Primavera na Holanda!

DSCN1530

A manhã fria se espalhava pelo amplo horizonte de terras planas e desconhecidas, enquanto o carro nos conduzia por estradas estreitas, com placas de uma língua que me era totalmente estranha… Estávamos agora tão longe de casa,mas realizando um antigo sonho de primavera… Uma aventura por alguns dos mais belos campos do velho mundo!

De repente,como por um encanto,a  paisagem transbordou com uma onda de cristalina e colorida beleza e imensos campos de flores surpreenderam os nossos olhos : Sim,não era um sonho,  e estávamos mesmo bem ali, na linda primavera da Holanda!

E a visão graciosa e genuína do moinho de vento, à moda antiga, não podia negar… Um reino de majestosas tulipas e de outras flores irmãs, estava à nossa espera!

DSCN1522

Entre os canteiros à perder de vista, milhões de flores magníficas reunidas  encantavam os nossos corações e  formavam infinitos “tapetes” coloridos e perfumados… Uma visão simplesmente mágica!

DSCN1525

De longe ou de perto dos nossos olhos, as preciosas e famosas “tulipas” reinavam deslumbrantes,neste reino de plena beleza e emoção… Impossível não se emocionar diante deste inesquecível espetáculo de vida e cor!

DSCN1527

Mas pesquisando sobre estas jóias da natureza, descobri a algum tempo atrás que as tulipas,ao contrário do que muitos imaginam, não são plantas naturais da Holanda, e sua verdadeira origem está localizada nas terras da distante Turquia. Por lá, elas também são muito queridas e hoje a tulipa, é a flor símbolo deste país.

Sem dúvida, elas são mesmo um dos orgulhos do povo holandês.E o seu cultivo por lá é levado muito à sério.E ver os seus campos floridos na primavera é uma prova mais que verdadeira desta realidade!

DSCN1656

Existem cerca de 100 espécies de tulipas no mundo, embora atualmente, após tantos cruzamentos e recombinações genéticas, há uma infinidade de “híbridos” espalhados por vários países…

DSCN1657

A verdade é que desde que essas admiráveis plantas chegaram aos chamados “países baixos”,por volta do século XVI e pelas mãos do botânico que primeiro a descreveu,Conrad Von Gesner, elas encantaram os holandeses e trouxeram uma grande alegria para eles…Uma mania que virou uma “paixão nacional”!

DSCN2036

Mas como não se encantar por esta planta altiva e de aparência romântica e deslumbrante,que atrai a nossa atenção de forma tão sensível?

DSCN2048

Durante os dias que estivemos por lá, vimos a presença delas por todos os lugares…Desde a clássica tulipa vermelha à variedades de espetaculares formas e misturas de cores…Uma verdadeira festa para os nossos olhos!

DSCN2051

E o que dizer da alegria imensa e da sensação de puro encantamento em estarmos “imersos” nestes maravilhosos canteiros, verdadeiros “mares de flores”?

DSCN2063

Para nós, que amamos as coisas da natureza, poder estar no meio delas foi uma sensação única e muito especial, que nem as nossas melhores palavras poderão traduzir…Uma preciosa dádiva de Deus!

DSCN2043

Então hoje, revendo essas nossas doces imagens, já de volta ao nosso ninho carioca e ao nosso urbano cotidiano,  tenho um sentimento de grande agradecimento e reverência por termos a oportunidade de visitar estes lugares encantados, onde o sonho se mistura à realidade, e todas as flores são mesmo mensageiras do carinho do Criador para com os seres humanos…

DSCN2057

E para vocês,queridas amigas e queridos amigos, que por aqui gentilmente passam, e  nos acompanham, nesta nossa florida aventura, o nosso abraço carinhoso nos corações primaveris de todos!!!

fr-flower-butterfly-teresamsg1

21 comentários em “Primavera na Holanda!

  1. As cores são tão belas, a delicadeza de cada flor tão encantadora, que faz com que as fotos sejam como pinturas. Uma otima oportunidade de passeio!

    Bjs

  2. Teresa,
    eu sabia que essa sua postagem seria encantadora! Lindas imagens! Uma viagem de sonho, dos sonhos!
    Até suspirei com tanta maravilha! Não foi à toa que meu avô disse que o país mais lindo que ele conheceu foi a Holanda!
    Abraço, linda semana!
    Assim que tiver postado seu prêmio mando-lhe o código para rastreamento, viu?

  3. Teresa realmente uma viagem especial, poder ver de perto este mar de tulipas em um lugar tão icônico como este realmente é incrível! Fiquei aqui tentando decifrar este solo, ele é úmido? parece lamacento, que interessante, essas plantas bulbosas sempre me chamam a atenção! gosto da sensação de imaginar os bulbos passando pelo seu ciclo das estações!

    Obrigado por sempre postar imagens tão belas, assim podemos conhecer por vc todos estes cantos do mundo!

    🙂

  4. Como disse a Ana Cristina amiga, “nem parece real”. Eu que adoro Tulipas, quando vejo um vasinho delas fico encantada, imagine se visse esse “mar” de perto, seria emoção demais com certeza eu…cataplóft rsrsrs
    Uma viagem inesquecível! Obrigada por compartilhar essa maravilha toda conosco.
    Tenha uma linda semana!
    bjus!

  5. Teresa, não consigo decidir de quais eu gosto mais. Todas as tulipas são lindas! Este campo florido parece um sonho!!! Bjos

  6. Uma borboleta levando em suas asas amor, carinho, compaixao, amizade, e muito mais no meio de um mar de flores, essa é VOCÊ!!!

  7. Uau!!!!! Que coisa linda!!! Tô encantada com estas imagens querida amiga, obrigada por dividir com a gente sua linda viagem, deve ser mesmo emocionante ficar entre esse mar de tulipas, poder ver assim de pertinho, é uma experiência maravilhosa, flores tem essa magia, impossível não se sentir tocada diante delas, fico feliz por você, parabéns pelo belo post.
    Meu email: brilhodapele@hotmail.com
    Beijinhos!!!!!

  8. Oi, Teresa! Que viagem dos sonhos e que imagens fascinantes! Não acreditaria que fossem reais se não estivesse vendo você nas fotos! É uma pena que as tulipas não floresçam bem por aqui. Fiquei admirado com o fato deste mar de flores crescer a céu aberto, sem a necessidade de estufas. Parabéns por estas belíssimas fotografias e muito obrigado por compartilhá-las conosco. Adorei!

    Um grande abraço e uma ótima semana para você!

  9. Nossa, que coisa mais linda!! Realmente, é uma dádiva de Deus!
    Adorei, deu até vontade de ir conhecer 😀
    Abraços!

  10. Estou encantada com tanta beleza! Um lugar mágico, muito romântico, um sonho, digno de uma fada como você, que nos encanta e alegra com suas lindas imagens . Obrigada, por compartilhar tamanha beleza, adorei e minha filha Serena de (quatro) aninhos vibrou de alegria ao ver tantas flores lindas e coloridas…bj em seu lindo coração.

  11. Que paisagem encantadora, Teresa!
    Uma benção de Deus poder estar nesse lugar maravilhoso!…
    bjosss

  12. UFA!! Até que enfim… Amiga linda a net por aqui está uma caca, parece até que moro no fim do mundo hehe. Meu tempo parece encolher e não sei mais o que fazer com tantas tarefas, aqui sou multi uso e meu filho até me chama de GPS haha. ( brincadeirinha).Flor, vc nem sabe o quanto fiquei feliz com seu carinho aqui. Obrigada por lembrar-se dessa amiga aqui em meio a esse lindo e mágico paraiso que visitaste. Sabe, tu parece bem mais uma flor, nesses lindos canteiros floridos, e não tem como não se emocionar diante desse mundo de perfumes e cores. Obrigada amiga, espero ansiosa pela lembrança, já mandei o endereço, feliz esperarei. Beijos e abraços com todo carinho do mundo pra vc e sua linda família.

  13. Teresa,

    Essa é uma das viagens de meus sonhos. Eu amo tulipas, só de ver uma eu fico encantada; vendo muitas, acho que ficaria muito emocionada.
    As fotos estão cada dia mais lindas. Não saberia discernir qual a mais bonita.
    Obrigada por compartilhar uma viagem linda como essa.

    A Ong que entrei pra ajudar a propagar as borboletas, tem seminários pra informar as causas e como proceder pra atraí-las. Ainda não sei muito sobre o assunto. Eu mesma percebi essa falta delas, e plantei uma espécie hospedeira. Sempre que eu aprender algo, eu conto pra você.

    E, quanto aos cogumelos, obrigada pelo seu comentário tão edificante. Não dá pra colocar um texto enorme, porque as pessoas não leem. Mas, eu li algo sobre o que você colocou lá.
    Essa interação é muito boa, e muitos têm acesso à assuntos que devem ser divulgados. Fora isso, eles são lindos e adoráveis para apreciação.

    Beijos

  14. Teresa, vc sabia que eu trouxe tulipas da Holanda? Tb trouxe copos de leite e jacintos. As tulipas floresceram só uma vez e nunca mais se manifestaram. Os jacintos tb. Os copos de leite estão muito bem. Eu ainda tenho esperança de que as tulipas estejam apenas adormecidas. E agora me deu vontade de ir na próxima primavera até a Holanda, fazer o mesmo passeio que vc fez, pois da outra vez eu fui no verão e não pude ver os campos de flores. Quem sabe? E os passeios em Amsterdam, como foram? Conte mais! Minha mãe quer saber se vc andou de barco. Bjs.

  15. Ah querida amiga, eu nem tenho palavras para tanta cor, vida, delicadeza, elegância e exuberância! Só posso agradecer pela oportunidade de ver tantas maravilhas reunidas!Bjs

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

