostrar um pedacinho desse paraíso na terra. Beijinhoss em seu coração.

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

