Nosso pequeno jardim japonês

DSCN9616

Depois de dias ensolarados, muito quentes e secos, finalmente as chuvas de verão chegaram aqui no nosso cantinho carioca,trazendo um pouco de alívio para nós humanos , e também para as plantas e os animais ao nosso redor.

Embora também seja verdade, que nem sempre as chuvas nos chegam com agradável gentileza, e muitas vezes, acabam sendo sinônimo de transtorno e até de muita tristeza à população do nosso estado…Coisas da vida, da geografia, do descaso das autoridades e da face mais dura que a natureza nos impõem…O verão por aqui pode ser mãe generosa e ao mesmo tempo um gigante desafiador… E haja coragem e boa vontade para conviver com os caprichos deste tão maravilhoso e misterioso mundo natural!

Mas aqui neste pequenino reino do nosso quintal, a vida vibra e urge com apaixonada alegria de brotar, florescer e frutificar em todas as direções…As plantas parecem mais verdes e animadas…Sapos coacham de felicidade por todos os cantinhos mais úmidos…E uma infinidade de insetos espalham suas doces melodias pela mata ao nosso redor… É verão, o calor entorpece e as chuvas para eles serão sempre bem vindas.

Enquanto isso, talvez inspirada pelo clima “semi-árido” dos dias passados, me encanto com aquelas plantinhas resistentes à escassez d’agua e ao excesso de sol, que são as cactáceas e suculentas da vida, que com coragem e persistência, desafiam a face dura da mãe natureza… E lembrando da força e bravura do povo do Japão diante de terremotos e tsumanis deste mundo, junto alguns ingredientes e dou origem à um pequenino “jardim japonês”…Nada melhor para ilustrar este verão excepcionalmente quente e lembrar a paz,o frescor e a suave harmonia dos jardins nipônicos!

DSCN9642

Então, entre pedrinhas brancas e outras mais coloridas, foi surgindo esse meu jardinzinho delicado e repleto de novas esperanças…

E nele fui plantando pequeninos cactus e suculentas já bem conhecidas nossas,que há tempo esperavam por suas novas moradas…

Uma casinha rústica e oriental foi encaixada por lá, enquanto um adorável sapinho “zen” se candidatou à  ser um dos novos moradores do local… (Rs…) E muito feliz, lá se foi ele pra dar as boas vindas à todos que passarem por este gracioso jardinzinho! (Rs…)

DSCN9687

Duas suculentas “Echeveria” se sentiram logo em casa, e como se fossem duas rosas desabrochadas, enchem de vida e trazem ternura em meio às pedras pequeninas…

DSCN9638

O pequeno e belo cacto lembra a dureza da existência, exibindo seus espinhos…

Já os cogumelos vermelhos da casinha, nos acenam, com o mistério da vida, que brota até nos ambientes mais difíceis…

DSCN9634

Juntos, são elementos de uma pequenina e curiosa paisagem mágica, que abre os nossos olhos para redescobrir, a cada dia, uma nova alegria.

DSCN9639

Mas dona joaninha azul também está aqui presente, pertinho do cacto florido com tantas minúsculas e belas florzinhas… E eu acho mesmo que ela amou a idéia de virar um encantado “besourinho japonês”! (Rs…)

DSCN9689

E enquanto a chuva ainda nos oferecia uma trégua, corri pra dentro de casa pra trazer mais inspiração ao improvizado jardinzinho: Um lindo e delicado joguinho de chá japonês em miniatura!

DSCN9650

E entre estórias de muito calor e muita chuva, o verão nos avisa que é sempre tempo de aproveitar o bom lado da estação, com seus dias longos, com atividades ao ar livre e sem medo de ser feliz…

Mas nesta jornada tão antiga e ensolarada, vivendo numa cidade com vocação pra alegria, peço sempre que o verão seja pleno, mas sem tanto calor e sem tanta chuva… Porque acredito que o melhor calor em excesso de todos, é o humano, e que as chuvas possam ser feitas, além de água, da mais pura alegria!

DSCN9663

Meu abraço florido e iluminado no coração de vocês!!!!

Teresa

14joa

Anúncios

10 comentários em “Nosso pequeno jardim japonês

  1. Oi Teresa! Mas que adorável este jardim japonês! Fiquei encantado com o capricho, o cuidado das plantas e o arranjo harmonioso dos elementos. Sou particularmente fã das suculentas. O meu problema aqui é que elas se multiplicam com uma velocidade assustadora. Como tenho problemas de espaço, a coisa fica complicada. Mas as suas estão comportadíssimas. Parabéns pela postagem tão agradável e inspiradora!

    Um grande abraço!

    Sergio

  2. Oi Teresa,
    Que post mais encantador amiga! Adorei conhecer seu jardim japonês, e todos os seus moradores…me encantei com a joaninha azul,será uma fadinha? rsrsrs
    Sua visita me deixou muito feliz 🙂
    Tenha uma linda noite!
    bjus!

  3. Adorei. Confeccionar este jardim deve ser um momento bem contemplativo… e o reultado realmente é fantástico. Tenha uma ótima semana
    Abraços

  4. Oi Teresa bom dia! Essas artes orientais não tem como não estar impregnada de um sentimento de conforto e bem estar, é incrível! E esse seu jogo de chá que charme! 🙂

  5. Amigaaaaaaaaaaaaaa, que saudades. Estive fora por algum tempo ocupada com coisinhas chatas mas estou de volta e bem inteirinha. Estava louca para visitar minhas amadas.
    Amei isso tudo. Você como sempre surpreendemdo!
    Então querida, deixo pra você um abraço grande ,apertado e bem quentinho.
    Beijoca e até breve.
    MELISSA E ALECRIM

  6. Oi Tereza ! amei o sapinho…lindinho!
    as suculentas estão lindas, sempre cultivei em vasos, agora resolvi plantar no jardim , mas não sei o que acontece, elas apodrecem por baixo, não está dando certo …
    ficou lindo o jardim japones, um mimo o joguinho de chá!
    estou a terminar seu mimo…
    fiz postagens por lá …espia!
    um lindo e doce ano pra ti amiga1
    que possamos caminhar juntas novamente o ano todo!
    bjsssssssssssssssss

  7. Teresa, saiba que me delicio ao ler os seus textos…e como é bom fazer um retiro até este seu jardim japonês já que por aqui a paisagem é de Inverno, chove bastante e está um vento muito frio. Compreendo quando diz que devemos aproveitar sempre o bom lado da estação, sem dúvida. Talvez por isso seja fácil para nós escrever sobre aquilo que mais gostamos de cada uma delas, mas já tenho saudade dos dias longos e ensolarados, do ar quente, dos campos floridos, do chilrear dos passarinhos.
    Parabéns pela postagem, beijinhos e bom fim-de-semana.

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: