As terras mágicas de Teotihuacán

DSCN0266

Alguém um dia, já sabiamente disse, que tudo de melhor na vida, sempre começa com um pequeno sonho. E sendo assim,  posso dizer que este pensamento muito bem ilustra a nossa recente viagem às belas terras mexicanas… Uma grande jornada que nasceu de um pequenino sonho!

Fruto do meu coração adolescente, quando eu tinha lá uns 13 , 14 e 15 anos de idade, a vontade de sair pelo mundo e descobrir “cidades perdidas”, pirâmides e seus mistérios, me fazia sonhar acordada e passar horas diante de livros maravilhosos e documentários da TV que na época falavam de Arqueologia e contavam histórias incríveis de civilizações desaparecidas na poeira do tempo… Pra mim, sempre motivo de puro encantamento!

E conhecer lugares fantásticos como as “Pirâmides do Egito”, “Machu Pichu”,”Chichén-Itzá” e “Teotihuacán”, naquela época, pareciam sonhos tão distantes da minha singela realidade adolescente…

No entanto,mesmo com o passar dos anos e apesar de todas as pedras do caminho,lá no cantinho da minha memória, o meu lado, pequena”aprendiz de Indiana Jones”, sempre guardou com carinho aquelas lembranças juvenis, e nunca esqueceu os seus sonhos…

DSCN0234

Mas hoje, trinta anos depois, me sinto ainda encantada, ao me lembrar de nossa recente visita ao México e às terras mágicas do sítio arqueológico de Teotihuacán, quando um desses meus sonhos de menina se tornou pura realidade!

E para quem não conhece ainda, Teotihuacán, que significa “Cidade dos deuses”, é um dos sítios arqueológicos mexicanos mais importantes e visitados do país, e fica à apenas 50 Km da Cidade do México.

Suas admiráveis ruínas,palácios,templos e pirâmides, formam um grandioso conjunto arquitetônico,e são testemunhas do que restou da maior e mais bem planejada cidade do mundo antigo pré-colombiano.  Ou seja, muito tempo antes dos europeus chegarem à América, ela já havia florescido de forma surpreendente, e teve seu apogeu urbano provavelmente entre 300 à 600 anos D.C., como centro religioso e de comércio de várias etnias, e provavelmente, chegou a abrigar mais de 200 mil pessoas em todo o seu perímetro urbano. Mas na época da colonização dos espanhóis no México, ela já havia sido abandonada, e seu esplendor desaparecido para sempre.

DSCN0271

Então, esta imponente cidade ficou escondida sobre montes de terra até meados do século 19, quando arqueólogos encontraram suas primeiras ruínas, e começaram um longo processo, que dura até hoje, de resgatar a história grandiosa de seu passado.

Hoje, Teotihuacán é patrimônio de toda a humanidade, tombada pela Unesco em 1987.

DSCN0265

Imaginem então a minha alegria e emoção em ter estado  diante daquele lugar de beleza tão singular e de suas imponentes e fantásticas construções… Tudo parecia mesmo como um sonho em pleno dia brilhante, um momento raro de genuíno deslumbramento…Difícil de acreditar que eu realmente estava naquele momento com minha família, em pleno território sagrado da antiga “cidade de Teotihuacán!

E a famosa e impressionante “Pirâmide do Sol”, logo apareceu com todo o seu fascínio e mistério…Construída no ponto exato onde o sol se põe,ela tem 65 metros de altura e no vértice abrigava um templo. Estudos mostraram a existência de uma gruta sobre ela,com acesso subterrâneo à várias misteriosas salas… Ela simplesmente nos faz sentir “pequenos” e acende a nossa imaginação com sua magnífica arquitetura…E como um povo que não usava roda e nem possuia animais de carga, poderiam ter concebido e criado este gigante de pedra?

DSCN0272

Há ainda tanto mistério no ar…

Mas uma outra construção, de incrível arquitetura, também nos chamou a atenção: O impressionante “Templo de Quetzalcoatl” ou “Templo da Serpente Emplumada”,grande obra atribuída à época em que o grupo “Tolteca” dominou esta fabulosa cidade. Aliás, diferente do que muitos pensam, não foram os astecas que construíram esta grande cidade,mas sim um povo desconhecido que não deixou registro de sua real origem…Até hoje um dos mistérios de Teotihuacán!

DSCN0240

No alto deste antigo templo, uma surpresa: Um pequeno animal, talvez um roedor,perambulando à procura de alguma “deliciosa refeição”!

DSCN0247

Na fachada, figuras de animais ligados à cultura destes antigos povos, enfeitam suas paredes de pedra…A serpente e o jaguar eram considerados sagrados , ligados à fertilidade da terra.No passado, tudo ali era colorido, pintado por cores próximas ao vermelho…Deveria ser mesmo um templo muito belo e impressionante!

DSCN0254

E na visita aos palácios da cidade, murais ainda coloridos sobrevivem à ação do tempo, e ainda testemunham as atividades artísticas dos habitantes de Teotihuacán…Simplesmente emocionante!

DSCN0260

Então, no final da rua principal da antiga cidade, conhecida como “Calle de los Muertos”, lá está ela, uma outra construção magnífica,  para completar o conjunto grandioso: A também famosa “Pirâmide da Lua”!

DSCN0270

Menor do que a “Pirâmide do Sol”, com seus 45m de altura, ela traz ainda mais harmonia ao conjunto arquitetônico deste majestoso sítio arqueológico…Tudo mesmo muito impressionante,mesmo aos nossos olhos do século 21!

Mas os encantos deste lugar magnífico não se resumem apenas nas memórias de seu grandioso passado…Ao redor do povoado aonde ela está localizada, nos encantamos com a hospitalidade de seu povo e de sua arte contemporânea, expressa no belíssimo artesanato de pedras como a obsidiana (negra,linda e brilhante e de origem vulcânica) que fascina os olhos de qualquer visitante…(Assunto para um outro post?)

Nos arredores, plantas que se adaptam ao clima meio árido da estação seca, como grandes bromélias e os famosos cactos mexicanos, são presença constante na paisagem…

DSCN0235

Por perto, encontramos até plantações de cactos, pois esta planta por lá é muito usada na alimentação…

DSCN0281

Muitos belos frutos desses cactos nos chamaram a atenção…

DSCN0284

E para ilustrar ainda mais o clima de mistério e encantamento deste lugar, trago até aqui o incrível restaurante em que almoçamos por lá: o admirável “La Gruta” , que como o nome diz, foi adaptado para funcionar dentro de uma das cavernas de calcário que existem por lá…A entrada do restaurante é realmente uma obra da natureza mágica da terras de Teotihuacán!

DSCN0290

Dentro desta grande gruta calcárea,uma escada nos conduz aos salões onde estão as mesas deste pitoresco restaurante…É impressionante!!!!!

DSCN0295

O ar frio da pequena caverna  (ar condicionado natural!) parece esquentar com as cores fortes da decoração das mesas… Um lugar simplesmente lindo e com jeitinho mexicano !

DSCN0303

E diante desta experiência fabulosa que vivemos, sei  que ficarão pra sempre no nosso coração, muitas lembranças deste lugar tão especial,  onde  passado,presente e futuro se encontram: As misteriosas e mágicas terras de Teotihuacán!

DSCN0268

E para todos vocês, que gentilmente nos acompanham, nesta nossa pequena “aventura mexicana”, aqui vai o nosso grande abraço carinhoso no coração viajante de todos!!!!!!!!

fr-flower-butterfly-teresamsg1

Anúncios

14 comentários em “As terras mágicas de Teotihuacán

  1. Que linda viagem! Perto desses monumentos grandiosos, a gente deve se sentir tão pequena….A sua construção é realmente intrigante, um verdadeiro mistério.
    Achei lindo e super diferente o restaurante na caverna, o contraste cinza das rochas com as cores fortes da decoração ficou muito bonito!
    Parabéns pelas fotos, estão lindas como sempre, amei!
    Tenha um ótimo dia!
    bjus!

  2. Lindo, Teresa! Adoro as cores vibrantes do México! Ainda preciso ir lá algum dia desses. Acho que tenho esses cactos aqui em casa, ou será que não são os mesmos? Vou procurar e fotografar para podermos compará-los. Eu ia retirá-los do jardim, mas os animais gostam dos frutos. Bjs.

  3. Amiga querida, todo esse cenário já me atraia, mas com tudo que aprendi aqui fiquei mais encantada ainda e agora, assim como vc na adolescência, tbm tenho o mesmo sonho que vc teve um dia amiga 🙂
    Post lindo,cheio de mistérios e cultural! Adorei saber que tudo era tão colorido e eu nem sabia sobre a pirâmide da lua! Adorei a aula de história, obrigada 🙂
    Vou recontar para meus alunos tudo que li aqui 🙂
    Teresa, tem um aluno que está pesquisando sobre Quetzalcoatl 🙂
    Ah, faça sim o post sobre a pedra obsidiana, adoro pedras e acho que será bem interessante.
    Que restaurante einh?! Tudo muito show!

  4. Oi Teresa! UALLLL! pelo jeito se deleitou com sua viagem! E que bom que tirou varias fotos impressionantes destes monumentos para gente conhecer através de sua lente!
    Essa arquitetura e arte local mexicana tem uns traços de desenho únicos e que remete a sensações que não sei explicar direito, incrível imaginar que esta enorme cidade estava por baixo de terra! e ainda saber que uma das civilizações que construíram essas enormes pirâmides não deixou rastro! como pode!

  5. Ai Teresa, confesso que me emocionei ao ler você contando dessa sua magnífica viagem!
    Que maravilha poder contemplar tudo isso ao vivo e a cores, deve ter sido maravihoso, obrigada por dividir conosco essa emoção .
    Um abraço querida!

  6. Oi, Teresa! Fiquei emocionado com a introdução do seu texto. Que belo exemplo de que devemos perseverar e correr atrás dos nossos sonhos. Eu já estive em vários lugares em que jamais sonhei estar, mas talvez não tenha dado a devida importância.

    Aprendi bastante com a sua narrativa e as fotos desta deslumbrante viagem. Quanta história e imponência em um só lugar. Sou fascinado por estes detalhes arqueológicos. Muito obrigado por compartilhar esta maravilhosa experiência, adorei!

    Um grande abraço!

  7. Teresa,

    Em primeiro lugar peço desculpas pela minha demora em vir lhe visitar.
    Blogs como o seu, não dá pra vir com pressa. Tem que vir com tempo pra se deslumbrar com as imagens e com a forma que você nos leva até os lugares onde vai.
    Aprendi muito com o que nos mostrou, e mais ainda, é nunca deixar de sonhar e ir em busca dos objetivos. Você sempre nos passa isso, ao contar sobre suas experiências.
    Esse lugar é belo demais. A caverna e a decoração faz jus ao povo lindo do méxico.
    Obrigada por compartilhar conosco tão linda aventura. Que Deus abençoe sua família. Beijos

  8. Tereza!
    demorei mas cheguei, essa postagem é uma verdadeira aula…não sei como consegue , és uma pessoa muito inteligente , eu não consigo, visito os lugares e logo esqueço até os nomes dos lugares…meu marido é meu socorro êle é iguazinho tu…kkkk
    um dia te conto porque minha memória está fraca.
    adorei os lugares em especial o restaurante, deve ser uma emçÃO estar ali.
    a decoração no México é com cores bem quentes né?
    Que bom Teresa que conseguiu realizar seu sonho…aprendiz de indiana Jones!
    imagino a sua felicidade em realizar essa viagem!
    bom fim de semana querida! fica com Deus! bjssss

  9. Uma viagem de sonho mesmo, Teresa! Lugares inesquecíveis estes…
    Eu acho que qualquer viagem já é maravilhosa, imagine uma que seja nosso sonho de adolescencia…rsrs
    bjosss

  10. Lindas as imagens! Muito show mesmo! Quando vi o texto falando sobre essas construções me deixa extremamente curioso sobre o que se passou na época, fico até com vontade de aprender mais rs.

  11. Oi Teresa, 1º quero agradecer por compartilhar com a gente essa sua encantadora viagem, falar do seu sonho de adolescente,que se realizou,( é a lei da atração amiga) adoro arqueologia, sinto sede de conhecer coisas do passado, civilizações, construções como as pirâmides, que me fascinam, e sua narrativa alimentou muito minha curiosidade, aprendi um pouco sobre Teotihuacán e a vontade agora é de saber mais ainda, rsrs, claro que vou pesquisar, né? Adorei tudo , as belas imagens e seu texto.
    BEIJOS!

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: