A pequenina aldeia dos cogumelos

DSCN9987

Eles apareceram por aqui “magicamente”, depois desses tantos dias de chuvas. Muito pequeninos, seres delicados, cor de sonho, com os “chapeuzinhos” menores do que um grão de feijão.

E eu os encontrei por acaso, enquanto varria as folhas das árvores que haviam se espalhado por todo o quintal… Lindos cogumelos de verão!

Mas é preciso olhar com muita atenção e uma pitada de curiosidade, para encontrá-los…De longe, parecem apenas umas “manchinhas” acinzentadas e minúsculas, pintando as cascas das árvores… Mas basta uma boa lente de aumento, para que seja revelada mais esta beleza de seu mundo secreto, onde vários deles juntos formam uma bela e terna “aldeia de cogumelos”!

DSCN0001

Esparramada  ao longo do grosso tronco e dos imensos galhos de nossa amendoeira gigante, esta incrível e diminuta comunidade me encantou e iluminou a minha tarde!

Quem já passou por aqui, sabe o quanto admiro este maravilhoso mundo dos cogumelos… “Criaturinhas” tão interessantes da natureza e que desempenham o importante papel de “decompositores” da matéria orgânica, entre outras utilidades medicinais e alimentares, que fazem deles seres vivos tão curiosos e magníficos.

DSCN9972

E que maravilha, através da querida máquina fotográfica, podermos enxergar melhor e admirar um pouquinho de suas singulares belezas!

Fico sempre encantada com os detalhes,cores e formas de seus “chapeuzinhos mágicos” (na verdade estruturas reprodutoras) que impressionam e nos lembram aqueles antigos contos de fadas,em que eles sempre fazem parte da “floresta mágica”, onde moram os personagens dos nossos sonhos…

DSCN9967

Aqui mesmo na nossa casa, eles estão sempre “presentes”, nas suas formas lúdicas e coloridas, nos nossos enfeites de jardim, como se fossem também “personagens coadjuvantes” de nossas próprias estórias… Uma adorável fantasia da menina que ainda mora dentro de mim mesma! (Rs…)

DSCN9957

Por isso, cada vez que os encontro, habitando por aqui no nosso quintal, me alegro e procuro registrar essas suas “passagens” … Lembrando que esta fase de “cogumelos” dura muito pouco, e em pouco dias (ou mesmo horas!) desaparecem “magicamente”, do mesmo jeito surpreendente em que surgiram… São os doces “mistérios” da natureza!

DSCN0013

Mas esta pequenina e admirável comunidade que encontrei, aqui em nossa velha árvore, me deixou realmente maravilhada pela grande quantidade e delicada beleza dos seus indivíduos… Cada um desses pequeninos cogumelos era tão lindo e todos lembravam tênues “guarda-chuvas” de fadas!  Ah, essa minha imaginação que voa longe… (Rs…)

DSCN9998

Mas as surpresas não pararam por aí… E no solo, próximo às raízes das árvores, descubro outros “cogumelos” já de uma outra espécie:  De tamanho maior, branquinho e de “chapeuzinho” mais achatado, lembrava um “guarda-sol” de um sapinho… (Rs…)   “Habitantes” curiosos deste reino encantado!

DSCN0008

E no cair da noite,  um efeito do “flash”, revelando uma outra imagem extraordinária desta nossa incrível “aldeia dos cogumelos”… E tudo ficou “fosforecente e mágico”!

Mas lembro à todos, que apesar de suas formas belas e encantadoras, é sempre prudente evitar de tocar em cogumelos que não conhecemos, uma vez que muitos deles podem ser até venenosos… Prudência e sabedoria são qualidades necessárias para todos que querem apreciar o melhor da natureza.

DSCN0016

E diante desses curiosos seres, que pra mim são como “presentes” do mundo natural, sempre me sinto agradecida e contente, por ter olhos pra ver e curiosidade pra encontrar estes delicados “milagres da vida”, que passam tantas vezes despercebidos pra muita gente… E me admiro do quanto as pequeninas belezas da existência podem trazer genuína alegria ao nosso caminho…

DSCN9905

Que as doces e pequeninas alegrias da vida iluminem sempre a nossa estrada por este nosso lindo planeta azul!!!!

Meu abraço carinhoso no coração de todos vocês!!!!!!!

FR Flower Butterfly teresamsg

Among_The_Mushrooms_bmp

18 comentários em “A pequenina aldeia dos cogumelos

  1. sabe que a foto com flash me fez pensar no filme Avatar. Também gosto da natureza enquanto vegetal, já a animal tenho tantas restrições….rsrs
    Viajei com suas palavras até o mundo encantado e adorei o passeio.

    Obrigada
    Muita Luz e Paz

  2. Acho que na outra encarnação fui fadinha e tinha como casa um cogumelo…rsrsrsr
    tudo me encanta.
    Bjs e mais uma vz…vc me enlouquece com as imagens…rsrsrsrs

  3. Sei quem vai amar tambem esta postagem, a Rosana Sperotto! 🙂
    imaginei aqui uma fadinha diminuta debaixo de cada chapeuzinho deste!

  4. OI, Tereza! Um dia vou ter uma máquina dessa…rsrs
    para captar esses cogumelos tão minusculos só mesmo uma máquina super potente…ehehehe
    Mas são lindinhos de se ver e de se admirar. Também gosto de observar a natureza e me deliciar com esses mimos que o Criador nos proporciona…bjossss

  5. Maravilha de texto! Esses pequeninos são um luxo. Eu fico sempre observando, nessa época de chuva eles surgem em várias partes e com aparências diversas.
    Esse cantinho é difícil de imaginar… como existente numa grande cidade.

  6. Oi Teresa, que lindos cogumelos! Confesso que nunca vi algo assim ao vivo. Fiquei impressionado com o tamanho diminuto, a delicadeza e a riqueza de detalhes, tão bem revelados pelas suas macrofotografias. Junte-se a tudo isso o texto impecável e temos uma agradabilíssima postagem. Parabéns e muito obrigado por compartilhar estes pequenos tesouros.

    Um grande abraço!

  7. Ah minha amiga, aproveitei e já viajei em posts passados tbm 🙂 Que doçura a mamãe sabiá! E que comedouros legais vc colocou para a turminha daí 🙂
    Quanto à vila de cogumelos, um encanto. Estou aprendendo a ter um novo olhar para eles e é graças a vc. Adorei, vc sempre me encanta!
    Ahh, eu deixei mensagem em seu face inbox…
    Beijossssssssssssssssss

  8. Teresa, eu tb adoro cogumelos! Esses são pequeninos mesmo! E que tronco lindo de árvore! Fotos belíssimas!
    Ah, amiga, parece até que as fadinhas estão usando antenas parabólicas 🙂
    Bjs.

  9. Querida, vendo outros blogs pesquei uma imagem de fadas dançando e logo pensei em vc. Sabe aquele anãozinho com balde de sementes, ENCANTEI-ME!!!!!
    Tem FACEBOOK?

  10. ‘QUERIDA TEREZA, QUE ENKANTO ESSES COGUMELOS TÃO PEQUENOS, AINDA NÃO ENCONTREI NENHUM DESSE TAMANHO, SÓ OS GRANDES…FICO MUITO FELIZ QDO ENCONTRO AQUI NA CASA DO MATO,
    E ASSIM NA ÁRVORE? SEU JARDIM É MESMO UM ENKANTO! AMEI!
    ROUBEI UMA FOTO PARA MEU ARQUIVO DE PLANTAS!
    KKKK
    UM BELO DIA PRA TI AMIGA!
    BJSSS

  11. Teresa você foi a ganhadora do caderninho do meu sorteio! parabéns!! Em breve te envio!

  12. Amada e querida amiga, que carinhoso esse seu post. Parece viajar nesse mundo de pura magia. Você é incrível!! Beijo grande bem lá no cantinho desse seu coração de fada.
    amei!!!!
    MELISSA E ALECRIM

  13. Oi minha querida amiga ,estava com saudades de ti ,fiquei longe do blog por algum tempo, sai de férias,mas ja estou de volta e vim correndo te visitar ,adorei os cogumelos pequeninos e lindos super delicados assim como vc deve ser,beijos minha flor e tenha um lindo domingo

  14. Querida Teresa, Muitos parabéns pelas fotografias!
    Continue a divulgar o maravilhoso mundo dos cogumelos e quem sabe até a edição de um livro com os seus textos encantados e as fotografias.

    Saudações forninhenses.

  15. Oi Teresa!
    Mais um belo texto heim amiga? eles sempre me encantam…Amei cada palavra sua, e as fotos dessas coisinhas minúsculas que a maioria das pessoas nem enxergam,estão lindíssimas!
    Teresa, adoro a forma com que você faz as coisas simples parecerem mágicas…Me identifico muito com você amiga, acho que temos o mesmo olhar pra coisas miúdas rsrsrs…
    Tenha uma linda e mágica noite!
    bjus!

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

