O Dia das Abóboras

Dias nublados e abafados aqui nesse nosso cantinho carioca, e eu fico daqui passeando pelas belas imagens da nossa recente viagem ao Maine, onde dias ensolarados e frios iluminavam os nossos sonhos de viajantes.

Mas depois de passada a data do “Halloween”, celebração tipicamente norte-americana, durante a qual decorações “assombrosas” se espalham pelos Estados Unidos, fui lembrar-me justamente de um dos enfeites mais usados nesta ocasião: as doces e belas abóboras!

E como poderia me esquecer delas, se durante esta nossa pequena jornada foram presença constante pelos nossos caminhos?

Sim,meus amigos, por todos os lugares que andamos, por aquelas belas terras do norte, lá estavam elas,as admiráveis “abóboras americanas”, enfeitando a entrada das casas,as lojas, os restaurantes e hotéis… Umas bem grandes, outras pequeninas…Umas bem coloridas, com  aquela típica cor de intenso laranja, e outras verdes, de cores mescladas e algumas até bem branquinhas…Seja como for, as queridas abóboras sempre estavam por lá,com aquele jeitinho rústico e bonito,como se fossem personagens vivos de uma grande estória… E será que não são mesmo?

E foi mesmo incrível a grande quantidade de abóboras que encontramos espalhadas por todo aquele lindo lugar…

Mas  num dia em especial,a minha curiosidade foi tanta, que até paramos numa estrada para conhecer uma espécie de “armazém rural”,que vendia entre tantos outros legumes,frutas e verduras da região, as estimadas e requisitadas abóboras. E qual não foi a minha alegria e admiração, em ver aquelas abóboras tão lindas e de aparência perfeita, bem ali pertinho de mim e do toque das minhas mãos… Impossível resistir ao charme delas!  (Rs…)

E havia tantas e tão arrumadinhas, que eu mal podia crer naquele cenário tão exótico à minha visão… Parecia mesmo uma verdadeira “festa das abóboras”! (Rs…)

Além delas, também vimos por ali maçãs imensas, milhos com “espigas coloridas” (chamados de “milhos indígenas”) e até  belos “repolhos de jardim”…E havia ali uma abóbora “gigante”, do lado de fora, que daria para fazer um jantar para várias famílias… Verdadeiros e doces milagres da natureza!

Mas afinal,qual seria a razão dessa “mania de abóboras”,que todo o outono se espalha por  esta parte do mundo?

Originárias do continente americano, as abóboras (gênero científico Cucúrbita) foram cultivadas desde tempos muito antigos pelas populações nativas, e logo assimiladas ao cardápio dos primeiros colonizadores da América.

Ricas em ferro, cálcio,fósforo, potássio, magnésio e zinco, além de alfa e beta-caroteno, as abóboras sempre foram um excelente alimento, e por isso, se tornaram uma espécie de símbolo da colheita (realizadas durante o outono) e até do chamado “Dia de Ação de Graças”, celebração muito importante para a cultura norte-americana, realizada na quarta quinta-feira do mês de novembro.

E além disso,também acabaram sendo utilizadas como enfeites tradicionais do “Halloween”, quando suas faces esculpidas em forma de rosto, e iluminadas, servem para espantar os “maus espíritos”… Na realidade, esse costume era realizado originalmente com os nabos (na Irlanda)…

Ah, quantas estórias podem caber numa singela e doce abóbora?

E eu agora, já tão longe dessas belas e admiráveis abóboras, fico daqui me lembrando delas com carinho, maravilhosos frutos da natureza, que nutrindo e alegrando a vida daquelas pessoas, traz em si a essência da verdadeira benção divina e da luta humana pela  sobrevivência… E penso nas estórias dos povos, tão antigas que se perderam no vento árido do tempo, mas que de alguma forma, uma simples visão de uma abóbora pode lembrar…

Mas mesmo para nós,  brasileiros, que vivemos tão distantes destes costumes e celebrações lá do hemisfério norte, fica aqui a  mensagem terna de que mesmo uma simples abóbora pode ter o valor simbólico da celebração da própria vida e da alegria do homem que com seu trabalho tira da terra o seu sagrado alimento!

Meu abraço grande e iluminado pra vocês!!!!

Teresa

 

Anúncios

13 comentários em “O Dia das Abóboras

  1. Oi querida Tereza!
    Fico aqui imaginando como deve ter sido linda essa sua viagem, eu ia me realizar no meio dessas abóboras todas.
    As fotos ficaram demais, legal a sua foto no armazém rural.
    Achei uma graça e bem diferente esse fogão a lenha.

    desculpe a demora em vir …estou ficando lérdinha! kkkk
    uma semana maravilhosa! bjss

  2. Que abóboras enormes Teresa! e quanta variedade… Amei essa primeira imagem,aliás todas estão ótimas como sempre. Uma linda viagem amiga!
    Tenha um ótimo dia!
    bjus!

  3. Amiga
    que lugar lindo,mágico.
    Encantador,essa viagem deve ter sido o máximo.
    Amei as abóboras todas lindas…
    Essas abóboras menores vivo comprando pra decorar minha co\zinha ,elas duram muito em torno de 3 a 4 meses.
    um bju,adoro estar por aqui

  4. Que lugar mais encantador!!!
    Lindo seu passeio.
    Vc descreve de uma forma que dá gosto.Parabéns .
    Bjs, querida.

  5. Que delícia ! Adoro tradições, histórias, modas e costumes. E as abóboras são muito bonitas mesmo, além de saborosas ! Meu marido adora doce-de-abóbora e costumo fazer na panela de barro, que dá um gosto bem rural.
    Adorei as fotos dessa sua viagem por essa terra tão bonita !

    Beijo

  6. Teresa, querida, tive dificuldade em chegar aqui, mas consegui. Ainda bem, pois perderia essa fantástica reportagem sobre abóboras, verdadeiros sóis no frio novembro.
    Beijo da Nina

  7. Oi doce amiga!
    obrigada seu carinho é muito importante para mim, também estou fazendo um mimo pra ti, qdo ficar pronto eu coloco no correio.
    de tanto ver abóboras, tive que comprar uma e fazer um doce com cal …deu vontade!
    um lindo dia pra ti amiga! bjss

  8. Oi querida amiga ,como vai tudo bem ,adorei as abóboras e tudo afinal ,deve ter sido uma viagem encantadora lindas fotos ,já plantei as minhas rsrs ,vi sua postagem anterior , seu jardim esta lindo e os meninos também,a dona garça ficou linda no jardim ,beiiiiiiijos e tenha uma semana abençoada e feliz,afinal você merece e um forte abraço a todos

  9. Oi Teresa, incrível sua viajem, vi tb as paisagens de outono, um sonho de tão lindas, e adorei saber mais das aboboras e tradições, parabéns pelo belo post.
    Bjs!!!!!! Ah, adorei sua visita e o cometário, obrigada pelo carinho.

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: