Coisas de passarinhos

DSCN7964E a temporada das chuvas do verão fluminense, enfim começou. E entre a nossa rotina metereológica, com algumas garoas finas, agradáveis chuvas mansas, e tempestades tropicais imensas, a natureza vai se ajeitando,tomando novos rumos, por este janeiro quente e preguiçoso… Pelo menos, as temperaturas diminuiram, e um clima mais suave paira sobre esta grande cidade…Um grande alívio para a natureza daqui e os humanos calorentos como eu! (Rs…)

Nestas tardes longas de verão, depois que um temporal desaparece de forma misteriosa no ar, sempre me chama a atenção a “festa dos passarinhos”, que  voam e cantam lindamente, após a passagem ameaçadora de mais uma tempestade, neste lado carioca do mundo…

Uma verdadeira beleza é o balé magnífico que eles descrevem no ar. Improvizando mergulhos e acrobacias aéreas,que eu penso daqui, serem de pura alegria e gratidão…Uma genuína celebração da vida, que vence a tempestade e todos os seus desafios!

E como não se emocionar com estes seres encantados e alados, se numa manhã iluminada, após mais um temporal, vamos ao quintal, para encontrar,seguro e escondido numa de nossas árvores, um ninho de sabiá com um pequeno e delicado ovo dentro dele?

DSCN9565

Mais emocionante ainda é descobrir, após mais alguns dias, que já não há apenas um, mas sim dois lindos ovinhos neste ninho bem protegido e aconchegante…

Uma promessa linda, da vida que se renova por aqui…

DSCN9567

Por conta disso, “mamãe sabiá”, sempre atenta,  fica ainda mais arisca, voando no seu vai e vem constante, tomando conta de seu amado ninho…

Difícil é fotografá-la, mas uma paradinha pra beliscar uma fruta é sempre bem vinda… Mesmo apesar de uma repentina chuva fria… (Rs…) Cena de pura delicadeza neste nosso incrível reino dos passarinhos!

DSCN7961

Já no outro dia, num desses intervalos de uma outra manhã chuvosa, um terno presente da natureza aguarda os nossos olhos: O encontro alegre com um filhote de passarinho!

Pelo jeito, havia pouco tempo que ele tinha saído do ninho e aprendido à voar… Parecia tão frágil e inocente…

Onde será que estariam seus “papai e mamãe” passarinhos?

DSCN9604

Sem saber direito a identidade deste gracioso filhotinho, talvez cria de um sanhaço ou de outra espécie diferente que anda visitando o nosso quintal, nos deixamos apenas encantar pela simples beleza desse momento e destes pequenos milagres da vida que eles representam… Sempre me surpreendendo sobre como a natureza pode se mostrar tão bela e repleta de ternura, mesmo depois de tantos temporais…

E munidos de esperança e otimismo, colocamos novos comedores aqui no nosso pequeno jardim, prontos para oferecer “grãos apetitosos” à estes nossos companheiros alados…Afinal, o que seria de todos nós, sem a doce e melódica companhia destes queridos passarinhos?

DSCN9737

E para enfeitar, e trazer mais uma “ajudinha mágica”, apareceu até um simpático “anãozinho”, vindo direto de um desses contos de fada…(Rs…) Esperto, trouxe logo dois baldinhos de deliciosas sementinhas para esses nossos voadores amiguinhos! (Rs…)

DSCN9739

Então, enquanto janeiro passa por nós rapidamente, com seu jeitinho chuvoso, e às vezes tão indomável, a natureza por aqui vai se revelando nos seus detalhes pequenos e ao mesmo tempo maravilhosos… Novas plantas florescem e outras simplesmente aparecem espalhadas por todo o nosso quintal…

Mas aqui no nosso humano ninho, sempre nos adoça o cotidiano, a vivacidade  e a graciosidade destes nossos amados passarinhos, que com seus preciosos vôos e adoráveis cantos, enchem o nosso caminho de leveza, aconchego e carinho…

Sensações que nos fazem voar longe, muito longe…Pra lá das nossas preocupações de gente grande, e nos levam a sonhar com campos frescos, iluminados, de mil girassóis,  repletos de coloridas borboletas e enfeitados por bandos de encantados passarinhos!

DSCN8366

Muitos abraços dos passarinhos daqui pra vocês!!!!

FR Flower Butterfly teresamsg

7aba91d0f66a

Anúncios

9 comentários em “Coisas de passarinhos

  1. Oi Teresa! Mas que jardim abençoado o seu. Deve ser maravilhoso encontrar todos estes pássaros no quintal de casa. Nunca havia visto ovos azulados, adorei! Parabéns por mais este belo e inspirado texto. Um grande abraço!

  2. Oi amiga!
    Que carinho imenso você tem por esses nossos amiguinhos alados …A forma com que você fala deles no seu texto amiga, é encantadora. E eles sabem disso viu? Por isso gostam tanto de habitar seu mágico jardim.
    Adorei conhecer os ovinhos de sabiá, são lindos! e o anãozinho,um encanto,a cara do teu jardim.
    Tenha um lindo final de semana amiga!
    bjus!
    Fiquei muito feliz com a sua visita 🙂

  3. Sem palavras….
    Amo muito tudo isso…
    Esse bando de passarinhos se alimentando por aí,reproduzindo,me emociona.
    Prazer em estar por aqui,mais uma vez.

  4. Oi Teresa, que gracinha esse passarinho com o rabo curtinho, hj mesmo aq vi um pardalzinho sem rabo, eu acho engraçadinho, parecem que viram uma bolinha com asas rs

    Não sei se vc lembra da rolinha que chocou aqui em casa, sabe estou surpreso com ela, apesar que não sei se em todas as vezes foi ela, mais ja por umas 3 ou 4 vezes uma rolinha chocou no mesmo lugar, no mesmo ninho este ano aq em casa, mês passado ela chocou 2 filhotinhos e acho que na mesma semana que os filhotes voaram ela aumentou o ninho e esta deitada nele novamente, quês passarinhos que gostam de botar!

    um abraço!

  5. Olá Teresa, viemos visitar seu paraíso e agradecer suas palavras carinhosas.
    Sempre que passo por aqui, apesar de saber que nosso Brasil possui paisagens e recantos maravilhosos, tenho a impressão que estou assistindo aqueles filmes americanos.
    Meu filho, me disse: “Nossa que lugar lindo”!
    Você é uma privilegiada Teresa!
    Outro dia tinha um pássaro tesoura na minha antena, tentei fotografar, mas ele fugiu. Te, voltado vez em quando, qualquer hora acerto.

    Fique com Deus!

  6. Teresa, tudo tao lindo aqui…. motivador! Ver e estar proximo da natureza dá tanta alegria.

    Todo dia ouço sabiá cantando perto de minha janela. Nunca tinha visto os ovinhos nem mesmo filhotinho.

    Beijios e bom domingo.

  7. Ah Teresa, que boa ideia, colocar sementes nos baldinhos do gnomo. Eu tenho um semelhante, mas nao posso fazer isso, pois atualmente há uma gata com um filhote que resolveu frequentar o meu jardim. E vc sabe, a Cacau é muito pacifista. Eu digo: “Cacau, olha o gato, pega”; e ela só vira a cara para mim, no maior tédio. Juro que outro dia eu saí atrás dos gatos, enquanto a Cacau dormia tranquilamente.
    Lindas fotos. Bjs.

  8. O mundo da simplicidade, da natureza, da fonte de agua limpa, do canto dos pássaros é um pedaço do céu e a voz de DEUS que muitos não conseguem ouvir.(luiza gosuen)
    Amada Teresa, que lindo. Aqui em casa estamos plantando cada vez mais qualidades de frutas para que possamos ser ainda mais visitados por essas lindezas. Parabéns pelo espaço que cultivas. Seu cantinho é muito especial, até os passarinhos amam.
    Beijos e abraços querida amiga!

  9. Oi Teresa, vou viajando pelo texto e imagens com vc, sentindo o prazer de receber essas preciosas visitas que trazem tanto alento aos nossos corações, viver pertinho da natureza, mesmo que seja no nosso jardim, com as poucas ou muitas plantinhas e árvores, pássaros e bichinhos, não tem preço, gosto do modo como ver a vida, sempre tirado dela o melhor que ela tem pra oferecer, procuro fazer isso tb, valorizando as coisas simples e que nos cercam. Já disse que me identifico muito com vc?
    Bjs, querida amiga!

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: