As lindas aves de Yucatãn

DSCN0579

Passar pela famosa Península de Yucatãn,no sudeste do México, e não se encantar pela sua natureza exuberante, é missão impossível pra mim e para todos aqueles que apreciam as belezas genuínas do mundo natural.

Em cada cantinho que passamos, seja ele próximo ao mar ou próximo às florestas, sempre havia uma flor, uma fruta,um cenário bonito ou um pequeno animal, que nos chamava a atenção e nos surpreendia com seu exótico encanto.

E entre tantas emoções que o mundo da natureza nos proporcionava, lá estavam  elas sempre presentes e nos fazendo sorrir: As lindas aves de Yucatãn!

DSCN0576

Pequeninas ou grandes, barulhentas, tímidas ou simplesmente silenciosas, posso seguramente dizer que as aves que encontramos durante esta parte da nossa jornada mexicana, nos proporcionaram muitos momentos de pura beleza e contentamento… E quem conseguiria se manter insensível diante destas pequenas jóias de penas e  asas?  Seja no Brasil, ou em qualquer parte deste imenso mundo, as aves,para mim, serão sempre seres dignos de nosso carinho,atenção e admiração!

DSCN0546

Embora na maioria das vezes, não fosse possível descobrir os nomes das  muitas  aves que vimos por lá e nem sempre fotografá-las, estes animaizinhos alados realmente enfeitaram e alegraram esta nossa viagem encantada.

E como não ficar feliz,quando logo de manhã, a gente simplesmente acorda e encontra um delicado e pequeníssimo “beija-flor mexicano”, voando leve,livre e gracioso no jardim do nosso hotel? E conseguir fotografá-lo, entre um vôo rápido e outro, é uma verdadeira dádiva dos céus!

DSCN0480

Mas o que dizer também da doce surpresa de encontrar, no finalzinho de uma tarde ensolarada e morna, após uma caminhada maravilhosa, entre ruínas antigas maias, um belo exemplar de “pica-pau”,  exibindo seu lindo “topete vermelho” por entre os galhos de uma antiga árvore? Para mim,uma pequena alegria que faz o meu coração vibrar de ternura…

DSCN0462

E falando nas adoráveis aves de Yucatãn, eu não poderia deixar de lembrar de uma espécie em especial, cuja população é enorme e está presente em vários cantos das cidades ao longo da área de Cancun e da “Riviera Maia”, as famosas “pich” (também conhecidas como “zanate”),que lembram as gralhas,com a coloração muito negra de suas penas e seus hábitos tão urbanos. No hotel em que ficamos em Cancun, elas praticamente tomavam o café da manhã conosco,passeando entre as mesas e beliscando qualquer tipo de comida que caísse no chão…(Rs…) Uma verdadeira diversão para os turistas!

DSCN0500

E nas praias?  Ah, me emociono até quando lembro… Trouxe no coração lembranças simplesmente mágicas, de um final de tarde encantado,onde as pessoas foram indo embora e ficamos praticamente sozinhos com mil aves marinhas de várias espécies… Havia até um belíssimo patinho negro, de bico muito vermelho, que flutuava na água esmeralda de um pequeno rio que desaguava suavemente no mar…  Uma imagem de conto de fadas que ficará para sempre na minha memória!

Mas havia também as queridas gaivotas… E eu me encantei na mesma hora com uma espécie que tinha um jeitinho inteligente e um pequeno “topete negro” na cabeça… Linda demais!

DSCN0520

No passeio às ruínas maias de Tulum, o mar nos trouxe uma outra boa surpresa: Bandos de grandes pelicanos, que faziam manobras aéreas no ar… Impossível não se emocionar!

DSCN0595

E foi mesmo lá, em pleno Parque Arqueológico de Tulum,que encontramos uma ave decididamente curiosa e exótica, a chamada “Chachalaca”, espécie típica do México e da América Central, que lembra uma galinha. Muito barulhenta e engraçada, assim que ela nos viu, tratou de voar para outra árvore e emitiu seu canto pitoresco… Dizem por lá,que quando  a “chachalaca” canta, é sinal de chuva no dia seguinte… (Rs…)

DSCN0604

E depois de tantas belas aves que encontramos nesta nossa “aventura mexicana”, só posso dizer que aumentou ainda mais o nosso sentimento de reverência e carinho por esses animais tão especiais, que trazem sempre tanta alegria e beleza à nossa humana existência… Sejam eles de qualquer parte deste nosso maravilhoso planeta…

DSCN0485

E  já aqui de volta ao nosso cantinho carioca,  guardo com respeito e delicadeza, cada lembrança iluminada destes pequenos pássaros e aves que iluminaram esta nossa recente jornada. E sonho, tantas vezes acordada, com um mundo melhor, com mais paz e respeito à natureza de todo o nosso planeta, e com uma vida de mais dignidade para todos os seres ditos humanos e seus amigos passarinhos…

DSCN0529

E para vocês,queridas amigas e queridos amigos,envio beijos  carinhosos dos nossos amados pássaros daqui!!!!

FR Flower Butterfly teresa

Anúncios

9 comentários em “As lindas aves de Yucatãn

  1. Que lindos todos e como é bom conviver com eles e até tomar café juntos,rs Lindo post! beijos,tudo de bom,chica

  2. Oi Teresa!
    Que belo presente recebeste amiga… conhecer essas lindas aves, e até fotografar esse lindo beija flor.
    E eu adorei conhecê-las também através do seu olhar. Amei o post!
    Tenha uma lindo dia!
    bjus!

  3. Amada linda do meu coração, que saudades de você!!!
    Sabia que já não consigo ficar muito tempo sem você por aqui?
    É… é sim!!
    Querida TERESA, tão maravilhoso seu post que parece que estou aí, passeando com você e me deslumbrando diante de tanta beleza. Os pássaros são lindos, lindos demais!!
    Parabéns e obrigada por nos proporcionar momentos mágicos assim.
    Beijos no seu coração…
    MELISSA E ALECRIM

  4. Oi, Teresa! Fiquei encantado com a beleza e diversidade das aves retratadas durante a sua viagem! Que talento e sensibilidade! Eu só consigo fotografar coisas imóveis, como flores. Tudo o que se mexe acaba me deixando nervoso e não sai coisa boa. Por isso, minha admiração pelas suas belas fotografias. E o texto está delicioso, como sempre. Parabéns!

    Um grande abraço!

  5. EU ENLOUQUEÇO com tudo isso!
    parabéns pelas imagens maravilhosas de aves lindas e interessantes.
    Este post ficou maravilhoso!
    Texto que só vc sabe fazer descrevendo as imagens de uma forma bem deliciosa.
    Bjs, querida.

  6. Tereza boa noite! A que coisa mais bela poder apreciar tantas aves lindas! Gostei da gralha, bom prefiro o nomear corvo! rs, essa gaivota é diferente e bem charmosa com esse topetinho, e que captura perfeita essa dos pelicanos voando em trio!

  7. Oi Teresa, quanta coisa linda pra guardar dessa maravilhosa viagem, já é bom viajar com a família, seja pra qualquer lugar, quanto mais fazer uma aventura pelo México, descobrindo lugares e natureza exuberantes, um um sonho realizado, fico feliz por vc, e corto tudo isso que compartilhas com tanto amor, adorei os pássaros, e mais ainda a maneira com finalizou o seu texto, o sonho que é meu também de respeito e paz pela natureza, especialmente por nossos seres alados.
    Grande beijo amiga!

  8. Que encanto, Teresa! Tb adoro pica-paus. Uma vez apareceu um branco na minha casa, mas nunca mais vi outro igual. Bjs.

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: